• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Engenharias

• Criador do tópico Criador do tópico Ash Nazg
  • Data de Criação Data de Criação

Ash Nazg

Usuário
Todos sabemos que existem inumera engenharias por ai, desde Engenharia Floresta até Engenharia de Petroleo. Mas do que trata cada uma?

Como eu quero fazer alguma Engenharia eu estou um pouco por dentro do assunto:

Engenharia Civil: Dessa todos sabem. Cuida da construcao dos predios, monumentos, pontes, e tudo mais.

Engenharia Quimica: Egenharia que lida com a quimica(óóóó). Meu professor de quimica que eh formado nessa engenharia disse que ela é uma quimica para industria. Fazendo Eng Quimica voce estará mais habilitado para trabalhar desde industria de alimentes à manipulacao do petroleo.

Engenharia do Petroleo(vide Eng. De Exploracao de Petroleo): Como o petroleo é algo importante no mundo, os academicos eu acho que resolver fazer uma engenharia especializada nele. Nao conheco muito da coisa, mas eu acho que o nome diz tudo.

Engenharia Eletrica: Engenharia ligada a eletricidade. O nome diz tudo de novo.

Engenharia Eletrônica: Eu confundia ela com a engenharia eletrica, mas eh diferente. A eletronica cuida mais da computacao, de aparelhos e nao especificamente da eletricidade. Alguem poderia me explicar melhor

Engenharia de Producao: Essa eu realmente nao conheco, mas um amigo meu que estuda na UFF falou que essa Engenharia eh na verdade um disfarce bem feito pra Administracao.

Engenharia Mecanica: Engenharia que cuida de porjetos automotivos, motores, ou seja, coisas que ao meu ver envolvam movimento.

Existem inumera engenharia por ai: Eng de Minas, da Madeira, de minerios, de materiais, etc. Se voces conhecem outras engenharia ou muito detalhes sobre alguma engenharia por favor poste ai para no inteirarmos do assunto. Se eu errei na exemplificacao de uma engenharia por favor me corrijam.

ps: espero estar postando no subforum certo, pelo que eu vi da proposta do "Ciencias!!!" estou certo

Eu tenho um primo que fez Eng de Alimentos. Ele dá aula na USP na Faculdade de Fármacia e Bioquímica (!)
Mesmo após ter se formado em um tipo específico de eng, são possíveis mais e mais especializações. Eu acho que optaria por Eng Química. :D

Engenharia de Producao: Essa eu realmente nao conheco, mas um amigo meu que estuda na UFF falou que essa Engenharia eh na verdade um disfarce bem feito pra Administracao.
Acho que é uma engenharia que cuida de todo o processo de produção. Deve ser mais pra indústrias. Eu imagino que trabalha com quanto que gasta em equipamento, qual máquina que vai usar ou que tipo de indútria vai fazer...esse tipo de coisa. Administração especializada.

Que tal engenharia aeronáutica? Mexe com essa parte de vôo, desde desenvolvimento de combustível a construção de foguetes.
Acho q é isso q eu vou fazer :roll:

Engenharia é um lixo! A coisa que os caras mais gostam de fazer é adicionar mais 20%. Prefira um curso científico :mrgreen:

Pallando disse:
Que tal engenharia aeronáutica? Mexe com essa parte de vôo, desde desenvolvimento de combustível a construção de foguetes.

prepare-se pra passar no IME ou ITA, acho que eh ITA........pq eh o unico com Engenharia Aeronautica no Brasil

Acho q é isso q eu vou fazer

ITA? Prepare-se para o vestibular mais louco e minuncioso do Brasil. E prepare-se desde já.

Ash Nazg disse:
Pallando disse:

prepare-se pra passar no IME ou ITA, acho que eh ITA........pq eh o unico com Engenharia Aeronautica no Brasil

IME - Instituto Militar de Engenharia - Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ.

ITA - Instituto de Tecnologia da Aeronáutica - São José dos Campos, SP.

Aeronáutica é no segundo. :wink:

Se a naval te interessar, a UFRJ oferece o curso.

engenheiro eh um cara q sabe um pouco de um monte de coisa mas nao sabe nada direito........

abraços Dwarf

um fisico, q como todo bom fisico implica com os bundoes dos engenheiros.....

ahauahuahauahauhaua

engenheiro eh um cara q sabe um pouco de um monte de coisa mas nao sabe nada direito........

Já foi o tempo em que isso poderia ser levado em conta. Hoje, eu confio mais em um engenheiro químico do que em um químico. :mrgreen:

tanto eh verdade q a maioria dos professores de quimica que eu tive sao Engenheiros Quimicos e nao Quimicos, e meu professor de Fisica eh Engenheiro Civil eu acho formado no IME e nao fisico. A unica exata onde a faculdade faz a maioria dos professores eh a Matematica

A unica exata onde a faculdade faz a maioria dos professores eh a Matematica

Não no meu caso. Eu tenho cinco professores de matemática, eu sei que dois fizeram Politécnica e um fez ITA. Os outros dois eu não posto porque não sei, mas talvez eles tenham feito engenharia também em vez de matemática.

puts..
nem me fala de matemática-engenharia e esses trem..
eu to fazendo um curso técnico q é pra essas áreas aí..
acho bem legal, mas sinceramente tem mta física e matemática pro meu gosto :|

a melhor matéria mesmo é desenho :obiggraz: :grinlove:
- q parece naum tem em engenharia química e essas coisas né?

Grande parte dos engenheiros acabam trabalhando na área administrativa...

Eu tenho um professor que brinca dizendo que é mais fácil um Engenheiro aprender a administrar uma empresa do que um Administrador aprender matemática... :lol:

Engenharia sim tem muitas divisões.
Quem for tentar ITA e pretende passar o vestibular consiste em uma prova com:
Português
MAtemática
Física
Quimica

só..passou passou...se naum...já era.

Acho que vo prestar esse ano...curiosidade.

To pendend pra engenharia automobilistica coisas assim (se bem que to decidindo por direito)

Egenharias eu ouvi dizer em Engenharia alimentícia (predomiannte mulheres)
engenharia mega-tomica..tem muitas outras depois do uma olhada...

As que emrecem destaque em sampa além da ITA da minah opnião, em sp
é a Unicamp

Rafael Prado disse:
Já foi o tempo em que isso poderia ser levado em conta. Hoje, eu confio mais em um engenheiro químico do que em um químico. :mrgreen:
Ahn... e alguem poderia me dizer a diferença? Entre Química e Engenharia Química?

valeu

Minha irmã e meu pai se formaram em Engenharia Química na UFRJ. Meu irmão fez três anos de Engenharia Civil.

Eu estou pensando em fazer o vestibular para Engenharia de Computação no ITA.

Prova impossível é do IME; as do ITA são trabalhosas.

No site oficial você pode baixá-las ( anos 2001 e 2002 ) em .pdf

Inglês está pato; problemático é Física de longe na minha opinião. Talvez eu tenha que fazer cursinho para me preparar melhor.

EDIT: Também existe um exame físico, que é desclassificatório

se voce esta afim de fazer ITA ou IME com o Intuito de fazer carreira militar, esse nao eh o caminho mais facil.........Eu sugeria fazer faculdade de engenharia em alguma federal ou estadual e depois entrar pro exercito num exame fisico

muito mais facil

Mas eu não procuro fazer carreira militar... Até porque se der problema, já queria ter um pistolão para me livrar.

Procuro o ITA nessa área devido à sua excelência no ensino. No Rio, esse curso só existe na PUC, o que está fora de questão para mim.

um amigo meu faz engenharia têxtil, na estadual do ceará (acho, naum tenho certeza...)
o pai dele é dono d uma grande lavanderia em fortaleza, e obviamente ele quer continuar o negócio...
o nome já diz tudo, só tecidos e tal :eek: .....deve ser um saco :mrgreen:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back