• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

'Engenhão' teve 11 torneiras roubadas na partida de estréia

O problema de se comparar o Brasil com um país desenvolvido nessas horas, é que o povo é realmente diferente, e toma atitudes diferentes. Já morei na Europa, eu era mais novinha, mas dava pra sacar. Lá eles realmente respeitam os monumentos, as ruas... Isso é o que? Fruto da educação. Isso não é um xavão cara... Isso é a verdade. Uma pessoa com uma educação boa, acha mesmo que faria isso? Tudo bem que na hora de jogo de futebol o povo enlouquece, mas "quase não houve...", dito com uma felicidade. Isso de fato não está certo, o povo brasileiro sempre foi escasso quando o assunto é educação e respeito aos seus proprios monumentos, e ruas, e a fins.

Investir novamente? Para tentar reduzir os estragos? Não vale a pena.

O Pan só vai ser aqui porque piraram nisso, eu sei que vai ser bom para o turismo e etc, mas cara, desde quando o Rio de Janeiro tem uma infra estrutura segura para a população?! Já pensou com um bando de turista andando por aí, e os pivetes?!

Eu tenho é medo do que vai acontecer no Pan.
 
E outra coisa... a depedração não ocorre só nos estádios, mas se estende fora dele. Ônibus principalmente são as maiores vítimas. Quando morei em BH a notícia que sempre passava no MGTV ou Globo Esporte depois de um AtléticoXCruzeiro era "X ônibus foram depedrados ou destruídos pelos torcedores". Isso é normal? Se eu necessitasse de um desses ônibus pra trabalhar no dia seguinte, provavelmente poderia ser prejudicado. Eu diria "aah, isso acontece quando as pessoas se reunem em torcidas. Ficam exaltados... fazer o quê, né."

Porra, tem hora (cada vez mais freqüentemente) que eu não agüento e acho que o certo era colocar polícia/exército/tropa de choque/grupo de extermínio e dar uma limpada nessa corja nojenta de animais que andam por aí fazendo merda.
 
Bom, ainda bem que ng se deixou levar pela opinião do Paulo. E se o Panda disser "depedração" pela terceira vez, eu vou solicitar que a administração dê um ban de 3 dias nele.

Paulo disse:
E mesmo que fosse para o "povo", não seria nenhum "presente", uma vez que esse "povo" paga impostos e ingresso.
Sim, eu sei que o tom foi soou digamos, pejorativo, mas foi e é um tom de reclamação e indignação. Não é presente, mas isso não diminui absolutamente em nada o absurdo dos atos.

Bruce disse:
A falta de educação do povo vai além dos limites do aceitável. É nessas horas que fica claro que boa parte dos problemas do país tem origem na falta de educação e na cultura do brasileiro.
Paulo disse:
Acho que isso é uma análise simplista e simplificadora. Assim é fácil, a culpa é do "povo sem educação e cultura" e pronto.

E mais, dependendo do conceituação de cultura adotada, essas afirmações não fazem o menor sentido.
Quem tá dizendo "Assim é fácil, a culpa é do "povo sem educação e cultura" e pronto" é você.

Simplista e simplificadora? SIM! Ninguém aqui vai ficar fazendo elucubrações sociológicas toda vez que quiser criticar alguma coisa. Não é o objetivo desse tópico.

Pode ver que eu digo que "boa parte dos problemas do país tem origem na falta de educação e na cultura do brasileiro". Isso inclui TODOS nós. Desde os governantes até o mendigo da rua. Quando eu disse "cultura", eu estou incluindo essa conformidade do povo de achar normal depredações (viu, Panda?), jogar lixo na rua, roubar torneiras, desviar dinheiro público, etc. É o cara que enquanto tá aqui, acha que político é sujo, mas a primeira coisa q ele faz quando se torna um, é "se dar bem". É dessa cultura do "se dar bem" do brasileiro "malandro", que eu estou falando. Eu estou fazendo um contraponto da idéia equivocada mas disseminada, de que a culpa dos problemas do país são "dos políticos" ou "da elite". A culpa é do povo brasileiro.

Enfim, ninguém aqui tá fazendo análise sociológica do brasileiro. Estamos discutindo sobre a falta de educação das pessoas, que é sim uma das origens dos nossos problemas. Pq o mesmo idiota que destrói o estádio, depois reclama que não se faz investimento nisso ou naquilo, lá ou cá. A mesma pessoa que joga lixo na rua, depois reclama que a rua inundou. O problema é educação e cultura, pq estão intrinsecamente associados em situações como essas.
 
Quando eu disse "cultura", eu estou incluindo essa conformidade do povo de achar normal depredações (viu, Panda?), jogar lixo na rua, roubar torneiras, desviar dinheiro público, etc. É o cara que enquanto tá aqui, acha que político é sujo, mas a primeira coisa q ele faz quando se torna um, é "se dar bem". É dessa cultura do "se dar bem" do brasileiro "malandro", que eu estou falando. Eu estou fazendo um contraponto da idéia equivocada mas disseminada, de que a culpa dos problemas do país são "dos políticos" ou "da elite". A culpa é do povo brasileiro.
:clap:

Eu entendi o seu "cultural" como algo bem abrangente mesmo.
 
E o pior é que esses números realmente são excelentes...


50 cadeiras, 30 detalhes de banheiros.... um absurdo, mas que se forem comparar com o habitual, parecem até animadores.


Se não me engano (não me lembro onde li, vou ficar devendo a fonte), são cerca de 2000 assentos destruídos no Maraca POR JOGO. Sendo que em jogos do Flamengo a depredação costuma ser até o triplo do que em jogos dos outros times.
Garanto que a escolha dos times para o jogo de estreia foi proposital, já que são as duas torcidas tem índices muito baixos de violencia e depredação...

Acho que isso é uma análise simplista e simplificadora. Assim é fácil, a culpa é do "povo sem educação e cultura" e pronto.

E mais, dependendo do conceituação de cultura adotada, essas afirmações não fazem o menor sentido.

Não dá pra analisar o comportamento de alguém no meio de uma torcida como um individuo em condições absolutamente normais e corriqueiras. As pessoas não reagem da mesma forma que reagiriam em outras situações. É uma extrapolação insustentável julgar as pessoas, de forma fatalista diga-se de passagem, a partir de um comportamento em condições totalmente excepcionais.
Cara não concordo com vc... Uma pessoa que muda o seu comportamento normal, por motivos como "emoção futebol", não pode ser considerada educada e culta... O fato do mesmo fato ocorrer em paises mais desesnvolvidos que o nosso, só mostra que eles tbm não são tão educados e cultos assim...
Eu estudei praticamente a minha infância toda em escola municipal... Nem preciso comentar depredavam cadeiras, mesas, banheiros, portas, paredes, livros... Era muito difícil ter alguma coisa interira... E os alunos não estavam em nenhuma cituação atípica, muito pelo contrario... era o dia a dia deles...

Mas eu acho que a revolta do Bruce, não era só pelo comportamento das pessoas... Mas tbm com a capacidade do sujeito chegar na tv e da parabéns pros vandalos, pq eles quebraram muito pouco...
A questão é justamente que um invidíduo bem formado e educado provavelmente não faria coisa dessas, mesmo numa situação "excepcional". Uma ótima evidência seria comparar dados a respeito de furtos/depredação em estádios brasileiros com dados sobre a mesma circunstância num país desenvolvido. Mas aí não sei onde arrumá-los, então não vou discutir.
Furtos, vandalismo e depredação de patrimônio publico ocorre em todos os países, a unica coisa que varia é a quantidade e intensidade dos atos...
E se o Panda disser "depedração" pela terceira vez, eu vou solicitar que a administração dê um ban de 3 dias nele..
Se eu não lesse o tópico gays, e não soubesse que o unico que posta determinadas asneiras gramaticais sou eu... Eu chutaria que escrever errado é coisa de boiola....
:mrgreen:
 
Não tem problema. Eu também sempre confundo 'bandeja' com 'bandeija', e asneiras típicas...

E Damasco
São as que causam menos estragos porque são menores que as dos outros dois times.

Aqui em Minas a coisa é feia também, com o 'clássico' duelo entre a Galoucura e a Máfia Azul. As duas torcidas já estão sem limites, invadem as sedes de seu time, invadem as sedes uma da outra....

Esse lance de torcida organizada ajuda muito a gerar identificação também. É algo discutível...
 
E Damasco
São as que causam menos estragos porque são menores que as dos outros dois times.

Isso não tem NADA a ver. Péssimo argumento.

Afinal, a lotação do estádio é a mesma.

Não importa se as torcidas de Vasco e Flamengo têm X milhões de pessoas a mais que as de Flu e Bota.

No estádio tinham quase 45 mil pessoas pros 45 mil lugares.

Se fosse Vasco e Flamengo, teriam as mesmas quase 45 mil pessoas pros mesmos 45 mil lugares.
 
Eu sinceramente não creio que esteja em pauta a quantidade de torcedores, ou se tal time tem torcedores mais violentos e etc... O que está em pauta exatamente é a balburdia que causam, e sabemos que não é só dentro de um estádio... :roll:
 
Isso não tem NADA a ver. Péssimo argumento.

Afinal, a lotação do estádio é a mesma.

Não importa se as torcidas de Vasco e Flamengo têm X milhões de pessoas a mais que as de Flu e Bota.

No estádio tinham quase 45 mil pessoas pros 45 mil lugares.

Se fosse Vasco e Flamengo, teriam as mesmas quase 45 mil pessoas pros mesmos 45 mil lugares.
Young Flu, toda pequenininha!!!
Leva porrada e cabe dentro dum fusquinha!!!
Sou eeeeeu, sou eeeeeu! Sou eu da Força Jovem sou eu!!!
Sou eeeeeu, sou eeeeeu! Sou eu da Força Jovem sou eu!!!
 
Acredito que antes de uma suposta "falta de cultura" do "povo brasileiro" (odeio essa generalização, falando assim parece que nem fazemos parte dele) há a questão da impunidade, afinal, os sujeitos que levaram as torneiras/cadeiras foram pegos? Então o que impede de no próximo jogo mais e mais fazerem isso sabendo que não vai acontecer nada? Agora se fossem pegos e punidos, será que tanta gente ia ter culhões de fazer o mesmo no próximo jogo?
 
impedir o furto de 11 torneiras é tão plausível quanto procurar uma agulha no palheiro. Embora eu concorde com você que a sensação de impunidade ajuda a incentivar, é loucura achar que haveria policiamento viável para este tipo de delito. Até pq o banheiro é um lugar difícil de se policiar, visto que não é permitida a instalação de câmeras.
Obviamente, o mesmo não vale para as cadeiras...
 
outra coisa, que não tem a ver com o pan nem com o 'engenhão'

em março, teve um show do Roger Waters no Morumbi, estadio do São Paulo.
em uma comunidade desse show, estavam todos elogiando a produção e o show. E em um post um cara colocou. "eu gostei do show, e gostei também de poder cuspir na casa dos bambis."

Isso mostra que as pessoas se orgulham com a falta de respeito delas, mesmo sendo bobeira isso, mais se orgulhar em cuspir no chão? os que destruiram as cadeiras e roubaram saboneteiras e torneiras dveem estar se achando grandes lideres da comunidade.
 
Culpar o povo é pegar pesado e desviar a atenção do foco do problema. Problemas desse tipo sempre existirão, mesmo que potencialmente apenas, em qualquer cultura. A torcida do Feynoord é uma das mais violentas e vândalas do mundo, isso em um país "civilizado" como a Holanda.
A Lovejoy colocou bem o problema da Inglaterra com a violência dos torcedores nos anos 80, acho que é por ai. Existem pessoas dispostas a praticar atos ilícitos dentro dos estádios, porque não aprender com a experiência inglesa? Vocês acham que um torcedor brigão deixara se intimidar vendo o seu time perder mando de campo? Eu sugiro cana pra eles, ou pelo menos proibi-los de entrar em estádios de futebol por 5, ou 10 anos. Isso certamente reprimiria essa violência injustificável existente no meio do futebol.
O problema não é com o povo, que só se fode, é com o Estado.
 
Concordo que o problema é dos dois lados.


Aliás, é um problema só, um ciclo.


É tipo a população que vive criticando a corrupção no congresso, mas não hesita em pagar uma cervejinha pro policial pra não ser multado. Corrupção é corrupção, não importa o valor. O político que rouba milhões é pq consegue roubar milhões. O cidadão que fatura seus 10, 20 reais, é pq é o quanto consegue. Se pudesse roubar milhões, roubaria.
 
E o Estado (ou a autoridade presente) não punir o indivíduo justifica o vandalismo então?
Não, e em nenhum momento eu disse isso. Eu apenas coloquei que vandalismo desse tipo sempre existira, e o Estado tem que estar organizado da melhor forma possivel para coibir esses atos. E que o povo não deveria ser culpado por isso, embora os individuos que cometeram tais atos sim.
 
Última edição:
Não, e em nenhum momento eu disse isso. Eu apenas coloquei que vandalismo desse tipo sempre existira, e o Estado tem que estar organizado da melhor forma possivel para coibir esses atos. E que o povo não deveria ser culpado por isso, embora os individuos que cometeram tais atos sim.
E obviamente, o Estado é culpado a partir do momento que não promove educação, cultura e cidadania. Como promover isso se o político rouba, se o policial se corrompe? Como promover isso se as escolas estão cada vez mais frouxas ao invés de mais rígidas? Voltamos aos problemas das políticas sociais, mas como o próprio Knolex disse, a ação deve ser em duas mãos. Estamos em um ciclo vicioso.

edit:
Faramir, vc não pode eximir o povo de culpa. A falta de cidadania é generalizada. Uns mais, outros menos, mas ainda assim é geral.
 
Última edição:
Estamos mesmo. Podemos aqui discutir uma questão pontual, e soluções pontuais, mas o problema é mais amplo.
 
Eu li agora :lol:

Mas ai que esta. Existe falta de cidadania, eu admito, mas ela nasce de problemas que você mesmo colocou em seu post.

No caso do futebol, é um problema mais específico. Mesmo em paises desenvolvidos, esses problemas podem existir. Nesse caso, é necessário uma ação adequada do Estado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo