• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enfim quem seria mais poderoso Gandalf ou Saruman?

Na minha opinião (eu tb quero responder! :mrgreen: ), depois de lutar contra o Balrog, Gandalf ficou, sim, mais forte que Saruman. Tanto é que ele o sobrepujou em Isengard, não num confronto de magos, mas sim em... como posso dizer.... "habilidades mentais"... Pelo menos é o que me pareceu.
 
Gandalf, o Cizento e Saruman, o Branco vestiam hröa (corpo físico q limita os poderes), depois q Gandlaf "morre" e mata o Balrog seu espirito (fëa) retorna a Valinor e lá ee recebe permição p/ voltar, mas vestindo um fána (corpo físico mais "flexivel", p/ usar mais poder)...
Gandalf, o Branco é sim mais "poderoso" q Saruman...
Porém Saruman é mais "poderoso" q Gandalf se ambos estiverem nas mesmas condições (ambos com Hröa ou ambos com fána), pelo menos na minha opinião...
 
Tisf disse:
Aqui no Filmes se baseiem só nos Filmes, esqueçam os livros pra responder os tópicos aqui a não ser sobre adaptação mesmo, porque tem a área dos livros exclusiva :obiggraz:
Mas aqui é o Diga Amigo e Entre... :o?:

Proview disse:
Gandalf, o Cizento e Saruman, o Branco vestiam hröa (corpo físico q limita os poderes), depois q Gandlaf "morre" e mata o Balrog seu espirito (fëa) retorna a Valinor e lá ele recebe permição p/ voltar, mas vestindo um fána (corpo físico mais "flexivel", p/ usar mais poder)...
Gandalf, o Branco é sim mais "poderoso" q Saruman...
Porém Saruman é mais "poderoso" q Gandalf se ambos estiverem nas mesmas condições (ambos com Hröa ou ambos com fána), pelo menos na minha opinião...
Falow e disse. Mas, mesmo com Gandalf em hröa, eu acho que ele seria mais forte que o Saruman corrompido... :mrgreen:
 
Pô galera acho q fica bem claro quem seria mais forte se os dois "brancos" se enfrentassem. Não sei quem falou que o Saruman era mais sábio, isso eh a maior baboseira q eu jah ouvi, porque inclusive no Valaquenta eh dito que Olórin era o mais sábio dos Maiar. acho q ele soh não veio como branco pq nunca demontrou interesse (pelo menos no início) em ser um dos Istar, e Saruman foi escolhido por Aulë, e por ser "O Branco" era naturalmente mais forte, mas quando o Gandalf voltou num tinha pra ninguém. Era Gandalf e era o Branco.
 
Cinza Vs Branco = Branco Ganha!
Branco Vs Branco = ????????????

Qualquer um poderia ganhar, 50/50!! Eles se equivalem em poderes, sabedoria e tal.

Talvez JRT, sabiamente, deixou pro Grima resolver a questão.

O único problema é que Saruman se corrompeu e isto pode ser visto como fraqueza por alguns, mas é só uma questão de escolher lados!!
 
Mr Pussy disse:
Branco Vs Branco = ????????????
Qualquer um poderia ganhar, 50/50!! Eles se equivalem em poderes, sabedoria e tal.
:nope: Discordo.
Qdo Gandalf voltou como Branco, ele habitava um fána, e portanto estava menos limitado fisicamente p/ usar seus poderes, enquanto Saruman ainda estava em hröa...
Gandalf ganharia.
 
Mas não é só questão de poder, tem a sabedoria... e apesar de achar gandalf sábio pra caramba, sem comprações, ainda acho o Saruman com uma mente superior em termos de poder mágico...

Mas a torcida é pro gandalf :dance:
 
Mas não é só questão de poder, tem a sabedoria... e apesar de achar gandalf sábio pra caramba, sem comprações, ainda acho o Saruman com uma mente superior em termos de poder mágico...
Gandalf é possivelmente um dos mais sábios dentre os Maiar, mas ainda assim entre Gandalf e Saruman, os dois nas mesmas condições de luta, eu axo q Saruman sairia como vencedor...
Mas a torcida é pro gandalf
É isso ae :mrgreen:
 
Gandalf (Olórin) é o mais sábio de todos os maair, e não sou eu que tô dizendo, tá escrito no Silmarillion. E num combate mano a mano, a sabedoria não vale de nada não viu!
Sarumana era mais poderoso que Gandalf quando esse último ainda era "o Cinzento" e usava um hröa. A partir do momento que Gandalf volta como o Branco, vestindo um fána, ele automaticamente coloca Saruman no chinelo. O próprio Gandalf diz isso quando ele se reencontra coim Aragorn, Gimli e Legolas em Fangorn. Ele diz que o único ser mais perigoso do que ele era o próprio Senhor do Escuro.
 
Sarumana era mais poderoso que Gandalf quando esse último ainda era "o Cinzento" e usava um hröa. A partir do momento que Gandalf volta como o Branco, vestindo um fána, ele automaticamente coloca Saruman no chinelo. O próprio Gandalf diz isso quando ele se reencontra coim Aragorn, Gimli e Legolas em Fangorn. Ele diz que o único ser mais perigoso do que ele era o próprio Senhor do Escuro.
Mas isso pq Saruman usava um hröa. E Gandalf com um fána realmente era mais forte, mas se os dois estivessem em iguais condições (ambos com hröa - como já aconteceu, ou ambos com fána), vc não axa q Saruman é mais forte q Gandalf?
 
Acho q Gandalf ganha de Saruman em condiçoes iguais, mais o cinzento perde, Saruman sabia bastante, mais creio que Gandalf com suas andanças pela TM acumulou mais sabedoria que Saruman, principalmente depois que Gandalf se torna o branco !!
bom, e o que eu acho..
:wink:
 
Night Owl disse:
Aff.. :P

Claro que a sabedoria conta num combate...
principalmente num combate entre magos.. :aham:

E conta como?

Num combate o que conta mesmo é esperteza, destreza, habilidade, etc. E entre magos, o que conta mesmo é o poder. E sabemos que, se em iguais condições, Saruman era mais poderoso do que Gandalf (respondida sua pergunta Proview? :o?: :lol: ).
 
respondida sua pergunta Proview? :o?: :lol:
É claro :mrgreen:

Sabedoria conta apenas como conhecimento de possíveis fraquezas do adversário, mas como nesse caso seria Saruman, então axo q não seria de muita ajuda não...
 
O Gandalf Cinzento é mais fraco que Saruman o Branco. Contudo, após o retorno de Gandalf...

Por dois momentos eu tive a certeza que Gandalf era mas poderoso:

1. Quando ele encontra Aragorn, Legolas e Gimli e diz que ele era Saruman, de preferência como Saruman deveria ter sido.

2. Quando ele quebra o cajado de Saruman, nas poças de Isengard.
 
A princípio Saruman era o mais poderoso, líder do conselho branco, mas depois da luta com o Balrog e a passagem de Sarumam para o "lado negro da força", Gandalf ficou mais poderoso...
Acho que depois de Sauron, ele era o mais poderoso da terra média.
 
Uma coisa que eu acho bem interessante é o fato de que, desde que chegaram à Terra Média, todos (entre os Valar) mais ou menos já sabiam que o Gandalf era o mais sábio, apesar de Saruman ser o Branco. Se não me engano, está no Contos Inacabados.. Ou seja, mesmo cinzento, ainda assim ele era visto como "um mago em potencial" (rs). Talvez por isso Saruman tenha sempre tido uma invejinha do Gandalf.. Vocês não acham?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo