• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enem 2005

Não? E toda a questão de aprimoramento e discussão do Fundef x Fundeb? É nada?
 
Eö Calmcacil disse:
Eu nunca disse isso. Eu disse que os alunos que entram pelas cotas acabam abandonando o curso por falta de base.

Não disse de forma explícita, mas eu senti isso em sua fala. Mesmo com suas ressalvas. Se o aluno não tem base e abandona o curso, supõe-se que ele não está qualificado nem tem ânimo para tentar vencer a dificuldade. Mas se notar bem em meu post, tentei mostrar que o abandono, na maioria dos casos, é de outra ordem: entrar na Universidade é fácil, o difícil é se manter nela. Imagine famílias de classe média mantendo 2 ou 3 filhos fora de casa, custeando tudo (e muitas vezes, em cidades diferentes, como já tive amigos nessa situação).

A falta de base é sanada de alguma forma. Ou o professor se desdobra em dois para suprir a necessidade e cumprir a ementa da disciplina, ou o aluno descobre que não dá para esperar tudo caindo do céu e corre atrás do tempo perdido.

Lordpas disse:
Não? E toda a questão de aprimoramento e discussão do Fundef x Fundeb? É nada?
Sim, existem reformas, propostas de reformas, discussões. A própria Reforma Universitária é controversa, o PROUNI é muito criticado porque existem estudos que mostram que o aumento de vagas nas IFES seria uma carga menor para o governo, incluindo uma boa revisão da dotação orçamentária. Em suma, acredito que ainda estejamos um tanto quanto longe de um bom desfecho para o cenário educacional brasileiro.
 
Lordpas disse:
Não? E toda a questão de aprimoramento e discussão do Fundef x Fundeb? É nada?
Bem dito, discussão. Até isso acontecer na prática, demora mais que licitação pra metrô até a barra... :g:
 
Por isso que quando meu amigo concretizar o golpe de Estado nós vamos acabar com essa mazela.

Você pode estar brincando, mas eu concordo com você. Ficaríamos na dependência de assumir um ditador decente, apenas. Hehe.

--------

E quanto à discussões... parece que se considera isto progresso no Brasil. Quando o que falta é sair das discussões e fazer. Algo difícl num país onde o Congresso só trabalha três dias por semana.
 
Na verdade o Fundef é da Era FHC ainda. :eek: Já está sendo colocado em prática, etc...

E eu não acredito em solução imediata para a Educação, o negócio se resume a planejamento. Com as mudanças do Fundeb associado ao Sistema de Cotas, por mais que alguma falha exista e apareça, eu acredito no resultado em certo prazo. Pelo menos tudo indica que isso ocorra, a não ser que mudanças drásticas na política educacional sejam mudadas.



Edit.: E não confundam legislativo com executivo, sim?
 
Não confundi, Paçoca. A questão é quem vota o Orçamento? O Legislativo. Quem pode aprovar possíveis reformas? O Legislativo. Qual é o maior centro de discussões e debates de República? O Legislativo.

Este é o nosso sistema presidencialista canhestro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo