• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enem 2005

Então vo fica na expectativa até la.
Esses gabaritos tao confusos. Cada um diz uma coisa ou trocam as provas.
Acho que fiz 52 mesmo (quem sabe 54). Nao devem mudar nada. Soh se anularem a do grafico trocado.
O foda é que usp e unicamp contam o enem.
 
A prova tava mal feita, tinha erro de portugues e tudo, graficos trocados, questões mal formulados, o tema de redação proposto era estupido, e eu estou sem saco de conferir o gabarito, mesmo porque o ENEM é inutil e eu so fiz porque foi de graça.
 
O ENEM é meio estupido por nao exigir muito dos estudantes, o que mascara a realidade educacional brasileira, tanto publica como privada.
Lembro de ter acertado 59 das 63 quando prestei, o que de longe nao corresponde ao meu conhecimento de biologia e quimica por exemplo - que é mediano.


Joseph Slater disse:
Entendi a questão 60 já, pura falta de atenção, uoréver... alguem mais foi a favor do trabalho infantil na redação ou eu fui o único?

Cara, antes de te criticar de maneira mais explicita, gostaria que voce explicasse o porque desta sua posicao..
 
Última edição:
Joseph Slater disse:
alguem mais foi a favor do trabalho infantil na redação ou eu fui o único?

eu nem fiz a prova, mas você deve ter sido o único sim...


ombudsman disse:
Cara, antes de te criticar de maneira mais explicita, gostaria que voce explicasse o porque desta sua posicao..

err.. eu também queria entender porque você acha isso o,O'
 
Que estranho, pensei que a aceitação do Enem fosse maior atualmente. Lembro-me que há 6 (longos) anos atrás eu ia fazê-lo, para aproveitar aqui na federal no vestibular seguinte, se não tivesse passado. Desisti na quarta-feira da semana da prova, pois recebi a confirmação que havia passado no vestibular e não precisava mais dele. Minha irmã fez na época e aproveitou em outra escola particular. Não me lembro agora se a UFMG aceita, mas de um modo geral, naquela época, era bem aceito por aqui (MG).
 
Achei ridiculamente fácil... tirei 58 (mas era pra ser 59, pq eu errei uma na hora de passar pro gabarito). Minha professora disse que a prova desse ano tava mais bem-elaborada do que a do ano passado... se a desse ano tava horrível, imagina a do ano passado...

Tinha vários erros (sem contar os de português...).

Numa que falava da soja transgênica eles colocaram como certa a opção que dizia que era inexistente a capacidade de cruzar com espécies selvagens, mas no texto dizia que havia um perigo de1%, que é diferente de inexistente.

Naquela que tinha uma ilustração do Portinari pra uma passagem de Memórias Póstumas, tem 12 caras no desenho, enquanto no texto diz que eram 11. Daí eu coloquei a opção que dizia que o desenho contraria o texto, e o gabarito põe outra.

Além de uma que a legenda do gráfico tava trocada, que deve ser anulada...
 
12? Eu vi 11.
Mesmo assim a questão ta errada.

Os caras tem 1 ano pra faze uma prova e faz malfeita.
 
ombudsman disse:
Cara, antes de te criticar de maneira mais explicita, gostaria que voce explicasse o porque desta sua posicao..

Primeiro por ser uma redação do ENEM que não conta ponto nenhum, para diferenciar a minha redação das outras (mania de ser do contra) e ter um desafio a mais (escrever sobre o trabalho infantil é um saco) eu resolvi adotar essa posição.

Outro ponto é que eu não me coloquei a favor do trabalho infantil em geral, eu fui contra tudo que prejudique a criança, a tirando dos estudos, fui contra o trabalho braçal e contra a exploração.

Eu fui a favor do trabalho sim, mas de uma maneira diferente, algo como nos EUA, trabalho simples que exigem esforço minimo, sei lá (não lembro bem dos exemplos que dei).

A proposta era para analisar o trabalho infantil no contexto brasileiro, no brasil muitas crianças ou trabalham ou morrem de fome, eu trabalharia...

E dizer que trabalho e desmoralizante como aquele primeiro texto diz é ideia de que não gosta de trabalhar, querendo assim desmoralizar o trabalho e tal.

No texto 2 se bem me lembro, dizia que os pais muitas vezes preferem que os filhos trabalhem a fazer algo ilicito, eu concordo tambem.

Eu só pesei o outro lado da moeda, distorci aqui e ali e pelo menos fiz uma redação levemente diferente do que se espera...

Não, eu não sou a favor do trabalho infantil...
 
Eu peguei a prova branca... acertei 42...
demorei 2h30min pra fazer as questões e mais 1h30min para fazer a redação...
Me surpreendi quando fui entregar a prova e vi q mtos tinham entregado sem fazer a redação, q ateh eu sabia, valia metade da prova ¬¬... num sei de onde tirei isso, mas sacanagem foi dos fiscais tb q não avisaram q a redação era opicional =/
algumas estavam bem faceis, outras mais complicadas, se eu não tivesse feito a redação poderia ter ido melhor nas questões ^^
 
ombudsman disse:
O ENEM é meio estupido por nao exigir muito dos estudantes, o que mascara a realidade educacional brasileira, tanto publica como privada.

Tem que ser esúpido, pois só assim o Brasil não cai no ranking da UNESCO. Se fosse difícil, aí a realidade da educação brasileira viria à tona.


Enfim, fiz o ENEM e achei a coisa mais inútil pra se fazer num domingo. Não vai servir pra nada e, pelo que vi, a ajuda nos vestibulares que aceitam o ENEM é mínima, beirando ao ridículo. Foi o pior dia do ano!

Sem falar nos erros de português, um pior que o outro...ao menos isso a minha dor de cabeça não deixou passar batido! E ainda pintam o ENEM como se fosse a salvação do ensino e do vestibulando! :roll:
 
Eu acho o Enem muito fácil, a prova é bem simples, direta e objetiva. Ano passado eu acertei 54, se eu não me engano...

Concordo. Mas eu acho que os vestibulares poderiam adotar a mesma metodologia. Porque o ENEM avalia mais a inteligência e o raciocínio, do que os conhecimentos em si, ou seja, quantas horas por dia você se matou de estudar. Daí entrariam mais inteligentes que apenas disciplinados, o que faz bem mais sentido.

E acho que esqueci de botar título na redação... alguém tem o caderno de perguntas para me dizer se tava falando se tinah que botar título?

Não falava. E como o padrão é não colocar... mas tudo se pode esperar de uma banca que coloca um tema tosco como aquele.

A prova tava mal feita, tinha erro de portugues e tudo, graficos trocados, questões mal formulados, o tema de redação proposto era estupido, e eu estou sem saco de conferir o gabarito, mesmo porque o ENEM é inutil e eu so fiz porque foi de graça.

Hehe. Eu paguei. R$ 35. Mas pensei que ia errar um pouquinho menos que nove questões. Fiquei chocado quando conferi o gabarito.

Primeiro por ser uma redação do ENEM que não conta ponto nenhum, para diferenciar a minha redação das outras (mania de ser do contra) e ter um desafio a mais (escrever sobre o trabalho infantil é um saco) eu resolvi adotar essa posição.

Concordo com você. Até pensei em fazer o mesmo, mas fiquei em dúvida se aceitariam minha posição absurda. Os elaboradores não pareciam muito profissionais. sabe...
 
Última edição:
O padrão, até onde sei, é colocar título na redação! Muitos locais ANULAM redações sem títulos. :eek:
 
Pelo menos aqui em Brasília ele foi abolido (EDIT: correção, ele é facultativo), especialmente em dissertações, há uns três anos se não me engano.

Eu não estava tão certo ao fazer a prova, dada a tosquice geral dela, mas como não havia um campo específico para título (ai, que evidência fraca), eu a fiz sem ele.
 
Última edição:
Caraca, dessa eu não sabia, Morpheu!

Lembro bem que todo santo dia de aula no colegial, bem como atualmente no cursinho, os professores insistem no título - e olha que em 90% dos casos é realmente necessário um título.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo