• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Encontros e avanço de nível

Skywalker

Great Old One
Quando estou preparando os encontros pra minha campanha da 4E (All you need is lovecraft :P), eu to encontrando uma certa dificuldade em seguir o ritmo sugerido pelo DMG.

Segundo o DMG, supõe-se que o grupo suba de nível a cada 8 ou 10 encontros. Só que, pelos encontros que eu estou criando (todos ou easy ou average, só um deles é hard), eles subirão de nível a cada 3 ou 4!

Porque, vejam só:

Atualmente, estou projetando o nível 4-5 da campanha (começando com 3750 e indo até 5975 XP).

Pra que os personagens cumpram esse lapso de experiência, não consegui socar os 8-10 encontros (aliás, em nenhum momento eu consegui socar os 8-10 encontros, só estou usando esse caso como exemplo). Os encontros que ocorrerão nesse lapso de XP serão:

Emboscada Gnoll (Easy encounter – 650 XP):
1 Gnoll claw fighter (250 XP)
2 Gnoll huntmaster (200 XP)
Ataque da matilha (Easy encounter – 575 XP ):
1 Dire wolf (200 XP)
3 Gray wolf (125 XP)
[FONT=&quot]Atacando os warlocks: Hard encounter (1000 XP): [/FONT]

5 warlocks level 5.

Ou seja: nesses 3 encontros eles já têm XP suficiente pra subir de nível, não precisando cumprir todos os encontros sugeridos pelo DMG.

Alguém mais tá tendo esse problema?
 
Eu ainda estou pensando no conceito da aventura que planejo mestrar, então ainda não comecei a criar encontros. Mas eu acho que a questão é que a XP é dividida entre o grupo... Dividindo o valor que você falou por 5 dá 750 - 1195, parece bem pequeno para nível 4, então estou supondo que isso é o total de um personagem... Caso em que você ainda precisa de muita XP mesmo, e ainda sobra para bônus de roleplay.
Caso não seja isso, é bem estranho mesmo...
 
Nossa, é mesmo. Que estupidez a minha!!

Ok, deixarei esse tópico aberto para que cuspam na minha cara.

Eu mereço.
 
Eu nem posso fazer o mesmo que Barlach que lendo brevemente o livro acho que tinha notado isso direito também!

O Xp listado no monstro é dividido mesmo entre o grupo?

:P

Nem notei...


XD
 
Na teoria, cada personagem do grupo teria um equivalente monstro, então em um encontro com 5 personagens e 5 inimigos do mesmo nível cada monstro daria o seu XP a um jogador. Na prática, você mistura inimigos de todos os níveis, elites, traps, hazards, minions, e acaba com uma quantidade de XP equivalente para dividir entre os grupos.
Mas montando minha aventura recentemente, constatei que realmente 10 encontros é mais do que excessivo - eu consegui 7 encontros e uma quest principal (que vale um encontro padrão em xp). Ok, não tinha nenhum encontro fácil e tinha alguns - quase todos - difíceis, mas mesmo assim... não tinha quest secundária, nem teste de perícias, e eu não guardei XP para roleplay (vai de bônus para o nível 2 mesmo).
 
Pois é, eu, depois que aprendi a regra (heheh), consegui adequar à previsão deles, de 8-10 encontros por nível. Tô preparando tudo by the book :g:
 
Mas dá pra facilmente pegar encontros de nível mais alto que os jogadores.

Eu tô mestrando uma mesa com 3 personagens de primeiro nível. Logo no primeiro encontro coloquei eles contra 2 lobos e 2 human bandits (todos skirmshers de nível 2). E o encontro acabou sendo relativamente fácil pro grupo. Senti que encontros de nível 2 ou 3 pro grupo de nível 1 funcionam relativamente bem (e olha que eu rolo o dado aberto).

Assim você acaba dando mais XP e subindo de nível com menos encontros. Apesar de que eu vou usar a regra dos 10 encontros = 1 nível. Não tenho saco pra ficar somando XP.
 
Concordo plenamente com o Barlach... No Dia D RPG, a aventura colocava a gente contra um inimigo de nível 6 e mais um bocado de criaturas (não eram de nível 1). Os outros encontros também eram mais ou menos assim... Tanto no Dia D RPG quanto no Worldwide D&D Day nós pegamos alguns hobgoblins, e todos os hobgoblins são pelo menos de nível 3. Por essas e outras é que quase todos os encontros que eu fiz são "difíceis". Só tem um tem a XP certa do nível 1 (400) e o encontro final tem 30% mais (525)... Ainda tenho que ver como vai ficar a dificuldade. De qualquer forma, pelo tempo que nós temos para jogar uma evolução um pouco mais rápida pode ser até boa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo