• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Encontros "casuais" na Terra-média.

Qual encontro teve maiores consequencias para a TM?

  • O encontro de Oromë com os Eldar

    Votos: 9 19,6%
  • O encontro de Thingol e Melian

    Votos: 2 4,3%
  • O encontro de Aredhel e Eöl

    Votos: 2 4,3%
  • O encontro de Finrod e Beorn

    Votos: 0 0,0%
  • O encontro de Beren e Luthien

    Votos: 3 6,5%
  • O encontro de Tuor e Voronwë

    Votos: 0 0,0%
  • O encontro de Túrin e Nienor

    Votos: 1 2,2%
  • O encontro de Bilbo e Gollum

    Votos: 21 45,7%
  • O encontro de Frodo e Aragorn em Bri

    Votos: 2 4,3%
  • O encontro de Aragorn e Éomer em Rohan

    Votos: 0 0,0%
  • O encontro de Merry e Pipin com Barbárvore

    Votos: 2 4,3%
  • Outro: citar em seu post.

    Votos: 4 8,7%

  • Total de votantes
    46

Éomer

Usuário
Há uma passagem nos Contos Inacabados onde Gandalf diz tudo que poderia ter acontecido se ele não tivesse certa vez se encontrado com Thorin Escudo de Carvalho. As conseqüências que esse encontro “casual” teve para o futuro da Terra Média

...“Agora somente poderíamos esperar voltar da vitoria daqui para ruínas e cinzas. Mas isso foi evitado porque me encontrei com Thorin escudo de Carvalho certo dia ao anoitecer, a beira da primavera, não longe de Bri. Um encontro casual, como dizemos na Terra-média”. C.I. Terceira Parte: A Busca de Erebor. p. 355

Baseado nesse trecho eu pensei nos diversos encontros “casuais”como o que Gandalf citou, dando a entender que não eram tão casuais assim e que neles havia a participação da mão do "destino". Houve vários encontros desses que acabaram mudando a história da TM. Qual você acha que foi o mais importante, ou o mais trágico ou o mais comovente?
 
Última edição:
Bom...
Eu sempre entendi as obras de Tolkien relacionadas a Terra Média como sendo interligações e "acasos" que deveriam ter acontecido, de uma forma ou de outra, para o bem ou para o mal. E que até se as coisas aconteceram para o mal foram de suma importância para haver um novo movimento em prol do bem.
E aí, concordando com o Éomer, houve uma mãozinha do destino, ou melhor dizendo, do Divino.

Citar um destes acasos é difícil, porque cada um deles foi importante para o enredo da trama toda. Não importando a raça, ou a nobreza ou simplicidade de suas origens, cada um deles foi importante, seja para a coragem, para a superação de limites, a ousadia, o amor, a ira, a inveja... enfim... a eterna luta entre o bem e o mal, da qual o equilíbrio sobrevive.
 
Bilbo!

Afinal, mesmo o anel querendo VOLTAR a Sauron, seria muito difícil sair de uma caverna onde ele era um dos únicos moradores, a exceção dos orcs que nunca retornavam do lago de Gollum.
 
Bom, o encontro que teve consequências que perpassaram eras foi o de Oromë com os eldar em Cuiviénen. Foi Graças ao Vala que os demais Ainur resolveram mexer os traseiros para entrar de sola na foraleza de Utumno e chutar Melkor de lá. O resto da saga todos já sabem o que acontece e termina com Gollum cremado junto com o Anel Governante. É meu voto.
 
Creio que Bilbo e Gollum, pois foi algo que deu chances para o mundo ser salvo, caso estivesse na mão de Gollum ainda o mundo teria 0 de chances. Os outros encontros creio que não decidiram coisas tão importantes, pois mesmo sem eles, a TM poderia ser salva, chances seriam menores, porém teria tais chances. Tudo isso sem contar que Gollum usava muito o anél, para se alimentar e caças, e isso teria chamado a atenção de Sauron e os Nazgûls concerteza !
 
Bilbo e Gollum, com certeza. O destino da Terra Média está nesse encontro. Os elfos estavam indo embora e os homens ficariam, pouco tempo depois, sozinhos à mercê de Sauron.
Creio que se Bilbo não tivesse encontrado Gollum, Sauron retomaria o poder e tornaria a Terra-média um lugar impossível de viver, causando tantos horrores quanto Melkor havia feito no passado.
 
Votei em Beren e Luthien.
Claro, nao existe um mais importante, todos o são! Mas os fraticidios consequentes, earendil ( consequencia do encontro ) alem de elros e elrond pesaram muito pra minha escolha.
 
Frodo e Aragorn em Bri não pode ser considerado um encontro "casual", já que foi o Gandalf que acertou o encontro.:wink:
 
Frodo e Aragorn em Bri não pode ser considerado um encontro "casual", já que foi o Gandalf que acertou o encontro.:wink:

Na carta de Gandalf para Frodo ele diz que Frodo poderia encontrar um amigo seu na estrada e em seguida dá a descrição de Passolargo. Isso significa que o encontro tinha sido combinad até por que Frodo chegou atrasado em Bri. Um "acaso", pois ele acabou chegando na hora em que devia chegar. :wink:
 
Última edição:
Excelente tópico Éomer!

Penso que a Terra-Média está repleta desses "encontros casuais" e suas consequências abismais, enormes!

Votei no Encontro de Thingol e Melian, pois para mim, este encontro é a personificação (a dois) do Amor. É a materialização do Amor romântico! É a concretização do Amor subjetivo e idealizado dos contos de fadas, assim mesmo, com "A" maiúsculo.

É o famosíssimo "Amor a primeira vista" aquele Amor que surge com a força total da paixão num primeiro olhar, um olhar inocente, casual, despreocupado e sem intenção, que aos poucos e em pouquíssimos segundos-milênios se torna um olhar quente, caloroso, fogoso, apaixonado, quando tudo o que existe é você e a outra pessoa, nada mais é real, tudo é apagado e sem cor, tudo é sombras e pó perto da imagem da perfeição que te retribui o olhar. Esse momento mágico do Amor romântico é extremamente bem retratado nessa passagem em que Thingol e Melian se encontram, num desencontro e simplesmente se olham. Enquanto eles se olham, a floresta vai crescendo, nascendo e morrendo ao redor deles, tudo isso ocorre porque para o apaixonado nada mais existe, nem o céu, nem a terra, a floresta, a missão ou a Terra-Média, tudo o que existe é seu objeto de Amor. Aquele Amor que permite que as pessoas se conheçam profundamente simplesmente através de um olhar. Bonito.

Agora, o encontro do Amor romântico à parte, outro encontro casual que eu gosto bastante é o de Tuor e Ulmo. Um deus surgindo para um mortal, eu poderia escrever um post enorme sobre um encontro mágico desses, mas vou poupar o corajoso leitor que chegou até aqui, rs.

E claro, como todo anão, adoro o encontro de Gandalf e Thorin. O bom do CI é que aborda bastante esse encontro, seu desdobramentos e as conversas dos dois. Menção cômica para as tentativas de Gandalf de convencer Thorin qe Bilbo seria um membro importante para a comitiva do Senhor Anão.

Para terminar, existe um último encontro que eu gostaria de mencionar. O encontro dos hobbits, no Condado, fugindo dos cavaleiros negros, com os elfos de Gildor. Tem uma frase de Gildor que eu gosto muito sobre esses encontros que é a seguinte:

"Os elfos têm suas próprias dores e labores, e não se preocupam muito com os assuntos dos hobbits, ou de qualquer outra criatura sobre a terra. Nossos caminhos se cruzam raramente, por acaso ou de propósito. Neste nosso encontro, pode haver algo mais que o acaso; mas o propósito não está claro para mim, e temo falar demais."
 
Todos esses encontros foram importantes e indispensáveis para o desfecho de todo o lengendarium.

Entretanto se lá no início, Oromë não tivesse encontrado os elfos, a história toda seria diferente. Morgoth os teria encontrado primeiro e os conrrompido facilmente. Talvez até os exterminado se se descobrisse que os elfos não eram tão corruptíveis assim. E toda a história de Arda mudaria por completo.
 
Puxa vida, Éomer... Você levantou uma lista bem grande de encontros importantes na história da Terra Média. Existem outros também, como o de Frodo e Faramir...

Mas eu acho que o mais importante foi o de Bilbo com Gollum. A partir deste encontro se deu todo o desenrolar da Guerra do Anel. Se o Um Anel permanecesse em Erebor, a mente de Sauron não iria descansar em sua busca e "as forças do bem" (:g:) não teriam muitas esperanças de destruir o Senhor do Escuro...

Acho que seria possível fazer um "E se...?" para cada encontro destes!!!
 
Bom...
Citar um destes acasos é difícil, porque cada um deles foi importante para o enredo da trama toda. Não importando a raça, ou a nobreza ou simplicidade de suas origens, cada um deles foi importante, seja para a coragem, para a superação de limites, a ousadia, o amor, a ira, a inveja... enfim... a eterna luta entre o bem e o mal, da qual o equilíbrio sobrevive.

Melhor resposta impossível. Muito difícil escolher uma opção só, seria injusto com as outras.

E relembrar o encontro com Gildor foi muito bom Gerbur!
 
Acredito que o encontro de Melian e Thingol tenha sido o mais importante, afinal deles, surgiu Lúthien Tinúviel, e ela ligou seu destino a Beren Maneta, que finalmente arrancou uma Silmaril de Melkor, finalizando assim o destino dos Noldor.
 
Juro. foi difícil de escolher!...fui por eliminação e acabei votando em Bilbo e Gollun.

Escolhi-o porque pensei naquela bela jóia que era o Um Anel, adormecido ali nas mãos de Gollun e Bilbo achando o Anel. E novamente, uma oportunidade para o poder do Um sair das Montanhas Sombrias e achar seu dono!

A vontade própria do Um e o encontro casual de Bilbo com o mesmo , é o prelúdio do aconteceu da Teceira Era.

Digo, do prelúdio à catastrofe.
 
Bom, eu votei no encontro de Bilbo e Gollum, se Bilbo não tivesse ido perto do lago do Gollum, seria extremamente difícil recuperar o Um anel das mãos de Sauron.Nem sei se existiria outra chance de pegar o anel. Certamente, Gollum seria preso, como ocorrera e o anel seria tirado das mãos dele e chegaria a Sauron. Esse pequeno encontro mudou tudo o que ocorrera para frente.

É... O acaso até que é poderoso...
 
Não há como citar apenas um encontro casual, cada um citado, foi importante pra uma era. Mas me concentrando mais na Terceira era da Terra Média, cito um que não foi colocado na enquete. O encontro entre Gandalf e Thorin Escudo de Carvalho. Responsavel tambem pela vitória dos Povos Livres da TM, usando as proprias palavras de Gandalf, já pensaram como seria, Smaug e mais uma interminavel horda de orcs atacando Gondor por todos os lados? O norte sem qualquer vestigio de resistência. Pra mim, vitória certa do Senhor do Escuro...
 
Bom, eu votei no encontro de Bilbo e Gollum, se Bilbo não tivesse ido perto do lago do Gollum, seria extremamente difícil recuperar o Um anel das mãos de Sauron.Nem sei se existiria outra chance de pegar o anel. Certamente, Gollum seria preso, como ocorrera e o anel seria tirado das mãos dele e chegaria a Sauron. Esse pequeno encontro mudou tudo o que ocorrera para frente.

É... O acaso até que é poderoso...

Acho que se Gollum e Bilbo não tivessem se encontrado, o Anel demoraria muito para ser recuperado já que Gollum não teria nenhum motivo para abandonar sua caverna...

Ele ficaria lá até que o Anel consumisse toda sua vida.
 
Concordo com os posts de que é dificil escolher e que todos os encontros são importantes. Mas resolvi escolher 1, que é um dos que eu mais gosto .... o encontro de Bilbo e Gollum.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo