1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Encomendei a "Coleção Terra Média" mas ...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Yato, 24 Ago 2015.

1. Yato

Yato Usuário

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Eu ainda sou novo no fórum ... não tive tempo de explorar seus segredos e mistérios! Na verdade eu sou novo como leitor das obras de Tolkien. Sempre fui um "apaixonado" por C.S Lewis e suas Crônicas de Nárnia e sua Trilogia Cósmica ou Trilogia de Hanson como alguns chamam.

Depois de ter esgotado praticamente todas as obras de Lewis, as que comprei e outras que tive acesso, resolvi agora entrar no mundo de Tolkien. E acabei encomendando uma coleção que vi em promoção na Internet. A chamada "Coleção Terra Média".

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Estava eu muito feliz com minha encomenda! Pensava: Finalmente poderei ler toda a obra de Tolkien!
    Até que ... me deparei com isso:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Pergunto a vocês que já estão imersos no mundo de Tolkien a muito tempo: Quantos livros afinal foram escritos por Tolkien envolvendo as histórias da terra média? Existem livros ainda não traduzidos para o português? Existem outros já traduzidos e ainda pouco divulgados ou que eu não tenha citado entre estes?

Desde já obrigado por sua ajuda!

2. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Bem, considera-se que os livros que apresentam o conteúdo melhor acabado/finalizado para o universo da Terra-Média sejam O Hobbit, O Senhor dos Anéis e em menor escala o Silmarillion. Sabe-se que o autor nunca terminou de escrever tudo sobre o mundo dele e muitos escritores e artistas tomaram a tarefa de construirem em cima do trabalho que ele deixou. O que significa dizer que estes três volumes seriam suficientes para satisfazerem o nível superficial do leitor casual (não especialmente aficionado) por Tolkien.

Todavia, fora do eixo destes três livros, existem textos interessantes que não foram incluídos e que se encontram no livro Contos Inacabados trazendo um relato detalhado da chegada de Tuor (que no Silmarillion é apenas uma passagem rápida), além de detalhes sobre Númenor.

Aqui no Brasil, além destes 4 foi lançado também o livro “Os Filhos de Húrin” que nada mais é que a mesma história de Túrin só que na forma de livro solo cuja grande vantagem ne minha opinião é a de conter ilustrações em cores da aventura e que não estão presentes no Silmarillion.

Além dos livros citados existem os livros da série The History of Middle Earth em que estão os estudos textuais do Tolkien sobre o que viria a se tornar o mundo da terra média os quais não foram traduzidos para o Brasil (são eles 12 volumes). Essa coleção é a palavra final com relação ao “making off” da terra média e possui informações que cobrem história, geografia, idiomas, criação de nomes, famílias, cosmologia, astronomia, mitologia, etc... Compete dizer que uma parte dos textos está em “Old English” que é quase um idioma diferente. A lista do HoME:

Além desses materiais existem documentos e histórias que serviram de inspiração para o mundo, que são também de grande relevância:

Fara finalizar há também uma gama enorme de livros e histórias que orbitam Tolkien os quais apresentam uma biblioteca de trabalho para se conhecer melhor o autor, como por exemplo:

Um dos livros relacionados que comprei é o livro “Tales From The Perilous Realms” que contém um poema longo com informações sobre o Tom Bombadil e Fruta D’ouro em uma forma externa ao que conhecemos do personagem de O Senhor Dos Anéis. Todavia ele não está publicado no Brasil ,mas poderia ser interessante de se comprar lá fora.

O Livro A Lenda de Sigurd e Gudrun também é uma fonte interessante de material para compreender o

Silmarillion:

O Livro Cartas De Tolkien (The Letters of JRR Tolkien) também é uma opção a se considerar pra quem se interessa em entender a história do processo criativo do autor com a família, amigos, etc…

Há também interesse com relação ao atlas da Terra Média e um bocado de material no mundo pop sobre os filmes que vão das OSTs (trilha Sonora) de SdA, passando pelos artbooks, músicas de bandas que se inspiraram, desenhos animados, etc…Até mesmo no mundo pop há itens que trazem insights e elementos com interpretações da obra do Tolkien que podem ser excelentes.

Referências:

• Ótimo Ótimo x 7
  3. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

Eu tenho exatamente esses que você encomendou e, na minha opinião, para viajar para a Terra Média você não poderia ter escolhido melhor.
    Se eu puder dar uma dica de leitura, insistiria pra você ler primeiro O Hobbit, depois O Senhor dos Anéis, depois o Silmarillion e o restante dos livros.
    Digo isso porque, quando li, eu li primeiro o SdA, depois Silmarillion e por último O Hobbit e por isso tive um pouco de dificuldade, já que o Silmarillion é escrito num linguajar mais rebuscado e de forma grandiosa. Aí meio que tive um pouco de decepção quando fui ler O Hobbit pq estava esperando algo do mesmo nível :hihihi:
    Quanto A Última Canção de Bilbo, eu tenho esse também, ele é um livro muito bonito, mas com muitas ilustrações e pouco texto. Na verdade, ele só contém um poema, que é o poema que dá título ao livro. Vale a pena adquirir pelas ilustrações (e confesso que as minhas crianças adoram pegar ele pra ficar olhando aquelas ilustrações lindas) mas não é estritamente necessário pra compreender a Terra Média.
    Se eu lembrar/conseguir faço umas fotos dele hoje a noite pra você dar uma olhada.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Fora que Mestre Gil de Ham e Roverandom não são, a rigor, histórias da Terra-média, né? Me corrijam se estiver enganado.

Faça essa sequência que indicaram, @Yato: O Hobbit -> O Senhor dos Anéis -> O Silmarillion, e se você continuar interessado parte para Filhos de Húrin e os mais aprofundados (Contos Inacabados, Cartas etc).

• Gostei! Gostei! x 2
  5. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Não são da Terra-média.

eu acho que, em português, além desses que você comprou, o Cartas de J.R.R. Tolkien é essencial. Os Filhos de Húrin é muito bom também, mas é apenas um dos capítulos d'O Silmarillion (muito) estendido.

6. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

Ah é! Eu tenho o Cartas também, que ganhei do @Indu :amor:
    Mas ainda não peguei pra ler...

7. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Os Filhos é um capítulo dos Contos, não? :think:

8. Meneldur

Eu estava pensando no capítulo sobre Túrin no Silmarillion. A história é a mesma, mas com mais detalhes.

• Gostei! Gostei! x 2
  9. Leidy

Leidy Usuário

Afinal de contas, o livro Os Filhos de Húrin é um cap. Do Silmarillion ou do Contos Inacabados?
    Fiquei confusa...

10. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

^^^^^^

O livro "Os Filhos de Húrin" contém a versão completa detalhada do Narn i Chîn Húrin, do que ocorre focando apenas a história da família de Húrin, equivalente ao mesmo material do capítulo do Silma "De Túrin Turambar" (o qual também é versão completa e coerente, mas é sem detalhes e rusumida) somado a informações do Contos Inacabados e de outros textos. O conteúdo do Contos Inacabados é uma porção/parte da lay dos Filhos de Húrin:

• Ótimo Ótimo x 2
  11. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Desculpa ter confundido vc ><
    É um capítulo do Silma mesmo.

• Ótimo Ótimo x 1
  12. Leidy

Leidy Usuário

Entendi, obrigada pessoal! ^^

13. Aonde consigo comprar os 7 livros?achei na saraiva e submarino mas apenas 4 deles. E os outros 12?Apenas em ingles?Onde posso conseguir?

14. Meneldur

Quais livros?

15. todos....os 7 do comeco do post.....so acho box com 4

16. Meneldur

Box com os 7 juntos você não acha mesmo não. Procura pelos títulos separados que você acha em qualquer livraria online.

17. keikun007

keikun007 Usuário

gostaria de ter o HoME, tinha no kindle mas não é a mesma coisa

18. Durin'sBane

Durin'sBane Usuário

Fica uma ressalva, também existe um livro chamado "The History of the Hobbit" dividido em dois volumes "Mr. Baggins" e "Return to Bag-End", contém o manuscrito d'O Hobbit, tem algumas informações bem interessantes e, esse ano foi publicado uma edição compilando os dois volumes, nomeado "A Brief of History of The Hobbit".

OBS: A versão compilada pode ser encontrada nas livrarias Saraivas e se não me falhe a memória está na faixa de preço de R$ 40,00.

Compartilhar