1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Enciclopédia

Tópico em 'Enciclopédia Valinor' iniciado por Eferos Masopias, 14 Jan 2015.

1. Eferos Masopias

Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

Porque desistimos da Enciclopédia Valinor? Ela tinha tantos artigos já escritos... eu mesmo havia percorrido muitos na linhagem dos reis numenorianos... que pena que foi abandonada

2. Eferos Masopias

Então... acho que a Enciclopédia caiu em tamanho desfavor, que nem resposta minha perguntamerece, hêhêhê...:lol::lol::lol:

3. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

acho que @Deriel não viu o tópico. calma que logo ele posta. =]

4. Eferos Masopias

Waiting...

5. Turgon

Turgon 孫 悟空

Lembro que cheguei a ajudar em alguns textos. Faz um bom tempinho se for parar para pensar.

6. Deriel

Deriel Administrador

Eu não desisti da Enciclopédia não - infelizmente ela se perdeu num crash onde não tínhamos backup, muitos meses atrás.

Pretendo retornar com ela, mas não do zero, acredito que peguemos uma cópia dos artigos da Wikipedia e trabalhemos daí, ampliando. Não tenho gostado muito das limitações impostas na edição da própria wikipedia, por isso não gostaria de trabalhar lá. Há uma série de artigos listando coisas da Terra-média que deveriam ser cada item um artigo separado

Mas eu não desisti não.

7. Eferos Masopias

Na Wikipédia tentei criar artigos que foram marcados para deleção por não ser conteúdo de valor enciclopédico. Personagens menores parecem não ser bem-vindos lá, no que se refere a ter artigo próprio.
    Mesmo se for pra criar do zero, estou certo de que o povo vai se animar, desde que dessa vez tenha becape.

8. Deriel

Deriel Administrador

Exatamente. Isso também me desagrada, por isso acho que temos espaço aqui pra isso

Temos backup garantido e automático. Lição aprendida :D

Pretendo usar este sistema de Wiki, integrado com o Fórum:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 2
  9. Eferos Masopias

E temos previsão pra data de inauguração?

10. ALF

ALF The Proudest Monkey!!

Eu ainda tenho alguns artigos salvos que eu coloquei na Enciclopédia nos idos de 2008 - 2010, talvez ainda sejam úteis.

Se me recordo bem havia um acordo com o pessoal do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que permitia a tradução dos artigos deles, desde que dados os devidos créditos. Quando a enciclopédia for restaurada haverá algum acordo desse tipo?

11. Deriel

Deriel Administrador

O acordo continua =]

Estou um tico aborrecido com as alternativas que temos. Acho que teremos que usar MediaWiki mesmo, sem integração com o Fórum.

12. ALF

Legal, eu me disponho a ajudar na reconstrução da enciclopédia com os artigos. Estou na correria com mudança, mas vai sobrar um tempo no fim do dia.

13. Deriel

Deriel Administrador

Eu criei a enciclopédia ontem no endereço

Estava em dúvida quanto à URL. Não estou usando mais subdomínios, daí o "
    " fica de fora, e eu achei "
    " meio grande. Mas podemos mudar isso sem maiores problemas. Fica a nosso critério, o que acham?

Eu tentei fazer uma importação de dados da Wikipedia em português dos artigos de Tolkien, mas trazia predefinições demais (e algumas a menos), trazia alguns usuários (o que não é interessante) além de eu ter achado que a qualidade dos artigos não compensava o trabalho. Acho melhor começar do zero mesmo.

Sei que está tudo cru, mas o espaço de trabalho agora está lá - é preencher a danada

• Ótimo Ótimo x 2
  14. Éomer

Éomer Well-Known Member

que tal cada um que tiver nick de personagem preparar um verbete? Me comprometo a fazer o do Éomer.

15. ALF

Eu acho que o endereço está bom dessa forma. E coloquei um artigo lá sobre o
    ... está cheio de referências internas que não existem ainda, mas era o modelo que eu seguia na enciclopédia.

Lembro que na enciclopédia eu apenas colocava o link da fonte (
    *Página em inglês*). Achei que seria um pouco mais interessante colocar também as fontes que o pessoal do
    usou para fazer o artigo deles. É uma boa idéia ou melhor deixar apenas o link para a página deles?
    --- Mensagem Dupla Unificada, 4 Fev 2015, Data da Mensagem Original: 4 Fev 2015 ---
    Seria muito interessante, embora eu ache que a maioria dos usuários hoje usem nicks sem qualquer relação aos personagens. Me incluo entre eles :D

16. Éomer

Éomer Well-Known Member

é vero, mas enfim, todo mundo tem uma personagem preferida e poderia colaborar se tiver tempo e/ou interesse.

• Gostei! Gostei! x 1
  17. Eferos Masopias

Legal... já dá pra começar... aos poucos vai ficar cada vez melhor!

18. Tilion

Tilion Administrador

Lembrando uma formatação usada na Wikipedia e que acho interessante adotar: colocar a primeira menção do nome do verbete no corpo do texto em negrito. Ex:

Atualmente, a primeira frase no artigo "Tar-Meneldur" está assim:

Mudar para:

• Gostei! Gostei! x 2
  19. Deriel

Deriel Administrador

Há muito a ser feito! Estou trabalhando em alguns "Infobox", aquelas caixas de informação que ficam no artigo. Está dando mais trabalho do que eu lembrava, mas ficará muito bom com o tempo. Um exemplo (básico e incipiente):

Tinha esquecido de quanto trabalho dá começar uma wiki. Ainda tenho que trabalhar nas URLs curtas e no upload de imagens

• Ótimo Ótimo x 1
  20. Grimnir

Grimnir Usuário

Estamos aí se precisar de ajuda. Fica uma pergunta, sem querer ofender ou ser chato: O objetivo é fazer um Tolkien Gateway/LoTR Wikia/Encyclopedia of Arda em português?
    --- Mensagem Dupla Unificada, 4 Fev 2015, Data da Mensagem Original: 4 Fev 2015 ---
    Em tempo: Uma diferenciação interessante poderia ser linkar alguns verbetes da enciclopédia a alguns tópicos pertinentes dos fórum.

Compartilhar