• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENADE- o q vc acha?!

Eu vou fazer o ENADE ( Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; o antigo Provão ) no próximo domingo, dia 07/11. Sou estudante de Fisioterapia da UFPE e tenho sérias dúvidas do que este exame significa para o Ensino Superior, principalmente em relação às universidades públicas e o que o governo federal pretende com o referido exame.

Caso o exame mostre um melhor desempenho das faculdades particulares, qual será a atitude do governo em relação às universidades públicas? Seria investir nelas a fim de melhorar o ensino público e gratuito do país? Ou, mais provavelmente, visto q o presidente da República apoia um sistema privado de ensino superior, tomar tal resultado como justificativa para a implantação de um sistema privado, desestimulando o ensino público e sucateando ainda mais nossas universidades? Se é assim, pq um aluno de universidade pública prestaria o ENADE?!

No caso de as universidades públicas obterem um melhor desempenho, pode servir de "desculpa" para a falta de investimento nessas instituições... coisas do tipo "está bom assim".

Em ambos os casos, seria apenas assinar o atestado de declíneo das universidades públicas... Alguém pode me dizer onde está a vantagem para o ensino público?!?! Ah.. vale salientar q, pelo menos aki em PE, as faculdades provadas estão promovendo cursos visando o bom desempenho no exame, o q definitivamente não será uma avaliação das faculdades como instituições de ensino superior!! É este o sistema de avaliação correto?!?!

Se ao menos o Governo Federal fosse claro com o q pretende fazer...

Na minha opinião, já q o Presidente da República disse claramente q era a favor de um ensino superior pago, o ENADE é apenas uma justificativa para a implantação deste sistema de governo, e eu não consigo ver vantagem nenhuma nisso!!! Sou a favor do ensino superior público e gratuito, acho q nós temos direito a educação, e o Estado tem o dever de proporcionar um ensino de qualidade. É preciso investir nas universidades públicas e não abandoná-las por completo!

Ps. O aluno selecionado é obrigado a fazer o exame, mesmo q tenha trancado o curso, a punição é de 3 anos "inválido" como universitário ou como proficional, se for concluinte... Bela democracia!

Bem, desculpem o desabafo, certas coisas me revoltam!!
Enfim, qual a opinião de vcs a respeito do ENADE?
Vcs são a favor de um sistema de educação público ou privado? Pq?
E se alg puder explicar melhor a posição do MInistério da Educação sobre isso eu agradeço!
 
Oi, Tatá (é vc não é?). Infelizmente eu estava boiando no assunto, só soube dos protestos de alguns estudantes e fiquei interessado em saber o motivo. Mas do modo como foi colcado por vc, concordo inteiramente com as suas opiniões. Até que enfim pontos de concordância né? Fico feliz.
 
Sou eu sim... :D É... o enade nao foi mto divulgado, nao entendi mto bem o pq... fiz a prova hj... minha opinião?! Não avalia nada!!! É no mesmo nível do enem do ensino medio...
 
Eu acho q essa prova na verdade eh uma maneira da faculdade fazer propaganda... como acontece muito aqui em BH... anuncios do tipo: FACULDADE X A NO PROVÃO....

eu acho uma boa sim, uma forma de avaliar determinados cursos e com isso o aluno ter o direito de saber ( na hora de escolher a faculdade) onde realmente esta entrando...

Claro sou a favor de faculdade publica e gratuita... mas como todos nós sabemos, não são bem os q não tem condição de pagar q estão lá né


Gala - q vai ter q pagar faculdade pq não consegue entrar na ufmg ¬¬
 
Galadriel_BH disse:
eu acho uma boa sim, uma forma de avaliar determinados cursos e com isso o aluno ter o direito de saber ( na hora de escolher a faculdade) onde realmente esta entrando...

Realmente seria, caso a prova avaliasse bem... é impossível avaliar uma prova onde o assunto é o mesmo para quem está entrando na faculdade e quem está concluindo... o q nós notamos foi q a prova fica quase impossível de ser resolvida para os iniciantes e fácil demais para os concluintes... Sem contar com o fato dos "cursinhos pré-enade" que são um absurdo... q tipo de avaliação é esse?!

Continuo achando q isso vai prejudicar as universidades públicas...

Galadriel_BH disse:
Claro sou a favor de faculdade publica e gratuita... mas como todos nós sabemos, não são bem os q não tem condição de pagar q estão lá né

A questão não é bem essa... mas nesse caso seria necessário investir tb no ensino fundamental e médio públicos e não propor q quem tem dinheiro vá para as particulares e quem não tem condições vá para as públicas! Seria, da mesma maneira, desestimular a universidade pública!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo