1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

ENADE- o q vc acha?!

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por >> Yavanna <<, 3 Nov 2004.

1. >> Yavanna <<

>> Yavanna << Usuário

Eu vou fazer o ENADE ( Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; o antigo Provão ) no próximo domingo, dia 07/11. Sou estudante de Fisioterapia da UFPE e tenho sérias dúvidas do que este exame significa para o Ensino Superior, principalmente em relação às universidades públicas e o que o governo federal pretende com o referido exame.

Caso o exame mostre um melhor desempenho das faculdades particulares, qual será a atitude do governo em relação às universidades públicas? Seria investir nelas a fim de melhorar o ensino público e gratuito do país? Ou, mais provavelmente, visto q o presidente da República apoia um sistema privado de ensino superior, tomar tal resultado como justificativa para a implantação de um sistema privado, desestimulando o ensino público e sucateando ainda mais nossas universidades? Se é assim, pq um aluno de universidade pública prestaria o ENADE?!

No caso de as universidades públicas obterem um melhor desempenho, pode servir de "desculpa" para a falta de investimento nessas instituições... coisas do tipo "está bom assim".

Em ambos os casos, seria apenas assinar o atestado de declíneo das universidades públicas... Alguém pode me dizer onde está a vantagem para o ensino público?!?! Ah.. vale salientar q, pelo menos aki em PE, as faculdades provadas estão promovendo cursos visando o bom desempenho no exame, o q definitivamente não será uma avaliação das faculdades como instituições de ensino superior!! É este o sistema de avaliação correto?!?!

Se ao menos o Governo Federal fosse claro com o q pretende fazer...

Na minha opinião, já q o Presidente da República disse claramente q era a favor de um ensino superior pago, o ENADE é apenas uma justificativa para a implantação deste sistema de governo, e eu não consigo ver vantagem nenhuma nisso!!! Sou a favor do ensino superior público e gratuito, acho q nós temos direito a educação, e o Estado tem o dever de proporcionar um ensino de qualidade. É preciso investir nas universidades públicas e não abandoná-las por completo!

Ps. O aluno selecionado é obrigado a fazer o exame, mesmo q tenha trancado o curso, a punição é de 3 anos "inválido" como universitário ou como proficional, se for concluinte... Bela democracia!

Bem, desculpem o desabafo, certas coisas me revoltam!!
    Enfim, qual a opinião de vcs a respeito do ENADE?
    Vcs são a favor de um sistema de educação público ou privado? Pq?
    E se alg puder explicar melhor a posição do MInistério da Educação sobre isso eu agradeço!

2. harmien

harmien Usuário

Oi, Tatá (é vc não é?). Infelizmente eu estava boiando no assunto, só soube dos protestos de alguns estudantes e fiquei interessado em saber o motivo. Mas do modo como foi colcado por vc, concordo inteiramente com as suas opiniões. Até que enfim pontos de concordância né? Fico feliz.

3. >> Yavanna <<

>> Yavanna << Usuário

Sou eu sim... :D É... o enade nao foi mto divulgado, nao entendi mto bem o pq... fiz a prova hj... minha opinião?! Não avalia nada!!! É no mesmo nível do enem do ensino medio...

4. Galadriel_BH

Galadriel_BH Usuário

Eu acho q essa prova na verdade eh uma maneira da faculdade fazer propaganda... como acontece muito aqui em BH... anuncios do tipo: FACULDADE X A NO PROVÃO....

eu acho uma boa sim, uma forma de avaliar determinados cursos e com isso o aluno ter o direito de saber ( na hora de escolher a faculdade) onde realmente esta entrando...

Claro sou a favor de faculdade publica e gratuita... mas como todos nós sabemos, não são bem os q não tem condição de pagar q estão lá né

Gala - q vai ter q pagar faculdade pq não consegue entrar na ufmg ¬¬

5. harmien

harmien Usuário

6. >> Yavanna <<

>> Yavanna << Usuário

Realmente seria, caso a prova avaliasse bem... é impossível avaliar uma prova onde o assunto é o mesmo para quem está entrando na faculdade e quem está concluindo... o q nós notamos foi q a prova fica quase impossível de ser resolvida para os iniciantes e fácil demais para os concluintes... Sem contar com o fato dos "cursinhos pré-enade" que são um absurdo... q tipo de avaliação é esse?!

Continuo achando q isso vai prejudicar as universidades públicas...

A questão não é bem essa... mas nesse caso seria necessário investir tb no ensino fundamental e médio públicos e não propor q quem tem dinheiro vá para as particulares e quem não tem condições vá para as públicas! Seria, da mesma maneira, desestimular a universidade pública!

Compartilhar