• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENADE- o q vc acha?!

Eu vou fazer o ENADE ( Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; o antigo Provão ) no próximo domingo, dia 07/11. Sou estudante de Fisioterapia da UFPE e tenho sérias dúvidas do que este exame significa para o Ensino Superior, principalmente em relação às universidades públicas e o que o governo federal pretende com o referido exame.

Caso o exame mostre um melhor desempenho das faculdades particulares, qual será a atitude do governo em relação às universidades públicas? Seria investir nelas a fim de melhorar o ensino público e gratuito do país? Ou, mais provavelmente, visto q o presidente da República apoia um sistema privado de ensino superior, tomar tal resultado como justificativa para a implantação de um sistema privado, desestimulando o ensino público e sucateando ainda mais nossas universidades? Se é assim, pq um aluno de universidade pública prestaria o ENADE?!

No caso de as universidades públicas obterem um melhor desempenho, pode servir de "desculpa" para a falta de investimento nessas instituições... coisas do tipo "está bom assim".

Em ambos os casos, seria apenas assinar o atestado de declíneo das universidades públicas... Alguém pode me dizer onde está a vantagem para o ensino público?!?! Ah.. vale salientar q, pelo menos aki em PE, as faculdades provadas estão promovendo cursos visando o bom desempenho no exame, o q definitivamente não será uma avaliação das faculdades como instituições de ensino superior!! É este o sistema de avaliação correto?!?!

Se ao menos o Governo Federal fosse claro com o q pretende fazer...