• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Empresas vão ter que entregar ao menos 20% da velocidade contratada na banda larga

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Metas da Anatel foram publicadas no Diário Oficial e já estão valendo.

Começaram a valer as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a qualidade da internet fixa e móvel no país.
O Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado no ano passado, determina que as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada.

Atualmente, a velocidade média entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores. Banda larga no Brasil cresce 58% em um ano

Esse percentual deverá aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada.

A velocidade instantânea da conexão não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte.

A medição da velocidade da internet fixa será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel, que já começou a distribuir para os 12 mil voluntários selecionados os aparelhos que vão enviar os dados da conexão.

Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que a agência avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas.

No caso de descumprimento das metas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.

A Anatel ainda não divulgou os detalhes sobre como será feita a medição para a internet móvel.

-----------------------------------------------------------------------------------

20% ainda é pouco, mas pelo menos sabemos que aos poucos a cota mínima obrigatória finalmente vai aumentar.
 
Ótima notícia! Chegando a 60% seria já um grande avanço na velocidade. Espero que a Anatel continue em cima mesmo das operadoras para que possam melhorar cada vez mais os serviços.
 
20% pra users domésticos. Quando é LP de dados voltados para empresas, a porcentagem é maior, né?
 
Eu quero acreditar que as empresas vão cumprir as metas estipuladas pela ANATEL, mas do jeito que a coisa está fica muito difícil apostar nisso. Fizeram uma privatização podre e, só agora a agência que regula o setor está cobrando a fatura. Com o crescimento de 58% no ano é muito tímida a cobrança da ANATEL.Quero 8-O
 
Fiscalizar sempre foi um problema no país. Um dia desses perguntei ao diretor de uma regional de Visa sobre a reunião das regionais na capital. O assunto era o quanto de estabelecimentos que eles dariam conta dentro do plano anual de vigilância sanitária e me disseram que com a equipe e estrutura atual deles a fiscalização não devia prever que eles conseguissem inspecionar mais que 20% dos estabelecimentos comerciais da cidade.

Mesmo assim foi dito que até esse valor de 20% já estava bem acima do que eles conseguiriam verificar usando os recursos que são repassados e havendo tantas coisas abrindo todo ano. Ou seja, a fiscalização no Brasil já está over-hiper-sobrecarregada e a população prefere curtir a vaidade do que resolver as coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo