• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Emissão de CO2 bate recorde histórico

Já ouviu falar em Al Gore? Clinton?

O que Clinton fez quando tava no poder? E Al Gore consome muita energia:

A conta de luz de Al Gore, uma verdade inconveniente?

Tereza Bouza
Em Washington (EUA)

Al Gore, o líder ambientalista mais famoso dos Estados Unidos, vive de acordo com seus princípios? Segundo seus porta-vozes, sim, mas para um centro de estudos do Tennessee, não.

Os diretores da instituição dizem que, apesar de "ir de verde" pela vida, o ex-vice-presidente consome 20 vezes mais energia que uma família média.

A polêmica sobre a coerência de Gore chega apenas alguns dias após o candidato à Casa Branca nas eleições de 2000 ter recebido um Oscar por seu documentário "Uma Verdade Inconveniente", no qual alerta sobre as nefastas conseqüências do aquecimento global e convoca seus compatriotas a reduzirem o consumo de energia.

"Não parece que ele esteja aplicando sua própria receita", disse Trent Seibert, porta-voz do Tennessee Center for Policy Research, um centro de estudos que divulgou as faturas elétricas do ex-vice-presidente dos EUA.

O relatório ganhou projeção nacional no final da última segunda, após aparecer no famoso site de notícias "Drudge Report", que
revelou o escândalo da estagiária Monica Lewinsky com Bill Clinton.

Os dados, que não foram desmentidos por Gore, mostram que o diretor de "Uma Verdade Inconveniente" gastou cerca de US$ 30 mil em eletricidade no ano passado em sua residência de Nashville (Tennessee), uma mansão com 20 quartos, oito banheiros e uma casa anexa para convidados.

Kalee Kreider, porta-voz da família Gore, disse à rede "ABC" que cada família tem diferentes necessidades energéticas.

Nesta linha, não falta quem diga que com uma casa de 930 metros quadrados, muito superior ao tamanho da residência média, não é de se estranhar que os Gore consumam mais que a média.

Kreider afirmou que os Gore estão instalando painéis solares em sua mansão de Nashville, o que lhes ajudará a reduzir seu consumo energético.

Estes esforços não impressionaram Drew Johnson, presidente do Tennessee Center for Policy Research, que afirmou à "ABC" que "aprecia" a idéia dos painéis solares, mas que lembrou que os Gore também têm lanternas de gás em seu jardim, uma piscina aquecida e um portão elétrico.

"Embora agradeça que tenha trocado algumas lâmpadas (o certo é que Gore) não tem o estilo de vida que defende", disse Johnson, que destaca, em entrevista publicada hoje pelo jornal local "Tennessean", que o ex-senador democrata gasta tanta energia em um mês quanto uma família média dos EUA em um ano.

Apesar das críticas, o periódico do Tennessee afirma que Gore é um dos fundadores da Generation Investment Management, uma empresa que investe em projetos solares e eólicos que reduzem o consumo de energia ao redor do mundo.

O centro do Tennessee assegurou não ter nenhuma intenção velada, afirmação contestada por alguns observadores que vêem o relatório como um esforço para desprestigiar Gore.

Os que defendem esta teoria mencionam, por exemplo, a investigação realizada este mês pela emissora "Fox" na qual se
questionava o uso, e abuso, de aviões particulares por Gore em 2000.

De qualquer forma, o ex-vice-presidente tem uma longa trajetória ecológica de mais de duas décadas, nas quais foi uma das primeiras vozes a alertar contra o aquecimento global e que se atreveu a defender causas perdidas nos EUA, como a adesão deste país ao Protocolo de Kyoto.

Amigos, sinto dizer que se vocês acreditam nessa relação CO2 x Aquecimento Global estão muito desinformados, ou melhor, muito bem enganados pela mídia.
Não acreditem simplesmente no que vêem na TV ou jornais, pesquisem muito antes de acreditar nesse tipo de coisa.

Claro, o derretimento das geleiras e calotas polares é tudo invenção da mídia. O derretimento das "neves eternas" também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo