• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos Em São Paulo, mostra de grandes clássicos em 16mm por R$ 1,00

Clara

Perplecta
Usuário Premium
De 26/3 a 6/4, o CCSP apresenta a mostra Super 16, com grandes clássicos do cinema em 16mm, em exibições nostálgicas usando antigos projetores acoplados ao sistema de som digital, alinhando o melhor do velho com o novo. A mostra resgata obras disponíveis em acervos inusitados de colecionadores do formato.

Sala Lima Barreto (99 lugares)
R$1,00 (taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada) - a bilheteria será aberta somente no dia do evento e em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 13h às 20h30) - os ingressos não estarão disponíveis pela internet

Veja dia e horário das exibições no site do Centro Cultural São Paulo


Os filmes:

Algemas partidas

(Let no man write my epitaph, EUA, 1960, 106min, 16mm, drama, livre)
direção: Philip Leacock - elenco: Burl Ives, Shelley Winters e James Darren
Na véspera de Natal a garçonete Nellie Romano se desentende com seu chefe e acaba sendo demitida. Enquanto tenta resolver a situação seu apartamento é "invadido" por pessoas que foram até lá para comemorar o Natal e decidem "adotar" seu filho Nick, que após se tornar um jovem é surpreendido com a notícia de que sua mãe é uma prostituta e que, além disso, tornou-se uma viciada em drogas.

Os amantes crucificados
(Chikamatsu monogatari, Japão, 1954, 102min, 16mm, drama, livre)
direção: Kenji Mizoguchi - elenco: Kazuo Hasegawa, Kyôko Kagawa e Eitarô Shindô
Kyoto, final do século 17. Ishun, um senhor abastado e com direito ao uso de espada, é casado com a jovem Osan, frustrada e insatisfeita. Mohei, empregado de Ishun, utiliza indevidamente a assinatura do patrão a pedido de Osan, mas acaba descoberto e é preso. Tem início um amor impossível, em que Osan escolhe o amor com risco de vida e assume as implicações.

Cidadão Kane
(Citizen Kane, EUA. 1941, 119min, 16mm, drama, livre)
direção: Orson Welles - elenco: Joseph Cotten, Dorothy Comingore e Agnes Moorehead
O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre do interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Crimes da alma
(Cronaca di un amore, Itália, 1950, 98min, 16mm, drama, 13 anos)
direção: Michelangelo Antonioni - elenco: Lucia Bosé, Massimo Girotti e Ferdinando Sarmi
Casada há apenas um ano com um rico empresário, Paola reencontra um antigo amor. Ao mesmo tempo, seu marido ciumento pede que um detetive investigue seu passado.

De crápula a herói
(Il generale Della Rovere, Itália, 1959, 132min, 16mm, drama, 16 anos)
direção: Roberto Rossellini - elenco: Vittorio De Sica, Hannes Messemer e Sandra Milo
Durante a Segunda Guerra Mundial, Emanuele Bertone é capturado pelos nazistas e condenado à morte, após se fingir de coronel do exército italiano. Para se livrar da pena, ele é obrigado pelos alemães a se passar pelo general Della Rovere, líder da Resistência, para se infiltrar e descobrir os inimigos do Reich.

Dersu Uzala
(Dersu Uzala, Japão, 1975, 144min, 16mm, drama, livre)
direção: Akira Kurosawa - elenco: Maksim Munzuk, Yuriy Solomin e Mikhail Bychkov
Drama contemplativo realizado por Kurosawa quando exilado do Japão. A Rússia financiou a história, passada no fim do século 19, que narra a aventura de um explorador e cartógrafo russo na Sibéria, onde pretende mapear toda a região. Para isso conta com ajuda de um caçador mongol.


O dever conjugal

(Marcia Nuziale, França, 1965, 83min, 16mm, comédia, 16 anos)
direção: Marco Ferreri - elenco: Alexandra Stewart, Catherine Faillot e Gaia Germani
Quatro histórias abordam o casamento, desde os preparativos até a primeira noite e os problemas cotidianos da vida a dois.


Divórcio à italiana

(Divorzio all'italiana, Itália, 1960, 105min, 16mm, comédia, 13 anos)
direção: Pietro Germi - elenco: Marcello Mastroianni, Daniela Rocca e Stefania Sandrelli
O barão Fefé Cefalu está entediado com a vida e a mulher, Rosalia. Ele se apaixona pela prima Ângela quando os dois passam o verão juntos no mesmo castelo. Como o divórcio era impossível na Itália nos anos 1960, ele decide matar a esposa simulando uma situação de adultério, o que o livraria da cadeia.

Fim de verão
(Kohayagawa-ke No Aki, Japão, 1961, 103min, 16mm, drama, livre)
direção: Yasujiro Ozu - elenco: Chieko Naniwa, Ganjiro Nakamura e Hisaya Morishige
Retrato das mudanças sofridas pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial. A época é retratada a partir da família Kohayagawa, proprietária de uma próspera fábrica de sakê. O chefe do clã tem uma amante e uma filha já adulta e passa agora por problemas de saúde. A filha mais nova tem um casamento arranjado e, ao mesmo tempo, ajuda a cunhada viúva a encontrar um novo marido.

Fogo de outono
(Dodsworth, EUA, 1936, 101min, 16mm, drama, livre)
direção: William Wyler - elenco: Walter Huston, Ruth Chatterton e Paul Lukas
Um empresário se aposenta, vende sua montadora de veículos e parte em uma viagem com sua esposa para a Europa, que está em negação sobre sua idade e usa a jornada como uma oportunidade de flertar com outros homens.


Fuga de Nova York

(Escape from New York, EUA, 1981, 99min, 16mm, ação, 14 anos)
direção: John Carpenter - elenco: Kurt Russell, Lee Van Cleefe e Ernest Borgnine
Em 1997 Nova York se tornou uma prisão de segurança máxima, onde estão os piores criminosos. Se fugir de lá é impossível, entrar é, no mínimo, insano, Porém, quando o avião do presidente cai em Manhattan, é oferecida a liberdade a um condenado e herói de guerra para resgatar o mandatário.

O grande ditador
(The Great Dictator, EUA, 1940, 125min, 16mm, comédia, livre)
direção: Charles Chaplin - elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard e Jack Oakie
Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na Primeira Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah, por quem se apaixona.


O jovem Frankenstein

(Young Frankenstein, EUA, 1974, 106min, 16mm, comédia, 13 anos)
direção: Mel Brooks - elenco: Gene Wilder, Madeline Kahn e Marty Feldman
Um jovem neuro-cirurgião herda o castelo de seu avô, o famoso Dr. Victor von Frankenstein. Ele acredita que o trabalho de seu avô era pura bobagem, até descobrir em um de seus livros antigos um trabalho sobre reanimação de órgãos. A partir daí, ele muda radicalmente de opinião.

Júlia
(Julia, EUA, 1977, 117min, 16mm, drama, livre)
direção: Fred Zinnemann - elenco: Jane Fonda, Vanessa Redgrave e Jason Robards
Nos anos 1930, Lillian começa a ter sucesso escrevendo peças com a ajuda do escritor Dashiell Hammett. Enquanto isso, Julia, bastante idealista, estuda em Viena e enfrenta o regime nazista. Quando Lillian vai à Rússia para uma conferência de escritores, recebe um pedido de sua amiga: transportar clandestinamente uma grande soma de dinheiro da Rússia para Alemanha, recursos que serão usado contra o nazismo.

Kramer vs. Kramer
(EUA, 1978, 105min, 16mm, drama, 13 anos)
direção: Robert Benton - elenco: Dustin Hoffman, Meryl Streep e Jane Alexander
Ted Kramer é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna, sua mulher, não pode mais suportar essa situação e sai de casa, deixando Billy, o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.


No tempo das diligências

(Stagecoach, EUA, 1939, 97 min, 16mm, drama, livre)
direção: John Ford - elenco: John Wayne, Claire Trevor e Thomas Mitchell
Um grupo de nove pessoas é obrigado a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Cada um tem um motivo para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid.


A noviça rebelde

(The Sound of Music, EUA, 1965, 174min, 16mm, musical, livre)
direção: Robert Wise - elenco: Julie Andrews, Christopher Plummer, Richard Haydn
No final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta religiosa, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, que tem sete filhos. Ele é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar. Ela conquista o carinho e o respeito das crianças, mas termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.

Oharu - A vida de uma cortesã
(Saikaku Ichidai Onna, Japão, 1952, 148min, 16mm, drama, livre)
direção: Kenji Mizoguchi - elenco: Kinuyo Tanaka, Toshiro Mifune e Toshiaki Konoe
Baseado em um romance de Saikaku Ihara, o filme conta a história da vida de Oharu, uma mulher que na juventude fazia parte da corte do imperador e que, em virtude de um relacionamento, acaba se tornando cortesã.

Pai e filha
(Banshun, Japão, 1949, 108min, 16mm, drama, livre)
direção: Yasujiro Ozu - elenco: Setsuko Hara, Chishu Ryu e Sugimara Haruko
Noriko é uma jovem que dedica sua vida a cuidar de seu pai, o viúvo Somiya. Mas Somiya e sua irmã fazem Noriko achar que ele vai se casar novamente, e assim ela aceita conhecer um pretendente a marido. Apesar de gostar de seu pretendente, ela se ressente por seu pai estar casando novamente.


Paixões que alucinam

(Shock Corridor, EUA, 1963, 101min, 16mm, drama, livre)
direção: Samuel Fuller - elenco: Gene Evans, Constance Towers e Peter Breck
O presunçoso e respeitado jornalista Johnny Barrett compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy. A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde sua lucidez em contato com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.

Punhos de campeão
(The Set-Up, EUA, 1949, 72min, 16mm, drama, 13 anos)
direção: Robert Wise - elenco: Robert Ryan, George Tobias e Audrey Totter
O lutador de boxe Bill Stoker está chegando ao fim de sua carreira, pois sua esposa o pressiona para que se aposente. Uma grande luta está chegando e Stoker acredita que, se vencer, sua carreira mudará de rumo. Porém, seu agente vendeu a luta para um mafioso.

Quando morre o dia
(Sundown, EUA, 1941, 90min, 16mm, drama, livre)
direção: Henry Hathaway - elenco: Gene Tierney, Bruce Cabot e George Sanders
Ingleses lutando contra nazistas na África descobrem uma misteriosa e exótica mulher vivendo entre os nativos.


A rainha do Chantecler

(La reina del Chantecler, Espanha, 1962, 112min, 16mm, drama, 12 anos)
direção: Rafael Gil - elenco: Sara Montiel, Alberto de Mendoza e Luigi Giuliani
Em meio à Primeira Guerra Mundial e à destruição na Europa, a cantora conhecida como "a bela Charito" vive uma tórrida história de amor com um de seus fãs. Charito tem o espírito livre e acredita que um compromisso mais sério poderá interferir em sua carreira. Quando é pedida em casamento por seu amante, ela prefere renunciar a um futuro com ele a abandonar seu canto. Quando ele comete suicídio, após ter seu pedido de casamento recusado, ela tenta encontrar consolo no trabalho e nos braços de um velho amor.


Roma, cidade aberta

(Roma, Città Aperta, Itália, 1945, 98min, 16mm, drama, livre)
direção: Roberto Rossellini - elenco: Aldo Fabrizi, Anna Magnani e Marcello Pagliero
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta" para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, cidade aberta tornou-se o marco inicial do neorrealismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob condições precárias.

O silêncio
(Tystnaden, Suécia, 1963, 96min, 16mm, drama, 16 anos)
direção: Ingmar Bergman - elenco: Birger Malmsten, Gunnel Lindblom e Håkan Jahnberg
Duas irmãs, Esther e Anna, e o filho de uma delas, viajam para a Suécia. Porém, no meio da jornada, são obrigadas a parar num país estrangeiro, onde se hospedam num hotel quase deserto. Neste local, elas se defrontam com o vazio existencial de suas vidas.


Sonhos de mulheres

(Kvinnodrom, Suécia, 1955, 83min, 16mm, drama, 14 anos)
direção: Ingmar Bergman - elenco: Gunnar Bjornstrand, Harriet Andersson e Eva Dahlbeck
Acompanhe os tormentos, os sonhos e as relações amorosas de duas mulheres: Susanne, diretora de um estúdio de moda em Estocolmo, e Doris, uma jovem e inexperiente modelo fotográfica. Uma viagem para outra cidade irá alterar para sempre suas vidas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo