• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em que ordem vocês leram as obras de Tolkien?

Bellon Mehtar

Usuário
Já li O Hobbit e SdA, e estou com o Silma, o Contos e o Filhos de Húrin aqui na estante. Mas sempre que pesquiso qual dos três é melhor ler primeiro, as opiniões são bem divididas. :think: E então, o que vocês me sugerem?

Obs: Já faz um bom tempo que eu li SdA, será que preciso relê-lo antes pra poder entender certas coisas dos Contos ou realmente não precisa?
 
Eu li o Contos Inacabados antes do Silmarillion, e isso me causou uma baita confusão. Se já leu o Hobbit e o SdA, leia agora o Silma, e se quiser, troque a leitura do capítulo "De Túrin Turambar" pela leitura de "Os Filhos de Húrin", uma vez que a história é a mesma, só "mais completa" no segundo livro. Mas deixe o Contos por último. Não precisa reler o Hobbit e o SdA para lê-lo, mas é é uma releitura que eu aconselharia.
 
Já li O Hobbit e SdA, e estou com o Silma, o Contos e o Filhos de Húrin aqui na estante. Mas sempre que pesquiso qual dos três é melhor ler primeiro, as opiniões são bem divididas. :think: E então, o que vocês me sugerem?

Leia o Silmarillion. ´Porque se vc ja leu o Hobbit e SDA fica mais tranquilo seu entendimento pegando o Silma. Se vc ler os outros livros vai acabar tendo grandes dificuldades de amarrar os fatos que ligam as obras.

Obs: Já faz um bom tempo que eu li SdA, será que preciso relê-lo antes pra poder entender certas coisas dos Contos ou realmente não precisa?

Na minha opinião acho melhor vc ler o SDA novamente. Até porque fica mais fácil para entender as questões que envolvem Isengard e Rohan bem como os espectros do Anel e suas atuações no pré Guerra do Anel.

Eu li o Contos Inacabados antes do Silmarillion, e isso me causou uma baita confusão.

Tá vendo Bellon Mehtar?
 
Na minha opinião acho melhor vc ler o SDA novamente. Até porque fica mais fácil para entender as questões que envolvem Isengard e Rohan bem como os espectros do Anel e suas atuações no pré Guerra do Anel.

Ah, mas essas coisas eu ainda lembro numa boa. Pensei em reler por causa de algum detalhe aqui e ali que talvez eu não pegasse. A história em si continua fresquinha na minha memória. Mas eu acho que o Silmarillion e o Filhos de Húrin não dependem da leitura do SdA né? Talvez eu releia SdA então depois dos dois, e depois o Contos.
 
Eu li o silmarillion, depois senhor dos aneis, depois o honnit, ai contos inacabados...

Mas eu tinha visto o filme do senhor dos aneis, então sabia muita coisa da historia...

Recomento que voce leia agora o silmarillion mesmo, e, se não quiser reler o senhor dos aneis(eu não reli e senti bastante falta), pelo menos tenha ele em mãos pra consultar as paginas referenciadas...
 
A única coisa que eu aconselho é você ler antes dos Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin o livro do O Silmarillion. Vai te ajudar muito a compreender esses dois e ter uma base para lê-los melhor.
 
Li O Senhor dos Anéis primeiro, depois O Silmarillion. Tô enrolando há meses pra ler O Hobbit, ainda nem comecei.
Perto da escala de eventos do Silma, os demais parecem tão pequenos...
 
Tô enrolando há meses pra ler O Hobbit, ainda nem comecei.

Herege!

Bellon, leia 'O Silmarillion' antes dos outros dois. Quanto a ordem dos outros dois, acho que tanto faz. Talvez seja melhor ler 'Os Filhos de Húrin' e, se você achar que já esqueceu muito da história do SdA, relê-lo antes de começar o 'Contos Inacabados'. Não que esse procedimento seja necessário, mas acho que vai te ajudar a conectar melhor as informações apresentadas no CI.
 
O Hobbit ---> O Silmarillion ---> Contos Inacabados ---> A Sociedade do Anel ---> As Duas Torres (começo hoje ainda a ler, viu?)


Eu acho que O Hobbit é o melhor livro pra começar a ler, já que ele é o mais leve de todos... Acho que a imersão inicial no mundo de Tolkien é melhor aqui. Os eventos são menos grandiosos e, a narrativa centrada no Bilbo permite ao leitor imaginar com de forma mais simples as cenas, as florestas e aquele mundo levemente fantástico. O Tolkien até dialoga com o leitor, o que mostra essa tentativa de inserção gradativa na história.

Você disse que já leu o Senhor dos Anéis. Portanto, eu não hesitaria nem um pouco em ler o Silmarillion logo após o Hobbit. Tem muita coisa do Senhor dos Anéis que você só vai entender se já tiver lido o Silmarillion. Muita referência a eventos de tempos remotos estão contidas no Senhor dos Anéis. É aqui que você vai pular de cabeça no mundo do Tolkien. Vai ter parágrafo que você vai ler em que terão se passado séculos em um piscar de olhos. Serão mais personagens para se lembrar do nome do que estrelas no céu. E é aqui que você vai realmente compreender o que é um Elfo no mundo de Tolkien.

Só uma observação: em cada livro você tem um conhecimento mais aprofundado sobre uma das raças de Tolkien.
No Hobbit está contido todo o espírito do que é um Anão para Tolkien, embora eu teria gostado muito de algum dia ver a guerra dos Anões contra os Dragões que consumiram os seus 7 anéis do poder. Seria fantástico.
No Senhor dos Anéis você vai entender perfeitamente o que é um Hobbit. Logo nos primeiros capítulos você já vai se imaginar como tendo vivido por anos no condado.
Nas histórias dos Filhos de Húrin é onde, na minha opinião, se evidenciará mais a paixão incineradora dos homens. É como Tolkien imagina os humanos que viveram em tempos épicos, se aproximando muito dos épicos nórdicos.
No Silmarillion é a vez dos Elfos. É aqui que você vai perceber como os anos passam no simples ato de inspirar e expirar para um ser imortal.
 
Última edição:
Primeiramente eu li a trilogia do Senhor dos Anéis e, após, O Hobbit.

Li depois Roverandom e Os Filhos de Húrin.
 
Primeiramente eu li a trilogia do SdA. Depois, eu li o Hobbit e agora estou finalizando o Silma. Afinal, já comecei a ler O Contos.
 
Não gosto do Tom Bombadil e não tenho interesse em Gil de Ham.
The Children of Húrin está na estante me esperando.
HoME, Cartas de Papai Noel e Sr Bliss estão na wishlist.
 
Não gosto do Tom Bombadil e não tenho interesse em Gil de Ham.
The Children of Húrin está na estante me esperando.
HoME, Cartas de Papai Noel e Sr Bliss estão na wishlist.

Existe também A lenda de Sigurd and Gudrún...

E tem um livro de Tolkien sobre as Fadas e tals mas nunca li. Qual é o nome mesmo?
 
Perdão,há uma ordem realmente definida?É até bobo,mas um "tolkieniano" pode/consegue ler os livros sem uma ordem cronológica e não se perder na história?Porque(corrijam-me se eu estiver errado)praticamente todos,exceto História das Fadas que não tem ligação com Arda e afins...No meu caso por exemplo,eu li Gil de Ham,depois As Duas Torres e agora estou lendo O Hobbit,então...Há realmente uma ordem para ler as obras?Ressaltam sua cronologia conforme as datas ou isso não deve ser levado muito em conta?
 
Eu li nessa ordem:

SDA --> O Hobbit --> O Silmarillion --> Contos Inacabados --> Mestre Gil de Ham --> Roverandom --> Os Filhos de Húrin

Mas fiz releituras. SDA, O Hobbit e O Silma eu li três vezes cada. Contos, Mestre Gil, Roverandom duas vezes. Os Filhos de Húrin só uma vez.
Comprei o Aventuras de Tom Bombadil há mais de ano e ainda não li. Também li O Atlas da Terra Média, da Karen Wynn Fonstad.

Ainda tenho o projeto de um dia seguir a ordem do Mormegil. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo