Segue a primeira fala de Eru Ilúvatar em O Silmarillion: "- A partir do tema que lhes indiquei, desejo agora que criem juntos, em harmonia, uma Música Magnífica. E, como eu os inspirei com a Chama Imperecível, vocês vão demonstrar seus poderes ornamentando esse tema, [...]". Ou seja, Eru indica o Tema e do Tema os Ainur cantam a Música. A Música é a ornamentação, evolução, modelação, crescimento, progresso do Tema proposto por Ilúvatar, mas nunca, NUNCA o Tema como inicialmente proposto por Ele. Nem mesmo o Terceiro Tema permaneceu como Ilúvatar inicialmente propôs, pois o Terceiro Tema, assim como o Primeiro e o Segundo, também assimilou a Música cantada pelos Ainur. De Melkor em especial. Entretanto ele foi o único que não foi dominado. Os Ainur cantaram os dois primeiros Temas pois eles se referiam à matéria não-inteligente do mundo, mas o último Tema se referia à matéria inteligente e sua história de livre-arbítrio que os Ainur não compreendiam e não podiam dominar. Entretanto a beleza da coisa é que aquela música, o Terceiro Tema em crescimento, terno e doce, um singelo murmúrio de sons suaves em melodias delicadas que não podia ser subjugado e acumulava poder e profundidade, adotava as notas mais triunfais daquela outra Música cantada pelos Ainur. Percebe? A evolução do Terceiro Tema, a Música Final que é chamada de Ainulindalë, é a somatória entremeada das contribuições de todos aqueles seres.
É um grande engano acreditar que o Terceiro Tema permaneceu intacto, perfeito do jeito que Eru Ilúvatar havia inicialmente proposto. Pois uma coisa que você disse me chamou a atenção. Você disse que não existe motivo para que houvesse a interferência dos Ainur na modelagem dos Filhos de Eru. É claro que havia. O maior dos motivos. De acordo com o Athrabeth os Elfos e Homens deveriam ser todos livres da morte e do medo respectivamente, mas não são. Os elfos morrem no mundo e os homens sofrem. Por que isso? Por causa de Melkor. Porque Ilúvatar usou Melkor (essencialmente ele usou todos os Ainur) como ferramenta no processo de criação da história de seus Filhos. Como pode ser lido no trecho em questão, de início a Música era terna e doce, um singelo murmúrio de sons suaves em melodias delicadas. Era assim que Eru havia criado seus Filhos. Mas após a assimilação das notas mais triunfais da outra, essa Música se transformou em algo profundo, vasta e bela, mas lenta e mesclada a uma tristeza incomensurável. Foi assim que ficou os Filhos de Eru. Percebe a beleza da coisa?
Então você pode bater a sua patinha no chão em teimosia, apelar em revolta à escória da cristandade, fazer o catzo que quiser mas nada irá mudar o fato de que os Filhos de Eru foram criados por um Tema que Ele propôs, PROPÔS, mas a sua natureza e história foram, ao longo do desenvolvimento, crescimento, ornamentação, progresso, modelação do Tema, profundamente influenciados por todos os Ainur e Melkor em especial.