• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

EM PRIMEIRA MÃO: a capa das Cartas!

Smaug disse:
Snaga disse:
Acho que o que mais iludiu a todos nós foi o banner de divulgação das Cartas que muita gente usou aqui no Forum. Ele era amarelado com a foto do Professor e alguns caracteres elficos.
Na verdade o banner foi feito muito antes, acredito eu, da própria capa das Cartas começar a ser elaborada. Quando lançaram a notícia que as Cartas seriam traduzidas, em Fevereiro, foi feito um pedido para o colega Passolargo, para que o banner ajudasse na divulgação dessa notícia.
Sim, sim.. o banner não tinha nada a ver com o livro em si. Mas acho que me acostumei tanto com a cara daquele banner que me assustei ao ver a capa.

E o que o Spaine escreveu alguns posts acima é realmente verdade: uma capa branca se destacaria falcilmente na estante de uma livraria. Mas eu, assim como a maioria aqui eu acho, estou levando em consideração a capa na estante aqui de casa. :mrgreen:
 
Hmm... é, acho que a capa deveria ser feita para gente normal e não para o fandom real, por que esse é compra certa.
 
Eu acho que daria pra trabalhar um pouco mais a capa, se for possível. De todos os meus livros (e da Anica) poucos são fundo branco e, sinceramente, não sei se chamam muita a atenção. Os melhores são mesmo do Saramago (da Companhia das Letras) que são simples e chiques.

By the way, gostei da fonte utilizada. =]
 
Pô, eles enviam imagens do Tolkien e uma penca de coisa pra não usar? Faça-me o favor....... :disgusti:

Ah, e eu vi o impresso na Hobbitcon... sinto informar que não, não fica melhor. :jornal:
 
Última edição:
Eu, que pude ver um modelo menor da capa em papel, até gostei.

Mas creio que se fosse feito um "envelhecimento" na capa como já foi dito, no lugar do branco, o pessoal já iria gostar bem mais, apesar de ser algo bem simples.
 
Skywalker disse:
Pô, eles enviam imagens do Tolkien e uma penca de coisa pra não usar? Faça-me o favor.......

As imagens que a Harper Collins enviou foram as que aparecem dentro das Cartas, e não aquelas pinturas tipo as capas do SdA e Hobbit.

Dessas imagens internas, só aquela da coroa de Gondor é mais "utilizável", e já o está sendo no carimbo.
 
Ainda to achando a idéia do Camlost a melhor por enquanto...
Ficou com a capa branca do jeito q imaginaram os responsáveis, que chama mais atenção na livraria e talz, mais comercial, mas também ficou de um jeito que vai ficar bonito na minha estante....aheuahea
 
Ispaine/Estus disse:
Realmente é desanimador tudo isso ...
Nem tanto...
Se tá todo mundo palpitanto, é porque tá todo mundo interessado! Sinal de que as vendas vão ser boas! :cerva:
 
CaNsLLi disse:
Ficou com a capa branca do jeito q imaginaram os responsáveis, que chama mais atenção na livraria e talz, mais comercial, mas também ficou de um jeito que vai ficar bonito na minha estante....aheuahea

Concordo com o que o CaNsLLi falou, a capa feita pelo Camlost ficou muito boa.

Agora, a minha opiniao: a fonte usada poderia ser (pelo menos adaptada) da propria letra do Professor, que e mostrada no "Letters" original, logo no inicio (que e a carta 22 do livro).
Quero dizer, seria uma boa fonte, mas a letra dele e um pouco confusa (pelo menos eu nao consegui ler de cara o que estava escrito...). Entao poderia ser adaptada, mas com o mesmo estilo.
Bem, e so uma ideia.

Abracos
 
A idéia de um papel envelhecido é ótima, e podiam colocar umas letras elficas como numa foto mostrada anteriormente. Tb acredito q impressa modifica um pouco mas o impacto q vc recebe acho q é o mesmo.
 
Última edição:
Gostei da idéia de formato de carta...o selo e o carimbo estão ótimos, mas o resto...não ficou muito bom
 
Ispaine/Estus disse:
Realmente é desanimador tudo isso ...
Desanimador? Cê tá brincando? Olha a porrada de gente que veio aqui ver a notícia? Tá todo mundo louquinho pra comprar o livro independente da Capa. :cerva:
 
Eu acho o seguinte. Todo mundo que está aqui palpitando, vai comprar o livro, tenha ele uma capa X ou Y. A questão é que pretende-se atingir o público lá de fora também, e pra isso uma capa chamativa é importantíssimo. Essa capa que nos foi apresentada, a princípio, eu achei que não fosse chamativa não. Mas sei lá, pode ser que eu esteja enganado.
Ainda acho que talvez fosse mais interessante uma capa simples, com uma imagem do véio, tipo a da edição gringa (usada como selo na capa da Arte e Letra).
 
Última edição:
Gostaria de aproveitar o espaço pra dar uma força e apoio pra Arte & Letra pq eles merecem. Afinal poucas editoras (no caso de Tolkien nenhuma) tem a coragem e decência de vir falar com o fandom e ouvir as opiniões do mesmo antes do lançamento.

Seja qual for a capa, a Arte & Letra tem o meu apoio total =]
 
Deriel disse:
Gostaria de aproveitar o espaço pra dar uma força e apoio pra Arte & Letra pq eles merecem. Afinal poucas editoras (no caso de Tolkien nenhuma) tem a coragem e decência de vir falar com o fandom e ouvir as opiniões do mesmo antes do lançamento.

Seja qual for a capa, a Arte & Letra tem o meu apoio total =]
Com certeza. Isso foi uma atitude foda, que merece elogios. :clap:
 
Não se questiona a importância da A&L pro nosso fandom, por toda a coragem de investir em Tolkien, mesmo em lançamentos menos comerciais. Pra nós, a capa realmente é irrelevante, pois nós sabemos mais do que ninguém que as Cartas é um livro indispensável.

Mas tem aquela coisa. Tenho certeza que o fandom irá apoiar todos os lançamentos da A&L referentes a Tolkien, e vários off Tolkien também.

Mas o que nós queremos?

Queremos mais! Queremos que a A&L cresça e, com isso, o lançamento de livros sobre o Professor e, consequentemente, o fandom.

Queremos os HoME, queremos o curso de Sindarin, queremos o The Monsters & The Critics... mas pra isso precisamos de vendas fora do fandom. É por isso que a gente critica dessa forma. Porque a gente quer que o Cartas venda. E venda muito.

Mas muito mesmo.
 
Ó: capa é importante sim. Esse negócio de falar que "o que vale é o conteúdo" funciona prá quem já conhece. E um livro desses é prá atingir um público MUITO maior!

Bem: eu não sei se a A&L fez algum estudo mercadológico prá afirmar que a capa branca sobressai na prateleira: confesso que ando meio por fora disso. E o camarada que fez essa capa... o designer: qual foi o argumento dele? aliás, quem é ele?

A minha humilde opinião é que ela de fato ficou "fria" demais. Uma amarelecida ia bem. Mas... o que eu não gostei mesmo foi a cor vermelho/azul... querendo ou não, isso remete TANTO aos EUA... e tão pouco à Inglaterra... força do momento, né!

E, Ispaine.. desanimador nada!! ISSO é animador!! é a galera interagindo com a produção de um livro MUITO esperado!!! eu acho bem motivador...
 
É o tipo de comentário chato de se fazer, espero que seja contado como "crítica construtiva". Eu também não gostei muito do visual, não. Tanto a idéia de uma capa amarelada (como de papel envelhecido) como a de um envelope são simples, mas a primeira pelo menos teria exatamente um ar mais aproximado com a temática, que afinal de contas, é Tolkien, um apaixonado por histórias especialmente antigas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo