• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

EM PRIMEIRA MÃO: a capa das Cartas!

Acho q não é motivo pra tanto alarde também.....já disseram um monte de vezes ae em cima....o que importa é o conteúdo....
Eu não achei q ficou feia....é bem original....mas como eu disse no primeiro post, faltou alguma coisa pra deixar o livro mais atraente....sei lá.
Mas não vamos desmerecer o trabalho de quem tá trabalhando nisso né....se forem fazer alguma crítica, digam o que poderia ser mudado e não só falar a toa.

Lordpas disse:
É aquela história, um trabalho conceitual nem sempre é um trabalho bonito e apropriado ao Comércio.

Gosto mto de coisas conceituais e talz, mas se só ficar no conceitual e não vender o suficiente uma empresa não se sustenta né...
Em td caso, por mim, pode deixar desse jeito mesmo pq eu compraria até se não tivesse capa....ahuehae
 
Gabriel disse:
Claro que vai, onde geralmente aparece o nome do tradutor: dentro do livro, no mesmo lugar onde apareceu meu nome no Curso de Quenya, por exemplo.

Acontece de ter nomes de tradutores em capas? Acontece, mas realmente não é a prática comum. Além do mais, neste caso em particular a coisa fica complicada: já há três nomes diferentes na capa: J. R. R. Tolkien, Humphrey Carpenter e Christopher Tolkien. Já está "poluído" o suficiente, hehe.

Quanto à capa: muita calma nesta hora. Ao reclamarem, aproveitem o espaço para sugestões de possíveis melhorias, e não simplesmente para atirar pedras. :wink:
É verdade, eu não tinha pensado por esse lado mesmo.

Mas é óbvio que seu nome tá dentro se não tá ali fora né... que colocação mais tosca essa minha. :oops:

Quanto a Capa: a minha cabeça tava com uma imagem amarelada, alguma arte de aspecto mais "medieval", etc.
 
Também não gostei muito.

Primeiro pelo desequilibrio que aparenta ter. O título no sentro e o selo acima parecem pesar demais em contra posição ao grande espaço brando abaixo. Talvez se colocassem o "Organização de Humphrey Carpenter" mais acima e colocassem o logo da Arte e Letra naquele lugar ficasse mais balanceado.

Segundo, sempre que imagino uma carta desse tipo, com as bordas coloridas e tal, imagino ela deitada e não como apresentada. Acho que isto acaba um pouco com a magia do envelope, mesmo que o selo e o carimbinho estejam bacaninhas.

Terceiro, usar a capa inglesa como selo não pode criar algum problema?

Em minha opinião, se é para envolver cartas, pensei numa capa feita apartir de uma foto de uma escrivaninha tipicamente de um intelectual inglês, cheia de cartas e envelopes, um bico de pena, e um cachimbo ao lado. =)
 
Podiam deixar esse esquema de carta mesmo....do jeito q tá....só q podia colocar como uma carta mesmo....na diagonal....e onde sobrar espaço colocar uma imagem meio q de madeira no fundo como se estivesse em cima de uma mesa...
é uma idéia..... :mrgreen: :mrgreen:
 
A capa é bonita sim, e sem dúvida, surpreedente (hehe). Bem, confio que ficará bem mais bonito impresso que visto no arquivo. E desculpem-me a falta de informação, o lançamento é quando?
 
Bom, gostei da idéia do CaNsLLi e fiz uma brincadeira.

LettersofTolkien.jpg
 
Acho que o que mais iludiu a todos nós foi o banner de divulgação das Cartas que muita gente usou aqui no Forum. Ele era amarelado com a foto do Professor e alguns caracteres elficos. Isso passou uma idéia de algo envelhecido.

Ainda assim, eu também não curti muito a capa, não. É até legal a ideia de usar uma carta, mas poderia ser algo mais apropriado ao tema, algo medieval, envelhecido. Eu pensei em uma carta em papel parto, amassado e com aqueles lacres de cera vermelha que eram prensados com um carimbo marcando algum brasão.

Mas uma coisa é indiscutivel: selo e carimbo atuais têm de permanecer!!!
 
Orra Camlost....foi vc mesmo q fez?!
ficou mto legal desse jeito....nem precisava o fundo de madeira q eu falei...desse jeito com fundo branco ficou legal....e o tom amarelado da carta fico mto bom....podia até fazer meio q um leque de cartas atrás dessa principal, pq afinal são "as cartaS" de Tolkien
Quem é responsável pelo projeto deveria levar bem a sério essa "versão" da capa....na minha opinião ficou mto bom e usou os mesmos elementos da idéia original só q de um jeito diferente...
 
Última edição:
Gostaria de lembrar que esta não é a versão final. Ainda vão acontecer alguns estudos e entre eles o papel envelhecido. Obrigado a todos que deram sua sugestão, é muito importante saber o que o fandom pensa. E as sugestões feitas serão levadas em consideração.
Sobre a carta na horizontal, foi o primeiro rascunho, mas por razões comerciais (na estante fica dificil de ler o nome na vertical), optamos por alterar um pouco o formato de um envelope comum.
O selo foi uma forma de incluir a capa original, uma curiosidade para os fãs, mas deixando o livro com uma identidade própria.
Sabíamos que a capa não teria uma aceitação rápida, é de certa forma um novo formato, pois tenta fugir do lugar comum. Mas como muitos disseram, o conteúdo é o principal do livro, e isso deixou a oportunidade para inovarmos. Não que a capa tenha sido feita com descaso ou menos atenção que o resto do livro. Acho uma bela capa e quem puder, procure nas estantes de livraria por capas mais limpas, são as que mais se destacam. As brancas então são pouquíssimas e parece que saltam aos olhos. Isto faz da capa extremamente comercial, o nome do Tolkien pode ser visto com clareza e sem dúvida o livro vai ganhar destaque pela simplicidade. Pode parecer uma contradição, mas garanto que funciona.
 
Ah, não ficou tão mal assim não galera. Eu também prefiro de um modo mais antigo, que chame a atenção, que nem o Snaga disse ali em cima =]

Mas se tiver que sair com essa capa, eu nem ligo. O bom é que a tradução é do Gabriel, confiável, sem os erros grotescos da MF. :mrgreen: Isso é ingratidão; quem iria lançar esse livro? A Martins Fontes? Que esperassem sentados. O que importa é que temos esse precioso material nas nossas mãos. o/
 
Perguntaram ali em cima e eu tb to meio perdido....
Quando lança mesmo?? : ]

Ispaine/Estus disse:
As brancas então são pouquíssimas e parece que saltam aos olhos. Isto faz da capa extremamente comercial

Tem razão....não tinha pensado nisso.....deixa branca mesmo....mas muda um pouco o estilo da capa.... : ]
Não vou mais encher o saco aqui....ehehe
 
Ao inves de darem graças, já que isso aqui é o Brasil a galera só sabe reclama, ao invés de agradeçerem, sempre tem alguma coisa de errado, se toquem ainda bem que veio... -.-
 
Bom sinceramente não gostei muito da capa, achei meio feio o design dela. Até é legal mostrarem um formato de carta e tudo, mas não acabou ficando tão bonita como eu esperava. Mas como o que importa é o conteúdo, não vou deixar de comprá-lo. :D
 
Ispaine,

Aqui em casa, nós gostamos da idéia da capa...

mas, o que me interessa realmente é:

Você já está aceitando encomendas? Em caso afirmativo, como devo proceder?
 
Ispaine/Estus disse:
Então talvez eu deva esperar mais alguns meses para lançar o livro. Para elaborar a capa melhor.
Bom... acho que esse tipo de resposta também não precisa ser dado. Pediu opiniões, recebeu opiniões.

Eu vou comprar o livro igual, até sem capa como foi dito por alguém, mas essa idéia está, ao meu ver, pobre. Olhando o lado comercial um livro se compra SIM pela capa no Brasil e eu acredito que poderia prejudicar, mas não sou marketeiro então minha opinião pode não valer muita coisa.

Não tenho editor de imagens aqui senão tentaria fazer algo... minha idéia seria a de papel envelhecido também, talvez sobre uma escrivaninha mesmo com uma pena caída sobre o mesmo e título do livro escrito no papel como se fosse handwritting, se possível com a assinatura do Tolkien, aí sim seria a capa.
 
Gostaria primeiro de pedir desculpas a todos os envolvidos, como Ispaine e Gabriel, que aliás estão fazendo um trabalho excepcional nisso, pelo meu primeiro post aqui, reagi mal a primeira visão da capa e me expressei de forma um pouco grossa.
A idéia da capa é boa, o que falta é "vida" nela entendem? Essa primeira versão esta muito simples, quanto a questão do papel amarelado acho que isso é fundamental, visto que Tolkien escreveu suas cartas a muito tempo, logo fica mais temático se
o papel do envelope fosse amarelado.
Agora que entendi direito o que é o selo achei muito bom, também gostei do exemplo que o Camlost fez, se parece mais com que eu havia imaginado, algo mais temático mesmo, agora vejam só, pegar algo como isso, colocar de fundo o tampo de madeira de uma mesa e talvez uma caneta e um cachimbo discretos dariam mais ainda o ar acadêmico com que imaginamos o mestre, algo como falou TheTrooper.
Entendo o post de Ispaine dizendo que talvez deva esperar mais uns meses, afinal trabalhar em algo e ter uma primeira reação assim realmente desanima, afinal pediram opniões e a primeira reação foi de pedradas, me desculpo de novo por isso.

Abraços a todos
 
Camlost disse:
Terceiro, usar a capa inglesa como selo não pode criar algum problema?

Não... a editora inglesa enviou algumas fotos, algumas imagens, para o pessoal da Arte & Letra usar/trabalhar na capa brasileira. Logo, acredito que não há problemas, Camlost. ;-)

Edit.: também gostaria de responder e ajudar a esclarecer o que o Snaga disse:

Snaga disse:
Acho que o que mais iludiu a todos nós foi o banner de divulgação das Cartas que muita gente usou aqui no Forum. Ele era amarelado com a foto do Professor e alguns caracteres elficos.

Na verdade o banner foi feito muito antes, acredito eu, da própria capa das Cartas começar a ser elaborada. Quando lançaram a notícia que as Cartas seriam traduzidas, em Fevereiro, foi feito um pedido para o colega Passolargo, para que o banner ajudasse na divulgação dessa notícia.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo