1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

EM PRIMEIRA MÃO: a capa das Cartas!

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Imrahil, 18 Nov 2005.

1. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Em primeira mão (pelo menos para os menos sortudos que não puderam comparecer à Hobbitcon), tenho a honra de apresentar aqui na Valinor a capa do volume das Cartas, em fase avançada de edição pela Arte & Letra!

Cliquem no PDF anexo para baixarem e conferirem. E não deixem de dar sua opinião! Eu, por exemplo, tenho o meu pitaco: adorei o design, mas acho que seria legal encaixar uma chamada do tipo "um mergulho na mente do autor de O Senhor dos Anéis", para os leitores mais mongos também comprarem e nós decolarmos de vez a linha tolkieniana da Arte & Letra.

O PDF disponível para download está no canto direito do post.

Arquivos Anexados:

• capa.pdf
      Tamanho do arquivo:
      870,7 KB
      Visualizações:
      1.846
  2. Canslli

Canslli Usuário

Poutz....sinceramente não gostei muito não....
    Eu entendi que eles quiseram deixar com aspecto de carta mas acho q a cor do fundo poderia ser meio amarelada.....lembrando alguma coisa antiga ou um envelope....O jeito que está escrito o título ta legal até e o selo tá perfeito... :mrgreen: :mrgreen:
    Bom....vou ter que comprar isso de qualquer jeito !!! haueha

PS: Primeiro a ver isso aqui no site....q emoção....aehuehaa

3. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

credo, eu tb pensei em algo amarelado :ahn?:

4. Edrahil

Edrahil Usuário

Confesso que esperava algo melhor. Mas como o que interessa é o conteúdo, aguardaremos ansiosamente.

5. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Elabore, Edrahil. O que vc esperava exatamente? ;-)

Abraço,

Cisne.

6. Skywalker

Skywalker Great Old One

Eu também não gostei do visual... achei que, apesar de ter a ver com o tema (ser um envelope, etc) beeeeem feinha... eu gosto muito mais da capa do meu Letters original...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Parece que a capa nacional foi meio que feita às pressas... em 10 minutos. Mas whatever. O que interessa é o material e ele é de primeira! :wink:

7. TheTrooper

TheTrooper Usuário

Cara... demoram tanto pra mostrar a capa e mostram ISSO?! Muito feio... essa capa eu faço no paint.

8. Morpheu

Morpheu Chato

Também não gostei... acho que um lançamento tão importante merecia uma capa mais elaborada. :think:

9. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Hmmmmm... será que vcs não estou levando a coisa meio a ferro e fogo não? ;-)

Pensem bem: a capa da edição inglesa é uma mera foto do Tolkien com letreiro.

O conceito do selo + carimbo (o "carimbo" tirado de um desenho de uma das próprias Cartas!) é, no mínimo, interessante. E as serifas das letras merecem um olhar mais atento, porque dão realmente aspecto de telegrama antigo.

Ah, e impresso fica com uma aparência beeem melhor, isso eu posso garantir (até porque vi).

Abraços,

Reinaldo/Imrahil.

10. Morpheu

Morpheu Chato

O que me deixa ainda mais surpreso: não conseguiram fazer melhor que isso.

Como diz o TheTrooper, pode-se fazer aquela capa no Paint. Não seria melhor cogitar uma arte mais elaborada?

11. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Cara, em termos gráficos, muitas vezes, menos é mais. Pense na arte do Curso de Quenya. Não tem quase nada lá, a rigor, e é linda. "Elaborar" muitas vezes é piorar.

Anyway, isso é pepino do Ispaine. É, Ispaine, se segura que eu quero ver, como diria Galvão Bueno ;-)

12. Ispaine/Estus

Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

Então talvez eu deva esperar mais alguns meses para lançar o livro. Para elaborar a capa melhor.

13. Smaug

Smaug Cacho

Vou discordar de grande parte do pessoal: achei a capa super criativa. O Thiago, o editor, havia me mostrado uma versão "primária" uns tempos atrás, confesso que a reação imediatamente foi: poxa, meio vazio... e até entendo: pois é branco. O branco parece que fica meio vazio, e acho que isso que está "incomodando" o pessoal. Mas vendo "ao vivo" percebe-se a sutileza, a criatividade. Gostei especialmente do selo "Com assistêcnia de Christopher Tolkien", isso não pode sair da capa.

14. Ancalimë

Ancalimë Uma alma afogada no pecado

o_O
    também não gostei muito não...
    sei lá.. é muito branco pro meu gosto..

15. Só pode ser brincadeira, o que vale é o que esta dentro mas convenhamos que isto não é nada atrativo.
    O que é esse imenso espaço em branco na capa de um livro como este?
    Não faz sentido, e essa tentativa de comparar a capa a um envolope e o selo em cima também foram muito infelizes.
    Confesso que depois de tanto barulho no fandom nacional por este livro esperava algo mais elaborado para esta capa.
    ...

16. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Também não é assim, né mesmo? Nenhum comsimidor tem a obrigação de ouvir isso do cara que quer vender. :roll:

Tudo bem que todos entendemos que dá trampo danado editorar um livro, etc e mais etc... Mas como compradores (ou futuros compradores) nos cabe algumas observações (creio que foi exatamente isso que o Cisne pediu no primeiro post).

Claro que o que importa é o conteúdo, whatever, mas que a capa atual, no geral, pelos posts aqui do tópico mesmo, ficou meia boca segundo a visão dos fãs, ficou.

É aquele negócio né... tô falando como consumidor e como fã que esperava algo mais tcham. E não enxerguei tanta criatividade ali, IMO.

E não vai ter o nome do Gabriel como tradutor, etc?

17. Alassë Seas

Alassë Seas Usuário

Gostei da capa!
    Se disseram que a capa foi feita em dez minutos a original foi feita em cinco, é apenas uma foto com o nome, já a edição brasileira tem um conceito, uma idéia. O selo é a capa original, para os que tanto gostam desta. E o carimbo é em referência muito bacana, que só quem curte mesmo Tolkien conhece (o desenho do selo é do próprio Tolkien mostrando como seria a coroa de Gondor).
    O problema é que todo mundo é muito tradicional e não está acostumado com o branco de fundo.
    E a frase é bom ter mesmo, vendendo mais, quer dizer que teremos mais publicações brasileiras a respeito de Tolkien e fantasia em geral.

18. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Ai, meu Eru Ilúvatar... acho que eu criei um monstro :-(

Confesso que, quando pedi opiniões, não achei que a resposta fosse ser tão negativa, pelo contrário. Mas eu peço a todos o benefício da dúvida. Faz uma diferença BRUTAL ver a capa num arquivo e a capa impressa. Trust me, tem um efeito completamente diferente - e interessante - quando no papel.

E, once more - em design gráfico, muitas vezes, menos é mais. Tenho certeza de que um samba do crioulo doido de elaboração não ajudaria em nada.

19. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

A questão é que eu, pelo menos, não estou comparando com a Capa da Edição Inglesa.

Apesar dessa, apesar de vocês não acharem "conceitual", encher muito mais os olhos.

É aquela história, um trabalho conceitual nem sempre é um trabalho bonito e apropriado ao Comércio.

20. Tilion

Tilion Administrador

Claro que vai, onde geralmente aparece o nome do tradutor: dentro do livro, no mesmo lugar onde apareceu meu nome no Curso de Quenya, por exemplo.

Acontece de ter nomes de tradutores em capas? Acontece, mas realmente não é a prática comum. Além do mais, neste caso em particular a coisa fica complicada: já há três nomes diferentes na capa: J. R. R. Tolkien, Humphrey Carpenter e Christopher Tolkien. Já está "poluído" o suficiente, hehe.

Quanto à capa: muita calma nesta hora. Ao reclamarem, aproveitem o espaço para sugestões de possíveis melhorias, e não simplesmente para atirar pedras. :wink:

Compartilhar