• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

EM PRIMEIRA MÃO: a capa das Cartas!

Imrahil

Kyknos kyknón
Em primeira mão (pelo menos para os menos sortudos que não puderam comparecer à Hobbitcon), tenho a honra de apresentar aqui na Valinor a capa do volume das Cartas, em fase avançada de edição pela Arte & Letra!

Cliquem no PDF anexo para baixarem e conferirem. E não deixem de dar sua opinião! Eu, por exemplo, tenho o meu pitaco: adorei o design, mas acho que seria legal encaixar uma chamada do tipo "um mergulho na mente do autor de O Senhor dos Anéis", para os leitores mais mongos também comprarem e nós decolarmos de vez a linha tolkieniana da Arte & Letra.

O PDF disponível para download está no canto direito do post.
 

Anexos

  • capa.pdf
    870,7 KB · Visualizações: 2.295
Poutz....sinceramente não gostei muito não....
Eu entendi que eles quiseram deixar com aspecto de carta mas acho q a cor do fundo poderia ser meio amarelada.....lembrando alguma coisa antiga ou um envelope....O jeito que está escrito o título ta legal até e o selo tá perfeito... :mrgreen: :mrgreen:
Bom....vou ter que comprar isso de qualquer jeito !!! haueha

PS: Primeiro a ver isso aqui no site....q emoção....aehuehaa
 
Confesso que esperava algo melhor. Mas como o que interessa é o conteúdo, aguardaremos ansiosamente.
 
Eu também não gostei do visual... achei que, apesar de ter a ver com o tema (ser um envelope, etc) beeeeem feinha... eu gosto muito mais da capa do meu Letters original...
letters.jpg


Parece que a capa nacional foi meio que feita às pressas... em 10 minutos. Mas whatever. O que interessa é o material e ele é de primeira! :wink:
 
Hmmmmm... será que vcs não estou levando a coisa meio a ferro e fogo não? ;-)

Pensem bem: a capa da edição inglesa é uma mera foto do Tolkien com letreiro.

O conceito do selo + carimbo (o "carimbo" tirado de um desenho de uma das próprias Cartas!) é, no mínimo, interessante. E as serifas das letras merecem um olhar mais atento, porque dão realmente aspecto de telegrama antigo.

Ah, e impresso fica com uma aparência beeem melhor, isso eu posso garantir (até porque vi).

Abraços,

Reinaldo/Imrahil.
 
Pensem bem: a capa da edição inglesa é uma mera foto do Tolkien com letreiro.

O que me deixa ainda mais surpreso: não conseguiram fazer melhor que isso.

Como diz o TheTrooper, pode-se fazer aquela capa no Paint. Não seria melhor cogitar uma arte mais elaborada?
 
Cara, em termos gráficos, muitas vezes, menos é mais. Pense na arte do Curso de Quenya. Não tem quase nada lá, a rigor, e é linda. "Elaborar" muitas vezes é piorar.

Anyway, isso é pepino do Ispaine. É, Ispaine, se segura que eu quero ver, como diria Galvão Bueno ;-)
 
Vou discordar de grande parte do pessoal: achei a capa super criativa. O Thiago, o editor, havia me mostrado uma versão "primária" uns tempos atrás, confesso que a reação imediatamente foi: poxa, meio vazio... e até entendo: pois é branco. O branco parece que fica meio vazio, e acho que isso que está "incomodando" o pessoal. Mas vendo "ao vivo" percebe-se a sutileza, a criatividade. Gostei especialmente do selo "Com assistêcnia de Christopher Tolkien", isso não pode sair da capa.
 
Só pode ser brincadeira, o que vale é o que esta dentro mas convenhamos que isto não é nada atrativo.
O que é esse imenso espaço em branco na capa de um livro como este?
Não faz sentido, e essa tentativa de comparar a capa a um envolope e o selo em cima também foram muito infelizes.
Confesso que depois de tanto barulho no fandom nacional por este livro esperava algo mais elaborado para esta capa.
...
 
Ispaine/Estus disse:
Então talvez eu deva esperar mais alguns meses para lançar o livro. Para elaborar a capa melhor.
Também não é assim, né mesmo? Nenhum comsimidor tem a obrigação de ouvir isso do cara que quer vender. :roll:

Tudo bem que todos entendemos que dá trampo danado editorar um livro, etc e mais etc... Mas como compradores (ou futuros compradores) nos cabe algumas observações (creio que foi exatamente isso que o Cisne pediu no primeiro post).

Claro que o que importa é o conteúdo, whatever, mas que a capa atual, no geral, pelos posts aqui do tópico mesmo, ficou meia boca segundo a visão dos fãs, ficou.

É aquele negócio né... tô falando como consumidor e como fã que esperava algo mais tcham. E não enxerguei tanta criatividade ali, IMO.

E não vai ter o nome do Gabriel como tradutor, etc?
 
Gostei da capa!
Se disseram que a capa foi feita em dez minutos a original foi feita em cinco, é apenas uma foto com o nome, já a edição brasileira tem um conceito, uma idéia. O selo é a capa original, para os que tanto gostam desta. E o carimbo é em referência muito bacana, que só quem curte mesmo Tolkien conhece (o desenho do selo é do próprio Tolkien mostrando como seria a coroa de Gondor).
O problema é que todo mundo é muito tradicional e não está acostumado com o branco de fundo.
E a frase é bom ter mesmo, vendendo mais, quer dizer que teremos mais publicações brasileiras a respeito de Tolkien e fantasia em geral.
 
Ai, meu Eru Ilúvatar... acho que eu criei um monstro :-(

Confesso que, quando pedi opiniões, não achei que a resposta fosse ser tão negativa, pelo contrário. Mas eu peço a todos o benefício da dúvida. Faz uma diferença BRUTAL ver a capa num arquivo e a capa impressa. Trust me, tem um efeito completamente diferente - e interessante - quando no papel.

E, once more - em design gráfico, muitas vezes, menos é mais. Tenho certeza de que um samba do crioulo doido de elaboração não ajudaria em nada.
 
Alassë Seas disse:
Gostei da capa!
Se disseram que a capa foi feita em dez minutos a original foi feita em cinco, é apenas uma foto com o nome, já a edição brasileira tem um conceito, uma idéia. O selo é a capa original, para os que tanto gostam desta. E o carimbo é em referência muito bacana, que só quem curte mesmo Tolkien conhece (o desenho do selo é do próprio Tolkien mostrando como seria a coroa de Gondor).
O problema é que todo mundo é muito tradicional e não está acostumado com o branco de fundo.
E a frase é bom ter mesmo, vendendo mais, quer dizer que teremos mais publicações brasileiras a respeito de Tolkien e fantasia em geral.
A questão é que eu, pelo menos, não estou comparando com a Capa da Edição Inglesa.

Apesar dessa, apesar de vocês não acharem "conceitual", encher muito mais os olhos.

É aquela história, um trabalho conceitual nem sempre é um trabalho bonito e apropriado ao Comércio.
 
Lordpas disse:
E não vai ter o nome do Gabriel como tradutor, etc?

Claro que vai, onde geralmente aparece o nome do tradutor: dentro do livro, no mesmo lugar onde apareceu meu nome no Curso de Quenya, por exemplo.

Acontece de ter nomes de tradutores em capas? Acontece, mas realmente não é a prática comum. Além do mais, neste caso em particular a coisa fica complicada: já há três nomes diferentes na capa: J. R. R. Tolkien, Humphrey Carpenter e Christopher Tolkien. Já está "poluído" o suficiente, hehe.

Quanto à capa: muita calma nesta hora. Ao reclamarem, aproveitem o espaço para sugestões de possíveis melhorias, e não simplesmente para atirar pedras. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo