• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em experimento secreto, Facebook manipula emoções de usuários

Ana Lovejoy

Administrador
Um estudo detalhando como o Facebook manipulou secretamente o feed de notícias de aproximadamente 700 mil usuários com o objetivo de avaliar o "contágio emocional" desencadeou revolta na rede social.

Durante uma semana em 2012 o Facebook manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como isso afetou o seu humor.

O estudo, conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência (http://www.pnas.org/content/111/24/8788.full.pdf).

Os pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.

Observou-se que os usuários que tiveram o feed manipulado utilizaram palavras positivas ou negativas dependendo do conteúdo ao qual foram expostos.

fonte

tumblr_lnlhhno1GZ1qcteg9o1_500.gif
 
o que me chamou a atenção não foi a parte sobre o que o facebook fez com os dados, grimnir. acho que hoje em dia ter uma conta em rede social e não saber o que eles ganham com os dados que acabamos fornecendo vai além da inocência (para manter a dose de eufemismo em dia). o que me chamou a atenção foi o resultado do experimento em si, o que dá muito para se pensar sobre a influência que ferramentas como o facebook podem ter sobre as pessoas (e modos como eles podem tirar proveito disso). ainda não li o artigo porque vi a notícia agora cedo, mas fiquei bem curiosa e quero ver exatamente o que são as tais das "palavras negativas e positivas" que falam ali, até para ter ideia da real medida dessa influência no humor das pessoas que noticiaram ali. =]
 
Em uma entrevista ao que se atribui ser a primeira blogueira do Brasil (o blog White Noise), que na época fazia parte de um tipo de webring, comentava que por vezes o blog dela era na verdade mais interessante para ela que para os outros.

De lá para cá houve a explosão da internet e é como se tivessem enfiado as "casas virtuais pessoais" em um condomínio gigante de massa, que na verdade não se tornou mais amplo e sim mais apertado, aonde as pessoas se acotovelam para manter a atenção viva, parecido com a Kowloon City na China aonde viviam dezenas de milhares de pessoas e que comenta-se fora interditada.

Alguns dizem que aquela cidade se comportou como um experimento social único de um pedaço de chão urbanizado sem paralelo e sem lei.

Dali de dentro emergiam situações imprevisíveis e explosivas a partir de um labirinto hipnótico que sugava para o transe diário. E semelhante ao facebook havia todo tipo de pessoa, daqueles que não sentiam nada aos que sentiam muito, sugestionáveis e não sugestionáveis.


OIpdIl.jpg




hallwayandwater.png
 
De lá para cá houve a explosão da internet e é como se tivessem enfiado as "casas virtuais pessoais" em um condomínio gigante de massa, que na verdade não se tornou mais amplo e sim mais apertado, aonde as pessoas se acotovelam para manter a atenção viva, parecido com a Kowloon City na China aonde viviam dezenas de milhares de pessoas e que comenta-se fora interditada.

É a favelização do feicebuque. Por essas e outras que não uso mais. É uma favela virtual mesmo, e ainda por cima, tem gente te "estudando". Ninguem merece.
 
É a favelização do feicebuque. Por essas e outras que não uso mais. É uma favela virtual mesmo, e ainda por cima, tem gente te "estudando". Ninguem merece.
Menos, moça. Por que usar favela com uma carga pejorativa dessa? Como se favela fosse uma bagunça e num condomínio privado fosse um paraíso. Se você notar no texto, na parte que você citou, o autor usa inclusive a palavra condomínio.
 
Menos, moça. Por que usar favela com uma carga pejorativa dessa? Como se favela fosse uma bagunça e num condomínio privado fosse um paraíso. Se você notar no texto, na parte que você citou, o autor usa inclusive a palavra condomínio.

Ok, patrulha, entendi o recado. Substitua a palavra "favela", por "Comunidade" no meu texto. É o politicamente correto do momento, não? Eu as vezes chuto alguma sensibilidade, sou meio direta demais, me desculpe. E a comparação do Akira foi certeira.
E eu não citei condomínio privado, porque pra mim é comunidade tambem, só que bem maquiada. Mas o tal condomínio chinês é do babado, né não? Ou era. Parecia um que tinha aqui em SP, que eu não lembro o nome, mas era no mesmo estilo.
Mas de qualquer forma, feicebuque pra mim, no more.
 
Ok, patrulha, entendi o recado. É o politicamente correto do momento, não?
Quando alguém usa essa expressão eu vejo como choro de criança mimada. Tadinha! Nem pode mais ser elitista. Com a palavra "patrulha" você quis dizer que eu estou dando uma ordem? Só dei uma sugestão pra não depreciar uma realidade diferente da sua. Não sou moderador, aceito a punição caso achem que eu agi como um.

É tão difícil respeitar? Mas pode me chamar de Politicamente Correto, tendo em vista o outro lado eu aceito como um enorme elogio e com um sorriso no rosto. :)

Há hipocrisia em quem concorda com sua reclamação, mas não quis brigar com você, só quis dar um conselho. Não deprecie quem mora num lugar diferente de você! ;)

thranduil.gif


Mas não quero desvirtuar o tópico ainda mais.
 
Quando alguém usa essa expressão eu vejo como choro de criança mimada. Tadinha! Nem pode mais ser elitista.
Se vê logo que a gente não se conhece.
Com a palavra "patrulha" você quis dizer que eu estou dando uma ordem?
Não, é patrulha ideológica mesmo. Aprendi com os malas do PSOL e assemelhados (sou PT, então imagina...) da UNE, e enfim, achei uma aplicação prática para o termo.

Enfim, tempestade num copo d'agua, porque eu não achei que vc estava brigando comigo. Voce tem direito de expor suas ideias, eu lido bem com o contraditório, inclusive pedi desculpas por ter ferido alguma sensibilidade.

No entanto, cabe ressaltar aqui, que eu acho que favela não é um lugar legal mesmo, e acho ainda que a existencia dessas comunidades é uma vergonha, porque ninguém deveria ser obrigado a morar num lugar assim. Numa sociedade justa, não existiriam barracos. Ao contrário de ser elitista, eu acredito na divisão igualitária de renda e recursos.
É uma pena que meu senso de humor seja um pouco ácido demais, desculpe. Mas escrever não é como falar.

E agora chega, porque voce usou um golpe baixíssimo colocando um gif do Thranduil pra me distrair e não escrever coisa com coisa. Logo esse gif, ma-ra-vi-lho-so!!!:babar: Ok, me desorientou com sucesso.:p
 
sou PT, então imagina.

Uma camarada? Não sou PT, não sou filiado, mas sou afim desse governo.

No entanto, cabe ressaltar aqui, que eu acho que favela não é um lugar legal mesmo, e acho ainda que a existencia dessas comunidades é uma vergonha, porque ninguém deveria ser obrigado a morar num lugar assim. Numa sociedade justa, não existiriam barracos. Ao contrário de ser elitista, eu acredito na divisão igualitária de renda e recursos.
É uma pena que meu senso de humor seja um pouco ácido demais, desculpe. Mas escrever não é como falar.

Então fui eu quem entendeu errado. Me desculpe a srta.

E agora chega, porque voce usou um golpe baixíssimo colocando um gif do Thranduil pra me distrair e não escrever coisa com coisa. Logo esse gif, ma-ra-vi-lho-so!!!:babar: Ok, me desorientou com sucesso.:p
Devo dizer que eu tinha em mente uma reverência, mas seu ídolo é tão diva que não se rebaixaria tanto. Esse gesto é o mais próximo disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo