1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Em Estado de Memória – Tununa Mercado

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 1 Mai 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    A escritora argentina Tununa Mercado (1939-) encarna hoje a própria idéia de fugitivo (ou exilado, como se costuma dizer, num tom mais diplomático) de um regime ditatorial na América Latina e que agora permanece como sobrevivente. Ou melhor, e muito pelo contrário: ela desencarna essa idéia. Ao invés de voltar para receber o lugar de prestígio que os militares tinham impedido de assumir antes – isto é, cátedras universitárias, ministérios e secretárias, ou ainda mais – como muitos ganharam ou quiseram, Tununa permanece em um outro lugar, mesmo que resida em Buenos Aires.

    Seu principal livro é bastante difícil de ser encontrado em espanhol; não se alinha a nenhum dos grupos literários centrais da literatura argentina pós-ditadura e mesmo a Wikipedia só lhe reserva um breve artigo – em alemão! Talvez esse seja o destino que o nosso tempo queira lhe conferir: ao invés de uma escritora, uma escritora ficcional, uma autora de ficção.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar