1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elwë Manto-Cinzento e o manto da comitiva.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Menegroth, 14 Jul 2006.

  1. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Não sei se isso pode ser uma viajem minha ou até mesmo se isso já foi comentado aqui no fórum (dei uma procurada e não achei nada) mas teria alguma ligação de Elwë Singollo (Manto-cinzento) com o manto em que Galadriel deu para os membros da comitiva?

    Tentei procurar saber porque Elwë era chamado de Manto-Cinzento (se era por causa de uma capa que vestia ou pro causa do cabelo ou por outra coisa) mas não achei.

    Ai me veio na cabeça exatamente o manto que a comitiva usava. Tem alguma relação ou é melhor eu voltar a tomar meus remédios????:doido:
     
  2. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Galadriel viveu em Doriath na 1a era. Se não me engano, depois que Doriath foi destruída, os remascentes dos elfos daquele reino ficaram sob sua liderança e de Celeborn. Então provavelmente, é daí que vem a arte de fazer aqueles mantos. Vc não ficou doido não. :)
     
  3. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Ahh tá...
    Então Elwë utilizava mesmo um manto e ele tinha a finalidade (consciente ou inconsciente) de torná-lo "invisível".
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Acho que não. Pois o manto que a Sociedade usava mudava ligeiramente de tonalidade consoante o ambiente circundante, sendo nisso que se baseavam as suas capacidades de ocultação. Assim, ele é descrito como cinzento em alguns vezes, por exemplo quando Frodo e Sam estão no Emyn Muil, pois estão rodeados de rochas; em outras alturas é descrito como tendo adquirido cores esverdeadas, por exemplo quando Aragorn, Legolas e Gimli se escondem dos cavaleiros nas planícies de Rohan.

    Poderia ser que os elfos de Lothlórien tivessem adaptado o hábito de usar mantos Cinzentos, que poderia ter sido iniciado em Doriath como uma homenagem ao seu rei (não há nada que indique isto), uma vez que Galadriel até viveu lá um tempo. No entanto, não penso que seja o caso.

    E quanto à origem do apelido de Thingol, penso que não há explicações directas sobre isso, embora seja seguro concluir que se diferenciava por usar um manto-cizento, e daí surgiu o nome. =]
     
    Última edição: 14 Jul 2006
  5. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Opá..agora temos duas respostas... Na minha opinião... acho que o manto da comitiva deriva sim do manto de Elwë (se pensarmos que o nome vinha do fato de usar um manto)... até pelo fato de ter "sumido" por um temp quando encontrou Melian... Enfim...to me baseando nisso porque acabei de reler essa parte do Silma... mas procurei e nada sustenta essa afirmação, mas também não há desmente... mas o fato de Galadriel ter morado Em Doriath ajuda...
     
  6. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Não sei se ajuda muito, mas o apelido de Elwë surgiu ainda em Cuiviénen quando despertaram. Arrisco o palpite de que como era irmão gêmeo de Olwë, os Teleri pegaram alguma característica para diferenciá-los, nesse caso o manto cinzento de Elwë. É só um chute que estou dando.
     
  7. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Pelo visto tem relação sim, mas Gardenal vai bem de vez em quando, principalmente quando acaba o seu Valium.:mrgreen:
     

Compartilhar