• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elu Thingol

Antes de mais nada tenho que dizer que concordo com Finrond, Thingol não seria nada se não fosse por Melian, se ele não tivesse encontrado com ela na floresta ou teria se perdido ou teria encontrado os noldor e guiado os teleri para Valinor.

Mas sobre o tema do tópico, acho que além de Thingol ser exclusivista, como já foi afirmado e reafirmado aí em cima, não só com homens mas também com elfos, Thingol é como qualquer pai que quer o melhor para sua filha. O problema é que ninguém está a altura na visão dele, pq ele mesmo se considera quase um maiar(por ter Melian ao seu lado). Qualquer pai(até mesmo um homem mortal) faria cara feia para Beren, que estava perdido e maltratado, um mendigo praticamente. Mas com a promessa de Beren, Thingol viu que homens podiam ter valor, e que Beren não era um qualquer. E além da promessa, ele percebeu que nada deteria o amor de Lúthien por Beren. Na verdade essa atitude pode ser considerada inesperada, andaram comparando com o caso de Elrond, mas Elrond na verdade já sabia que aquilo um dia ia acontecer e tinha pelo menos o consolo de ver Sauron derrotado e que Arwen viveria como uma rainha, enquanto Thingol estava cedendo sua preciosa filha a um homem que praticamente não tinha nada a não ser a própria vida e o amor por Lúthien. Acho que Thingol parece ter meio que "amolecido" em relação aos homens depois de conhecer Beren e seus valores.
 
Em primeiro lugar Eldarwen, você se esqueceu que Thingol "deu" sua filha em troca das Silmarils. Isso era bastante a convence-lo que valia a pena trocar sua filha e fazê-la casar com um homem desconhecido e em troca obter as jóais cobiças por todos. Você estão pintando Thingol como um anjinho. Tanto que Beren riu ao ouvir a proposta de Thingol, pois achava que ele pediria muito mais por sua filha. Se todos foram dominados pelas jóias de Fëanor, não vejo porque Thingol tenha escapado disso.

Elrond... é verdade que Elrond tinha consolo ao saber que sua filha estaria casada com o maior dos reis. Mas, não foi por pouca objeção que ele aceitou o amor dos dois. Isso está claramente nos apêndices:

"- (...)Mas mesmo se não fosse o caso, e o coração dela se voltasse na direção do seu, eu ainda me sentiria triste por causa do destino que nos foi imposto. "
 
Heceldamar disse:
Em primeiro lugar Eldarwen, você se esqueceu que Thingol "deu" sua filha em troca das Silmarils. Isso era bastante a convence-lo que valia a pena trocar sua filha e fazê-la casar com um homem desconhecido e em troca obter as jóais cobiças por todos. Você estão pintando Thingol como um anjinho. Tanto que Beren riu ao ouvir a proposta de Thingol, pois achava que ele pediria muito mais por sua filha. Se todos foram dominados pelas jóias de Fëanor, não vejo porque Thingol tenha escapado disso.

Infelizmente tenho que discordar em algumas coisas Heceldamar. Thingol não "deu" a filha em troca das Silmarils. Na verdade ele enviou o Beren em uma "missão suicida", já que ele, em seu desprezo na época pelo humanos, duvidava que Beren fosse conseguir algo que nem os Senhores Élficos conseguiram em toda a Primeira Era.
E outra coisa, pelo o que você escreveu, parece que Lúthien era contrária a se casar com o Beren, e que o Thingol estava forçando ela a se casar, quendo era justamente o contrário, ele que era contrário ao casamento e impos uma condição quase impossível de ser realizada para autorizar o casamento de ambos. E lembre-se que o "feitiço" das Silmarils só afetava aqueles que as tivessem visto, coisa que o Thingol ainda não tinha feito. Ele mandou o Beren trazer as Silmarils mais para se livrar dele, não porque ele desejasse possuí-las na época.
 
Heceldamar disse:
Em primeiro lugar Eldarwen, você se esqueceu que Thingol "deu" sua filha em troca das Silmarils. Isso era bastante a convence-lo que valia a pena trocar sua filha e fazê-la casar com um homem desconhecido e em troca obter as jóais cobiças por todos. Você estão pintando Thingol como um anjinho. Tanto que Beren riu ao ouvir a proposta de Thingol, pois achava que ele pediria muito mais por sua filha. Se todos foram dominados pelas jóias de Fëanor, não vejo porque Thingol tenha escapado disso.

[/i]

Bueno...

Sou de opinião contrária à sua, Heceldamar.

Penso que, no momento em que Thingol estipulou que para que Beren se casasse com Lúthien ele precisava lhe trazer ao menos uma Silmaril, passava pela sua cabeça que este era um desafio impossível para o homem. Ele não acreditava (e talvez nem mesmo Lúthien acreditasse) que seria possível para Beren apanhar uma das Silmarils da coroa de Morgoth. Das duas, uma: ou Beren iria desistir ou iria morrer tentando.

Somente depois, na posse da Jóia, é que ele se deixou fraquejar pela cobiça.
 
=Bregalad= disse:
Heceldamar disse:
Em primeiro lugar Eldarwen, você se esqueceu que Thingol "deu" sua filha em troca das Silmarils. Isso era bastante a convence-lo que valia a pena trocar sua filha e fazê-la casar com um homem desconhecido e em troca obter as jóais cobiças por todos. Você estão pintando Thingol como um anjinho. Tanto que Beren riu ao ouvir a proposta de Thingol, pois achava que ele pediria muito mais por sua filha. Se todos foram dominados pelas jóias de Fëanor, não vejo porque Thingol tenha escapado disso.

Infelizmente tenho que discordar em algumas coisas Heceldamar. Thingol não "deu" a filha em troca das Silmarils. Na verdade ele enviou o Beren em uma "missão suicida", já que ele, em seu desprezo na época pelo humanos, duvidava que Beren fosse conseguir algo que nem os Senhores Élficos conseguiram em toda a Primeira Era.
E outra coisa, pelo o que você escreveu, parece que Lúthien era contrária a se casar com o Beren, e que o Thingol estava forçando ela a se casar, quendo era justamente o contrário, ele que era contrário ao casamento e impos uma condição quase impossível de ser realizada para autorizar o casamento de ambos. E lembre-se que o "feitiço" das Silmarils só afetava aqueles que as tivessem visto, coisa que o Thingol ainda não tinha feito. Ele mandou o Beren trazer as Silmarils mais para se livrar dele, não porque ele desejasse possuí-las na época.

Thingol odiava Beren. Isso vem dos lábios do própio Finrod:

"- Está claro que Thingol deseja sua morte"

Eu discordo que Thingol mandou Beren só para se livrar dele. O "feitiço" das Silmarils era a cobiça máxima, algo como a do Anel, mas isso não signifca que quem não a tivesse visto não ficaria tentada por ela. Pense numa granada em forma de jóia. Qualquer um fica tentado. E Thingol não é exceção:

"- (...)Veja bem ! Eu também desejo um tesouro que não me é concebido."
 
Bueno...

Thingol desejava as Silmarils? Claro, todos as desejavam. Eram jóias raríssimas, de incalculável valor. Mas existe muita diferença entre desejo e cobiça.

Mas não é por isto que ele arriscaria, por exemplo, uma expedição para tomá-las de Morgoth.

Por isso, penso que Thingol ainda não havia sido tomado pelos encantos das Silmarils. Se Beren conseguisse terminar sua Demanda, ótimo. Provaria ser um homem de valor, apto para se casar com Lúthien e Thingol estaria na posse de um dos maiores tesouros da Terra-Média. Se Beren não conseguisse, tanto melhor.

Penso que, naquele momento, o ódio de Thingol superava qualquer desejo que ele tivesse de possuir as Silmarils. Por isso o enviou ao encontro de Morgoth. Para que lá o homem encontrasse sua morte.
 
Faço de minhas palavras as suas Lathspell, não poderia ter explicado melhor! :clap:
Heceldamar disse:
Eu discordo que Thingol mandou Beren só para se livrar dele. O "feitiço" das Silmarils era a cobiça máxima, algo como a do Anel, mas isso não signifca que quem não a tivesse visto não ficaria tentada por ela. Pense numa granada em forma de jóia. Qualquer um fica tentado. E Thingol não é exceção:
Acho que vc está ligeiramente enganado neste ponto Heceldamar, ao comparar as Silmarils com o Anel. A tentação do Um Anel estava ligado ao fato de que ele poderia ser utilizada como instrumento de dominação (de quem estivesse usando os outros anéis e de seres com vontade mais fraca) por um poderoso que o estivesse usando. Isso e também a grande malícia que o Saruon incutiu dentro do Anel, malícia essa que 'tentava' qualquer um que olhasse para o Anel. por isso que Gandalf evita ao máximo olhar/entrar em contato com o Anel.
Já as Silmarils não foram feitas como instrumento de dominação e de guerra. Elas só possuíam a Luz das Duas Árvores e grande beleza. Tudo bem que a Luz das Silmarils incomodava seres com disposição maligna e queimava se eles tocassem elas , mas dificilmente isso seria um instrumento efetivo de batalha. Eu acho que o motivo que levava aqueles que às visse passasem a ter um desejo insano te tê-las era, mais do que a simples beleza e o poder que elas possuíssem, devido à condenação/maldição de Mandos.
 
Concordo com o que Bragalad e Láthspell disseram.

Só não entendi o Bregald quis dizer com "devido a condenação/maldição de Mandos". Quer dizer que depois que ele amaldiçoou os noldor, as silmarils também foram afetadas devido ao juramento de Feanor que transbordava de ódio?
 
Eldarwen é como eu disse: é algo que acho, não sei se está certo ou não. Mas como Fëanor (e os Noldor que o seguiram) fez muitas maldades (desobedeceu os Valar, incorreu no Fatricídio, etc) cego pelo desejo insano de reaver as Silmarils, eu acho que quando Mandos impôs a condenação/maldição, as silmarils também foram 'amaldiçoadas', para todos aqueles que as vissem tocassem fossem possuídos pelo mesmo desejo insano que consumiu Fëanor.
Mas pode ser qeu as Silmarils simplesmente fossem tão belas que somente de vê-las a pessoa fosse tomada pela cobiça, se ela possuísse alguma malícia em seu coração. Tando que Beren foi levemente tocado por essa cobiça insana, ao querer se apodera de todas as Silmarils da Coroa de Ferro, e foi só o fato da faca dele ter se quebrado (e a ameaça de Morgoth despertar) que o trouxe de volta à sanidade.
 
=Bregalad= disse:
Faço de minhas palavras as suas Lathspell, não poderia ter explicado melhor! :clap:
Heceldamar disse:
Eu discordo que Thingol mandou Beren só para se livrar dele. O "feitiço" das Silmarils era a cobiça máxima, algo como a do Anel, mas isso não signifca que quem não a tivesse visto não ficaria tentada por ela. Pense numa granada em forma de jóia. Qualquer um fica tentado. E Thingol não é exceção:
Acho que vc está ligeiramente enganado neste ponto Heceldamar, ao comparar as Silmarils com o Anel. A tentação do Um Anel estava ligado ao fato de que ele poderia ser utilizada como instrumento de dominação (de quem estivesse usando os outros anéis e de seres com vontade mais fraca) por um poderoso que o estivesse usando. Isso e também a grande malícia que o Saruon incutiu dentro do Anel, malícia essa que 'tentava' qualquer um que olhasse para o Anel. por isso que Gandalf evita ao máximo olhar/entrar em contato com o Anel.
Já as Silmarils não foram feitas como instrumento de dominação e de guerra. Elas só possuíam a Luz das Duas Árvores e grande beleza. Tudo bem que a Luz das Silmarils incomodava seres com disposição maligna e queimava se eles tocassem elas , mas dificilmente isso seria um instrumento efetivo de batalha. Eu acho que o motivo que levava aqueles que às visse passasem a ter um desejo insano te tê-las era, mais do que a simples beleza e o poder que elas possuíssem, devido à condenação/maldição de Mandos.

A comparação com o Anel só foi em questão de desejo - é claro que as Silmarils não tem poder de combate.

Bem, acho que acabou meus argumentos... mas ainda não me desdobrei... :P


Eldarwen é como eu disse: é algo que acho, não sei se está certo ou não. Mas como Fëanor (e os Noldor que o seguiram) fez muitas maldades (desobedeceu os Valar, incorreu no Fatricídio, etc) cego pelo desejo insano de reaver as Silmarils, eu acho que quando Mandos impôs a condenação/maldição, as silmarils também foram 'amaldiçoadas', para todos aqueles que as vissem tocassem fossem possuídos pelo mesmo desejo insano que consumiu Fëanor.

A maldição obriga que os filhos de Fëanor não permitam que as jóias sejam obtidas por nemhum outro ser a não ser eles, não importa se por isso eles tenham que produzir um genocídio em massa de elfos. Simples, mas letal.
 
n foi maldiçao e sim um juramente maior q tudo q prendia os filhos de feanor a esse objetivo tolo
 
Na minha opiniao, Thingol, nao era um canalha nao... mas sim um pai zeloso, como alguem aqui já mencionou.... era um grande rei, mas que acabou envolvido/seduzido pelas Silmarils e daí veio sua desgraça
 
Fonrond certíssimo

Mas acho que isto se dava devido ao fatricídio cometido pela Casa de Fëanor... Corrijam-me, caso eu esteja enganado, por favor...
exato Aqualondë era a morada dos teleri, elfos da propria hoste de Elwë/ Thingol que chegaram a Aman e ele ficou furioso (como era de se esperar) c/ o assassinaton de seu povo Mesmo que tivesse abandonado a marcha no meio do caminho isso ñ diminuia a ligação deles
 
Se não me engano, qdo as silmarilli foram perdidas, a maldição sobre elas se acabou.
Sim, pois perdeu-se a causa principal que levou à Condenação de Mandos.
Mas sobre Thingol, concordo com Láthspell e Bregalad, no que dizem sobre o modo de agir de Thingol em relação a Beren.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo