• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elrond, o interesseiro.

Éomer

Usuário
Nos Anais dos Reis e Governantes (Apêndices do RDR) há uma conversa entre Aragorn e Elrond, depois que este descobre que Aragorn e Arwen haviam se comprometido:

"Quando Elrond ficou sabendo da escolha da filha, ficou em silêncio, embora seu coração se tivesse entristecido, percebendo que o destino tanto tempo temido não era nada fácil de suportar. Mas quando Aragorn chegou outra vez a Valfenda, chamou-o à parte e lhe disse: "Meu filho, aproximam-se os anos em que a esperança vai desaparecer, e além deles está pouco claro para mim. e agora uma sombra paira entre nós. Talvez assim tenha sido prescrito, que por minha perda o poder dos reis dos homens possa ser restaurado. Portanto, embora o ame, digo-lhe isto: Arwen Undómiel não diminuirá a dádiva de sua vida por uma causa menor. Ela não será a noiva de ninguém que não seja o rei de Gondor e Arnor..."

Quer dizer que se Aragorn fosse um plebeu sem eira nem beira ele não teria o direito de cortejar a filha de Elrond? Se ele tivesse só um barraco em Bree para oferecer e não um palácio, não teria direito a se casar com uma elfa? E o amor onde é que fica?

E vocês, o que pensam disso?
 
Nossa meu.... Você pegou um ponto interessante... Mas vamos rever os fatos, lembre-se que para os elfos a vida "eterna" era muito importante, então, seria natural que um pai como Elrond (famoso por seus atos e pelo seu Status), não "ligar" para o amor, na verdade ele liga, mas não da mesma forma que os humanos... Então ao dizer isso ele queria entre linhas dizer: "Se for pra trocar a vida eterna por alguma coisa, vai ser por algo importante, e PONTO.!
 
É...bem...não sei o que dizer!
Não acho que era interesse nas posses do marido dela e sim pq, como todo pai, ele queria alguém "de valor" pra ela...duvido que ele aprovaria o casamento deles se Aragorn fosse um simples homem e não tivesse sangue élfico!
 
Eu já interpreto de uma outra forma... O que está em jogo não é somente uma filha, por mais bela, mimada ou outra coisa qualquer que seja. O que está em jogo é que Elrond sabia que se a filha ficasse ela teria de abdicar de sua imortalidade.
Ou seja, ele não queria que a filha abrisse mão de toda alegria, tranqüilidade e coisa e tal em Eressëa em troca de um destino incerto num mundo decadente e com um guardião pé rapado ainda por cima. Fora que se Aragorn não fosse rei, provavelmente o mundo, além de decadente, ainda seria tomado pelo mal.
Bom, pelo menos é assim que eu vejo...

100 +

8-)
 
Acho que isso não tem haver com o ponto do Aragorn ser ou não ser um rei. Tem haver com o medo que ele sempre teve em tornar-se um.

Seria como Elrond dizer que apenas o Rei Aragorn teria direito a sua filha, e não o Guardião. Foi um modo de forçá-lo a aceitar o próprio destino, coisa pelo qual ele sempre fugiu.
 
Bem, eu acredito que Elrond tenha deixado claro que só permitiria que sua filha ficasse se fosse por uma causa nobre.

Talvez assim tenha sido prescrito, que por minha perda o poder dos reis dos homens possa ser restaurado.

E em seguida ele conclui:

Arwen Undómiel não diminuirá a dádiva de sua vida por uma causa menor. Ela não será a noiva de ninguém que não seja o rei de Gondor e Arnor..."

Ou seja, Elrond acredita que por maior que seja a sua dor pela perda de sua filha, ele se consola no fato de que ela ajudará a restabelecer o esplendor dos homens (talvez com seu sangue elfico). Pode ser isso.
 
Elrond sabia que o o tempo dos elfos na Terra Média já estava terminando. E ele temia por sua filha, e que as escolhas que ela fizesse lhe provocassem sofrimento. Por isso ele interpelava tanto Aragorn. Não com interesse em nada que ele possuísse, mas para fazê-lo ver e assumir quem realmente era, o herdeiro de Isildur e Rei de Gondor. Arwen estava abdicando da eternidade com seu povo para viver com ele e não era digno da parte dele rebaixá-la a categoria de uma mulher de um Guardião. Ela era a Estrela Vespertina, uma das mais belas de seu povo e digna apenas de reis.
Acho que ele queria apenas que Aragorn parasse de temer o fracasso de Isildur que o assombrava e assumisse seu papel. Só então a escolha de Arwen por ele poderia ser tolerada.
 
Interessante levantamento.

Elrond certamente não importava-se com "interesses" mundanos.
Talvez, esse trecho faça alusão a um pensamento aristocrático, questões de linhagem ou feitos grandiosos.
Não seria pré-conceito, mas talvez fosse a pretensão do destino; E se, fosse a condição que Elrond previra, não dele, mas das esperanças de Arda?

Viajei muito??

abraços!
 
Uau, nunca tinha pensado nisso.
Mas agora que penso, eu acho que o que ele queria dizer era que se Arwen se casasse, e consequentemente escolhesse uma vida mortal teria de ser por uma razão que valesse a pena.

Não que o amor não valha nada ( Elrond dava grande importancia as relações ). Penso que ele não queria que sua filha ficasse com alguem que quisesse viver toda a sua vida exilado, e escondendo o seu verdadeiro "eu".

Tendo em conta que Elrond tinha um grande estatuto, ele queria alguem nobre, e de personalidade suficientemente forte para ter as responsabilidades de um reino, que estivesse ao nível de Arwen, uma elfa de alta linhagem.

É assim que eu interpreto as palavras dele.
 
Quer dizer que se Aragorn fosse um plebeu sem eira nem beira ele não teria o direito de cortejar a filha de Elrond? Se ele tivesse só um barraco em Bree para oferecer e não um palácio, não teria direito a se casar com uma elfa? E o amor onde é que fica?

E vocês, o que pensam disso?


Bah me desculpa pelo que eu vou dizer mas, isso é meio besta. Quer dizer eu sou uma das pessoas que menos gosta do Elrond, mas ele não precisava ser interesseiro, o cara tinha tudo e tava indo para um lugar onde teria mais ainda. Agora coloque-se no lugar dele, tu é um pai, imortal, que ama tua filha, que já perdeu a esposa, que pode ir para um lugar onde nunca mais verá a propria filha. A última coisa que tu quer é que ela se case com um pé rapado que não tenha onde cair morto, ainda mais se ela é uma elfa, princesa, acostumada com tudo do bom e do melhor né?? O Elrond não tava esquentando muito com o amor, e sim com o bem estar da filha dele horas pois...Eu não tiro a razão dele.
Não tem porque ser polêmico, tudo o que ele pensava era justamente por amor a própria filha.
 
Última edição:
Elrond era interesseiro assim como os outros grandes elfos, inclusive esse interesse causou a ascenção de Sauron como O Senhor dos Anéis. Os elfos receberam uma solução vinda de Sauron disfarçado como Annatar, onde ele afirmava saber de um meio para manter a terra e as coisas que os elfos tanto amavam estaticas... Atraves dos aneis do poder, mas isso ja foge do topico...

No caso de Arwen e Aragorn não havia interesse. O quê Aragorn poderia ter que interesasse Elrond? Absolutamente nada, como todos os outros da Terra-Média. Vejo isso mais como uma gentileza de Elrond reconhecendo Aragorn como um grande homem.
 
Acho que essas palavras de Elrond refletiram sua visão quanto ao futuro, afinal, os elfos tinham esse poder. Não acredito que os elfos fossem muito ligados a bens materiais, mas sim à Arda natural, como realmente era. Ele deveria sentir que sua filha estava predestinada a se casar com o rei de Gondor.
 
Acho que essas palavras de Elrond refletiram sua visão quanto ao futuro, afinal, os elfos tinham esse poder. Não acredito que os elfos fossem muito ligados a bens materiais, mas sim à Arda natural, como realmente era. Ele deveria sentir que sua filha estava predestinada a se casar com o rei de Gondor.


Não era uma questão de predestinação Pam, se não ele não teria feito tal imposição. Era puro e simples amor paternal. Não eram bens materiais tão pouco, ele queria ter certeza que a filha estava com alguém que poderia protegê-la, que poderia cuidar dela da forma que ele acreditava que ela merecia e como ele vinha cuidando, para tanto eram necessários os bens materiais. Ele era pai, ninguém poderia criticá-lo nas suas decisões e imposições quanto a Arwen.
 
Acho que essas palavras de Elrond refletiram sua visão quanto ao futuro, afinal, os elfos tinham esse poder. Não acredito que os elfos fossem muito ligados a bens materiais, mas sim à Arda natural, como realmente era. Ele deveria sentir que sua filha estava predestinada a se casar com o rei de Gondor.

Concordo com Pam!!!
Elrond além de ser um elfo, tinha o poder de ver coisas obscuras para outras pessoas, sem falar que era genro de Galadriel a mais bela e poderosa elfa que vivia na TM, creio eu que com isto ele sabia que se Aragorn não se tornasse rei a TM também estaria perdida!!
 
Também vejo pelo lado de que Elrond só disse e pensou isso para encorajar Aragron a "cumprir sua missão" que era tronar-se rei de Gondor...

Se o amado de Arwen não fosse um rei, ele talvez não aceitasse, mas não por causa do "nível" desse amado e sim porque a Terra Média iria ser tomada pelo mal, aí seria muito melhor para Arwen ir para Eressëa do que ficar numa TM devastada...
 
picture.php

Desculpem, gente... Mas não resisti! :lol:

Mas agora falando a sério... Senti nessas palavras que o sentimento real de Elrond era mais o de proteger Arwen. Como a "Era dos Elfos" terminara e todos estavam se retirando da TM, imaginem o que seria para um pai imortal perder um tesouro como Arwen. Ele tinha por ela a mesma paixão possessiva de pai que Thingol tinha por Lúthien - e que todo pai que ama têm por suas filhas.

Acredito que essa interpelação a Aragorn foi mais uma tentativa de intimidá-lo a desistir de Arwen. Mais ou menos como Thingol fez a Beren, quando exigiu dele uma Silmaril: exigem algo realmente impossível de conseguir, para tentar dissuadir seu propósito. Elrond não pretendia "trocar" sua filha por algo, ou obter vantagens: creio que ele quis proteger sua filha de um destino selado e funesto para qualquer elfo, que seria envelhecer e morrer como um humano.

O que nenhum dos dois sogrões - Thingol e Elrond - esperava é que seus genros tomassem o amor por suas filhas como força motriz para a realização desses intentos heróicos e realmente conseguissem!
 
Pelo que explica o texto, Elrond realmente estava preocupado com o futuro da filha, sabia que ela teria que abdicar de sua imortalidade e que poderia colocar tudo a perder, Elrond era um elfo muito sábio e previa que o futuro de Aragorn era libertar os Povos Livres dos braços da Sombra, qualquer pai no lugar dele se preocuparia em deixar a filha se casar com um homem no qual o futuro é enfrentar uma guerra com a Sombra entendem o que quero dizer???
Acho que nao seria interesse dele casá-la com Aragorn porque ele é herdeiro do trono dos reinos de Arnor e Gondor.

Para ele, deve ter contado o amor que a filha sentia para com Aragorn.

Bem acho que é isso.^^
 
Concordo completamente com Seiko-chan. Não acho que Elrond gostaria de ter algum poder sobre o Rei de Gondor e Anor, ele só visava o melhor, o bem para sua filha. Assim como Thingol não (realmente) desejava a Silmarillion; é como se fosse uma provação para os pretendentes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo