• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010

AOs dois principais artilheiros das Eliminatórias são Bolivianos.

Um boliviano "brasileiro" de dupla nacionalidade, já que o Moreno tem sangue brasileiro, já jogou no sub-18 e sub-20 do Brasil, mas como dificilmente teria chance na nossa seleção principal optou pela boliviana.
A Boilivia até que vem de alguns resultados bons... goleada na Argentina e ano passado arrancou um empate do Brasil, mas só não está brigando por vaga porque começou muito mal as eliminatórias.
 
Eu e você não conseguimos. Mas eles são proifissionais altamente capacitados, dedicados a isso (jogar futebol durante 90 minutos). Eu nãosei qual a melhor maneira de enfrentar - uns dizem que é chegar antes, outros que é chegar na véspera, mas eles (comissão técnica) sabem.

Alegar altitude é uma desculpa MUITO esfarradapa a meu ver, é incompetência. Não são um bando de sedentários indo visitar Machu Pichu.
deriel aqui eu sou obrigado (poutz!!) a defender os hermanos.

1) Tenho um amigo que joga tênis, ele foi pra La paz treinar em 2006 por 2 meses (condicionamento fisico mesmo) pq o fisiologistadisse que isso iria ajudar e talz...

O cara SEMPRE foi atleta, sempre se cuidou, corre a São Silvestre desde os 16 anos... e ele falouq eu NUNCA passou tão mal quanto na 1ª semana lá!

O fator condicionamento fisico não é tão fundamental na altitude, é algo mais individual (lembro que o Macedo que jogou no São Paulo não sentia nada, já o Muller quase morria!)


2) Que seleção tem TEMPo pra chegar 1 semana antes e se aclimatar?

3) Independente disso... o negócio é sacanear argentino sem aprar até o fim dos tempos!
 
Eu e você não conseguimos. Mas eles são proifissionais altamente capacitados, dedicados a isso (jogar futebol durante 90 minutos). Eu nãosei qual a melhor maneira de enfrentar - uns dizem que é chegar antes, outros que é chegar na véspera, mas eles (comissão técnica) sabem.

Alegar altitude é uma desculpa MUITO esfarradapa a meu ver, é incompetência. Não são um bando de sedentários indo visitar Machu Pichu.

Mas eles jogam contra outros atletas com alto nível de preparo. Logo, na mesma condição faz diferença sim. Se não fizesse a Bolívia não teria classificado em 94 apenas com vitórias dentro de casa. De novo, jogar lá não quer dizer derrota muito menos explica tomar 6 gols mas que atrapalha e muito atrapalha.
 
Eu continuo achando besteira. Se fosse assim a Bolívia se classificava pra todas as copas :P
 
Não foi o próprio Maradona que chegou a fazer uma campanha a dizer que não havia problema em jogar em altitude quando a FIFA queria proibir os jogos a grande altitude, chegando mesmo a fazer um jogo amígavel em La Paz?

Então se o próprio seleccionador argentino é defensor de que não há problema em jogar em altitude, acho que os argentinos deviam logo descartar essa "desculpa"!
 
Os países de altitude sempre foram inferiores tecnicamente, mas quando eles conseguem ter uma seleção de um nivel razoável como foi o Equador nas duas últimas copas, eles sempre se classificam ganhando a maior parte dos pontos em casa e Brasil e Argentina não tem vida facil Aí a altitude passa a favorecer eles compensando o desnivel técnico em relação a uma seleção tecnicamente mais forte.
A Colômbia é uma que não vem mais conseguindo classificação porque desde o fim da geração Asprilla, Valderrama e Rincón ainda não conseguiu ter uma seleção competitiva. Na hora que conseguir vai ganhar a maior parte dos jogos em casa também.
 
Última edição:
... assim como todas as seleções que se classificam mas que não jogam em altitude: ganham a maior parte dos pontos em casa.

Tese furada.
 
.
Tese furada.
Não é porque eles nunca precisaram ter um time do nivel digamos da metade do Brasil pra isso.. o que só comprova o quanto a altitude favorece sim quando eles tem um time bem arrumadinho e razoável.
Alias Once Caldas e LDU na Libertadores que o digam.. e se brasileiros e argentinos não abrirem os olhos esses times fuleira ainda vão ganhar mais.
 
Última edição:
A goleada sofrida pela Argentina na Bolívia (6-1) continua a dar que falar. Embora Diego Maradona mantenha a convicção de que a altitude não tem influência, há outros elementos do «staff» que têm opinião contrária.

«Jogar em tais condições é um risco para a integridade dos jogadores. Um dia vai morrer alguém, e quando isso acontecer, vamos ver quem assume a culpa», disse Fernando Signorini, preparador físico da selecção argentina.

O adjunto de Maradona diz mesmo que aconteceram «coisas estranhas» no jogo de La Paz, cidade situada a 3600 metros de altitude. «Não é normal o Messi marcar um livre e parecer um principiante, nem o Angeleri dar um pontapé e passar a quarenta metros da baliza», disse Signorini, que deu ainda um exemplo pessoal: «Quando cheguei ao estádio, subi umas escadas com 21 degraus e a minha pulsação chegou aos 110, quando normalmente atinge os 70

Realmente se tal é verdade é um risco jogar a esta altitude, logo a FIFA devia interditar estes campos...
 
blábláblá

Se eles tivessem ficado no hotel ao invés de ter ido a festinhas (aposto que fizeram isso) também ajudava.

E todo mundo fala como se fosse uma surpresa os efeitos da altitude, coisa desconhecida e "imprevista". Fala sério.
 
altitude faz alguma diferença sim, mas não é ao ponto de justificar a goleada. não eram pessoas comuns no gramado, eram jogadores de futebol profissionais, cuja vida é basicamente treinar e estar com condicionamento físico apropriado.
 
Eu continuo achando besteira. Se fosse assim a Bolívia se classificava pra todas as copas :P

Po Deriel, suas justificativas estão tão simplistas que fica até difícil argumentar.

É obvio q altitude não garante a vitória, oq não quer dizer q não ajuda. É igual ter jogador expulso no 1o minuto. Obviamente atrapalha, mas as vezes a qualidade do time é tão superior que isso não impede a vitória.

Por isso a Bolívia, qdo conseguiu um time não horroroso(como o de 94 q tinha o Etcheverry) conseguiu classificar enquanto o dos outros anos que eram horrendos não.
 
Última edição:
Não é simplista, pelo contrário. Simplista é afirmar coisas como "time da altitude fez mais pontos em casa e se classificou" ou "altitude nos surpreendeu". Isso que é absurdamente simplista e mesmo ridículo, como no caso da primeira frase.

Todos os times da América do Sul jogam na altitude, seja por campeonatos de Clubes, Amistosos ou Regionais de Seleções há mais de seis décadas. Estou deixando por seis décadas mas é mais. Não há nada de novo, inovador, inesperado ou surpreendente na altitude. Todo mundo sabe quando vai jogar na altitude e quais são os efeitos da mesma - e quais as melhores maneiras de não cair vítima dela (esquecer a correria e apostar no cadenciamento).
Cito:

"(...) nos jogos de futebol em La Paz, por exemplo, os jogadores chegam horas antes do jogo. Assim, o efeito da altitude só é sentido após a partida", define o professor Luciano Capelli, da Unifesp.

Obviamente que algumas das seleções de altitude (Equador, Bolívia e Colômbia) vão se classificar em algum momento para alguma Copa e a razão principal disso não é a altitude, são bons times, como você mesmo expressou - tendo bom time na altitude se classifica. Mas tendo bom time ao nível do mar também se classifica.

Altitude é um fator secundário nas eliminatórias e usado muito mais como boi de piranha pra seleções incompetentes e desleixadas (não excluo o Brasil) do que com o fator real de definição de partidas.
 
Última edição:
O curioso e até intrigante disso tudo é que se a altitude não fizesse um mínimo de diferença.. como se explica por exemplo..

Na Colômbia... o América da cidade de Cali (baixa altitude) super tradicional já fez 4 finais de Libertadores com ótimos times, tem uma das maiores torcidas do pais, mas o Once Caldas que sempre foi considerado um time pequeno lá... mas que joga na altitude na unica final que disputou com um time limitado superou 3 dos melhores times sulamericanos do inicio desta década.. o Santos de Robinho, o S. Paulo que seria campeão do mundo ano seguinte e o todo poderoso Boca Jrs do Carlos Bianchi, até então imbatível até aquele momento.

No Equador.. o tradicional Barcelona de Guayaquil (baixa altitude) que tem um estádio muito bom e se não me engano é a maior torcida de lá, ja fez 2 finais de Libertadores e não teve sucesso. Aí vem uma LDU da vida que nunca tinha sido nada por lá, com um time razoável reforçado com a altitude de Quito consegue dar um vareio no Fluminense e depois faturou o título inédito.

No Peru... também os times mais tradicionais a nivel do Mar como Sporting Cristal, o Universitário e o Alianza Lima já fizeram algumas semifinais e até finais... mas nunca conseguiram nada. Aí o super modesto Cienciano da cidade de Cuzco naquela altitude infernal consegue faturar uma Copa Sulamericana e uma Recopa.. glórias que o futebol daquele pais nunca teve com times mais populares.

Ai fica a pergunta.. será que esses times pequenos.. que trouxeraram as glórias que seus paises nunca tiveram teriam o mesmo destino se não jogassem na altitude??
 
Última edição:
É claro que a altitude tem alguma influência sim, não contesto isso de forma alguma. O que eu não concordo é em pelno ano 2009 usarem a altitude como desculpa, como se fosse um fator surpreendente ou imprevisível.
 
O curioso e até intrigante disso tudo é que se a altitude não fizesse um mínimo de diferença.. como se explica por exemplo..

Na Colômbia... o América da cidade de Cali (baixa altitude) super tradicional já fez 4 finais de Libertadores com ótimos times, tem uma das maiores torcidas do pais, mas o Once Caldas que sempre foi considerado um time pequeno lá... mas que joga na altitude na unica final que disputou com um time limitado superou 3 dos melhores times sulamericanos do inicio desta década.. o Santos de Robinho, o S. Paulo que seria campeão do mundo ano seguinte e o todo poderoso Boca Jrs do Carlos Bianchi, até então imbatível até aquele momento.

No Equador.. o tradicional Barcelona de Guayaquil (baixa altitude) que tem um estádio muito bom e se não me engano é a maior torcida de lá, ja fez 2 finais de Libertadores e não teve sucesso. Aí vem uma LDU da vida que nunca tinha sido nada por lá, com um time razoável reforçado com a altitude de Quito consegue dar um vareio no Fluminense e depois faturou o título inédito.

No Peru... também os times mais tradicionais a nivel do Mar como Sporting Cristal, o Universitário e o Alianza Lima já fizeram algumas semifinais e até finais... mas nunca conseguiram nada. Aí o super modesto Cienciano da cidade de Cuzco naquela altitude infernal consegue faturar uma Copa Sulamericana e uma Recopa.. glórias que o futebol daquele pais nunca teve com times mais populares.

Ai fica a pergunta.. será que esses times pequenos.. que trouxeraram as glórias que seus paises nunca tiveram teriam o mesmo destino se não jogassem na altitude??
Concordo com quase tudo, mas vareio não foi não. Foi 4x2 po.

Jogos de ida das finais da Copa Libertadores da América 2008
25.06 - 19:50 (21:50)
bandeira-equador.gif
LDU Quito 4 x 2 Fluminense
bandeira-brasil.gif


Jogos de volta das finais da Copa Libertadores da América 2008
04.06 - 21:50 (21:50)
bandeira-brasil.gif
Fluminense 3 (1) x 1 (3) LDU Quito
bandeira-equador.gif


Na etapa final não vale a regra da vantagem do gol fora de casa. O Fluminense venceu por 2 gols de diferença e teve de decidir a Copa Libertadores da América de 2008 nos pênaltis.
 
É claro que a altitude tem alguma influência sim, não contesto isso de forma alguma. O que eu não concordo é em pelno ano 2009 usarem a altitude como desculpa, como se fosse um fator surpreendente ou imprevisível.
Deriel realemnte falar que "não sabia" ou que se "surpreenderam" é demais, PORÉM tem um fatopr que pode mudar um pouco isso: clubes tem tempo de se preparar, chegar antes... Seleções (sul americanas em especial) não.

Como eu disse: em 92/93 o São Paulo parava tudo pra descobrir quais joagdroes sentiriam, quais não sentiriam, chegava antes ou em cima da hora... hava planejamento e tempo. NESSE ponto, e só nesse ponto, as Seleções podem usar como desculpa a altitude.

E repito: é fato comprovao que não importa se oc ara é atleta profissional ou não, organismos reagem de modo diferente na altitude (exemplo bom é Cafu e Palhinha/Macedo.)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo