• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elijah Wood jura: Frodo e Sam NÃO são gays

É, tanto encheram o saco do pobre Elijah com a velha suspeita de que Sam e Frodo escorregam no quiabo, dão ré no quibe, mordem fronha, dão bom-dia pra cavalo, beliscam o azulejo...erm, vocês entenderam...que ele teve de desmentir ao site IMDB. Vejam o que ele diz:
(continua)
 
Última edição por um moderador:
Mais profícuo do que discutir se Sam e Frodo eram gays é tentar descobrir qual era o passivo e qual o ativo, justificando sua resposta.
kdE8vR5.jpg
 
Incrível que uma de tantas discussões infindáveis do mundo Tolkien ter parado num sub-fórum nada haver de Comunicados e Tutoriais :lol:
 
  • Haha
Reactions: fcm
Que coisa sem futuro, é obvio que eles não são gays, Sam teve uma cambada de filhos! E que sabe um pouquinho das opiniões pessoais do Tolkien sabe que ele só ouviu falar em homossexualidade dps dos 20 anos, e nunca foi a favor.
As pessoas hoje em dia só conseguem enxergar amor romantico, em TUDO! Nada mais consegue passar verdadeira amizade ou qlqr tipo de amor puro.
E mesmo que houvesse chance ,não aconteceu! Sam se casou teve filhos, Frodo seguiu o caminho solteirão de Bilbo e vida que segue.
 
Mas o Frodo só continuou solteirão justamente porque as leis da Terra-Média naquela época eram atrasadas e não permitiam a união homoafetiva. Já Sam optou pelo mais fácil e aceitou vestir um personagem e performar uma heterossexualidade postiça que lhe dava menos dor de cabeça (os filhos vieram como consequência natural).
 
É, tanto encheram o saco do pobre Elijah com a velha suspeita de que Sam e Frodo escorregam no quiabo, dão ré no quibe, mordem fronha, dão bom-dia pra cavalo, beliscam o azulejo...erm, vocês entenderam...que ele teve de desmentir ao site IMDB. Vejam o que ele diz:
(continua)
Gildor, tempos doidos onde duas pessoas do mesmo sexo não podem ser amigos sem sexo.... lembrei de um moço andando abraçado com seu pai, na rua, apanhou porque transeuntes acharam que eram gays.. já tem alguns anos que eu ouvi essa notícia, mas este preconceito não diminui..só aumenta
uma pena...
 
Gildor, tempos doidos onde duas pessoas do mesmo sexo não podem ser amigos sem sexo.... lembrei de um moço andando abraçado com seu pai, na rua, apanhou porque transeuntes acharam que eram gays.. já tem alguns anos que eu ouvi essa notícia, mas este preconceito não diminui..só aumenta
uma pena...
Tempos sombrios onde homem e mulher não podem ser amigos sem malícia, homens não podem ter melhores amigos, e agora nem mulheres, melhores amigas. Aconteceu uma coisa parecida por aqui, mas com uma mãe e uma filha. Acharam que eram namoradas. Os sentimentos puros e as relações honestas estão sendo podados do mundo. Está se deixando de ver as pessoas como pessoas, mas vendo como objetos, produtos e cascas vazias.
 
Verdade, eu não sei se sou sonhadora, mas acredito que o planeta vai passar desta fase e os seres se respeitarão mais.
E eu não vou deixar de andar de braços dados com minha irmã... não vou deixar que coloquem medo dentro de minha alma.
 
Verdade, eu não sei se sou sonhadora, mas acredito que o planeta vai passar desta fase e os seres se respeitarão mais.
E eu não vou deixar de andar de braços dados com minha irmã... não vou deixar que coloquem medo dentro de minha alma.
Está certa, e não, não é sonhadora. Um dia conversando aqui em casa eu disse que o mundo perfeito, o mundo sem o Mal é aquele em que todos poderão ser amigos outra vez: homens e mulheres, jovens e velhos, de todas as raças, de todos os lugares. O mundo sem mácula é aquele em que todos podem se apegar uns aos outros, sem maldade. Um mundo como o das crianças que encontram amigos onde quer que vão, sem temer nada, sem pensar em nada e sem esperar nada.

Lucas 18:16

Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.
 
Mas o Frodo só continuou solteirão justamente porque as leis da Terra-Média naquela época eram atrasadas e não permitiam a união homoafetiva. Já Sam optou pelo mais fácil e aceitou vestir um personagem e performar uma heterossexualidade postiça que lhe dava menos dor de cabeça (os filhos vieram como consequência natural).
Texto muito bom escrito sobre o tema, onde a autora explora as nuances do epílogo "cortado" da versão final do SdA mas que foi incluída em HoME 9, é leitura recomendadíssima pra quem quiser se aprofundar no tema:


A autora, que tb é quadrinista, tb ilustrou o epílogo ( no final desse longo fanfic ilustrado, no capítulo 5) transcrevendo as frases que Tolkien deu pras personagens de Elanor e Samwise dando um forte cunho de verossimilhança a pelo menos parte da interpretação que vc colocou aí em cima

 
Última edição:
Não sei se ele ia se incomodar taaaaaaaaaaanto assim não :mrgreen:

Mas de uma coisa tenho certeza: o pessoal leva a questão a sério demais.
E, sim, eu concordo com o Deriel aí em cima, por tudo que a autora do texto escreveu no texto linkado no último post e por tudo que eu tb coloquei nesse material aqui:



Re: Da tecnologia Númenoreana e sua força aérea (hã?)

Ilmarinen,pude notar, após retomar meu velho interesse pelas obras de Tolkien, que há um consenso de que os elfos são aquilo que o professor gostaria que a humanidade fosse. E que os escritos, onde isto fica mais claro, são aqueles produzidos em seus últimos anos de vida. As razões, apontadas para tal fato são várias, e uma dentre elas é muito interessante, pois, segundo alguns de seus estudiosos, Tolkien deplorava ser cultuado pela contracultura da década de 60 (hippies, sexo, drogas, rock and roll, feminismo, luta pelos direitos dos homossexuais etc).

Tolkien, de fato, comentou que ele tinha um "deplorável culto", quando os fãs hippongos dos anos sessenta nos EUA começaram a fazer coisas como ligar pra ele de madrugada, ignorando a diferença do fuso horário. Mas não consta que Tolkien, alguma vez, expressou, verbalmente ou por escrito, repúdio à cooptação de sua obra como bandeira pros movimentos ecológicos, hippies ou não, dos anos sessenta, ou mesmo que a identificação de certos segmentos específicos com sua obra fosse algo indesejável.

Quanto à questão da homossexualidade, por exemplo, foi ele mesmo que deixou uma cena do Túrin dando um beijo na boca do cadáver degolado de Beleg nos Contos Perdidos, um fato que, se fosse normal na Terra Média, deveríamos esperar ver repetido em outras situações similares, Frodo-Sam, Aragorn-Boromir.

1662934540901.png

Se ele cortou ou omitiu a cena posteriormente, lembrando que ele NÃO DIZ que ela não acontece, somente se foca em outras coisas que aconteceram , tipo o ataque de catatonia do Túrin ( discretíssimo!!!), é porque ele, no mínimo, pensou que havia meio que pegado pesado demais, ou que um beijo na boca não era mais passível de ser interpretado da maneira "correta".

Devemos lembrar aqui que o fato do Silmarillion ter se tornado, retroativamente, em termos de publicação, o livro background de uma obra (SdA) que, por seu turno, tornou-se sequência de um livro infanto-juvenil, O Hobbit, provavelmente, bagunçou muito o meio de campo no que Tolkien queria ( ou podia) descrever nos livros conservando alguma pretensão de eventual publicação.

Salientemos que, até os dias de hoje, a J.K.Rowling, por exemplo, a despeito de todo seu poder e prestígio midiático, não pôde deixar a homossexualidade de Dumbledore explícita na série de llivros de Harry Potter, soltando a "bomba" num comentário off-book em uma convenção de fãs da saga.Podemos imaginar, então, o quão mais forte era o potencial pra censura na época em que Tolkien trabalhava a mitologia do Silmarillion. Na mesma época o Amante de Lady Chaterley foi proibido de ser vendido na Inglaterra por motivos que são fichinha pros padrões atuais e a Mary Renault e o Auden resolveram mudar pra África do Sul e pros EUA, respectivamente.

Além do mais, ele apreciava livros de ficção histórica/fantasia que apresentavam uma abordagem "histórica" da homosexualidade como o King Must Die e o Bull that came from the Sea da Mary Renault ( com amazonas lésbicas e homossexulidade "gráfica" sutil. E diversoss dos elementos da sociedade greco-romana apresentam similaridades com algumas das condições de vida dos Eldar na Terra Média, principalmente certos aspectos da vida "na fronteira" estilo Legião Estrangeira de Beleg e Túrin.

Citemos aqui que a própria Mary Renault, que era uma amiga e ex-aluna de Tolkien, era abertamente homossexual como o W. H.Auden também era. O mesmo valendo pra um dos correspondentes e amigos mais íntimos de Lewis, Arthur Greeves.

Se vc quer saber, por causa disso tudo, minha suspeita é que Tolkien e Lewis eram mais abertos a respeito desse asssunto do que se podia supor pelas suas diatribes doutrinárias evangelizantes ( Tolkien era muito mais retrógrado ao tentar instar seus filhos na "boa vida cristã" por carta do que escrevendo sua ficção), haja vista que Lewis TAMBÉM descreveu um beijaço na boca entre personagens masculinos no Perelandra ( pra piorar com a esposa do macho beijado entrando na beijação também ( ou seja, no presente moderno, anos quarenta, e não numa sociedade medieval emulada), ecoando, na descrição do evento, um comentário do livro dele citado pelo Carpenter, os Quatro Amores:" como iguais se beijam" falando da empatia compartilhada de homens que eram "pares e iguais".

They made him go across the water to them, wading, for it came only to his knees. He would have fallen at their feet but they would not let him. They rose to meet him and both kissed him, mouth to mouth and heart to heart as equals embrace. They would have made him sit between them, but when they saw that this troubled him they let it be. He went and sat down on the level ground, below them, and a little to the left. From there he faced the assembly - the huge shapes of the gods and the concourse of beasts. And then the Queen spoke.
Perelandra

“Those are the golden sessions, when our slippers are on, our feet spread out towards the blaze and our drinks at our elbows; when the whole world, and something beyond the world, opens itself to our minds as we talk; and no one has any claim or responsibility for another, but all are freemen and equals as if we had first met an hours ago, while at the same time an Affection mellowed by the years enfolds us. Life – natural life – has no better gift to give.”" (The Four Loves, 1960)

“What were the women doing meanwhile? How should I know? I am a man and never spied on the mysteries of the Bona Dea.” (The Four Loves, 1960)

“Friendship of this kind was remarkable, and at the same time entirely natural and inevitable. It was not homosexual (Lewis dismisses that suggestion with deserved ridicule), yet it excluded women. … if we have ever enjoyed a friendship of that sort we shall know exactly what it was about. And even if that fails us, we can find something of it expressed in The Lord of the Rings.” (Carpenter, 2002)


Texto analisando isso tudo a fundo aqui (infelizmente deixa de fora a citação do Perelandra e suas implicações, como por exemplo, a de que, talvez, C.s.Lewis considerasse beijos na boca como aceitáveis e até esperados "entre iguais").

Tolkien, Friendship and the Four Loves
Acrescente-se texto confirmando aquilo que eu já suspeitava

While reading a new book about Lewis, I stumbled across the fact that one of CS Lewis' best friends throughout life was gay. The author mentions that CS Lewis' "pronouncements on homosexuality were notably liberal-minded...no doubt because Arthur Greeves, his best friend from boyhood, was homosexual (p.128).

E, detalhe, apesar da óbvia e potencialmente escandalosa conectividade do episódio com a passagem da biografia de Tolkien, onde o Carpenter citou o trecho do livro de Lewis, NINGUÉM até hoje comentou o episódio, mesmo considerando que o herói do Perelandra ( Ransom ( resgate) mas que também lembra "handsome") foi calcado em cima da imagem que Lewis tinha de Tolkien na época da publicação...
 
Última edição:
Era mesmo só o que faltava...

:| Era mesmo só o que faltava, presumir que Frodo e Sam são gays !? Eu mesmo tenho um colega que, depois de assistir ao filme no cinema, comentou que faltou apenas um beijo entre eles quando, em Mordor, Frodo olha para Sam e diz estar feliz com sua presença. O comentário rola até hoje. Tsc tsc tsc. Um momento, essa literatura é anterior aos movimentos contemporâneos por reconhecimento social da classe GLS. Isto é algo tremendamente absurdo pois um dos intuitos da relação entre os personagens é o de profunda e verdadeira amizade - o próprio Peter Jackson reafirmou isto em entrevistas apresentadas no DVD. Todo o contexto da "servidão" de Samwise, sua promessa à Gandalf e sua amizade por Frodo demonstram uma relação de amizade que, creio eu, seja rara em nosso cotidiano. Mas, infelizmente, nos tempos em que vivemos, dois homens muito próximos sempre são alvos de comentários maldosos. Quem nunca fez um comentário ou uma piadinha assim ? Ha ha ha, o mestre Tolkien deve estar se revirando em seu túmulo. Se fosse assim, não duvido que venham a falar algo sobre Legolas e Gimli quando partem para velejar, ou quando Aragorn beija a testa de Boromir. Tem gente que não tem mesmo o que fazer. Fico imaginando a que grau tais fofocas devem ter chegado a ponto do próprio Elijah Wood precisar se pronunciar.

E tenho dito !!
-Chaozu

Graças ao machismo da militancia gay (?) nem boas amizades escapam mais, tudo é visto do espectro sexual e da degradação, até mesmo uma amizade que simboliza o próprio professor no pré e pós guerra e sua relação com o lar
 
Isso não tem nada que ver com "militância gay"; é só o bom e velho machismo hétero, mesmo, que não pode ver dois homens muito amigos e muito próximos e logo os outros começam a dizer "Hummm aí tem" e fazer piadinhas, dar risinhos e coisa e tal. Era assim na escola, já nos anos 80, pelo menos, quando eu me criei, sem nenhum contato com militância gay. É assim até hoje.
 
Isso não tem nada que ver com "militância gay"; é só o bom e velho machismo hétero, mesmo, que não pode ver dois homens muito amigos e muito próximos e logo os outros começam a dizer "Hummm aí tem" e fazer piadinhas, dar risinhos e coisa e tal. Era assim na escola, já nos anos 80, pelo menos, quando eu me criei, sem nenhum contato com militância gay. É assim até hoje.
Vi uns tópicos revividos de 12 anos ou mais, esse daqui me chamou a atenção. Concordo com o que falou, eu pessoalmente acho muito triste esse julgamento que fazem, mas é bem pior quando descobrem que é verdade, a piada vira desprezo. Cansei de encontrar gente assim, por ser muito reservado eu nem digo que é verdade, e isso é gatilho pra brigas, por parecer vergonha de estar com meu namorado, mas é medo mesmo. Eu sei la, pra mim não é necessário defender a causa com unhas e dentes e me enquadrar como militante, seria suficiente cada um cuidar da propria vida. Pq pessoas vem fazer suposições? Esse interesse estranho no grau de relacionamento de outras pessoas.
 
Qual o problema se eles forem gays? Em que isso afeta a vida de alguém? Desde quando uma obra literária não permite interpretações diversas? E por que essa interpretação em específico gera tanto repúdio? Eu, hein.

"Ah, que perversão, ver sexo em tudo, só há amizade". Curioso que nas obras quando qualquer mulher chega perto de um homem a tensão sexual vai lá no alto, nunca fica só na amizade. Tem até incesto e estupro. Nessas horas cadê a tal amizade pura e desinteressada?
Mas quando é com dois homens, aí não pode mais. Por quê?

É o tipo de posicionamento que diz muito mais sobre o leitor do que sobre o autor.
 
Eu sei la, pra mim não é necessário defender a causa com unhas e dentes e me enquadrar como militante, seria suficiente cada um cuidar da propria vida.

Uma das regras pétreas do liberalismo.
E, claro, o segredo da paz. Mas num mundo de tribulações e de expiação, quem quer paz?

 
Uma das regras pétreas do liberalismo.
E, claro, o segredo da paz. Mas num mundo de tribulações e de expiação, quem quer paz?

Desculpe a ignorância se fui falho na interpretação do seu comentário, entendi que você disse que o ato das pessoas cuidarem da própria vida é o segredo da paz, mas as pessoas gostam de problemas e buscam diversão nos problemas das outras pessoas.

Se for isso mesmo, concordo com você, eu não tenho esperança de que isso melhore e não tento impor que ninguém me aceite. Eu apenas acho estranho o homosexualismo ser visto como um problema entende? É uma coisa que diz respeito apenas ao casal, nao afeta a vida de ninguém, não devia ser alvo de interesse, assim como um casal hetero passa totalmente despercebido e é um comportamento social normal.

Também acho que "cuidar da própria vida" não é o segredo da paz se essa ação é tomada do lado afetado e não do agressor. Quando vemos ações de discriminação, violência, ódio, etc. acredito que o segredo da paz é intervir em defesa daqueles prejudicados. Falo isso mas eu mesmo não tenho forças pra me levantar em defesa de mim mesmo, fraco e medroso :wall:

Obs: Tudo isso é uma opinião formulada a partir de nenhum conhecimento social ou político, então não saberia dizer o que é uma regra patrea do liberalismo, isso é algo bom?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo