1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Andei relendo e penssando :roll: , questionado dentro de mim esta questão que ñ cala, os orcs, ñ tem culpa de serem orcs, eles apenas eram belos elfos q estavam caminhando em uma nefasta TM, foram pegos por Mewlkor, e por causa dele transformaram-se em orcs, então c eles não tem culpa, pq os elfos odeiam tanto eles? Seria mais umas das luxuria dos elfos? :wink:
     
  2. Chester Cubano

    Chester Cubano Chester_Cubano

    Acho que por eles serem mals mesmo... naum quer dizer que soh pq eles foram transformados em series do mal.... eh pq eles fazem o mal sabe?
    Tipo mesmo eles sendo elfos q foram transformados no mal eles fazem o mal! e os elfos n podem fazer nda!! soh tem q odiar mesmo!! pq os orcs saum tipo servos do mal!!
     
  3. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Apesar de poder parecer o contrário, essa pergunta faz todo sentido e é muito interessante. Tolkien pensou nisso; o assunto foi tratado quando Tolkien decidia - ou tentava decidir-se - sobre a origem e natureza dos Orcs.

    Um trecho do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    diz assim:

    É interessante porque eu considero esse parágrafo um dos cruciais dentro de toda essa imensa discussão sobre orcs. Nessa discussão específica, no final do trecho Tolkien é claro. Deveria haver piedade aos Orcs, afinal, eles realmente não eram culpados - da mesma forma que os Homens enganados por Melkor e Sauron não eram culpados da negligência dos Valar em relação a eles, e mereciam também perdão e misericórdia (como chegaram a receber).

    Muitos outros trechos desse mesmo texto estão relacionados a essa disucussão, de certa forma. Então eu sugiro de verdade vocês o leiam na íntegra, e tirem as suas próprias conclusões.

    O que acontecia na prática, na maioria das vezes, era a "lógica" do instinto de sobrevivência, não o que vem da fé ou dos ensinamentos. Os orcs estavam atacando, e bem ou mal, estavam a serviço do(s) Inimigo(s).
     
  4. Eu não tenho a mínima idéia mas como o Maglor explicou deve ser isso néh? :o?:
     
  5. Mas, ñ era só por defesa q os elfos atacavam, eles realmente odiavam os orcs, esta claro isto em varias passagens do "Senhor dos Anéis" e "Silmarilion" e até no próprio "Contos Inacabados", e a crueldade, e assombra dos orcs, nada mais é q a sombra de morgoth, na minha opnião isto é uma luxuria dos elfos, eles querem acabar com os orcs, por q eles ñ tem a beleza, e o poder q eles esmos tem, e sim o oposto disso.
    Mas, podemos pegar o exemplo de Resident Evil, os zumbis ñ tinham culpa de serem transformados em zumbis, e a protagonista do filme, quanto vê seu amigo e sua amiga serem trasformados, ela toma a medida que eu esperava que os elfos tomassem, de procurarem soluções, para resolver estes problemas.
    E...uma dúvida, como os orcs se reproduzem? Se é q c reproduzem, pois podem ser apenas criados.
     
  6. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Mas acredito que uma das grandes divergências entre as raças é que os orcs destruíam tudo que era belo, principalmente a natureza.

    E aí, os elfos ficavam puteados.
     
  7. MoonWitch

    MoonWitch Usuário

    dá uma olhadinha nesse tópico :wink: :

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  8. guespectro

    guespectro Usuário

    eu tambem nao tenho a minima ideia porque os elfos odeiam tantos os orcs... acredito porque eles estavam na força do inimigo... :wink:
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Mas por que os orcs destruíam? Aí que tá. O ódio a tudo e a todos era "genético", os orcs nasciam assim. A questão que chama a discussão é essa, "os orcs não têm culpa, afinal, não escolheram terem sido corrompidos por Melkor". Os grandes culpados são aqueles que escolheram ser os "do contra": Melkor, Sauron, e todos os Maiar que passaram para o lado errado. De certa forma, os orcs são vítimas

    Eu citei o trecho do livro, não é só minha opinião, pô. :mrgreen:
     
  10. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Isso pode até ser o ensinamento dos sábios; mas na guerra isso não funcionava. Se os elfos entrassem em combate pra ter dó e piedade dos orcs certamente eles perderiam muito mais batalhas do que perderam. Um soldado que odeia o inimigo é muito mais eficiente do que um que tem misericórdia dele.
    E tem também a questãoda destruição de tudo o que é belo, do próprio instinto de sobrevivência, etc., etc., etc.
     
  11. Proview

    Proview Go

    Se homens matavam homens sem piedade, o q se diz de elfos com orcs (acredito q os elfo pensavam que os orcs realmente eram corrupções de membros de sua própria raça).
    Esse conflitos elfos x orcs tbm partem de divergência de pensamento somado ao fato de que os Orcs eram servos do inimigo. Tipo os elfos e anões tinham praticamento um sentimento de ódio mutuo, mas como estavam mais ou menos do mesmo lado, então não entravam realmente em guerra, coisa que não acontecia com os orcs por motivo obvios.
    Tudo isso mais o fato de tudo que os Orcs tentam tirar dos elfos e já tiraram (ou seja na 3º era, na minha opinião, o ódio dos elfos para com os Orcs era beeem maior).
     
  12. Ange||us

    Ange||us Usuário

    Creio que na sua origem eles nao eram mesmo maus... ficaram assim depois de mta inveja dos elfos, ja que eles viraram o contrario do que os elfos sao... belos, sabios(nao que eles nao fossem), etc... e de geraçao a geraçao isso foi se agravando... mais ou menos isso :)
     
  13. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Eram sim; os orcs foram criados (ou deturpados, como preferir) por Morgoth, para ser um escárnio ao Filhos de Iluvatar. Se eles fossem inicialmente bons, a detrupação de Morgoth não teria sido bem sucedida.
     
  14. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Não vejo o sentimento dos elfos para com os orcs como sendo de ódio. Tenho mais a impressão de que os elfos achariam indigno odiar orcs... estes eram inimigos e deviam ser combatidos, mas fora isso creio que os elfos eram indiferentes a eles.

    Orcs não tinham inveja dos elfos, e sim desprezo, e um pouco de medo também. Como na passagem em que Shagrat e Snaga conversam sobre a luta em Cirith Ungol e Snaga chama os elfos de "bloody-handed" (de mãos ensanguentadas).
     
  15. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Discrdo. Para mim pelo menos, em diversas passagens dos livros todos ficou-me claro que os elfos detestavam os orcs.

    Realmente, os homens 'maus' recebia misericórdia sim. Mas os orcs não. Sempre tinham suas carcaças queimadas.

    Orcs são criaturas repletas de ódio, que detestam até mesmo sua própria espécie e o Senhor Esucro que lhes arruinou para sempre.
     
  16. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Como por exemplo quando os elfos de Lórien falam dos pés dos orcs nas águas do Nimrodel? Bem, os orcs eram malignos e inimigos dos elfos. O que me oncomoda é que se dê a entender que os elfos odiassem os orcs por algum tipo de preconceito.
     
  17. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Eu também odiaria uma pessoa que fosse a minha cópia, só que ao avesso.
     
  18. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Mas é claro que há preconceito - e não há nada de estranho nisso.

    Até porque, neste caso específico, tal preconceito tinha 'fundamento' (se é que é possível tal coisa): os orcs são 100% malignos. Ponto.
     
  19. Ar-Alkaiser

    Ar-Alkaiser Usuário

    Na minha opinião, o q influi é o lider. Quando Sauron foi derrotado, e a vontade que ele inpunha por sobre os orcs também minguou. Assim os orcs correram desesperados para todos os lados sem saber o que fazer. Ou seja, os orcs podem ter a sua natureza maligna sim, mas, na minha opinão, o que mais influencia na maleficência dos orcs é um lider. Os orcs são muito propensos a seguir um lider forte e carismático (se existi um orc carismático) pois eles não conseguem tomar decisões independentes. Talvez por terem passado tanto tempo na sombra, escravizados e com a sua vontade agrilhoada a Morgoth, talvez eles tenham perdido parte de sua propria vontade propria.
     
  20. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Concordo com o que o Maglor postou, acho q orcs nao tem culpa de serem deturpados, corrompidos... sao uma especie de vitima ao meu ver... o problema de ter piedade com os orcs eh q eles nao tem cura... eles nunca vao voltar a ser o que eram um dia, sao seres corrompidos e assim vao ficar... e os elfos odeiam eles, sao seus inimigos, os livros deixam isso claro...

    E na questao do lider, a natureza deles nao muda pelo lider... eles sao corrompidos, o lider influi apenas na sua organizaçao, e por serem seres corrompidos por Morgoth eh normal q eles sigam a sua vontade... Este os direcionava para açoes especificas... Mas deixe um orc solto por ai... suas açoes continuaram a ser prejudiciais soh q isoladas, o lider apenas os unia e organizava... sua natureza eh mah desde sua corrupçao... e nunca li caso de um orc q volta a ser bom, q sofre um processo de "descorrupçao", creio q isso nao seja possivel... mas nao tenho certezas...
     

Compartilhar