• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos têm orelhas pontudas?

Dínweth disse:
Maglor entendo o q vc quer dizer, vc toma os personagens pra vc, vc os faz seus! e isso é ótimo! significa liberdade! 8)

agora uns caras que tentam me convencer que a barba de Círdan foi um erro, ou que elfos tinham orelhas pontudas sem dar uma explicação lógica para defender seus argumentos não me convencem de jeito nenhum...

Eu acho a barbe de Círdan um erro porque é dito (não lembro onde) que elfos não têm barbas(já reparou que ele é o único?); e como Tolkien estava sempre revendo e reescrevendo suas próprias teorias, acredito que sua última idéia era de que elfos NÃO tinham barbas. Mas nessa época o SdA já estava publicado e fazendo muito sucesso, portanto não era mais possível se modificar isso. Permaneceu a inconsistência, aquele detalhezinho que incomoda, sabe? Prefiro ficar com a vontade do autor da obra, nesse caso, principalmente porque ela me agrada.
Da mesma forma é com as orelhas pontudas. O fato é esse: elfos TÊM orelhas pontudas, e também têm os hobbits, apesar de não tanto.

Aívem aquele lado pessoal que eu te disse, a imaginação é sua, construa seus cenários e personagens como achar melhor. Mas é fundamental lembrar sempre da vontade do autor, que é: elfos de orelhas pontudas, sem barbas, e anãs com (blergh...) barbas.

Ps.: Ih, eu sou um dos "caras", né?... :wink:
 
As histórias de Tolkien forma baseadas nas mitologia nórdica. Já se falavam em elfos antes mesmo do autor pensar em escrever.
Elfos possuem orelhas pontudas sim.
 
Portador do Anel disse:
As histórias de Tolkien forma baseadas nas mitologia nórdica. Já se falavam em elfos antes mesmo do autor pensar em escrever.

Afirmação... incorreta! ;) Em uma primeira olhada sua afirmação parece ser acertada, mas quando examinamos mais a fundo, percebemos que as coisas não são bem assim... vide: FAQ Valinor (www.valinor.com.br/faq) Mitologia Tolkieniana->Mitologia das Mitologias.

(e aproveitando... os Elfos de Tolkien não são Elfos Nórdicos e qualquer afirmação sobre os Elfos Nórdicos não se aplicam aos Elfos Tolkienianos, a não ser que esteja explicitado dentro da obra :) )
 
como eu disse em algum texto antes: desenhar ou colocar elfos com orelhas pontudas nos filmes não é errado na minha opinião!

mas o que eu venho tentando explicar (ou não?!) é que a descrição de elfos com orelhas pontudas em uma "situação real" não se encaixa no que o Silmarillion e Sda me (ou nos?) passa.

Maglor, eu costumo deixar de lado coisas do tipo "a ultima ideia de Tolkien" por motivos que vc mesmo e muitos citaram.
Ele mesmo disse que não pretendia corrigir os "erros" e republicar o livro.
mas digamos que ele (Tolkien) o fizesse. Quem poderia saber se depois de 1 ou 2 anos ele não teria uma outra concepção, do assunto? As republicações seriam infinitas, já que uma obra como essa, na minha opinião, não poderia ser concluida em só uma vida.

o que eu levo em consideração é a ação do livro....

na minha opinião, se Tolkien quis fazer uma "brincadeira-experiencia" orelhas-folhas, após ou antes de SdA e O Silm. tudo bem, mas eu digo a vcs que essa "descrição" não se encaixa (ou não se encaixaria) na ação "real" transcorrida nos livros devido a vários fatores.
( citarei brevemente alguns de SdA :wink: )

- o encontro de Theoden, Merry e Pippin em Isengard. (DT)
-o momento em que Aragorn, Legolas e Gimli e os dunedain deixam Rohan. (RR)
-o encontro de Frodo, Sam e Faramir & Cia. (DT)
-o encontro de Pippin e Beregond. (RR)
- o encontro de Barbárvore, Merry e Pippin. (DT)

uma coisa curiosa é que as raças: homens, elfos, anões e hobbits são facilmente confundidos. parece não haver realmente um fator realmente "diferencial" entre elas.
uma pessoa simplesmente "bela" ou de aparencia nobre e tambem se fosse muito habilidosa era chamada de elfo.
e estranhamente até se as pessoas fossem esquisitas ou "obscuras" eram tambem chamadas de elfos, assim como os hobbits foram chamados de "elfos" pela companhia de Faramir inicialmente. (o que mostrava a "ignorancia" e quão afastadas as raças já estavam). até Gimli é confundido com um elfo! (e ele tinha barba e era baixo)

eu acredito que se elfos tivessem orelhas pontudas em SdA, e não houvesse nada alem da beleza (o brilho nos olhos) que pudessem diferenciá-los dos outros, as raças não seriam confundidas facilmente.

alguem poderia dizer que os "ignorantes" não saberiam que um elfo não (até certo ponto :wink: ) teria barba e que não poderia ser baixo , o que os levaria a ser confundidos com outras raças, e que o cabelo cobrisse as orelhas pontudas (isso tambem serve pra hobbits) (essa do cabelo é "forçar" demais né não!?), o que não permitiria que as raças fossem distinguidas à primeira vista por um deles. Faramir & Cia podem ter confundido os hobbits com os "desconhecidos" elfos por eles serem pequenos, mas não com crianças humanas por causa das pernas peludas.

os hobbits são chamados de orquinhos por Barbárvore que conhecia bem a Terra, Pippin é chamado de "anão vindo das montanhas do norte" e tambem de crianças, homens etc, e não de elfos, o que me leva a crer que pelo menos orelhas pontudas não eram "nescessáriamente" comum a eles (os hobbits). eles poderiam ter orelhas pontudas sim, como alguns homens as tem, já que fatores geneticos e "sociais" poderiam ser uma explicação para eles as terem, talvez, em maior proporção.

já para orelhas não pontudas em elfos tem aqueles trechos que devem ter chamado a atenção de alguns em C. Inacabados, pags. 22 e 40 principalmente: (um rapido "relatorio" da pag 40, à seguir)

-Elemmakil pede para que eles mostrem seus rostos ( só os rostos poderam ser vistos já que a luz estava na frente deles )

-o rosto de Voronwe brilhou duro e claro na luz dos noldor e Tuor ficou admirado. ( uma luz "divina" como as das lanternas criadas por Feanor ou as das estrelas "reluz" diferente, de uma forma muito mais intensa no rosto de um elfo)

-Tuor foi conduzido até a luz e eles foram cercados por espadas ( por causa da armadura e armas de Tuor ou talvez os noldor já soubessem que Tuor era um mortal na mesma hora (ou até pouco antes) em que ele se aproximou da luz, pois ela não "reluziu" como num elfo)

-Elemmakil diz: "pois pelos seus olhos detecto sua especie"
essa é a parte mais curiosa:

-por que ele (Tolkien) escreveu " pelos olhos detecto..." existem outros fatores confirmados na época, como a voz e a fala(Tuor não tinha abrido a boca ainda).

- por que Elemmakil não deu uma olhada nas orelhas dele?
( por causa do elmo? para evitar contato? ou as orelhas são iguais a ambas especies?)

eo mais estranho:
-por que ele não mandou Tuor tirar armadura logo de início é bem estranho...( Tolkien deve ter esquecido... :wink: )será que Elemmakil sentiu que ele não iria ameaça-lo ou será que não havia nada na cabeça dele que pudesse servir para identifica-lo? ( digo, orelhas pontudas) será que quando Elemmakil disse mostrem seus rostos ele tirou o capacete ou só afastou o manto?

-quanto as barbas... ( não pude evitar!)
se Tuor tinha barba e os elfos eram imberbes (de acordo com as estatisticas finlandesas :roll: ) por que Elemmakil perdeu tempo olhando pra ele e Voronwe? Tuor no maximo de uma imberbia (como dissem alguns no topico de barbas, embora seja uma probabilidade de 0,0001 %, mas em livros e filmes tudo pode acontecer! :wink: ) devia ter pelos no queixo e bigode pelo menos. ( isso na verdade pode ser tipo "asas" de balrog para alguns...) então porque não tem escrito "pelos seus pelos faciais eu detecto sua especie"? ou "não preciso nem olhar nos olhos dele para identificar sua especie"? isso é bem óbvio pra mim...o que me diz que a barba de Círdan não era um erro e que um elfo não precisava ser tão velho para ter barba...( pode ser que o proprio Voronwe a tivesse!)

essas são algumas coisas que me levam a crer que na epoca de O Silm. e SdA Tolkien descartava a imberbia total e as orelhas pontudas, acho que ele queria livra-los do estereotipo dos contos de fadas e deixa-los mais humanos. talvez eu não tenha explicado muito bem, mas, enfim...

não me xinguem, por favor! :wink:
 
Não vou xingar, só vou chamar de teimoso. Tolkien disse com todas as letras o que você teima em refutar. Você só acaba provando que

** os Homens não conheciam nada dos Elfos (o que é bastante natural, uma vez que eles não conviviam na Terra-média) **

Sim, Elfos tinham orelhas pontudas. Hobbits tb, mas menos. O único Elfos barbado é Círdan.

A sua citação do Elemmakil é no mínimo bizarra :) Pra que é que eu vou deixar o cara fazer um monte de ações perigosas, tirando elmo, passando a mão perto da espada se eu posso ver se ele é Homem pelo brilho dos olhos? Eu hein. E não esqueça que pelo brilho dos olhos ele não poderia apenas ver se ele homem ou elfo, mas que família de Elfos, se Exilado Noldo ou Sinda de Beleriand, por exemplo. Tsc, fala sério =] Inteligente é Elemmakil ;) Quanto à armadura... será que vc esqueceu de quem era a armadura que Tuor estava usando? :) E vc, ia se meter com alguém usando a armadura de seu rei? :) Fala sério :) Com isso foi-se mais da metade dos seus argumentos.

Quando queremos provar alguma coisa e pra isso usamos apenas trechos que nos interessam, recusando a ver os que refutam nossas afirmações a prova não é válida (questão de lógica, mas não vou entrar em detalhes sobre isso).

Essa sua insistência em negar o que o próprio Tolkien falou é meio chatinha, né? Entre a sua opinião e a de Tolkien, bom, fico com a de Tolkien ;)
 
Maglor disse:
Eu entendo muitíssimo bem vocês, Dínweth e Aredhel, porque eu também tenho uma implicância com uma característica que Tolkien colocou...

As minhas anãs não têm barbas, e nunca vão ter.
Mas Tolkien disse que elas têm!
Mas a imaginação é minha, e me recuso a imaginar anãs de barba! Acho horrível!

Agora, é necessário saber diferenciar as coisas. Se alguém me perguntar se as anãs de Tolkien tem barba, eu respondo o que o autor escreveu, que SIM. É por aí que eu penso. A imaginação é de cada um, então podemos adequar o que quizermos; mas é necessário diferenciar gosto pessoal de vontade do autor.

E eu adoro orelhinhas pontudinhas de elfas... :wink:

Não, não, não, vamos parandp por aí. Anãs terem barbas, sim acho também horripilante, também acho, só que nem por isso as imagino de modo diferente, pois foi assim que Tolkien os criou, logo é assim que devo imaginar, imaginá-las ibernes é querer tampar o sol com a peneira, deixar o mundo perfeito, é a mesma coisa de Tolkien dizer que Arwen é mais de todas as elfos-com exceção de Lúthien- e eu imaginar Galadriel mais bela do que Arwen. ou ainda Tolkien dizer que Feanor era orgulhoso e por eu gostar dele eu imaginá-lo humilde, ou Tolkien dizer que elfos são mais belos do que homes e eu imaginar ao contrário, ou Tolkien dizer que Gollum escorregou e caiu em Orodruin, e eu imaginar Frodo o jogando, Kara, mesmo sendo soberbo, temos que imaginar as anãs com barba, pois você é humano, não deve dizer se isto é soberbo ou não, são os anões, com certeza para eles as anãs barbadas são lindas...

Agora pro DINWETH, querer colocar Teoria do Afastamento para explicar se elfos tem orelhas pontudas ou não, também é soberbo .

Tolkien é fantasia, ficção, como colocar a lógica concreta em um livro de fantasia, aí é querer dá realismo demais para a hisória, como explicar a lógica para Númenor por exemplo surgir do funo dos oceanos por exemplo? Kara se liga.

Outra coisa quem me garante que Tuor e túrim eram barbados, pois eu nunca os imaginei com barbas, totalmente lisos, sacou, ibernes completamente. Quem me garante que Tuor e Túrin não faziam a barba, e outra coisa, soa muito mais poético dizer que Elemmakil diferenciou Tuor pela luz dos olhos do que dizer "...pois reconheci suas orelhas que não eram pontudas..." imaginem só, e não se esqueça que Tuor estava com um elmo, como ver se sua orelha era pontuda? Melhor desistir, elfos e hobits tem orelhas pontudas e pronto, se você não as imagina assim, beleza, mas não tente convencer os outros a fazer a mesma coisa, e também afirmar que elas não eram assim...
 
Saradoc, de certa forma eu discordo de vc, beleza e orgulho, por exemplo, é algo subjetivo...

A obra do Tolkien como vc disse é fantasia, e p/ funcionar como tal, ela deve transmitir uma certa naturalidade... é claro a opinião do autor tem que ser respeitada, mas nem as barbas das anãs ou as orelhas dos elfos tem significancia na obra, e em nada modifica o que a história passa....

Uma coisa, se qualquer pessoa imaginou elfos ou hobbits com orelha pontuda na primeira vez que leu a obra, pode ter certeza, não foi por influencia do autor.... Na história em si não há descrição dos elfos e dos hobbits com orelhas pontudas, nem no Sda, The Hobbit, Silm, Contos .... o que temos é um trecho do HoME e uma linha no The Letters...

Tolkien tinha sim a intenção de colocar essas raças assim, mas pq ele não usou isso na história? Eu não sei..
A única coisa que eu posso imaginar é que ele não estava seguro com relação a isso.

:)
 
Dentro da obra de Tolkien creio que os elfos tenham orelhas pontudas, mas mesmo que não as possuissem os elfos ja criaram esse estigma de orelhas pontudas, eu falo como jogador de rpg que seria impossivel imaginar elfos sem as famosas orelhas
 
Os elfos tem sim orelhas pontudas, embora isso não seja citado em lugar algum, mas eu acho q todos concordamos com isso
 
É citado sim o fato dos elfos realmente terem orelhas pontudas. Não é apenas por senso comum que isso é sustentado.

Leia as páginas anteriores desse tópico e esse outro aqui.

O livro em questão é o quinto volume da série The History of Middle-earth (HoMe) chamado The Lost Road and Other Writings.
 
Oh, bem, as orelhas pontudas definitivamente não foram invenções do PJ. Em eras longínquas, nos tempos de bem-aventurança do meu computador, li num site que Tolkien diz que as orelhas dos elfos são pontudas SIM. As dos hobbits também, porém menos que as dos Primogênitos. Nos livros não é descrito muito sobre os personagens, somente as principais características, como o cabelo negro e imensa beleza de Lúthien, os olhos vivos de Maglor, o fogo de Fëanor. Me parece que orelhas não eram muito importantes. :|
 
Bem,
Quando eu li o SDA eu também imaginava os elfos com orelhas pontudas e a única citação de elfo que eu tive antes disso foi no Harry Potter.....
Mas sei lá, que elfos tem orelhas pontudas eu sei, mas o porque de logo de cara todo mundo pensar isso eu não sei...
 
Sei la talvez eles tenham orelhas pontudas para servir como antena...o.o...zoeira eu gosto muito de elfos mais eu baum sei......e falando nisso é a unica coisa q diferencia elfos de umanos.....
 
*Pearl* disse:
Uma coisa, se qualquer pessoa imaginou elfos ou hobbits com orelha pontuda na primeira vez que leu a obra, pode ter certeza, não foi por influencia do autor.... Na história em si não há descrição dos elfos e dos hobbits com orelhas pontudas, nem no Sda, The Hobbit, Silm, Contos .... o que temos é um trecho do HoME e uma linha no The Letters...

Tolkien tinha sim a intenção de colocar essas raças assim, mas pq ele não usou isso na história? Eu não sei..
A única coisa que eu posso imaginar é que ele não estava seguro com relação a isso. :)

Nesse ponto eu concordo.

É estranho que Tolkien tenha apenas mencionado as orelhas pontudas dos elfos em tão poucas linhas. Seria de se esperar que essa característica élfica tivesse sido comentada em algum trecho do SdA, por exemplo. Àquela época, a maioria dos homens já havia se afastado o suficiente da raça dos eldar a ponto de estranhar suas orelhas pontudas em qualquer eventual encontro.

Estranho, isso é... por que não explorar esse ponto numa obra extensa como o SdA? Talvez a imagem que Tolkien fazia dos elfos já estivesse tão cristalizada na sua mente que ele não enxergou essa necessidade.

E há confirmação que Tolkien realmente pretendia que esses trechos dos HoME e do Letters "valessem" na sua obra? Pelo que eu sei, os textos dos HoME, principalmente, são uma coletânea de rascunhos e versões que Tolkien muitas vezes descartou ou alterou substancialmente. Nós temos como saber se as poucas linhas que tratam especificamente do assunto orelhas élficas são válidas?

Apesar de tudo, só pra constar, eu sempre enxerguei os eldar e os hobbits como orelhas pontudas :roll: ...
 
Realmente é muito intricado decidir como enchergar as orelhas élficas e dos hobbits pois, mesmo estando no papel, ambos os textos datam dos anos 30, ou seja, são textos pré-SdA, merecendo uma atenção especial na análise dos mesmos. Mas o que me leva a crer que as orelhas eram realmente pontudas é que, na Letter 27, Tolkien compara as orelhas dos hobbits como sendo orelhas como as dos elfos, mas menos pontudas. Essa comparação nos leva a crer mais na existência das "leaf-shaped ears", como diz o Professor, pois a imagem do quendi era muito bem estabelecida em sua mente e, mesmo esclarecendo uma dúvida sobre como ele imaginava um hobbit na época do livro "O Hobbit", tal comparação deve ser levada extremamente em conta.

Portanto, tudo "aponta" para e como as orelhas. :obiggraz:
 
Re: Elfos tem orelhas pontudas???

Glaurung disse:
GÂBIL-NALA disse:
Glaurung, o que seria esse H.O.M.E??? um livro? acho que o nome não me é estranho, mas não sei o que é....

Na verdade, os H.O.M.E (History Of Middle-Earth) não são UM livro, mas uma coleção de 12 volumes de publicações antigas do Tolkien.
São textos que ele não chegou a publicar, versões antigas e descartadas da história. Cada volume aborda um aspecto interessante..

OBRIGADO!

onde eu posso comprar essa coleção?
 
mas em relacao as orelhas acho q issu eh relativo.........

nenhum dos livros falam q elfos naum saum verdes mas naum quer dizer q eles sejam!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo