• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos Reencarnados

Ashir

Usuário
A minha pergunta é simples... ou não xD
Gostaria de saber se os Elfos, quando reencarnam se lembram de sua ultima vida, pois não me lembre de ter lido isso em algum livro...
Não li todos também, o que ajuda muito ._. xD
A propósito.. Eu e minha namorada adoramos o site... Certamente o melhor no estilo no Brasil.
Obrigado
 
Suponho que sim.
Em O Silmarillion, após a morte de Finrod Felagund, é dito que ele caminhava pelas praias de Eldamar ao lado do pai. Isso não é nada de concreto, mas parece transmitir que Felagund continuava Felagund.
 
Sim, outra coisa... os Elfos geralmente preferiam ficar em Valinor ao invez de voltar pra terra média.
Isso pode ser também um indicio disso certo?
 
A Valinor tem um artigo traduzido que explica sobre a reencarnação e outras coisas envolvendo os eldar.
Leis e Costumes entre os Eldar
Quanto a esse renascimento, ele não era uma opinião, mas conhecido e certo. Pois o fëa [alma] renascido de fato torna-se uma criança, desfrutando uma vez mais de todas as maravilhas e novidades da infância; mas lentamente, e somente após ter adquirido um conhecimento do mundo e o domínio de si mesmo, sua memória despertaria; até que, quando o elfo renascido fosse adulto, recordasse toda sua vida anterior, e então a antiga vida, e a "espera", e a nova vida tornassem-se uma identidade e uma história ordenada. Esta memória possuiria assim uma satisfação dobrada pela infância, e também uma experiência e conhecimento maiores do que os anos de seu corpo. Deste modo, a violência ou pesar que o renascido sofrera eram reparados e seu ser era enriquecido. Pois os renascidos são duplamente instruídos e duplamente aparentados, e possuem duas memórias da alegria de despertar e descobrir o mundo dos vivos e o esplendor de Arda. Sua vida é, portanto, como se um ano tivesse duas primaveras e, embora um frio fora de época seguisse-se após a primeira, a segunda primavera e todos os verões posteriores eram mais belos e abençoados.

Link do artigo completo:Leis e Costumes entre os Eldar

Acredito que os elfos geralmente ficavam em Valinor por não quererem sofrer de novo na Terra-Média, pois sabiam que se voltassem, um dia teriam que retornar à Valinor.
Acredito que o único caso mencionado de elfo que retornou a Terra-Média seja o de Glorfindel.
 
Última edição:
Obrigado, repondeu as minhas também, mesmo sem ter me dado ao trabalho de perguntar..\o/
está era uma dúvida minha também.
Ótimo tópico..^^
 
Essa visão do "Leis e Costumes..." onde os elfos reencarnavam a partir do renascimento, passando novamente pela infância e etc, foi deixada de lado por Tolkien. Os elfos reencarnam assumindo um corpo idêntico ao anterior, com a mesma "idade", memórias e etc.
 
Essa visão do "Leis e Costumes..." onde os elfos reencarnavam a partir do renascimento, passando novamente pela infância e etc, foi deixada de lado por Tolkien. Os elfos reencarnam assumindo um corpo idêntico ao anterior, com a mesma "idade", memórias e etc.


Alkarin: onde leste sobre essa mudança na concepção do Tolkien?
 
Essa visão do "Leis e Costumes..." onde os elfos reencarnavam a partir do renascimento, passando novamente pela infância e etc, foi deixada de lado por Tolkien. Os elfos reencarnam assumindo um corpo idêntico ao anterior, com a mesma "idade", memórias e etc.
Visto o exemplo de Glorfindel...:think:

De fato Veda ajudou muito!
 
Essa visão do "Leis e Costumes..." onde os elfos reencarnavam a partir do renascimento, passando novamente pela infância e etc, foi deixada de lado por Tolkien. Os elfos reencarnam assumindo um corpo idêntico ao anterior, com a mesma "idade", memórias e etc.

Dai o fato comprovado da imortalidade dos elfos.
Imortalidade naquelas né uma vez que eles ficariam até o fim da Arda e nada mais.
 
Muito bom, Sepé!

Esclareceu muito bem...

Já usei o novo sistema de avaliação para lhe agradecer!
 
Valeu por elogiarem meu post, mas devem elogiar o Haran também, se não fosse ele, quem lesse o tópico só iria conhecer a concepção antiga sobre a reencarnação, com o post dele podemos ver como a idéia evoluiu no Legendarium.
 
Parabéns ao Haran e ao Sepé pela ajuda. Eu particularmente acho que a primeira concepção exposta pelo Tolkien em "Leis e costumes" era bem mais refinada e poética.
 
Talvez apenas porque o Leis e Costumes é escrito de forma bastante poética, Dunstran. Eu já vejo a visão final de Tolkien como mais coerente. A reencarnação élfica seria uma medida para corrigir algo que foi ocorrido de forma não-natural, algo que "não deveria acontecer", algo ligado a Melkor: a morte dos elfos, seres que deveriam ser imortais. E essa correção ocorre permitindo ao elfo encarnar novamente. A passagem novamente pelo nascimento, pela infância, a obtenção de dois pais, duas famílias seria algo pouco natural na visão tolkienriana.

Além do fato, relatado no texto que eu falei, que o elfo teria que ter um corpo diferente do antigo, visto que os pais seriam diferentes - assim o hröa (corpo) não teria mais equivalência ao fëa (espírito), este não seria mais uma imagem pálida daquele.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo