1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos Reencarnados

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ashir, 27 Fev 2009.

1. Ashir

Ashir Usuário

A minha pergunta é simples... ou não xD
    Gostaria de saber se os Elfos, quando reencarnam se lembram de sua ultima vida, pois não me lembre de ter lido isso em algum livro...
    Não li todos também, o que ajuda muito ._. xD
    A propósito.. Eu e minha namorada adoramos o site... Certamente o melhor no estilo no Brasil.
    Obrigado

2. Excluído028

Excluído028 Excluído a pedido

Suponho que sim.
    Em O Silmarillion, após a morte de Finrod Felagund, é dito que ele caminhava pelas praias de Eldamar ao lado do pai. Isso não é nada de concreto, mas parece transmitir que Felagund continuava Felagund.

3. Ashir

Ashir Usuário

Sim, outra coisa... os Elfos geralmente preferiam ficar em Valinor ao invez de voltar pra terra média.
    Isso pode ser também um indicio disso certo?

4. General Artigas

General Artigas Não tá morto quem peleia

A Valinor tem um artigo traduzido que explica sobre a reencarnação e outras coisas envolvendo os eldar.
    Link do artigo completo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Acredito que os elfos geralmente ficavam em Valinor por não quererem sofrer de novo na Terra-Média, pois sabiam que se voltassem, um dia teriam que retornar à Valinor.
    Acredito que o único caso mencionado de elfo que retornou a Terra-Média seja o de Glorfindel.

Última edição: 28 Fev 2009
    • Ótimo Ótimo x 9
  5. Ashir

Ashir Usuário

Uau xD
    Respondeu todas as minhas perguntas \o/
    Muito obrigado \o

6. Aellue

Aellue Usuário

Obrigado, repondeu as minhas também, mesmo sem ter me dado ao trabalho de perguntar..\o/
    está era uma dúvida minha também.
    Ótimo tópico..^^

7. tbm tinha duvidas quanto a isso!
    otima explicação sepé!

8. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Essa visão do "Leis e Costumes..." onde os elfos reencarnavam a partir do renascimento, passando novamente pela infância e etc, foi deixada de lado por Tolkien. Os elfos reencarnam assumindo um corpo idêntico ao anterior, com a mesma "idade", memórias e etc.

• Ótimo Ótimo x 1
  9. Dunstran

Dunstran Bibliotecário itinerante

Alkarin: onde leste sobre essa mudança na concepção do Tolkien?

10. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

11. Indu

Indu In sacanagi we trust

Visto o exemplo de Glorfindel...:think:

De fato Veda ajudou muito!

12. Dunstran

Obrigado!

13. sunny

sunny Usuário

Sepé arrasa! Esclareceu muita coisa pra mim :yep:

14. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Dai o fato comprovado da imortalidade dos elfos.
    Imortalidade naquelas né uma vez que eles ficariam até o fim da Arda e nada mais.

15. Eruor

Eruor Novamente um

Muito bom, Sepé!

Esclareceu muito bem...

Já usei o novo sistema de avaliação para lhe agradecer!

16. TorUgo

TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

O sepé ajudou, mas o Haran mostrou que Tolkien desistiu daquela teoria! :)

;D

17. Indu

Indu In sacanagi we trust

[2]
    Somos Eruor...

Post simples e muito explicativo, de fato valeu a indicação...

Mas não vicia Veda:obiggraz:

18. General Artigas

General Artigas Não tá morto quem peleia

Valeu por elogiarem meu post, mas devem elogiar o Haran também, se não fosse ele, quem lesse o tópico só iria conhecer a concepção antiga sobre a reencarnação, com o post dele podemos ver como a idéia evoluiu no Legendarium.

19. Dunstran

Parabéns ao Haran e ao Sepé pela ajuda. Eu particularmente acho que a primeira concepção exposta pelo Tolkien em "Leis e costumes" era bem mais refinada e poética.

20. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Talvez apenas porque o Leis e Costumes é escrito de forma bastante poética, Dunstran. Eu já vejo a visão final de Tolkien como mais coerente. A reencarnação élfica seria uma medida para corrigir algo que foi ocorrido de forma não-natural, algo que "não deveria acontecer", algo ligado a Melkor: a morte dos elfos, seres que deveriam ser imortais. E essa correção ocorre permitindo ao elfo encarnar novamente. A passagem novamente pelo nascimento, pela infância, a obtenção de dois pais, duas famílias seria algo pouco natural na visão tolkienriana.

Além do fato, relatado no texto que eu falei, que o elfo teria que ter um corpo diferente do antigo, visto que os pais seriam diferentes - assim o hröa (corpo) não teria mais equivalência ao fëa (espírito), este não seria mais uma imagem pálida daquele.

Última edição: 20 Fev 2013
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar