• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos, realmente IMORTAIS?

Pelo jeito, a ligação dos elfos com a Terra em si era bem forte? Eles podiam sentir as dores da mesma? Até que ponto ia a interação deles com Arda?
Não, eles não tinham essa ligação. Não sentiam as dores de Arda, a não ser a mesma angústia que um naturalista sente ao ver a Amazônia sendo destruída, se é que me entende.
 
Não, eles não tinham essa ligação. Não sentiam as dores de Arda, a não ser a mesma angústia que um naturalista sente ao ver a Amazônia sendo destruída, se é que me entende.
Como não Snaga?
Lembra da Galadriel dizendo que o mundo passava por varias mudanças e que eles sentiam isso?
 
Como não Snaga?
Lembra da Galadriel dizendo que o mundo passava por varias mudanças e que eles sentiam isso?
Não era de maneira literal, Mene!

O fato dos elfos serem imortais fazia com que eles se cansassem do mundo. Esse cansaço criava um senso forte de nostalgia. Os elfos não suportavam as mudanças do mundo porque queriam viver sempre da mesma maneira.

Por isso fizeram os Três Anéis, para "parar" o tempo e evitar essas mudanças. Para manter, pelo menos nas regiões sob o domínio dos Anéis, um lugar que lembrasse suas terras antepassadas.

Quando Beleriand afundou, os elfos que ali viviam sentiram sua perda, pois ali estava muito de sua bem-aventurança. O que sobrou da TM era bem pobre com relação a Beleriand.
O que quero dizer, é que eles não sentiram o rompimento do continente como se rompesse sua própria carne.
 
Não vejo assim.
A ligação com a Arda era tanta que eles a queriam mais tempo intocada e imaculada por isso os anéis.
 
Caro Varnon,

Retirei o texto abaixo da enciclopédia de Valinor. Espero que ajude.

"Desta forma Eru, o Único, que os nascidos na terra chamam de Ilúvatar, criou a mais bela e mais sábia das raças. Ilúvatar declarou que os elfos teriam e construiriam maiores belezas do que qualquer outra raça, que possuiriam as maiores felicidades e a maiores tristezas. Deveriam ser imortais mas não eternos, e deveriam viver tanto quanto a terra viveria. Nunca conheceriam doenças nem pestilências, mas seus corpos seriam como a terra, em substância, e poderiam ser destruídos. Poderiam ser mortos com fogo ou aço na guerra, ser assassinados ou mesmo morrer de uma grande tristeza. "

Portanto, imortais sim, mas com o livre arbítrio de decidir se e quando queriam morrer ou ser assassinados. Porém, não eternos e se não estiver errada, não viviam após a morte. E ainda, condicionados à imortalidade enquanto a terra vivesse.

Abraços,

Interessante, mas o próprio texto diz que eles são imortais, não eternos, para mim, o termo imortal, nesse contexto quer dizer ter uma vida extremamente longa, que duraria várias eras, mas seria não eterna como Eru é; tanto que Elrond tem sua filha Arwen, que nasceu e cresceu até virar uma mulher, claro que num espaço de tempo muito longo, mas isso quer dizer que ela envelheceu, bem é o que eu acho...
 
Galera, "enciclopédia" é demais, mas valeu pelo carinho ;-)

O envelhecimento élfico aparentemente só ia até a "maturidade saudável" na escala humana.

Ou seja, o mais velho que um elfo ou elfa chegavam a ficar era no nível de "coroa charmoso" (Elrond) ou MILF (Galadriel). A dobrada do cabo da Boa Esperança nunca acontecia -- a não ser em casos como o de Gwindor de Nargothrond, em que o elfo sofria tanto que podia ficar com uma aparência envelhecida.

Abraços,
 
Os Elfos envelheciam de facto vede o exemplo de Círdan que nasceu em Cunivien e já apresenta sinais de velhice como barba(raro nos Elfos) e cabelos mais brancos. Eu de facto não acredito que os Elfos são imortais, pois eles durarão apenas enquanto Arda durar. Eu acredito sim na imortalidade do fëa, mas sendo assim, tambem consideramos os Homens imortais, pois seu fëa não morre, apenas parte dos circulos de Arda.

Resumindo os Elfos são como nós, mas com um existência muuuuuito mais prolongada, eles quando Arda acabar tambem acabarão, e desconheço o que se passará a seguir...
 
Quem disse que Círdan nasceu em Cunivien? Ele não ansceu lá, até porque, pelo que eu já li, os primeiros elfos eram mortais. Após algum tempo, que eles aprenderam a "serem imortais". Vou procurar esse texto exatamente. Mas Círdan NÃO nasceu no despertar dos elfos, isso é fato.


ACHEI!

Leis e Costumes entre os Eldar

"E a morte atingiu todos os eldar, como o fez a todas as coisas vivas em Arda, salvo apenas os valar"

"Esta destruição do hröa, causando a morte ou o desalojamento do fëa, foi logo experimentada pelos imortais eldar, quando despertaram no escurecido e desfigurado reino de Arda. Realmente, nos seus primeiros dias, a morte vinha mais facilmente, pois seus corpos eram então pouco diferentes dos corpos dos homens, e o domínio de seus espíritos sobre seus corpos menos completo."
 
Última edição:
Eu vejo os Elfos imortais no tocante a doenças, e a idade, mas eles podem ser mortos por outras pessoas como assassinato. Então em partes eles são imortais, mas não como os valares visto que esse não podem morrer, já os elfos podem em alguns casos!!!
 
... "e sendo imortal compartilhou a sua mortalidade"... eu continuo dizendo que nas obras estão a maioria das respostas.
 
O Círdan é um caso isolado. Não há nenhuma outra descrição de elfo com aparência de velho humano nas obras. Parece ser um daqueles casos em que o Professor cochilou mesmo.

Agora, essa interpretação sobre Cuiviénen aparentemente não é a correta. O significado é que os elfos foram controlando melhor seus "poderes", até porque o fëa vai ficando mais forte conforme o tempo passa e ele "queima" o hröa por dentro. Mas me parece claro que eles eram imortais desde o começo. É a natureza primária deles.

Abraço,
 
Acredito que nenhum elfo iria viver milhões de anos. Chegaria um dia que ele se cansaria!
Portanto, por mais "imortal" que seja um elfo, acho que ele iria morrer (lógico, não sendo por assassinato ou suicídio), mas por cansaço.

Vale lembrar que como Númeror invejou a imortalidade dos elfos, os elfos tinham uma pitada de inveja da mortalidade dos homens, que faziam os mesmos viverem muito mais intensamente.
 
Quem disse que Círdan nasceu em Cunivien? Ele não ansceu lá, até porque, pelo que eu já li, os primeiros elfos eram mortais. Após algum tempo, que eles aprenderam a "serem imortais". Vou procurar esse texto exatamente. Mas Círdan NÃO nasceu no despertar dos elfos, isso é fato.

Eu tenho quase a certeza que já li em qualquer lado que Círdan havia nascido em Cunivien, e os primeiros Elfos foram mortais? Não acredito que isso seja verdade, eles eram imortais, ou seja não morriam por velhice nem por doença Iluvatar os fez assim estava na sua natureza isso é um ponto assente.

Não estarás confundindo com o caso dos Homens, esses é que acreditavam que eram imortais e só depois pela maldade de Melkor foram reduzidos a seres condenados a morrer.

Círdan may have been among the Elves who awoke at Cuiviénen, although Tolkien never explicitly states this anywhere. When the three chiefs (Ingwë, Finwë and Elwë) returned from Valinor, they told their people to come from Cuiviénen and to go there.

Many groups of Elves broke away and formed the Nandorin and Silvan Elves. Elwë, Olwë and many of their people (the Teleri) continued on their journey, with Círdan among them. Twenty years after they first left Cuiviénen, they entered Beleriand. They were behind the Vanyar and Noldor by a long distance. On their way to the western shores, they passed through Nan Elmoth, where Elwë and Melian met and fell in love. After Elwë's disappearance, his brother Olwë led the remaining Teleri.

Círdan was with Olwë when they came to the shores of Beleriand, where the Teleri built ships, for the Noldor and the Vanyar had left three years earlier with the help of the Vala Ulmo. Ossë and Uinen befriended the Teleri when they reached the shores and helped them as well as they could. After the ships were built, in a final attempt to find Elwë, who had been lost to them since he had entered the woods of Doriath, Círdan and a small band of elves sought him once more. Many Teleri chose to live on the shores of Beleriand, rather than cross the sea. Yet Círdan was insistent on travelling to Aman, even if he had to go alone. Some few chose to go with him, and he set about the task of building a vessel to bring them there. On the night before their departure, Círdan had a dream in which he received a message from the Valar.

"And the voice warned him not to attempt this peril; for his strength and skill would not be able to build any ship able to dare the winds and waves of the Great Sea for many long years yet. "Abide now that time, for when it comes then will your work be of utmost worth, and it will be remembered in song for many ages after." "I obey," Círdan answered, and then it seemed to him that he saw (in a vision maybe) a shape like a white boat, shining above him, that sailed west through the air, and as it dwindled in the distance it looked like a star of so great a brilliance that it cast a shadow of Círdan upon the strand where he stood." The History of Middle-earth, vol. XII, The Peoples of Middle-earth: "Last Writings - Círdan," p. 386

Tirei isto da Wikipedia em Inglês, sei que não é uma fonte muito fíavel, mas diz que Círdan poderia estar entre os nascidos em Cunivien.
 
Eu tenho quase a certeza que já li em qualquer lado que Círdan havia nascido em Cunivien, e os primeiros Elfos foram mortais? Não acredito que isso seja verdade, eles eram imortais, ou seja não morriam por velhice nem por doença Iluvatar os fez assim estava na sua natureza isso é um ponto assente.

Não estarás confundindo com o caso dos Homens, esses é que acreditavam que eram imortais e só depois pela maldade de Melkor foram reduzidos a seres condenados a morrer.

:lol: Não, não estou confundindo com os homens.

E, já que tem certeza, mostre o trecho.
 
Em relação aos Homens estava a brincar:D

Está em cima algo que encontrei na net(como já disse não tinha a certeza onde encontrei) e mostra um trecho de como pelo menos círdan estava entre aqueles que fizeram a Grande Caminhada.
 
Então, só poderia me mostrar, por favor?

Porque nunca vi isso em nenhum trecho.

E além do mais, ele estar na caminhada não quer dizer nada. Entre o desportar e a caminhada, muitos anos se passaram.
 
Pois, eu acho que não diz nada disso eu qq trecho, é apenas uma suposição feita pelo Professor, ele pode ter nascido em Cunivien.

Mas se encontrar alguma coisa eu posto :D

Mas tambem é de notar que Círdan entre os do povo de Olwë era alguém com alguma respeitabilidade, logo poderá ser dos mais antigos.
 
Círdan era um dos elfos mais sábios e velhos. Pois sua história reportada se tem início desde a época da chegada a Beleriand, Primeira Era e tudo mais.
 
Não esquecendo que os Anões foram criados primeiro que os Elfos.
Sinceramente, eu não concordo com isso que você disse, Finwë. Os Filhos de Ilúvatar (elfos e homens) foram criados juntos com o terceiro tema que ele propôs aos Ainur no Ainulindalë. Confirme escrito n'O Silmarillion: "Pois os Filhos de Ilúvatar foram concebidos somente por ele; e surgiram com o terceiro tema; eles não estavam no tema que Ilúvatar propusera no início[...]". Eles foram criados antes dos anões. Simplificando: os elfos e homens surgiram bem no início com Ilúvatar e os anões depois com Aulë. Posso estar errado mas é essa minha opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo