1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos Pré-Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 23 Ago 2004.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Saudações,

    Tenho realizado algumas pesquisas aprofundadas sobre os Elfos pré-Tolkien e em um primeiro momento verifiquei que a pesquisa deve se concentrar no Cilco de Lendas Celtas sobre os Tuatha deDannan e os Sidhe e nas lendas nórdicas sobre os svart e alfar.

    Alguém já se arriscou nesse terreno pantanoso?
     
  2. Só li o que é dito no Mundo Mágico do SdA, onde o tema é superficialmente abordado. Mas lá consta que os Tuatha deDannan são a mesma coisa que os Sidhe, e não que eles são "raças distintas".
     
  3. Pearl

    Pearl Usuário

    Que tópico fascinante!!! Sempre tive essa curiosidade...

    Há uns anos atrás eu dei uma olhada em uns textos soltos das mitologias nórdicas e Celticas, infelizmente não encontrei muita coisa... mesmo na net, havia coisas muito soltas...

    Mas hj eu posso tentar a biblioteca da universidade... :think:

    Que textos vocês recomendariam olhar?
     
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Na verdade eu também só me arrisquei no Mundo Mágico de Sda, mas não sei até onde vai a credibilidade de David Colbert acerca de tais assuntos.

    Realmente é dificil de achar algo a respeito, e o que se sabe é meio obscuro!
    Agora estou lendo o livro As melhores Histórias da Mitologia Nórdica, e vou aproveitar pra ver se encontro algo relacionado!
     
  5. Proview

    Proview Go

    O q eu conheco de elfos pré-Tolkien é o que eu li de sites espalhados na internet.
    Agora que um amigo comprou a Canção de Ninbelugos posso ter a chance de ler.

    Achei nesse site:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Algo bem interessante. Vejam esses trechos.

    "(...) Mas geralmente o termo elfo é uma alusão aos Ljósálfar (“elfos da luz”), que são seres sobrenaturais de beleza inenarrável, brilhantes como o sol, que vestem-se de forma delicada e transparente; são criaturas benevolentes, e possuem seu próprio país (...)"

    "(...) estes são os Svartálfar (“elfos da noite”) chamados também de Dokkálfar (“elfos escuros”), que ao contrário dos ljósálfar, estes possuem aparência grotesca e pele encardida, evitavam constantemente o contato com o sol, que tem o poder de transformá-los em pedra (...)"

    Nesse texto eles fazem alusão a Tolkien, tá tudo no Link acima, quem quiser conferir.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  6. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Eu li alguma coisa da lendas nórdicas há uns anos atrás (Canção dos Nibelungos, Volsunga Saga e as partes correspondentes da Edda Poética e da Edda em Prosa) e me lembro de que o material que havia sobre os elfos ali era bastante esparso, bem do tipo que o Proview citou no post dele, apenas citações e um ou outro nome de raça aqui e ali. Em particular, não me lembro de nada acerca de histórias completas sobre os elfos nesse material, nem de nenhum desenvolvimento do caráter desses elfos qualquer que seja. Não creio que se encontrem elfos com as características dos elfos de Tolkien nesses textos aí. O Beowulf e o Kalevala também não são esclarecedores a respeito dos elfos do Tolkien, creio.

    O que não deixa de ser muito curioso, pois esses textos são geralmente citados como fontes importantes de inspiração do Tolkien. Mas para os elfos, e em particular para o caráter deles, creio que ele deve ter tido outras fontes. Quais seriam elas, eu ignoro. Como não conheço nada das histórias celtas, naõ posso dizer se elas teriam algo a esclarecer.
     
  7. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Bem o que conheço sobre Elfos pré-tolkianos são de trechos espalhados pela internet e de Mundo Magico de SdA. Mas nas fontes que encontro on -line sempre são referentes ao post de Proview
    E pouca coisa mais, em algumas fontes os elfos se assemelham mais a duendes travessos do que aos elfos descritos por Tolkien, e em outras eles sõa como espiritos.
     
  8. Mago

    Mago Usuário

    É verdade q os Orcs são elfos criados atravez de magia negra?
     
  9. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    É uma possibilidade. Na verdade ela diz que eles seriam elfos antigos capturados por Melkor, nos tempos escuros quando a raça ainda era jovem, e com o uso de seus poderes únicos transformados em seres horrendos e irreversivelmente maléficos. Alguns acreditam que não somente os elfos mas outras espécies também foram utilizadas por Melkor para confeccionar a raça dos orcs.
     
  10. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    é, poderia ser uma mistureba daquelas. Pegue uma pitadinha de homens, mistures com os elfos e coloque a melícia de Melkor e misture bem, ou leia esse texto da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que é muito mais simples :wink:
     
  11. Mago

    Mago Usuário

    Só existem a especie de elfos q aparecem no filme ou tambem exisitem os elfos do mar e do ceu?

    :o?:

    Porque tem mundos medievais q tem elfos de todos os tipos como por exemplo os elfos negros, os elfos do mar e os elfos do ceu.
     
  12. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Compreenda uma coisa, os elfos têm formas diferentes emcada cultura que se apresentam, na cultura nórdica, eles eram mais parecidos com Duendes que aprontavam peças, etc. Na cultura celta eles eram como "espíritos da natureza", entidades. Mas Tolkien apesar de se basear em outras culturas, ele os criou diferentes, então vc não pode medir os elfos tolkianos pelos outros "tipos" de elfos.

    Primeiramente vc tem que ler o SdA (eu li em algum lugar que vc só viu os filmes) para compreender um pouco mais sobre o universo de Tolkien, e depois ler o Silmarillion onde é contada toda a história dos elfos e dos homens, o hobbit é bacana, mas acho mais ilustrativo, pq se vc não os ler fica muito difícil de compreender o que são os elfos.
     
  13. Krebain

    Krebain Banned

    Os elfos de Tolkien são totalmente diferentes dos anteriores.
     
  14. Parisio

    Parisio Usuário

    Deriel, você pode indicar algumas leituras sobre o assunto?

    Ainda, apenas ainda, não me arrisquei nesse terreno pantanoso, mas vejo algumas correspondências sugestivas entre os Primogênitos de Tolkien e os Primogênitos da mitologia grega (A geração de ouro).
     
  15. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Lendo as "Brumas", a gente percebe que o povo de Avalon - no caso, uma cultura celta - era denominado pelos "ingleses" como duendes. O mesmo termo que significa duendes também é usado para denominar os elfos. Por exemplo, Lancelot significa "flecha dos elfos-duendes"

    Eu nuca li o Mundo Mágico de SdA, pq não tinha dinheiro pra comprar, então eu comprei o Artemis Fowl... vcs sabem algum site de compras bom onde eu o possa encontrar?
     
  16. Fafa

    Fafa Visitante

    Elfos que vivem submersos no oceano? Não. Mas poderíamos considerar os teleri como "elfos do mar" no sentido de que amam o mar e vivem próximos do mesmo, se dedicando à contrtrução de navios e à navegação.

    Elfo negro? Segundo a mitologia nórdica, os elfos negros eram seres semelhantes aos anões (pequenos, feios, hábeis ferreiros, mineiros e artíficies e normalmente de caráter maligno e covarde), mas estes mesmos foram modificados por Tolkien, transformados na nobre raça de Durin, porém, são semelhantes aos anões-pequenos.
    Existiu também um elfo-escuro, mas não que ele pertencesse a uma outra raça, mas foi chamado assim por habitar recluso em uma floresta escura e por só sair à noite.
     
  17. Parisio

    Parisio Usuário

    Não há uma correspondência maior entre os elfos negros da mitologia nórdica e os orcs tolkenianos do que com os anões?
     
  18. Fafa

    Fafa Visitante

    Os elfos negros são semelhantes, em minha opinião, aos anões da própria mitologia nórdica (nibelungos) e aos anões-pequenos de Tolkien.
     
  19. Finarfin

    Finarfin Usuário

    No mundo inteiro, as diversas culturas possuem entes fantásticos, que fazem parte do folclore de cada povo..... existe muito em comum entre eles, e são chamados de elementais.... esses elementais são divididos em classes, cada uma relacionada a um elemento da natureza.... existem os elementais da terra, da água, do mar e do ar... os elementais da terra são divididos entre os das rochas e os das matas.... os das rochas existem em toda parte do mundo, em cada lugar com um nome, mas são popularmente conhecidos como gnomos.... esss, se equivalem aos anões escandinavos... são geralmente caracterizados por estatura baixa, barba longa, atividade mineradora e morada sob as montanhas.... os elementais das matas, são muito conhecidos como duendes, mas variam de acordo cvom a cultura.... desses, existe uma maior variedade, sendo chamados de elfos nas culturas nordica e celta, de leprenchau na tradição irlandesa, entre outros.... são normalmente identificados como pequenos seres mágicos de orelhas pontudas, muito travessos, existindo alguns muito belos, e outros muito feios... alguns são peludos, outros têm pele como dos humanos.... podem ser bons ou ruins tbm, isso varia de cada cultura, e algumas possuem vários deles...
    Elfos da cultura celta são normalmente caracterizados por sua grande beleza, porem são perigosos, seduzindo humanos com seu canto e levandos para seu mundo distante....
    Na cultura nódica, os elfos são divididos entre Svartalf e Ljusalf.... os Svartalf, são os elfos do escuro, ou da noite.... têm pele escura, são muito feios, são malvados, e geralmente responsabilizados pelas mortes de crianças, ou desaparecimento das mesmas..... os Ljusalf são os elfos da luz... são claros e belos, na maioris bons e gentis ajudando na colheita e na proteção da casa, mas alguns são travessos, e roubam comida, caso naum tenha nada para eles, provocam acidentes domesticos... por isso, era comum na cultura nordica, as pessoas deixarem comidas e presentes para que os elfos naum se zangassem com elas....
    No Brasil, os elementais da mata mais conhecidos são o Saci, a Caipora e o Curupira.... esses seriam os respectivos duendes brasileiros...
     
  20. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Isso sobre os elfos da luz eu li no "Mundo mágico de Harry Potter". Também associa-se isso as tais Rodas de Elfos, algo do tipo, que é um mito encima de flores que desabrocham logo de manhã, em formato de círculo (a reunião delas) e erama tribuídos a uma fogueira que o povo das fadas fazia a noite, e só sobravam as cinzas de manhã.
     

Compartilhar