• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos no Folclore da Escandinávia

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<div align="justify">
Dando continuidade &agrave; s&eacute;rie de artigos sobre Elfos em mitologias e folclores, segue o segundo artigo, sobre Elfos na Escandin&aacute;via (o primeiro artigo pode ser lido aqui: <a href="index.php?option=com_content&amp;task=view&amp;id=7630&amp;Itemid=227" target="_self">Elfos na Mitologia N&oacute;rdica</a>).
</div>
<div align="justify">
&nbsp;
</div>
<div align="justify">
&nbsp;
</div>
</ br> Leia Mais...
 
é realmente um ótimo texto :grinlove:
tirou muitas das minhas dúvidas em relação a mitologia nórdica e os elfos!! parabéns!:joy:
 
Pena nada. Nosso folclore é riquíssimo! Dá uma espiada neste artigo aqui do Cisne:

http://www.valinor.com.br/artigos/tirith_aear/aman,_yvý_marãeý,_terras-sem-mal.html


Obrigado Deriel!

Com certeza nossa diversidade folclórica é muito maior e não desconsiderei isso. Eu amo as culturas regionais, principalmente de Minas Gerais, minha terra. Minha descendência é do Jequitinhonha um lugar rico em folclore.

Você conhece?

Aquilo foi uma força de expressão.

Ja pensou: "Elfos do Sertão"? :lol::lol::lol:
 
Estes mitos e lendas sobre os elfos são tão populares entre os Escandinavos e bem visíveis no dia-a-dia. É dito que até hoje muitos Escandinavos continuam a acreditar na existência do "povo escondido", e freqüentemente mudam de caminho para garantir que não perturbem estas criaturas. Por exemplo, logo fora de Reykjavik, Islândia, uma partida de futebol que estava sendo disputada foi interrompida quando uma bola mal chutada rolou para o mato e parou perto de um sinal que marcava o lar de três elfos, que se acreditava morarem perto das pedras onde a bola parou. Ao invés de recuperar a bola, os jogadores optaram por deixá-la por lá, para não incomodar os elfos.

É legal saber que tem gente que ainda acredita nessas lendas =] ou no mínimo tem respeito por mitos que devem estar bem enraizados na sua cultura e história.

Pena nada. Nosso folclore é riquíssimo! Dá uma espiada neste artigo aqui do Cisne:

http://www.valinor.com.br/artigos/tirith_aear/aman,_yvý_marãeý,_terras-sem-mal.html

Muito bom esse artigo, é incrível as semelhanças.
 
O legal de dessas histórias e observar a GENIALIDADE de Tolkien ao pegar todas essas lendas e dar a elas uma história, como no caso dos elfos, de lendas esparsas dos países do norte ele criou um povo, com sua cultura, genealogia, história e identidade próprias. Vemos isso também com os anões, homens e demais raças da Terra Média. Até de elementos das histórias infantis Tolkien se utilizou (vide Luthien se utilizando de suas tranças para fugir de sua torre, no maior estilo Rapunzel). Duas obras que devem ter influenciado muito Tolkien como fonte de inspiração foram o Anel dos Nibelungos (lembram de alguma coisa?) e a famosa Edda poética, uma coletânea de poemas on de são contadas a criação de Midgard (tradução literal: Morada Intermediaria ou Terra Média), e histórias sobre os Homens, Elfos, Anões e diversos outras raças que aparecem nas obras do MESTRE.

Um abraço de Tiberius!!!

P.S. Se alguém tem idéia de onde conseguir uma versão das Eddas, até mesmo em Inglês, me manda uma mensagem.
 
olha...
estes elfos da mitologia nórdica são realmente muito pavorosos! rs
mas tirando as pragas e as doenças que eles poderiam lançar às pessoas caso se sentissem ameaçados ou invadidos, muitas coisas já se assemelham mais aos elfos de tolkien (como já citado no texto)...

nota-se que tolkien criou seus elfos de acordo com as mitologias não só inglesas, mas tbém nórdicas!

aguardemos agora que tipos de elfos existem em outras tradições européias! celtas, germânicos, latinos, gregos... o que será?

estou gostando muito destas informações!

aguardo ansiosa pelo próximo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo