• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos: Imortalidade ou Longevidade?

Miriel, esgotada/sugada pelo nascimento de Fëanor, entristece e esgotada, seu espírito abandona seu corpo e parte para os Palácios de Mandos.

Quanto à Arwen, seu destino não é esclarecido. Ao menos em nada que eu tenha lído. Mas isso não diz muito à esta questão pois minha memória não é muito confiável após algumas Eras.
Mas a meu entender, ela poderia seguir para Mandos, da mesma forma que poderia seguir o mesmo destino dos Homens. É preciso imaginar ou analizar se, como Luthien, os Valar julgariam o caso de Arwen e Aragorn tão exepcional para ser diferente do de sua raça...
 
O pai do Fëanor tbm morreu la, Finwë se n me engano =D

Finwë foi o primeiros dos eldar assassinado em Aman por Morgoth, mas já retornou de mandos e vive nos jardins de Lórien com Finrod e outros noldor mortos na T-m.


Míriel foi a única dos elfos a querer permanecer em Mandos, o que para os quendi equivale a estar morto. Eles foram o casal que deu mais dor de cabeça para Manwë e Mandos pois, ela quis morrer não desejar voltar e Finwë casou de novo com Indis (lembrando que, como os elfos não morrem, seria o primeiro caso de bigamia :mrgreen:) e o resto da história todo mundo sabe no que deu.
 
O fato de Míriel ter morrido em Aman não faz dela mortal. Ela voltaria e continuaria a viver como qualquer eldar, mas, pelo que disseram (não li isso ainda), escolheu ficar nos palácios de Mandos indefinidamente.

Desculpem a minha ignorância recalcitrante, mas acho que nós ainda não chegamos a um consenso sobre como a escolha entre ser eldar ou edain era feita. Aliás, ainda não está claro para mim se a escolha é entre ser eldar ou edain ou se a escolha é entre ser mortal (como os homens) ou "imortal" (como os elfos). Isso nos remete à velha pergunta: qual e diferença entre homens e elfos? Tenho até um tópico sobre isso, mas meu PC tá dando pala e não estou conseguindo postar o link. Mas o nome do tópico é "O que diferencia um homem de um elfo?"
 
Vou em busca desse tópico, Irmão, mas aê, dê uma olhada nesta Carta 181 que postei um trecho que fala a respeito dos Elfos.

Quanto à escolha, acredito que era permitida em alguns casos, como o de Lúthien e de Elrond e Elros. Ao menos são os casos dos quais me recordo. Miriel não escolheu ser mortal, mas desistiu de viver fora de Mandos. Talvez antevendo o que aconteceria com seu filho. Isso explicaria a respeito da desisitência dela, não sei se há alguma coisa nas HoME, ainda, mas até eu encontrar alguma coisa, algum mestre do Fórum nos auxilie por aquí!!
 
Desculpem a minha ignorância recalcitrante, mas acho que nós ainda não chegamos a um consenso sobre como a escolha entre ser eldar ou edain era feita. Aliás, ainda não está claro para mim se a escolha é entre ser eldar ou edain ou se a escolha é entre ser mortal (como os homens) ou "imortal" (como os elfos). Isso nos remete à velha pergunta: qual e diferença entre homens e elfos? Tenho até um tópico sobre isso, mas meu PC tá dando pala e não estou conseguindo postar o link. Mas o nome do tópico é "O que diferencia um homem de um elfo?"

Até onde eu entendi da discussão a questão é escolher entre o "destino" dos Eldar (imortais) ou Edain (mortais). Acredito que não haja como se trocar de raça: Nascer Elda e se tornar Edain ou vice-versa.

Tipo: Lúthien e Arwen escolheram o destino dos Homens, porém continuaram pertencendo à raça dos Eldar.


Vou em busca desse tópico, Irmão, mas aê, dê uma olhada nesta Carta 181 que postei um trecho que fala a respeito dos Elfos.

Mathan, não tem como você postar o trecho que fala sobre os Homens e fazer uma comparação entre eles? Não tenho As Cartas aqui comigo no momento.
 
Vou em busca desse tópico, Irmão, mas aê, dê uma olhada nesta Carta 181 que postei um trecho que fala a respeito dos Elfos.
Eu li este trecho, Mathan, e achei muito interessante a motivação de Tolkien ao retratar cada raça com um aspecto mais ressaltado. Mas minhas dúvidas são quanto aos aspectos fisiológicos de cada um (homem e elfo), como a imortalidade e a tal "aura" dos elfos...

Quanto à escolha, acredito que era permitida em alguns casos, como o de Lúthien e de Elrond e Elros. Ao menos são os casos dos quais me recordo. Miriel não escolheu ser mortal, mas desistiu de viver fora de Mandos. Talvez antevendo o que aconteceria com seu filho. Isso explicaria a respeito da desisitência dela, não sei se há alguma coisa nas HoME, ainda, mas até eu encontrar alguma coisa, algum mestre do Fórum nos auxilie por aquí!!
A escolha parece ter sido feita por poucos, sendo que seus descendentes estariam atrelados a ela, como foi o caso dos descendentes de Elros. Mas não sei por que Arwen também teve esta escolha, sendo que seu pai já a tinha feito, e muito menos como esta escolha foi feita, como já cansei de ressaltar por aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo