• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ELFOS, HOBBITS & SACIS(!!!)...

Hakar

Usuário
Olá pessoal,

Esse post, talvez, não devesse entrar nesse tópico, pois a principio nada tem há ver com a obra de Tolkien, muito pelo contrário, mas rogo para que leiam tudo pois só assim irão compreender a origem de uma dúvida cruel que tenho e, apesar de nada mudar minha vida, queria dividir a curiosidade com vcs. E essa dúvida engolfa TODA a obra de Tolkien.

É o seguinte, cerca de duas semana estive na "Chácara do Visconde" em Taubaté (sp) tb conhecida como "Sítio do pica-pau amarelo", um pequeno parque onde, há muitos anos, o escritor Monteiro Lobato passou parte de sua infância e adolescência, pois bem, o local hoje em dia abriga uma serie de atrações e um pequeno museu onde consta fatos da vida do escritor e de sua obra. Eu, tranqüilamente passeava por esse museu eis que surge na minha frente um quadro que retratava a figura do Saci. Um desenho clássico, como aqueles inúmeros existentes naquela coleção de capa dura e azul da Brasiliense do "Sítio" (nossa, essa é pro pessoal da antiga!). Pasmem, nunca havia notado!, o Saci Pererê TÊM orelhas pontudas!! Cara, isso foi uma revelação inesperada prá mim! IMEDIATAMENTE lembrei dos hobbits e elfos e de sua clássica representação com as tais orelhas pontudas. Parece brincadeira, mas de imediato relatei o pensamento para meu pai, que me acompanhava de perto e ele sugeriu: "Bem,... Talvez seja uma forma estilizada de representar criaturas fictícias!". Devo dizer que, não por se tratar do meu bom e velho pai, a resposta soou bem plausível.
E aí, alguém sabe me responder isso?

Pelo que me lembro de toda a obra de Tolkien que li (HBT, SdAs e SILM) em nenhum momento foi dito nada sobre os elfos terem orelhas pontudas(pelo menos no que me lembro) e, se não me falhe à memória (o que é quase impossível!) os hobbits, na descrição de Tolkien ao inicio da obra do das não os classifica como tendo orelhas pontudas. Bem,.... Essa última seria mais fácil de checar, porém emprestei a sociedade do anel para uma amiga, por isso a dúvida persiste.

E então, vcs saberiam me dizer se isso tudo é fruto do povo do PJ (o que não creio, para ser franco) ou é do próprio Tolkien? Talvez seja um fato tido como certo e pronto, ou mesmo adotado por alguns artistas? Bem, não sei a resposta e estou curioso para saber a opinião de vcs à respeito desse fato.


Valeu galera, e desculpe se esse Tópico já foi aberto anteriormente, mas mesmo assim vcs podem falar sobre as orelhas pontudas do saci :-P!


Hakar da casa de Klanã.

p.s.: Teve um Post por aí de um camarada pedindo sugestão de livros para leitura, tá uma boa obra prá se ler, apesar de ser infantil. ML é um ótimo escritor e seus livros são de uma leitura rápida e dinâmica.
p.p.s.: Quem tiver os livros da Brasiliense dêem uma olhada no livro "O Saci". Está repleto de figuras como vi lá na tal chácara.



" Hohw!...Hohw!...Hohw! Foi isso,sim... Foi isso o que eu ouvi!" - relato de "Borges"(nome fictício) após ter tido um suporto contato de 1o. grau com o Papai Noel.
 
heheh vc tem razao o JJR nao especifica nada sobre as orellhas dos elfos...
mas acontece que o Tolkien nao inventou os elfos; eles jah existiam ha seculos nos mitos nordicos e celtas.....e eram descritos com orelhas pontudas......
mas quem sabe esse saci....hehehe.....

*******************......Lady of stars, Elentari, Tintallë! anirion elbereth...... ********************
[clube da insônia]
 
Bem, eu não li o Silmarillion, mas segundo minha querida-e-sumida-com-razão-sis Nienna, tem uma parte no dito livro que fala que eles tinham orelhas em forma de folhas. Ou seja, uma analogia para confirmar a forma das orelhas [pontudas, no caso].

Hoje mesmo eu estava lendo os verbetes "Elfiche Geister" e "Elfos" em um dicionário de mitologia Germânica. Muito interessante, quem puder, leia!
Tinha um ponto que falava que um homem que se encantasse por uma dama élfica não teria "salvação". Me lembrei de algumas passagens

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::
 
quote:
Bem, eu não li o Silmarillion, mas segundo minha querida-e-sumida-com-razão-sis Nienna, tem uma parte no dito livro que fala que eles tinham orelhas em forma de folhas. Ou seja, uma analogia para confirmar a forma das orelhas [pontudas, no caso].

Hoje mesmo eu estava lendo os verbetes "Elfiche Geister" e "Elfos" em um dicionário de mitologia Germânica. Muito interessante, quem puder, leia!
Tinha um ponto que falava que um homem que se encantasse por uma dama élfica não teria "salvação". Me lembrei de algumas passagens

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::


Onde você leu isso? Algum dicionário na net?



-- dermeister
Lauft! // Weil der Meister uns gesandt.
 
Eu acho q fala sim das orelhas pontudas, mas nao lembro onde...


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

Gimli, filho de Glóin
 
Eu tb não me lembro de ter lido nada sobre o fato de os elfos/hobbits terem orelhas pontudas.
E foi até estranho ver as orelhas dos hobbits no filme, pontudas. Nunca imaginei eles assim.

Porém, nunca li o Simlarillion, então não posso dizer se os elfos de Tolkien tinham as orelhas pontudas ou não. Eu, particulamente, não imagino eles assim.

Já o Saci, eu imaginava ele com orelhas pontudas sim.
Eu tenho a coleção do Sítio pelo Círculo do Livro, e nas ilustrações e capas, o Saci já vem com a orelhinha pontuda.
 
Nunca imaginei o Saci c/ orelhas pontudas... nem os hobbits...

Mas tenho quase certeza q Tolkien falou das orelhas pontudas dos elfos...


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

Gimli, filho de Glóin
 
quote:
Onde você leu isso? Algum dicionário na net?

Não... Eu li isso na biblioteca da escola, no dia em que postei aquilo, em um Dicionário de Mitologias bem velhinho que tinha lá.
Por quê? =)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::
 
quote:
quote:
Onde você leu isso? Algum dicionário na net?

Não... Eu li isso na biblioteca da escola, no dia em que postei aquilo, em um Dicionário de Mitologias bem velhinho que tinha lá.
Por quê? =)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::


Só interesse, um _dicionário_ mitológico deve ser bem diversificado. Qual o nome dele?



-- dermeister
Lauft! // Weil der Meister uns gesandt.
 
Certeza que os elfos de Tolkien não tinham orelha pontuda. No Silmarillion não há nenhuma parte sobre a orelha deles, umm indício de que eram normais.
Esse negócio de orelha pontuda chegou com D&D e o povo não larga dessa.



ViVa Rapadu, MoRra Nú!
 
Acho que elfos não tem orelhas pontudas, mais com o tempo foram transformando "elfos em duendes" e todo mundo fala que duende tem orelha pontuda e ai ficou.

[clube da insônia]
 
o engraçado foi que vi "o rei e eu" esse final de semana e percebi algumas estátuas com orelhas pontudas tb! deve ser algum padrão coletivo de rpresentar figuras míticas mesmo, viu.

votem!!!!!!!
 
Bem, um dos personagens q eu sei porque tem orelha pontuda é o Link do jogo Zelda...
E para comunicarem melhor com os deuses de lah...
Mas eu nunca vi o saci com orelhas pontudas...Acho q foi mais pra chamar atençao.

Herry o quê???Nao seria Frodo Bolseiro???
 
quote:
Acho que elfos não tem orelhas pontudas, mais com o tempo foram transformando "elfos em duendes" e todo mundo fala que duende tem orelha pontuda e ai ficou.

[clube da insônia]


Acho q foi isso tb...Meu pai vive confundindo elfos com duendes.


Herry o quê???Nao seria Frodo Bolseiro???
 
Hum, todo caso, se querem saber se Duendes tem orelhas pontudas, e so perguntar pra Xuxa....hehe

Herry o quê???Nao seria Frodo Bolseiro???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo