• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos e o "efeito claustrofóbico"?

É um senso que tornou-se comum.
Entendo sua colocação miharu. =]
Porém, como ressaltamos, as influências que acabam colocando essa questão.
Tolkien foi influênciado (literáriamente) por muitos dos mitos teutônicos, que conhecia bem; desta forma, a incongruência foi simplesmente causa do senso comum. Assim como já colocado, na mitologia teutônica elfos das trevas (que seriam mais como os anões) habitam o subsolo, e essa idéia acaba sendo difusa ao longo da obra, chegando a cisão, a colocação dos anões, e os elfos como sendo direcionados puramente a bosques e florestas.
Ainda há mais uma questão, além disso, a necessidade de habitar em cavernas ocorreu na Primeira Era do Sol e da Lua perante as batalhas contra Melkor. Porém, é preciso notar que, mesmo quando habitando ainda em Valinor, os elfos eregiam construções em Pedra, e coisas semelhantes, mesmo não sendo cavernas, não eram bosques. Construções como a Torre de Kortirion, e muitas outros nos remetem a esse espírito arquitetônico, e não puramente bucólico.

Mais tarde, em guerra contra Melkor, eles iriam usar de suas fortificações, e ainda das técnicas dos anões ao fazer fortalezas subterrâneas.
E isso foi uma reminiscência, o que acarretou nos elfos, até mesmo na Segunda Era, em Eregion, estarem sempre em contato com Moria, e habitarem se necessário, em locais subterrâneos, assim como, no caso mais isolado, de Thranduil.

Abraços.
 
Penso eu que isso é mais uma forma de expressão de Tolkien que foi levada muito ao pé da letra.
Pra mim é simples, os elfos preferiam muito mais qualquer campo aberto matas e florestas do que túneis subterraneos...
Então dizer que um elfo tinha as co a entrar numa caverna só dever ser uma forma de dizer que prefeririam uma boa floresta
 
Perfeitamente, entendo sua colocação amigo Mene. =]
Mas veja que, sendo esse um trato que é aparentemente comum em Tolkien, torna-se senso comum, e passa a ser habitual pensar assim, por isso a estranheza com relação a "elfos e cavernas". Não é?

Abraços.
 
Perfeitamente, entendo sua colocação amigo Mene. =]
Mas veja que, sendo esse um trato que é aparentemente comum em Tolkien, torna-se senso comum, e passa a ser habitual pensar assim, por isso a estranheza com relação a "elfos e cavernas". Não é?

Abraços.
Sim..sim... Mas é só olhar para o meu nick e você vai lembrar que os elfos até que gostam de cavernas;....

Mene= mil
Groth = Caverna (s)
 
Sim, exatamente! A nós é clara essa definição, mas não a todos os leitores.
Por isso o tópico, somente para elucidar essa questão. =]

Abraços.
 
Tudo bem, Carnille. Acontece!

Clica aqui e tenta resolver seus problemas! Ali tem tudo o que você precisa saber sobre um Saitor pra você!

Oi, Snaga!
Muito obrigada por sua preocupação em ajudar. E ajudou muito, sim!
Pode ter certeza de que o link que me forneceu será minha leitura de final de semana.
Mais uma vez, obrigada, pois pessoas como você e os demais que dedicaram um tempinho precioso em dialogar sobre minha dúvida fazem com que outros como eu se sintam incentivados e "provocados" (no melhor sentido da palavra) a buscar novas opções, novas possibilidades.

Uma grande abraço!

Carnillë.
 
Acho que poderíamos caminhar para a discussão, com ou sem senso comum, com ou sem a influência dos elfos teutônicos (sem desprezar todos os esclarecimentos feitos e toda a discussão e expressão de opiniões), dizendo que os elfos eram ligados á natureza desde seus primórdios. Muitos têm variações na sua forma de adaptar-se a um "habitat" de acordo com a necessidade, como no caso de Thranduil. A questão do "suportar" lugares subterrâneos, poderia ser então vista como "preferência" por lugares opostos à cavernas. (?)
Como bem lembrado por Miharu (se não me engano, e se me enganar, me perdoem) cavernas também fazem parte da natureza. E também como colocou Menegroth, correndo ou não o risco de cair no senso comum, acho que a palavra mais apropriada, ao menos mais próxima ao que eu imaginava encontrar, seria "preferência"? Claro que considerando que as formas de Tolkien conceber suas obras eram muito próprias dele...

Abraços.

Carnillë.
 
Os elfos preferem a liberdade dos campos e gostavam tanto das florestas que costumavam passar muito tempo conversando com os ents antes de esquecê-los.
 
E sim, cavernas "fazem parte da natureza", porém, as cavernas nas quais os Salões élficos de outrora foram feitos, muitas vezes eram escavadas pelos anões.
 
Agora, me surgiu uma questão (não sei se cabe aqui, ou seria melhor abrir um tópico, mas vamos ver):

Se os Hobbits moravam em tocas na terra, será que se adaptariam com cavernas ou se sentiriam tão "presos" quanto alguns elfos? :think:
 
Eles moravam próximos à superfície, em tocas, não enormes cavernas, mas desde que houvesse conforto alimentar eles se adaptariam sem pestanejar.
 
Cara Alanië, creio que você captou exatamente o meu icômodo e que sua colocação sobre os hobbits não tenha sido um flood (deixa eu dizer isso por favor, pois agora aprendi ao menos UMA coisa e agradeço oa amigo Aracano, ufa!), mas sim uma tentativa de comparação entre como se sentiriam os elfos.
Apesar de que Tolkien, no início de O Hobbit fala que não era uma toca qualquer, mas uma de hobbit e que isso quer dizer conforto ( e vemos mais adiante uma vasta descrição de que isso é verdade e as tocas-hobbit, especialmente os smials nada têm a evr com simples buracos no chão), no mesmo livro não há descrição que satisfaça um pouco mais a curiosidade de certois tipos de leitores, leia-se "EU".

Há diversos outros temas e elementos que são falados, mencionados explícita ou implícitamente (magia, poder, escuridão, etc) que eu estou fervilhando de vontade de discutir e também imagino se não seria interessante abrir novos tópicos. No entanto, também penso que muitos poderiam interpretar de outra forma por eu só focar no assunto Thranduil-Legolas-Floresta das Trevas (porém, isso me fascina, faer o que...).

No entanto, sobre a moradia dos elfos há pouco que se detalhe. Vou reler o que eu tiver sobre isso para ver se consigo exemplificar melhor minhas colocações,ter maior base para dialogar e tentar descobrir, junto à vocês outros aspectos sobre os palácios do rei.

Mas por agora eu poderia dizer que até mesmo a ilustração das portas do palácio mexe um pouco comigo, como se "deixasse a floresta lá fora" ao ser trancada... Não tenho outra imagem ilustrativa para poder comparar mas... não parece que a Floresta ficou lááááá atrás???

A arquitetura dos elfos geralmente não é a de que constroem seus lares "em volta" das árvores e adaptando suas construções á elas e não ao contrário? Não sei, imagino se o interior dos palácios não seria assim... Nunca teremos como saber, eu acho. Mas já seria alguma coisa...

Abraços a todos.

Carnillë.
 
Ai ai, hahahaha. =]
Não fica assim Calim, sabe que amamos você. kkkk
Bem, voltando, creio que a questão de Alanië, além de elucidativa, tenha sido muito oportuna. E como disse brilhantemente nosso amigo Calimbadil, os Hobbits adaptar-se-iam contanto que houvesse conforto e alimentação. Seja qual for a moradia, mesmo havendo certas preferências, como o conforto de tocas razas.
Porém, como nada é "absoluto", haviam os que habitavam em casas, quase de alvenaria, e outros ainda em Smials, construções mais fundas que as tocas mais simples, como é descrito do que é feito dos vastos túneis, que tornaram-se prisões, e coisas do tipo. Os Grados habitavam, creio eu, em casas, ou locais não tão parecidos com as tocas razas do Condado, ao menos do Bolsão, e na maior parte do local. Em Bree também habitavam em casas.

Abraços.
 
Eles moravam próximos à superfície, em tocas, não enormes cavernas, mas desde que houvesse conforto alimentar eles se adaptariam sem pestanejar.
Está certo, não quis dizer que eles poderiam morar em cavernas porque moram em tocas "de coelho". Como disse a Carnillë:

Apesar de que Tolkien, no início de O Hobbit fala que não era uma toca qualquer, mas uma de hobbit e que isso quer dizer conforto ( e vemos mais adiante uma vasta descrição de que isso é verdade e as tocas-hobbit, especialmente os smials nada têm a ver com simples buracos no chão)

Ah sim, e obrigada a todos por ter clareado mais as minhas idéias. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo