• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos e o "efeito claustrofóbico"?

Até o mais leigo sabe q anões é q gostam de cavernas, e elfos gostam da natureza, por quê todo mundo tem que repetir isto tantas vezes, pessoal?...
 
Porque todo mundo adora floodar dizendo "concordo", é humano.

Só mais uma coisa, em qualquer rpg moderno elfos vivem na floresta e anões em cavernas e/ou montanhas, como os RPGs modernos(pós-Tolkien) sofrem influências massivas de Tolkien temos dupla comprovação para o fato de que Gimli só se sentiu envergonhado por ter med de entrar em um ambiente familiar aos de sua raça enquanto um elfo teve coragem.
 
Não está escrito que os elfos não possam vivem em cavernas. Mas eles só fariam isso em caso de muita necessidade, como aconteceu com os noldor e sindar dos já citados reinos de Nargothrond, Menegroth e Gondolin. Foram as Guerras de Beleriand e do Anel que impuseram esse modo de vida recluso e oculto aos elfos. Legolas não sentiu qualquer pavor, assim como os filhos de Elrond, por já estarem habituados a moverem-se por locais muito fechados. Em tempos escuros como os de Sauron, uma cavena seria um palácio.
 
Esse pólo norteador que guia a questão nos levará a uma discussão de caráter "determinista", ou algo do tipo, "darwinista", e isso está longe de nos satisfazer.
Um elfo não está predisposto, nem mais, nem menos que um anão a habitar determinado local. A questão: isso é descontextualizar.

Por guerras, elfos podem habitar fortalezas subterrâneas, por vontade própria, quem sabe, por que não? Não é um fator determinante, apenas através de observações temos as constatações, dentro dos contextos, que já foram feitas, e concluídas.

Abraços.
 
Determinista Aracáno, precisaríamos de muito mais tempo pra que houvesse uma adaptação corporal. Como ocorreu com os Laiquendi.
 
A estória é do Tolkien. Como diz o Livro do Mestre de D&D: "O Mestre é [tecnicamente] INCAPAZ de trapacear". Da mesma forma, Tolkien é tecnicamente INCAPAZ de errar na criação de uma estória sua.

Ainda que fosse uma incoerência (mas não é, como demonstrou Arácano), deveria ser interpretada como uma excessão existente, e não um erro de Tolkien.

Não foi minha intenção dizer que Tolkien errou, mas cogitar essa questão, o que aliás, não faz com que tal fato desmereça tudo o que ele fez e representa. E "caso" ele tenha errado (jamais eu mencionei ou sugeri a palavra trapaça) não seria algo tão absurdo, uma vez que o próprio Christopher Tolkien, no Contos Inacabados, faz algumas correções em textos do pai explicando alguns "enganos" por parte deste.

Carnillë.
 
Mestre das Cavernas, Calimba. =]

Agora, em relação à "claustrofobia" dos elfos, nada tem a ver com o subterrâneo, como vcs mesmo disseram. Acho que o que a Carnillë quis dizer é que eles geralmente moravam em lugares que pareciam fechados demais para eles, ou seja, já que eles presavam mais a natureza, por que viver "escondida" dela?

Mas como vcs colocaram, as várias raças que Tolkien criou, cada uma tinha um estilo de vida: algumas preferiam a privacidade de uma floresta (e a proteção da mesma) do que palácios e castelos fortificados.

É exatamente ESSE o meu incômodo, percebe? Estranho caverna e elfo da floresta... Acho que voc~e pegou o "fear" da coisa...
Carnillë.
 
Entendi sua colocação também Carnillë, e como você nunca pensei em Tolkien como a "verdade absoluta", mesmo dentro de suas obras. Como discutido em outros tópicos, as influências permeiam as mentes de determinada época, e por isso não são ingênuas, mesmo que inconscientes, as colocações de nenhum autor literário. Desta forma não é impossível constatar um erro.
Porém, o trato em questão, antes de erro, está calcado na questão do senso comum criado acerca dos termos (no nosso presente momento) "elfo" e "anão", com relação à "floresta" e "caverna". No mito elaborado por Tolkien não havia essa distinção, por isso ele não "errou".
Claramente, ainda mais após os filmes, e alguns rpgs, essa noção parece ser "óbvia", elfos - floresta; anões - cavernas.
Como muito bem citado em outro tópico por meu amigo Lobo Nobre, na mitologia teutônica (que influenciou Tolkien) elfos eram como crianças, e anões não tinham todo esse apreço por machados, e coisas do tipo.
É uma clara questão de "cristalização do senso comum". Ele tende a tentar ocupar o papel do "real", mesmo sendo uma construção.

Abraços.
 
Não foi minha intenção dizer que Tolkien errou, mas cogitar essa questão, o que aliás, não faz com que tal fato desmereça tudo o que ele fez e representa. E "caso" ele tenha errado (jamais eu mencionei ou sugeri a palavra trapaça) não seria algo tão absurdo, uma vez que o próprio Christopher Tolkien, no Contos Inacabados, faz algumas correções em textos do pai explicando alguns "enganos" por parte deste.

Carnillë.
Opa! Não quiz dizer que vc usou "trapaça", mas apenas ilustrar uma situação....
 
Existe o post de um membro no tópico "Acreditar em Elfos e Fadas" que ilustra muito bem essa questão.
A garota elucida a questão dos elfos (teutônicos) serem subdivididos entre "elfos da luz", que habitavam algo como que uma das partes do paraíso nórdico, e os "elfos das trevas", que habitavam o subterrâneo, e que para os nórdicos eram quase que o mesmo que dwarves (anões).
Creio que isso possa elucidar a questão problematizada neste tópico.
 
Porque todo mundo adora floodar dizendo "concordo", é humano.

Só mais uma coisa, em qualquer rpg moderno elfos vivem na floresta e anões em cavernas e/ou montanhas, como os RPGs modernos(pós-Tolkien) sofrem influências massivas de Tolkien temos dupla comprovação para o fato de que Gimli só se sentiu envergonhado por ter med de entrar em um ambiente familiar aos de sua raça enquanto um elfo teve coragem.
vale lembrar que até nos RPGs está presente a figura do elfo negro, que vive em ambientes subterrâneos. E sobre Gimli: claro que ele sentiu vergonha! o Legolas também poderia sentir vergonha de temer uma floresta se Gimli não a temesse (hipoteticamente!)

Não está escrito que os elfos não possam vivem em cavernas. Mas eles só fariam isso em caso de muita necessidade, como aconteceu com os noldor e sindar dos já citados reinos de Nargothrond, Menegroth e Gondolin. Foram as Guerras de Beleriand e do Anel que impuseram esse modo de vida recluso e oculto aos elfos. Legolas não sentiu qualquer pavor, assim como os filhos de Elrond, por já estarem habituados a moverem-se por locais muito fechados. Em tempos escuros como os de Sauron, uma cavena seria um palácio.
não só seria como foi. E assim como nós humanos reais podemos nos adaptar, Tolkien dá a impressão de que os elfos também o poderiam, e tinham a eternidade (ou enquanto vivessem) para isso.

Esse pólo norteador que guia a questão nos levará a uma discussão de caráter "determinista", ou algo do tipo, "darwinista", e isso está longe de nos satisfazer.
Um elfo não está predisposto, nem mais, nem menos que um anão a habitar determinado local. A questão: isso é descontextualizar.

Por guerras, elfos podem habitar fortalezas subterrâneas, por vontade própria, quem sabe, por que não? Não é um fator determinante, apenas através de observações temos as constatações, dentro dos contextos, que já foram feitas, e concluídas.

Abraços.
Isso é tanto possível quanto melhor, dependendo da situação.
Entendi sua colocação também Carnillë, e como você nunca pensei em Tolkien como a "verdade absoluta", mesmo dentro de suas obras. Como discutido em outros tópicos, as influências permeiam as mentes de determinada época, e por isso não são ingênuas, mesmo que inconscientes, as colocações de nenhum autor literário. Desta forma não é impossível constatar um erro.
Porém, o trato em questão, antes de erro, está calcado na questão do senso comum criado acerca dos termos (no nosso presente momento) "elfo" e "anão", com relação à "floresta" e "caverna". No mito elaborado por Tolkien não havia essa distinção, por isso ele não "errou".
Claramente, ainda mais após os filmes, e alguns rpgs, essa noção parece ser "óbvia", elfos - floresta; anões - cavernas.
Como muito bem citado em outro tópico por meu amigo Lobo Nobre, na mitologia teutônica (que influenciou Tolkien) elfos eram como crianças, e anões não tinham todo esse apreço por machados, e coisas do tipo.
É uma clara questão de "cristalização do senso comum". Ele tende a tentar ocupar o papel do "real", mesmo sendo uma construção.

Abraços.
Tolkien, assim como outros autores de histórias fantásticas, está amparado pela licença poética: pode criar o que quiser, é livre para tal.

Existe o post de um membro no tópico "Acreditar em Elfos e Fadas" que ilustra muito bem essa questão.
A garota elucida a questão dos elfos (teutônicos) serem subdivididos entre "elfos da luz", que habitavam algo como que uma das partes do paraíso nórdico, e os "elfos das trevas", que habitavam o subterrâneo, e que para os nórdicos eram quase que o mesmo que dwarves (anões).
Creio que isso possa elucidar a questão problematizada neste tópico.
sim... se antecipou a mim ^^
 
A licença poética resume tudo, pra que ficar julgando e julgando se as coisa estão escritas do jeito que estão.
Mas daí não dá pra viajar.:mrgreen:
 
É humilhante, vergonhoso, constrangedor e vários outros sinônimos mas... Eu preciso admitir, já que iniciei a coisa, que não sei o que quer dizer a correlação sobre elfos teutônicos. Uma luz, mesmo que não seja a de Earendil, por favor?

Vou procurar sobre o tópico mencionado. Mas que acho esquisito elfos viverem em cavernas... Sei lá, é como a Alanië mesmo disse...

Carnillë (roxa de vergonha...)
 
É humilhante, vergonhoso, constrangedor e vários outros sinônimos mas... Eu preciso admitir, já que iniciei a coisa, que não sei o que quer dizer a correlação sobre elfos teutônicos. Uma luz, mesmo que não seja a de Earendil, por favor?

Vou procurar sobre o tópico mencionado. Mas que acho esquisito elfos viverem em cavernas... Sei lá, é como a Alanië mesmo disse...

Carnillë (roxa de vergonha...)

Mocinha, não se preocupe!

Sua dúvida foi bem pertinente, é que os meninos que aqui postaram gostam de buscar nas origens da nossa própria história para formarem suas opiniões. Mesmo porque essa mesma história influenciou Tolkien.
Seu ponto de vista é válido e, coincidentemente, foi igual ao seu.
Admito que não sou estudiosa de história e também fiquei "boiando" nessa questão dos elfos da luz e das trevas. Então aguarde mais um pouco que eles vão explicar melhor. Não é mesmo, meninos? :hanhan:
 
Post Original de Alanië
Não é mesmo meninos?
Claro q sim, meninas.

Elfos da Luz (Ljosálffar) e Elfos das Trevas, (Svarttálffar), de acordo com a mitologia nórdica e germânica original. Os elfos luminosos seriam criaturas semelhantes aos hobbits, que viveriam em um lindíssimo país eternamente ensolarado, brincando sob a luminosidade, e tendo sua aparência como semelhante a de crianças. Os elfos das trevas, conforme já elucidado pelo amigo Aracáno, se não me equivoco, seriam quase que semelhantes aos anões, viveriam em cavernas, forjando artefatos mágicos, e praticando magia. Como os trolls, se os elfos das trevas saíssem sob a luz do dia, tornar-se-íam em pedra instantaneamente, assim o sol seria o maior adversário natural de tais seres. Os anões estavam livres disto, também seríam mágicos, e poderiam inclusive mudar de forma, além de serem os melhores forjadores de artefatos encantados. Tudo isto de acordo com a visão original da mitologia nórdica-germânica, se não me equivoco.

Abraços cordiais.
 
Última edição:
Creio que não está se equivocando. =]
A Savant lembrou muito bem da questão do autor ser livre para criar, e por isso o "erro" não ser pertinente dentro da obra (mas fora o é, senão erro, incongruência).
Porém, Tolkien além de brilhante, era erudito em muitas questões, e um erro em sua obra, seria no âmbito dos julgos morais, e eu não faço julgos morais. Apenas atento quanto a leitura ingênua, que leva a aceitação passiva de determinados valores ideológicos. =]

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo