1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos e o "efeito claustrofóbico"?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Carnillë, 17 Mai 2007.

  1. Carnillë

    Carnillë Edain

    Bem, já que nenhuma pergunta é tola, ou pelo menos se for vou arriscar que alguém perca um tempinho comigo, gostaria de, mais do que lançar um super tópico para gerar acaloradas discussões, tirar apenas uma, de muuuuitas dúvidas, sobre SDA.
    O fato é que, tanto no filme como no livro, além de diversas menções explícitas ou implícitas nesses dois, fala-se da ligação dos elfos com a natureza, de uma certa afiinidade com a luz (não só os elfos da luz, mas de modo geral).
    Um exemplo é o comentário de Gimli sobre o elfo entrar "debaixo da terra" e anões, que normalmente o fariam, não ter coragem. Sei que na verdade o Gimli temia os mortos e não o lugar subterrâneo, mas fica a colocação de uma relativa adversidade entre elfos e lugares subterrâneos.
    Minha grande dúvida surge com o estilo de vida dos elfos da floresta das Trevas, já que thranduil morava em um palácio subterrâneo que, sendo ou não bastante arejado, não deixa de ser subterrâneo.
    Portanto, fica meio estranho, não? O que acham? Teria Tolkien cometido um ligeiro engano?
     
  2. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Éra apenas um tipo específico de elfos... Que possuía menos sucetibilidade a tal situação... Assim penso eu...
     
  3. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    De fato penso desta forma também, nas obras de Tolkien existem muitas subdivisões da raça élfica.
    Mas essa fobia não era de fato algo holístico. Vejamos o exemplo de Gondolin, que possuía muitas entradas subterrâneas e passagens secretas, há também Nargothrond, e o próprio reino de Thranduil.
    Não há nenhum engano por parte de Tolkien, o que há é uma enormaecomplexidade dentro dos ramos da raça élfica, indo desde elfos como os Laiquendi, silvestres e que habitavam florestas e bosques, aos Noldor, que eregiam fortificações em pedras, magníficas, e eram xenófobos...
     
  4. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    A estória é do Tolkien. Como diz o Livro do Mestre de D&D: "O Mestre é [tecnicamente] INCAPAZ de trapacear". Da mesma forma, Tolkien é tecnicamente INCAPAZ de errar na criação de uma estória sua.

    Ainda que fosse uma incoerência (mas não é, como demonstrou Arácano), deveria ser interpretada como uma excessão existente, e não um erro de Tolkien.
     
  5. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Acho que realmente como há várias subdivisões de elfos cada um ao passar dos tempos foi adquirindo caracteristicas diferencidas das outros, assim como a sociedade de hoje humana, somos todos humanos porém a diferenças gritantes nos costumes, cultura e etc.
     
  6. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Não. Tolkien não cometeu um engano.

    No começo da TM, quando não havia sol, os elfos viviam sim no escuro. Apesar de os elfos viverem no escuro procurarama luz de Valinor e guiados por Finwë e Oromë chegara, até ela.

    Outra coisa: os palácios elficos eram enfeitados e tinham diverssas galerias para entrar luz, onde quer que estejam.
    Os anões não se importavam muito com isto (eles são mais materialistas:mrgreen: ), ou seja, as minas não era apenas para festejarem, mas si para trabalharem.
     
  7. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Acho até que os elfos, como os filhos mais novos, foram os que primeiro amaram a escuridão sob a luz das estrelas, antes que Melkor a maculasse com o medo da morte e do ataque de suas criaturas vis. Portanto, nada mais natural para um elfo que ter um "fascínio ancestral", independente de seu grupo (pois todas as casas, sem excessão, um dia caminharam sob a luz das estrelas em Cuiviénem) pelas trevas, que foram o ambiente no qual começaram a conhecer Arda.
     
  8. Silenius

    Silenius Ehre und Stolz

    Era apenas a suscetibilidade de uma ramificação da raça, nada mais.
     
  9. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Quanto a fala de Gimli, era só um modo de dizer que os anões é que realmente gostam de se enfurnar na escuridão das cavernas, enquanto os elfos preferem a escuridão das florestas.

    Lembrem-se quem Nargothrond e Menegroth, que são fortificações escavadas na rocha, foram construídas por anões a pedido dos elfos.
     
  10. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Exatamente.
    E como muito bem colocado, a questão do erro inexiste, há possibilidade de incongruências, porém somente perceptíveis por analogias.
    Assim como bem lembrado, o contexto em questão (Terceira Era) não reflete (mesmo contendo reminiscêncais) momentos como os citados por Snaga, da criação de Nargothrond e Menegroth, de forma que anões e elfos teriam relações diferentes em cada período.

    Abraços.
     
  11. Anarien

    Anarien Usuário

    Creio que eles prefiriam viver de forma mais "livre",por isso adoravam a iluminação dos astros(sol,lua,estrelas),mas adaptaram-se ao meio.Com a grande ameça que sofreram foram obrigados a utilizar formas de viver que lhes proporcionasse mais segurança,adotando diversos tipos de moradias .Resultando na criação destas fortalezas.
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    De fato não desconsidero sua colocação, acredito que havia apreço a liberdade sim. Talvez, pudesse ampliar essa noção, ao lembrarmo-nos que na Primeira Era do Sol e da Lua, em Beleriand, a luta com Melkor um tanto quanto privava os elfos de sua plena liberdade, sendo que aqueles que desejavam fazer frente ao Senhor do Escuro, ou simplesmente se defender (como no caso de Menegroth) optaram por abtações no interior de escavações, valendo da segurança das cavernas.

    Abraços.
     
  13. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Como o Aracáno disse, Menegroth só foi construída após a volta de Melkor para a Terra-média. Antes disso, Thingol e seus súditos não viviam em cavernas.

    E Nargothrond só foi construída quando seu senhor (esqueci o nome do elfo agora) visitou os palácios de Thingol e ficou morrendo de inveja. Aliás, foi Thingol quem sugeriu o local da construção e a mão de obra dos anões.
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Orodreth, creio eu que seria esse Snaga. =]
     
  15. miharu

    miharu Wild~

    devo ser muito besta, pois quando li o título do tópico pensei que fossemos falar sobre o medo de altura dos elfos :rofl:
    Mas voltando ao assunto: ele não se enganou, havia muitas subdivisões da raça élfica, e cada uma pode ter escolhido um meio de vida diferente...
     
  16. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    fui descendo a página e nada, nada...:roll:
    Mas aí você veio e matou a questão.
     
  17. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Não foi Orodreth quem construiu Nargothrond, foi Finrod Felagund que inclusive ganhou esse epíteto dos anões.
    Felagungo = Alguma coisa a ver com escavador de cavernas.
     
  18. Alanië

    Alanië Usuário

    Mestre das Cavernas, Calimba. =]

    Agora, em relação à "claustrofobia" dos elfos, nada tem a ver com o subterrâneo, como vcs mesmo disseram. Acho que o que a Carnillë quis dizer é que eles geralmente moravam em lugares que pareciam fechados demais para eles, ou seja, já que eles presavam mais a natureza, por que viver "escondida" dela?

    Mas como vcs colocaram, as várias raças que Tolkien criou, cada uma tinha um estilo de vida: algumas preferiam a privacidade de uma floresta (e a proteção da mesma) do que palácios e castelos fortificados.
     
  19. Sano

    Sano Porque né

    Se eu não me engano era Felak-gûnd=Habitador de cavernas na língua dos anões.

    No mais, é exatamente como o Snaga falou: Os anões é que gostam de cavernas mais que os elfos, mas estes não têm medo delas.
     
    Última edição: 18 Mai 2007
  20. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    I - nhé, isso.:yep:

    II - Também existem maravilhas naturais sob a terra, mas os anões apreciam mais esse tipo de beleza do que os elfos, que gostam mais da natureza viva( leia-se animais e vegetais), basta ver que no próprio SDA, Gimli ficou maravilhado com as cavernas de Rohan enquanto Legolas teve o mesmo sentimento por Fangorn.
     

Compartilhar