• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos de orelhas NORMAIS!!!

Fosco Tuk

Usuário
Gente, olha só o q eu descobri: Tem uma passagem no Contos Inacabados em q um elfo da guarda de Gondolin diz a Tuor q sabia q ele nao era um elfo olhando nos olhos dele, o q dá para descobrir q os elfos tem orelhas normais, e naum pontudas como no filme! E aí, o q acham disso?
 
Os elfos têm orelhas pontudas, do formato de folhas. Foi o próprio Tolkien que escreveu isso. Eu vou ver se acho a citação e daí posto aqui.

Que tal a poeticidade de dizer que não é elfo pelos olhos? Não teria graça nenhuma se dissesse "Você não é elfo porque não tem orelhas pontudas"; ficaria ridículo.

Os elfos têm orelhas pontudas sim.

EDIT: Achei

Está no livro "The Lost Road", da série "History of Middle-Earth" no verbete de las do livro:

"Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"


Tradução livre disse:
"Las (1)
*lasse 'folha': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'queda-das-folhas, outono', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf (Nt. do T.:folha-verde ou verde-folha, cf. o sobrenome do Legolas)' (Nome noldorin de Laurelin). (Alguns pensam que isso é relacionado ao próximo [verbete] e *lasse 'orelha'. As orelhas Quendianas (élficas) eram mais pontudas e em formato de folha do que as [humanas].)"
 
Está no livro "The Lost Road", da série "History of Middle-Earth" no verbete de las do livro:

Citação:
"Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"



Tradução livre escreveu:
"Las (1)
*lasse 'folha': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'queda-das-folhas, outono', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf (Nt. do T.:folha-verde ou verde-folha, cf. o sobrenome do Legolas)' (Nome noldorin de Laurelin). (Alguns pensam que isso é relacionado ao próximo [verbete] e *lasse 'orelha'. As orelhas Quendianas (élficas) eram mais pontudas e em formato de folha do que as [humanas].)"

Concordo, Tolkien, em algum momento, chegou a cogitar elfos com orelhas pontudas :mrgreen: .Mas aparentemente ele mudou de idéia e, nas obras oficiais, nunca menciona isso. Eu continuo acreditando em elfos com orelhas normais.

P.S.:Em ASdA, quando Legolas se levanta, no meio do Conselho de Elrond e começa a falar com Boromir sobre Legolas, ele está contra a luz, sendo possível enxergar a ponta falsa das orelhas. :wink: Hehehehehehehehe
 
Eu acho que eles tinham orelhas pontudas sim, afinal PJ não colocaria orelhas nos elfos assim do nada, ele também estudou muito antes de fazer o SDA...
Fosco Tuk disse:
P.S.:Em ASdA, quando Legolas se levanta, no meio do Conselho de Elrond e começa a falar com Boromir sobre Legolas, ele está contra a luz, sendo possível enxergar a ponta falsa das orelhas. :wink: Hehehehehehehehe

acontece, nem tudo é perfeito!!!
 
Eu tb acho que elfos tinham orelhas pontudas. Eu acho que meu mundo cairia se eu descobrisse o contrário hehehe.
Mas sério, qdo o elfo diz que descobriu de Tuor não era um elfo olhando nos olhos, pode ser que ele estivesse com as orelhas escondidas :P Vai saber hehehe :P
 
Elfos tem sim orelhas pontudas no formato de folhas. Tuor descobriu que o guarda não era um elfo olhando em seus olhos, se explica porque o olhar de um elfo e de um homem concerteza é diferente.

Fora que é realmente mais poético perceber algo pelo olhar do que pelas orelhas. :obiggraz:
 
Orcs de orelhas pontudas, hobbits de orelhas pontudas e elfos de orelhas pontudas.
........
..........
...............
ok. :|
 
Os elfos têm orelhas pontiagudas ( em forma de folha ) de certeza absoluta. Tolkien confirma isso.
Por sorte estive a ler isso ontem e sei exatamente onde está o texto, aqui vai, tirado directamente do livro:
"Mas tu trouxeste ao conhecimento do caminho um homem mortal, pois pelos seus olhos percebo a sua raça."

Há uma explicação para isto tudo. Varonwë, o elfo que acompanhava Tuor, tinha tirado o capuz que trazia, mas Tuor AINDA O TINHA. Agora, a não ser que Elemmankil, o tal elfo da guarda, fosse parente do Super-Homem, ele não conseguiria ver as suas orelhas, não podendo a partir daí ver se ele era elfo ou não. Ele referênciou os olhas pois ao olhar para eles viu que ele era um homem, tendo ou não visto as orelhas. Imaginem-o a dizer: "pois pelas suas orelhas percebo a sua raça". Literariamente também ficaria pouco bonito. OS olhos fica muito melhor para a fala cuidado e a superioridade dos elfos, que reconheciam os seres pelos seus olhos e coração.
E até porque um homem normal seria fácil de reconhecer que não era elfo, mas Tuor, que se diz ser mais belo que os outros homens, não seria com certeza.

Os Hobbits não tinham orelhas pontiagudas, pois eram descendentes dos Homens, que por sua vez não as tinham.

Os rocs eram criaturas deformadas. As suas orelhas tanto seriam pontigudas como octagonais, os até quase inexistentes. E eles não eram apenas elfos, eram provávelmente uma distorção tanto de elfos como de homens, uma junção das duas raças feita pelo Senhor Negro.
 
Na verdade os hobbits também tinham orelhas pontiagudas; menos que as dos elfos, mas também tinham; Tolkien fala disso nas Letters:

"I picture a fairly human figure, not a kind of 'fairy' rabbit as some of my British reviewers seem to fancy: fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown). The feet from the ankles down, covered with brown hairy fur. (...)"

"Eu imagino uma figura meramente humana, não um tipo de coelho 'de conto de fadas' como alguns de meus revisores britânicos parecem fantasiar: mais gordos na barriga, com as pernas curtas. Um rosto redondo e jovial; orelhas apenas levemente pontudas e 'élficas'; cabelo curto e crespo (castanho). Os pés abaixo das canelas, cobertos fios crespos e castanhos. (...)"
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Na verdade os hobbits também tinham orelhas pontiagudas; menos que as dos elfos, mas também tinham; Tolkien fala disso nas Letters:

"I picture a fairly human figure, not a kind of 'fairy' rabbit as some of my British reviewers seem to fancy: fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown). The feet from the ankles down, covered with brown hairy fur. (...)"

"Eu imagino uma figura meramente humana, não um tipo de coelho 'de conto de fadas' como alguns de meus revisores britânicos parecem fantasiar: mais gordos na barriga, com as pernas curtas. Um rosto redondo e jovial; orelhas apenas levemente pontudas e 'élficas'; cabelo curto e crespo (castanho). Os pés abaixo das canelas, cobertos fios crespos e castanhos. (...)

Bom, isso vem não só a confirmar que os Hobbits tinham orelhas pontudas, como que os elfos também as tinham!!!
 
Imadofus disse:
Orcs não são elfos deofrmados! Tem um texto na Valinor sobre a origem deles.

Eu já li esse texto, mas tb já li nO Silmarillion o nO Senhor dos Anéis que os orcs são sim degenerações dos elfos, assim como os trolls são degenerações dos ents...
 
Orcs são elfos corrompidos, muitos deles Avari que depertaram em Cuiviénen e se perderam na escuridão da TM.
:nope:
A origem dos Orcs é mais complicada do que parece. Tolkien posteriormente descartou essa idéia de que Orcs eram deformações de elfos. Mas devido a muitos problemas cronológicos, Christofer Tolkien preferiu manter a origem "elfica" dos Orcs no Silmarillion.

Uma teoria bem lógica que eu considero é a de que os Orcs era na verdade "fusão" (com o poder de Melkor) de elfo com bestas e, posteriormente, humanos.

Eu já li esse texto, mas tb já li nO Silmarillion o nO Senhor dos Anéis que os orcs são sim degenerações dos elfos, assim como os trolls são degenerações dos ents...
Como eu disse acima, C. Tolkien pos a origem "élfica" dos Orcs porque das idéias deixadas por seu pai, essa era a que tinha melhor adaptação cronológica.
Qaunto a SdA, deve-se ter cuidado com o que os personagens dizem. Em uma das cartas Tolkien fala que esse negocio de trolls serem deformações de Ents é falso. Foi um erro de Barbávore, que embora seja sábio, não sabe de tudo.

Eu vou procurar alguns trechos exclaressedores das cartas de Tolkien.
Se eu encontrar eu posto aqui.
 
O dito no Silmarillion de que os primeiros orcs eram elfos deformados era uma crença élfica, e apesar de mencionado como "perto da verdade", nada é falado quanto à certeza.
 
Fosco Tuk disse:
Gente, olha só o q eu descobri: Tem uma passagem no Contos Inacabados em q um elfo da guarda de Gondolin diz a Tuor q sabia q ele nao era um elfo olhando nos olhos dele, o q dá para descobrir q os elfos tem orelhas normais, e naum pontudas como no filme! E aí, o q acham disso?

Se não me engano, quando Tuor chega a Gondolin, ele está coberto pelo manto de Ulmo, logo não seria possível ver suas orelhas. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo