• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos de coração negro

Olha, eu li e reli essa passagem que fez o Elring ter a idéia de abrir o tópico e não entendo como ele. Quando Melian diz que foi feita por um coração sinistro ela está querendo dizer que Eöl quando a fez estava muito amargurado e seu ódio estava muito aflorado.

Se existem elfos ruins? Bem, se levarmos em conta que o Fatricídio cometido pelos noldor e depois a queima dos barcos comandada por Fëanor foi um ato de maldade. Mas devemos lembrar (e não querendo ser advogado do Elfo) que ele estava completamente abalado pela morte do pai e a perda das Silmarils. E para ele os fins justificavam os meios.

Mas resumidamente não acho que existiram elfos ruins que queriam maldade ou dominar algo. Imagino que se houvese algum elfo assim, ele seria aliado de Sauron ou Melkor, não abertamente, imagino que agiria como Saruman.
E como em nenhuma das histórias vemos isso (os elfos quando estavam enfurecidos eram somente pelas coisas que eram mais queridas) penso que podemos afirmar que não existiam elfos de coração negro.
 
Menegroth, eu sempre vi todas as criaturas de Tolkien (as racionais) de modo igual. Pra mim, é tão compreenssível um elfo ser mau como um homem o ser. E não devemos nos esquecer também do que elfos como Celegorm e Curufin fizeram n'O Silmarillion. E além disso, tem a passagem do teste/tentação de Galadriel (Cp. VII do Livro II da Sociedade do Anel (O Espelho de Galadriel), pgs. 388-389), que mostra que um elfo pode sim se bandear para o "outro lado", mesmo ela não tendo feito isso.
IMO, questão de escolha...
 
Cervus disse:
Menegroth, eu sempre vi todas as criaturas de Tolkien (as racionais) de modo igual. Pra mim, é tão compreenssível um elfo ser mau como um homem o ser. E não devemos nos esquecer também do que elfos como Celegorm e Curufin fizeram n'O Silmarillion. E além disso, tem a passagem do teste/tentação de Galadriel (Cp. VII do Livro II da Sociedade do Anel (O Espelho de Galadriel), pgs. 388-389), que mostra que um elfo pode sim se bandear para o "outro lado", mesmo ela não tendo feito isso.
IMO, questão de escolha...

Isso mesmo...quetão de escolha... mas até onde sabemos, nenhum elfo se debandou para lado de Melkor (ok, concordo que não era preciso isso para se tormal mau). Mas o que quero dizer é que quando os elfos cometiam suas "burrices" era sempre por interferencia de Melkor ou Sauron sobre eles... O que dá pra imaginar que sozinho eles não fariam isso.
 
menegroth disse:
Isso mesmo...quetão de escolha... mas até onde sabemos, nenhum elfo se debandou para lado de Melkor (ok, concordo que não era preciso isso para se tormal mau). Mas o que quero dizer é que quando os elfos cometiam suas "burrices" era sempre por interferencia de Melkor ou Sauron sobre eles... O que dá pra imaginar que sozinho eles não fariam isso.

Concordo. Pelo menos que eu saiba nenhum se aliou a ele, e a gente pode supor diversas razões sobre o porquê. No mais, você falou tudo: eles não se aliavam aos Senhores do Escuro, só tinha alguns... burros :mrgreen:
 
Cervus disse:
Concordo. Pelo menos que eu saiba nenhum se aliou a ele, e a gente pode supor diversas razões sobre o porquê. No mais, você falou tudo: eles não se aliavam aos Senhores do Escuro, só tinha alguns... burros :mrgreen:
Ahh sim, isso eles eram livres pra fazer... No geral sempre achei os elfos muito orgulhosos e esse orgulho, aliado a astucia de melkor e sauron..bem ai sabemos que um elfo de orgulho ferido faz muitas besteiras... Mas tirando Fëanor..acho que todos que fizeram de certo modo alguma maldade se arrependeram depois... (mas posso estar enganado disso)
 
menegroth disse:
Ahh sim, isso eles eram livres pra fazer... No geral sempre achei os elfos muito orgulhosos e esse orgulho, aliado a astucia de melkor e sauron..bem ai sabemos que um elfo de orgulho ferido faz muitas besteiras... Mas tirando Fëanor..acho que todos que fizeram de certo modo alguma maldade se arrependeram depois... (mas posso estar enganado disso)

Particularmente, não gosto muito dos elfos. Acho que eles são pops demais :roll:
Quanto a esse arrependimento eu não saberia te dizer nada sobre, teria que dar uma olhada, porque minha memória não é das melhores. Mas só reforçando minha posição sobre "criaturas arrependidas", que expus nesse tópico, acho que se eles se arrependerem de verdade, serão perdoados por Eru ou pelos Valar.
Outra coisa relacionado ao orgulho que você citou é que, às vezes, eles podem olhar para Melkor e/ou Sauron e dizer: "Pô, ele não é grande coisa... garanto que ganho dele num jogo de pôker" :cerva:
 
Uma amostra da personalidade má de Eöl foi quando ele encontrou a irmã de Turgon, Aredhel, perdida na floresta de Nan Elmoth, ele se apaixonou por ela, mas foi um amor mesquinho, pois, valendo-se de seus poderes ele a fez adentrar ainda mais na floresta até a sua morada e lá a manteve por longos anos. Muito parecido com o que o Velho Salgueiro-Homem fez com os Hobbits na Velha Floresta. E lembrem de Caradhras, a monhanha não era aliada de Sauron, mas não admitia outras criaturas em seus domínios.
 
Mas Aredhel só foi atraída para a casa de Eöl. Ela poderia ter dado um fora nele e ido embora, mas ela se apaixonou por ele e resolveu casar-se com ele. Provavelmente se ela não tivesse esperado se casar com ele e ter um filho com ele para daí fugir (até porque Eöl só os perseguiu por causa de Maeglin, se eu me lembro bem), Eöl não teria ido atrás dela.
 
menegroth disse:
Isso mesmo...quetão de escolha... mas até onde sabemos, nenhum elfo se debandou para lado de Melkor (ok, concordo que não era preciso isso para se tormal mau). Mas o que quero dizer é que quando os elfos cometiam suas "burrices" era sempre por interferencia de Melkor ou Sauron sobre eles... O que dá pra imaginar que sozinho eles não fariam isso.

Eu acho que sozinho eles fariam maldades sim... Celeborm, Curufin e Eöl fizeram as suas maldades sem a interferência do Melkor e do Sauron... Pode-se dizer que os fatos acontecidos há muito (antes de seus atos nada admiráveis)os tenham influenciado, mas isso não justifica seus atos.

E acho que não precisa se debandar para o lado de Melkor para agir de forma ruim. Nenhum deles se debandou, certo? E não são nada admiráveis...
 
Se formos contar os pecados descritos na bíblia católica os elfos não seriam lá muito virtuosos, pois embora todos eles respeitassem as florestas e animais, não se aliarem aos senhores do escuro e não declarassem guerra aberta a outros elfos estes podiam ser extremamente orgulhosos,invejosos, gananciosos, até rancorosos e pavio-curto, no caso de Eöl este era uma figurinah difícil, digamos, um chato existencial, mas ele era querido pelos anões e não totalmente mau, só, desequilibrado.
 
Elring disse:
Uma amostra da personalidade má de Eöl foi quando ele encontrou a irmã de Turgon, Aredhel, perdida na floresta de Nan Elmoth, ele se apaixonou por ela, mas foi um amor mesquinho, pois, valendo-se de seus poderes ele a fez adentrar ainda mais na floresta até a sua morada e lá a manteve por longos anos. Muito parecido com o que o Velho Salgueiro-Homem fez com os Hobbits na Velha Floresta. E lembrem de Caradhras, a monhanha não era aliada de Sauron, mas não admitia outras criaturas em seus domínios.

Além do que o Imadofus disse tem outra coisa: Melian era má? Pq ela fez EXATAMENTE a mesma coisa com Thingol (aliás pior: ficou MUUUUUUITO mais tempo!). 6Eol era "esquisitão" mas eu não vi maldade pura nele não... um excesso de orgulho e amor ao status quo sim...
 
Além do que o Imadofus disse tem outra coisa: Melian era má? Pq ela fez EXATAMENTE a mesma coisa com Thingol (aliás pior: ficou MUUUUUUITO mais tempo!).
Bom não quer dizer que era só mau ou era só bom, mas eu acredito que os elfos são capazes de maldades como de fazer coisas boas como os humanos, que isso também faz parte da natureza deles.
 
Acho que vc está certa sim... mas acho também que por natureza os elfos expressavam uma "maldade inerente" no orgulho, amor pela manutenção do status quo... O único momento em que eu lembro de ver os elfos agindo com maldade mais "humana" foi sob o comando do Fëanor (a morte dos Teleri e a queima dos barcos foi crueldade mesmo!).

Os outros problemas são baseados no orgulhos, vontade de manter o status quo....
 
Ramalokion disse:
Acho que vc está certa sim... mas acho também que por natureza os elfos expressavam uma "maldade inerente" no orgulho, amor pela manutenção do status quo... O único momento em que eu lembro de ver os elfos agindo com maldade mais "humana" foi sob o comando do Fëanor (a morte dos Teleri e a queima dos barcos foi crueldade mesmo!).

Os outros problemas são baseados no orgulhos, vontade de manter o status quo....
Exatamente, e mesmo no caso de Fëanor teve sim a interferencia de Melkor. Se tivessem deixado Fëanor no canto dele com as Silmarils nada daquilo teria acontecido. como vc mesmo disse Ramalokion, somente quando eles eram feridos no orgulho é que acabavam botando os pés pelas mãos...
 
mas acho também que por natureza os elfos expressavam uma "maldade inerente" no orgulho, amor pela manutenção do status quo...
É isso que eu quis dizer os elfos estão sujeitos as mesmas emoções que os humanos, mas as vezes, pelo menos para mim, parece que a força dessas emoções vem sempre em dobro. O orgulho de Feanor é um exemplo, a obstinação de Fingolfin, o ciume no coração de Maeglin isso é que eu acredito ser a perdição de muitos deles, segundo Menegroth metem os pés pelas mãos.
 
Melian não era má e o encantamento que se abateu sobre os dois foi o amor, pois Thingol fora atraído por seu maravilhoso canto; que em Valinor até os Valar paravam os seus afazeres para escutá-la. Eöl era mau e na tentativa de matar seu filho Maeglin acabou acertando o dardo envenenado em Aredhel e sua perversidade persistiu até o trágico desfecho de Túrim.

Isso o que a Laninha disse sobre as emoções é de se pensar... se os elfos não padeciam de doenças ou efermidades, amor e ódio seriam doenças?
 
Última edição:
Mas há também uma outra visão para o "maléficos", afinal, eu prefiro acreditar em um Fëanor maluco do que em um Fëanor malvado.
 
afinal, eu prefiro acreditar em um Fëanor maluco do que em um Fëanor malvado.
Não totalmente mau, mais capaz de cometer maldades, como o Fratricidio e a queima dos barcos. Acho que mau mesmo de todo era só o Melkor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo