• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos da Floresta das Trevas

Eu já li Silmarillion, Senhor dos Anéis e o Hobbit, e muito pouco vi sobre esses elfos que habitavam a floresta das trevas. Apenas em o Hobbit fala sobre eles, mas de qualquer jeito, é muito superficial. Por isso, eu gostaria de saber, o que eles realmente são. Se são Teleri, Noldor, Sindar, Nandor, seja lá o que for. E se em algum livro de Tolkien ele cita alguma coisa a mais sobre eles. Sempre quis saber mais sobre o povo de Legolas :roll:
 
Avari

No começo do apêndice F do SDA diz sobre os elfos: Há muito tempo, nos Dias Antigos, os elfos dividiram-se em dois ramos principais: os elfos do oeste (os eldar) e os elfos do leste. A esta última estirpe pertencia a maioria dos habitantes da Floresta das Trevas e de Lórien...
Os elfos da Floresta das Trevas, portanto, eram "Avari", ou seja: pertenciam a "os relutantes", aqueles que se negaram a fazer a grande viagem.
Como conseqüência, inseriam-se no grupo dos "Moriquendi", os elfos-da-escuridão, porque nunca viram a luz das árvores. :wink:
 
A maioria era Avari, como diz o texto, mas não exclusivamente... Legolas, por exemplo, filho do Rei Trhanduil, era Sindar...
 
Uma coisinha, Moriquendi não é igual a Avari.

Moriquendi= Úmanyar + Avari.

Os elfos da Floresta das Trevas eram Nandor, elfos Telerin que abandonaram a Grande Marcha p/ viver a margem do Anduin.

E como o Knolex disse... Thranduil e Legolas eram Sindarin.
:)
 
Aredhel disse:
E como o Knolex disse... Thranduil e Legolas eram Sindarin.
:)

Corrigindo: sindarin é o idioma; sindar é a subdivisão. :wink:

E eles não eram sindar. Só eram sindar os teleri que entraram em Beleriand, com exceção dos elfos verdes de Ossiriand, e que não foram à Valinor.

Thranduil e Legolas eram nandor e, por conseguinte, moriquendi, e só isso.
 
Tilion disse:
Corrigindo: sindarin é o idioma; sindar é a subdivisão.

heheh eu quis dizer elfos sindarin... :P :roll:

Tilion disse:
E eles não eram sindar. Só eram sindar os teleri que entraram em Beleriand, com exceção dos elfos verdes de Ossiriand, e que não foram à Valinor.

Thranduil e Legolas eram nandor e, por conseguinte, moriquendi, e só isso.

Eu to sem os livros agora, mas pelo que eu me lembro, é que depois de Beleriand sumir alguns elfos sindar viajaram a leste de Lindon, e de alguma forma Oropher assumiu o reinado dos Nandor.

Bom, a única coisa que eu realmente me lembro é que no glossário do Contos, se vc olhar Legolas vai estar escrito: elfo sindarin...

:)
 
Hehe, valeu por tirar minha dúvida.
Agora, o rei-élfico que aparece em O Hobbit é realmente Thranduil? Se for, é possível que Legolas tenha lutado na batalha dos cinco exércitos...
 
é muito provável...
Eu considero certa a presença dele... Se alguem um dia fizer(ou será que alguem já está fazendo?ehhehehe) um filme de O Hobbit, acho interessante incluir ele. é clkaro, sem falas, mas com imagens rápidas que fossem claramente ele...
 
com certeza ele lutou. legolas naum era jovem na época (ele tinha uns 500 anos em SdA e inclusive chama aragorn e gimli de crianças... :lol: )
 
Qualquer que tenha sido o lugar que isso estava escrito, com toda certeza era só especulação.

De acordo com uma interessante análise feita pelo Martinez (pra mim, o melhor texto sobre o Legolas), ele provavelmente tinha por volta de 500 anos mesmo, ao que tudo indica.

De qualquer forma, vale a pena ler a análise do cara:
http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=39
 
Aredhel disse:
Eu to sem os livros agora, mas pelo que eu me lembro, é que depois de Beleriand sumir alguns elfos sindar viajaram a leste de Lindon, e de alguma forma Oropher assumiu o reinado dos Nandor.

Bom, a única coisa que eu realmente me lembro é que no glossário do Contos, se vc olhar Legolas vai estar escrito: elfo sindarin...

Sim, realmente está escrito, mas Legolas nasceu na Terceira Era (ao que tudo indica) e, mesmo que alguns sindar tenham voltado e se unido aos nandor, isso não faz de Legolas um sinda, uma vez que ele não estava na Marcha (como estavam os sindar) e nasceu na Floresta das Trevas.
Caso Thranduil seja um sinda, isso não faz de Legolas um. Sindar é uma designação dada a esses elfos pelos noldor ao voltarem para a Terra-média e encontrá-los lá. Logo, creio que só podem ser considerados sindar "puros" aqueles elfos que estavam na grande Marcha, entraram em Beleriand e depois foram encontrados pelos noldor. Os outros que nasceram depois seriam simplesmente úmanyar e todos eles, em essência, ainda eram teleri. Mas o termo sinda pode ter sido mantido como simples convenção, para simplificar as coisas. ;)
 
Thranduil e Legolas não podem ser Sindar nem Úmanyar!

Thranduil e Legolas não podem ser Sindar nem Úmanyar! Eles eram loiros e nenhum Sindar ou Úmanyar era loiro. Digo isso porque os Sindar e os Úmanyar fazem parte dos Eldar (os elfos da grande viagem), e dentre estes, todos tinham cabelos escuros e olhos cinzentos, exceto na casa dourada de Finarfim (pai de Finrod, Orodreth, Angrod, Aegnor e Galadriel), que era Noldor e casado com Eärwen, uma teleri de Aqualondë, ou seja, uma eldar de cabelos escuros.
Para um elfo ser loiro, teria que ser Avari, ou, se fosse Eldar, tinha que ser da casa de Finarfin.
A menos que Legolas e Thranduil fossem parentes de Finarfin (e nesse caso teriam sangue noldo), só poderiam ser Avari-Moriquendi, como o povo que governavam.
Como nunca li uma descrição feita por Tolkien dos Avari (e portanto eles pudessem ter cabelos de qualquer cor) mas existe uma descrição dos Eldar nos apêndices do SDA (cabelos escuros, exceto Finarfin e seus descendentes), o que me parece mais seguro é que fossem Avari mesmo, a menos que por alguma razão misteriosa Legolas fosse parente próximo de Galadriel (o que me parece muito improvável).
:?: Fica a pergunta: em algum lugar está escrito que Thranduil e Legolas eram Sindar? :?:
Obs: os únicos elfos que não são Eldar são os Avari (os relutantes), pois Eldar são os elfos da grande viagem, tanto os que a completaram, como os que a abandonaram no meio do caminho, donde se pode dizer existirem Eldar que nunca viram a luz da Árvores (Eldar Moriquendi), dentre estes estão os Sindar e os Úmanyar. Mas todos os Eldar tinham cabelos escuros, exceto os da linhagem de Finarfin.
 
"Legolas is translated Greenleaf (II 106, 154) a suitable name for a Woodland Elf, though one of royal and originally Sindarin line" (Carta #297)

Celebrian não deixou de ser uma Noldor por ter nascido após a Grande Jornada, assim como Legolas não deixou de ser um Sinda.

O detalhe é: não sabemos quem é a mãe de Legolas.
 
Deriel disse:
"Legolas is translated Greenleaf (II 106, 154) a suitable name for a Woodland Elf, though one of royal and originally Sindarin line" (Carta #297)

Celebrian não deixou de ser uma Noldor por ter nascido após a Grande Jornada, assim como Legolas não deixou de ser um Sinda.

O detalhe é: não sabemos quem é a mãe de Legolas.

Bem colocado, assim como o Elrond não deixa de ser um Noldo por ser meio-elfo e por ter nascido na Terra-Média. Aliás mesmo nunca tendo visto a luz das árvores ele não deixa de ser um elfo-da-luz... eu acho. :-P
 
E o fato de não sabermos o lado de materno de Legolas, ou até de seu pai Thranduil, mostram a possibilidade de ser Sindar E loiro...
 
Deriel disse:
"Legolas is translated Greenleaf (II 106, 154) a suitable name for a Woodland Elf, though one of royal and originally Sindarin line" (Carta #297)

Celebrian não deixou de ser uma Noldor por ter nascido após a Grande Jornada, assim como Legolas não deixou de ser um Sinda.

O detalhe é: não sabemos quem é a mãe de Legolas.
Nesses caso, só nos resta uma opção:
Thranduil e Legolas são Sindar, mas a mãe de Legolas tem que ser definitivamente noldo da casa de Finarfin. Deduzindo de um modo bem deduzido, é provavél que a mãe de Legolas seja de Nargothrond ou então de Lothlórien. Mas como a idade dela devia bater com a de Thranduil,é capaz dela ser mesmo de Nargothrond.
E Gildor, valeu, esse texto do Michael Martinez esclareceu bastante
 
Gente, tudo bem que não sabemos quem era a mãe de Legolas, mas sabemos que Thranduil era um sindar.

In the beginning of this age many of the High Elves still remained. Most of these dwelt in Lindon west of the Ered Luin; but before the building of the Barad-dûr many of the Sindar passed eastward and some established realms in the forests far away, where their people were mostly Silvan Elves. Thranduil, king in the north of Greenwood the Great, was one of these.

SdA- Apêndice B

Ah, e não vamos pelos cabelos de elfos, não tem nada mais confuso que isso. Não dá p/ tirar nenhuma conclusão sobre quem era a mãe de Legolas.

:)
 
A questão é que Thranduil tb era loiro, e tb era Sindar, portanto não só pode er sido a mãe de Legolas uma elfa de outro "tipo", como a própria mãe de Thranduil... Tudo é especulação...
 
Aredhel tem razão, afinal, sobre descartar a cor dos cabelos dos elfos.

Em O Hobbit, Thranduil é descrito como sendo loiro também. E se ele, além de loiro, era um sinda (como ficou muito claro), a questão fica muito mais aberta do que simplesmente descobrir (o que aliás, não podemos) quem era a mãe de Legolas.

O cabelo loiro de Thranduil poderia vir de uma miscigenação com os Avari, ou de qualquer um dos elfos da casa de Firanfin (exceto o patriarca, que se arrependeu na última hora e não fugiu de Valinor e Galadriel, que sabemos teve uma única filha, Celebrían, mãe de Arwen).

Restariam, portanto, ainda Finrod Felagund (que se fixou em Nargothrond), Orodreth (que também vivia em Nargothrond e era pai de Finduilas), Angrod e Aegnor (os irmãos mais novos, que se estabeleceram em Dorthonion).

Assim, se fosse para se pautar pela cor dos cabelos dos elfos, Thranduil teria que ser parente de Finrod, Orodreth, Angrod ou Aegnor (e o cabelo loiro viria de Nargothrond ou de Dorthonion). Ou ainda (e é aí que se perde o fio da meada) Thranduil poderia ter sangue sinda, misturado (por que não?) com o dos elfos Avari, que compunham a maioria do povo da floresta das trevas.

Não acredito que Thranduil pudesse ter sangue noldo, principalmente porque a estirpe dos Noldor era mais nobre que a dos Sindar, e ele seria conhecido como Noldo, se fosse descendente de Finrod, Orodreth, Angrod ou Aegnor, e não como Sinda.

Dentre todas as possibilidades que esse argumento da cor dos cabelos abre (e que no final não levam a lugar nenhum :roll: ), parece mais simples (embora incerto) admitir (sem cair naquela de dizer que O Hobbit é livro pra criança e não vale pra o estudo da obra de Tolkien) que a nobre estirpe sinda de que Thranduil e Legolas eram descendentes tinha, em algum momento anterior ao nascimento de Thranduil, misturado o sangue com o povo Avari, que governava.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo