1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos com orelhas pontudas?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rei Passolargo, 3 Mar 2004.

1. Rei Passolargo

Rei Passolargo Usuário

Em nenhum local se diz claramente que os elfos tenham orelhas pontudas, então o que nos leva a crer nisso ?
    Talvez seja pela longínqua influência da figura das fadas dos contos europeus que nos leva a acreditar fervorosamente que as orelhes dos elfos eram pontudas ?

2. Ter orelhas pontudas é inerente a elfos...

qq elfo...

naum importa de onde

ou de kem...

eu gosto das minhas :grinlove:

3. Vovin

Vovin Steve Vai, The Mars Volta

Em algum lugar é dito que eles tem orelhas em forma de folhas, se eu achar eu edito aqui :wink:

4. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Esse lugar é um apendice de um dos History of Middle Earth.

Dizem que eles tem "flatted earings" se eu não me engano. Só nesse apendice escondido de um livro publicado postumamente por Tolkien tem alguma menção sobre as orelhas elficas. :|

5. Gildor

Gildor Usuário

O único lugar onde Tolkien entra no assunto é num livro: The Lost Road, da coleção History of Middle-Earth. O trecho original do livro é esse:

"Las (1)
    *lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"

:mrgreen:

6. Vëon Alcarohtar

Vëon Alcarohtar Usuário

Eu não sei em que lugar (pra variar), mas sei que já tem um tópico sobre isso nesse fórum e no Pergunte ao Mago tbm tem uma resposta a isso.

Vlw

7. Rei Passolargo

Rei Passolargo Usuário

Conheço esse texto, publicado em 1987.
    Porém deixando aparte a frustrante complexidade lingüística destes textos, é preciso perguntar-se: devemos pré-supor que os elfos tinham as orelhas pontudas apenas com base em tal duvidosa prova lingüística?

Seria típico de Tolkien .

8. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

se não me engando eles tinham orelhas em forma de folhas (pontudas)

9. Heceldamar

Heceldamar Usuário

Sim, se eles realmente tem orelhas pontudas, são em forma de folhas. Nas Etimologias Tolkien menciona a palavra lhaw, audição, originária de las, folha como o Gildor mencionou.

Eu particulamente não acredito em orelhas pontudas. Se realmente houvessem, seriam citadas na obras, o que não são. Deve ter sido mais uma daquelas coisas que Tolkien criou no inicio da formulação de seu mundo, mas que depois foi descartada.

10. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Não, a citação não está na obra publicada, mas como o Gildor bem citou, ela está no The Lost Road, uma ótima parte dos HoME que condiz com a Obra publicada.
    Há outra referência à orelhas, desta vez dos hobbits, que diz que elas eram um pouco "élficas", referindo-se ao fato de serem levemente pontiagudas.
    Os elfos tolkienianos têm orelhas pontiagudas na forma de folhas; era algo bonito e não aquelas viagens de elfos de mangá cujas orelhas se assemelham com as do Batman.

11. Eu acjho que esta questão de orelhas pontudas já estava tão inserido na mitologia dos Elfos que o mestre não precisou citar...
    eu não consigo imaginar um elfo sem essas orelhas..
    é como se fosse a "marca oficial"...

12. Heceldamar

Heceldamar Usuário

Mas aí é diferente, Lúthien_Tinúviel. Aposto que sua referência de elfos com orelhas pontudas vem de mangás e animes, além do própio RPG. Nestes, sim, era a "marca registrada."

Isso, porque, independente de haver ou não, Tolkien nunca as citou. Porém, eu propio admito que imagino também elfos com orelhas semelhantes a folhas. Mesmo assim, sou meio cético em relação a essa questão.

13. Fëaruin Alcarintur ¥

Mas aí que está, Heceldamar;

Citar o Tolkien citou sim, quem não inseriu essa informação, por exemplo, no Silmarillion, foi o Christopher Tolkien, que editou os textos e publicou.

14. Heceldamar

Heceldamar Usuário

É Fëaruin, eu me coloquei mal. Citar ele citou, mas não de uma forma... massivamente. Por exemplo, Tolkien sempre deu destaque a beleza dos elfos. É algo que está sempre presente na narrativa, na descrição deles. Enquanto as orelhas estão citadas somente em comentáros obscuros.

Mas como você disse, Sam cita as orelhas élficas. Disso eu nem lembrava. É, elfos tem orelhas pontiagudas, mas não gosto muito de imaginar. Sempre imagino aqueles elfos de D&D com orelhas que mais se assemelham a facas... :eh:

15. Fëaruin Alcarintur ¥

Eu evito imaginar dessa forma; seriam orelhas feias demais. Seriam Bat-elfos.

Eu as imagino de forma semelhante à orelha desse meu avatar aí, dá uma bizóia. :mrgreen:

16. Evestar

Evestar Usuário

para mim ela pareciam folhas mais acho que diferencia os elfos dos outros sem falar que aquelas orelhas deram um charme nos elfos eles ficaram charmosos de mais :mrgreen:

Compartilhar