• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos Burros???

Bom, acompanhem minha linha de pensamento...

Os elfos acordaram em Cuiviénen (eh issu neh) e foram, em uma viajem bastante longa, para Valinor. Alguns ficaram pra trás, mas isso não importa. Bom, eles ficaram 9.000 e lá vai pedrada até que o fëanor levou um montão deles de volta pra Terra-Média. OK, até aí tudo bem. Eles viveram mais uns 500 e poucos anos lá e mudou de era, daí, eles ficaram mais uns 3500 nos e mudou de era de novo, 3000 e tantos anos e mudou de era de novo. Depois desses mais ou menos 16000 anos, eles todos voltaram para Valinor.

Vocês devem estar pensando: " Esse trouxa me fez ler tudo isso por nada, o que que isso tem a ver com os elfos serem burros?" Mas eu queria só mostrar como o tempo passou bastante.

Agora, vamos ao que interessa. O homem inventou a escrita a mais ou menos 4000 ou 3000 anos (acho que é mais ou menos isso) e 5000 ou 6000 anos depois, aqui estamos nós, usando um computador, uma máquina super sofisticada.

Agora, voltemos ao mundo imaginário de Tolkien. Como os elfos, tendo vida imortal, na qual podem estudar e filosofar sobre inúmeras coisas, não conseguiram chegar ter tecnologia avançada. Eles, imortais em vida e, acredito eu, mais inteligentes que os homens mortais, não conseguiram criar nada muito sofisticado, apesar de portões e banquetes, sem menção em livro algum de armas de fogo ou algo do gênero. Os homens tolkienianos também não eram tão inteligentes, com suas cidades e províncias viveram por cerca de 7000 anos e não inventaram tecnologia.

Será que o Tolkien não imaginou tais "problemas" em suas obras, seus elfos imortais serem mais burros que os humanos do mundo real, como isso é possível?

Eu nunca vi nada sbre esse assunto, mas eu sempre pensei. Eu me intriguei quando eu vi n'O Hobbit um trecho que fala do relógio de Bilbo. Bom, o relógio foi inventado no século XVII. Nesse século já existiam armas de fogo, que coisa estranha, não? Hobbits possuírem tecnologia mais desenvolvida que elfos poderosos com sua imortalidade!

Agora eu finalizo meu post, escrevi tudo isso ao invés de escrever: "Os elfos não tem computador depois de 17000 anos de existência. Falem sobre o assunto." Hehehe :mrgreen:.

Pois é! o que vocês acham?

As histórias tolkienianas se passam numa pré-história mitológica. As preocupações eram outras. Derrotar Senhores do Escuro, por exemplo.
Os elfos nunca se preocuparam com esse tipo de coisa. Eles eram mais adeptos à natureza. Leu o ensaio do Mundo Sarumanizado, disponível na Valinor? Um ótimo texto, aconselho que leia-o. Os elfos não queriam máquinas. Aliás, pelo contrário, nas histórias Tolkienianas o uso de maquinarias e metal é um dos diferenciais dos inimigos. Os elfos desejavam conservar o mundo como ele era. Como fazer isso inventando maquinários estranhos?

Ainda assim há maquinarias em Tolkien. Saruman mesmo, usa muito. Sauron também. Em rascunhos antigos, Melkor teria uma pesada maquinária bélica em seu exército. Aquilo que explode a muralha do Forte da Trombeta? É pólvora (por sinal ficou evidente no filme que é pólvora).

Como eu tô com sono agora não me vem na cabeça mais coisa pra te dizer. Se eu conseguir raciocinar mais alguma coisa na minha insana e sonolenta mente, venho postar.
:wink:

Bom , mas, e os humanos?

Mesmo assim os elfos teriam que ter imaginado alguma coisa, eles viveram 9000 anos em Valinor, lá eles não tinham nenhuma preocupação. Eles teriam pensado em alguma coisa se existissem. Nem em máquinas para se defender do Inimigo?

Existia pólvora, mas e porque não fazer uma arma de fogo? É uma boa coisa se você quer matar orcs. A Fellowship (que chique, em inglês :mrgreen: ) com certeza teria levado uma arma de fogo pra Mordor se elas existissem!

Pólvora só Saruman tinha, pelo que dá pra entender do livro. Nem Aragorn sabia direito o que era aquilo quando a muralha de Helm explodiu. E talvez Saruman só tivesse pólvora, mas ainda não tivesse armas de fogo. Poderia ter sido apenas umq questão de tempo. Armas de fogo são o tipo de coisa que ia acabar passando pela cabeça de Saruman inventar, se ele tivesse tido um pouco mais de tempo para isso...

Já notou que o negócio dos elfos era sempre ficarem escondidos? Era a tendência deles, até mesmo de algumas casas dos Noldor (Gondolin e Nargothrond, por exemplo), que formavam a casta mais aguerrida de todas. Os elfos podiam ser guerreiros competentes quando fosse preciso, mas eles não gostavam do confronto. Com índole guerreira mesmo, acho que só os Fëanorianos, e isso era visto como uma coisa anormal, chamava a atenção dos demais elfos.

Quanto a imaginar o que eles fizeram com os 9000 anos, bem, eles inventaram algumas coisas... línguas, por exemplo... e também, elfos não cansavam, nem mesmo de ficar sem fazer nada. De repente até é por isso que mortais não se davam muito bem nos ares de Valinor, pelo que dizem. Um mortal talvez enlouquecesse em Valinor, mas para um elfo aquilo estava bom.

E quanto à evolução dos Homens, não dá para fazer uma comparação tão estrita da história da Terra Média com a História. Na Terra Média, os homens viveram 7000 anos desde que acordaram em Hildórien até o final da Terceira Era. Na História há um período de digamos 6000 anos desde que os homens começaram a escrever até o nosso tempo, e um período anterior de centenas de milhares de anos de evolução em que os homens não tinham escrita e evoluíram a partir de espécies primitivas de primatas. As origens e evoluções nos dois casos são muito diferentes para a gente poder dizer que os elfos e homens da Terra Média deviam ter feito o mesmo que o homem no mundo real fez com o mesmo período de tempo. Se a gente quer comparar a Terra Média com História, a comparação tem que ser da Terceira Era para a frente, e não para trás (e mesmo assim olhe lá).

Bom, a evolução lá aconteceu de um outro modo, pois imagine seu mundo com magia, com senhores do escura tentando te matar, com belas elfas por aí e com uma natureza amada até mesmo pelos anões? :obiggraz: :wink: :lol:

Pensem, estragar tudo com maquinas? Isso era o objetivo de criaturas malévolas, e não de belos elfos, ou de determinados humanos. Seria? :eek:

Qto ao relógio: você soube de algué mais em Eä que teve um?!?!?!?!?! Seria algo mágico?!?!?!?!?! :aham: :aham: :aham:

Elen síla lúmenn omentielvo! :beer:

Rolados os dados, que venha o resultado! 8-)

Eu faço parte! E você!? CLUBE DOS ESCRITORES! :aham: :aham: :aham:

Máscara Negra disse:
Quando Tolkien escreveu Silma, era raro encontrar computadores, fora que muita tecnologia ainda não existia...

-Boa! hahaha, Tolkien poderia então ter escrevido sobre um computador elfico antes de existir um aqui na Terra, aí seria que nem o submarino de Julio Verne. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Os seres humanos da Terra ficaram mais tempo que isso vivendo nas cavernas...

-Ótimo, lá vai o elfo caçar orcs com a metralhadora, logo este elfo é morto, Sauron pega a metralhadora aprende esta tecnologia e passa a usá-la, e depois de alguns anos ele vai ter mísseis nucleares!

Swanhild disse:
Nem Aragorn sabia direito o que era aquilo quando a muralha de Helm explodiu.

Ele num sabia mesmo. Tanto que ele diz: "Diabrura de Saruman."

Ninguém sabia o que era aquilo de verdade, na minha opinião, à possível (mas não certa) excessão do próprio Saruman.

A história em Arda proporciona um tipo de tecnologia....a história da Terra outra.

Se eu fosse por exemplo de Arda e passase pra terra eu estaria postando.

Homens burros???

Como que os homens em 10.000 anos de história nunca descobriram uma magia??? E se descobriram pq não a usam???

Outra coisa: a questão do relógio. Os elfos são imortais...o tempo não importa pra eles. Talvez os humanos....mas naum faria sentido

Mas mesmo assim, os humanos começaram a escrever há uns 6000 anos e os homens de Tolkien também foi mais ou menos isso. E, o fato de não existirem muitas tecnologias na época da vida de Tolkien é verdade, mas existia relógio, avião, ARMAS DE FOGO, bombas, etc.

Se os elfos estavam permanentemente em guerra eles podiam ter inventado alguma coisa de guerra pra vencer o Melkor.

Uma coisa que eu ainda não tinha pensado era em Númenor, lá "os homens estavam em seu apogeu" e blá blá blá. Então talvez eles estivessem muito avançados mas os outros povos não aprenderam com eles.

Senhor do Escuro disse:
Mas mesmo assim, só porque Tokien "era contra" a industrialização não significa que os elfos fossem também.

Ele retratou os elfos como amantes da natureza dando preferência a vidas pacificas em harmonia com essa natureza, ao invés de rodeados por maquinários e criações puramente artificiais.

Senhor do Escuro, vc tem que entender que Tolkien tem uma opinião semelhante ao de muitas pessoas como eu que acha as guerras medievais mais bonitas, bravas, para corojasos.

Veja bem, Tolkien lutou na primeira guerra mundial e participou de uma das batalhas mais sangrentas dessa guerra, que foi em uma floresta da Bélgica.

Se ele realmente fosse adepto dos novos tempos teria colocado armas de fogo para os elfos ou coisa assim mas talvez a sua própria experiencia deve o ter feito pensar que seria mais bravo uma guerra de espadas e flechas onde sem dúvida era para cavaleiros, bárbaros, guerreis mais corajosos e bravos do que o seu tempo na Terra poderia oferecer.

Olha, antes de mais nada, se os elfos quisessem, eles poderiam muito bem ter criado armas de fogo, etc. Mas eles tinham ligações com a natureza e preferiam a vida em harmonia com tudo e com todos, como o Fox falou. Elfos em geral nao eram lá de ficarem rodeados de máquinas, eles preferiam pássaros, plantas e árvores. Existiam exceções, como no caso de Fëanor e Celebrimbor, mas esses eram a minoria. Além do mais, como podemos ter certeza que eles NAO inventaram armas de fogo? Eles poderiam muito bem ter rifles e pistolas em Aman, e ninguém saberia, mas isso, é claro, é muito improvável, já que morte nao era "permitido" em Aman. :roll:

acho que pelos elfos nao terem tanto interesse em maquinários, eles nao criaram grandes tecnoilogias... apesar de eu nao poder falar muito devido ao fato q nem li Silmarillion nem Contos Inacabados pra sabre mais do povo....
jah os homens estavam preocupados na guerra, nao tinham tantos cientistas, nem pesquisadores como hj se tem para descobrirem tantos elementos..

sobre as guerras medievais... se eu pudesse escolher, viveria naquela epoca, afinal guerras com cavaleiros, espadas, lanças, armadruas é bem mais emocionante que um revolver e colete a prova de bala e misseis :P

sobre as guerras medievais... se eu pudesse escolher, viveria naquela epoca, afinal guerras com cavaleiros, espadas, lanças, armadruas é bem mais emocionante que um revolver e colete a prova de bala e misseis

A última coisa que eu gostaria de fazer é viver na era medieval. Pobreza numa escala mundial, higiene inexistente, sendo que todas as cidades fediam aos fazeres dos outros. Mas, se vc estiver falando no mundo Tolkieniano, que nao tem isso: Sim, eu tb! :lol:

Acho que ninguem, exceto talvez Saruman, Sauron ou Melkor, estariam tentados a criar algo mais devastador. Melkor por pouco que eu nao incluo nessa lista, já que ele era mais antiquado, e preferia fazer coisas como dragões, etc. Sauron já era mais como Melkor, e Saruman, sendo um Istar e um ser sempre buscando conhecimento, provavelmente exploraria mais o lado tecnológico do negócio. Quem sabe, se Saruman vivesse mais alguns mil anos, ele inventaria o avião, e teríamos Super-Uruk-hai voando por aí... :roll:

Po, ia ficar muito doido armas na TM, os nazgûl em vez de ter besta alada ia ter um caça...ainda bem q o tolkien naum fez essa desgraça 8-) (viciei nessa carinha)

Uma coisa que eu penso sobre isso. O homem, no nosso mundinho real, só evolui tanto por ser "pressionado" pelo exterior. Ninguém se engane que os índios são burros porque não conheciam o aço como os ingleses e à mesma época. É que o meio em que eles viviam era "mais favorável" à sobrevivência. Na Europa havia frio em uma boa aprte do ano, o que obrigava as pessoas a construírem roupas e casas quentes e fortes, além de terem um tempo maior para estarem pensando.

Se a natureza é favorável, você vive com o que ela te dá muito bem.

Os elfos moravam com os valar, tinham a Luz deles, não adoeciam, então, pra que vacinas? Só um exemplo, mas é o começo de um raciocínio. :wink:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back