1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eles eram muitos cavalos (Luiz Ruffato)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por -Jorge-, 26 Nov 2011.

  1. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Eles eram muitos cavalos de Luiz Rufatto traz vários pequenos fragmentos que contam histórias diferentes de diferentes maneiras. São 69 capítulos que reproduzem gêneros como cartas, entrevistas, recados em secretárias eletrônicas, recortes de jornal e narrativas tradicionais.

    Aparentemente nada une as narrativas entre si: como os livros de "Uma estante" (capítulo 24), elas estariam reunidas apenas por acaso; mas uma análise mais detalhada permite ver alguns temas recorrentes, como a poluição, as marcas e o consumo, o desemprego ou subemprego, a corrupção moral e, dentre eles, o que mais se destaca, a violência. Há assim uma crítica social não explícita do começo ao fim do livro. E uma outra coisa também presente é um humor ácido.

    Para mim, o livro pode ser incluído na tradição do romance de querer abranger todos os gêneros, mas também dá para colocá-lo na corrente (menos pretensiosa e mais contemporânea) dos minicontos ou microcontos que dão um panorama de São Paulo e do Brasil.

    Alguém que leu, gostou? Tem algum conto preferido? Acho que tem vários bem engraçados e marcantes. Como faz um tempinho que li, teria que dar uma olhada para responder eu mesmo. O livro já teve várias edições, inclusive uma pela BestBolso que não fica cara.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Leny Mayran

    Leny Mayran Usuário

    Ganhei de presente de uma amiga há algum tempo, ainda não li todo, mas estou gostando. Vou exprimir uma melhor opinião quando terminar. Você tem algum conto preferido?
     

Compartilhar