• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elementos Alegóricos nas obras Tolkienianos

Eu entendo que você utilizar-se de uma linguagem alegórica (no sentido de utilizar-se de abstrações para desenvolver sua história) não significa dizer que você utilizou-se da Alegoria, a alegoria enquanto figura de linguagem é repressora ela só permite uma leitura e não mais do que isso.
E bem, não é o que percebe-se que acontece com a obra de Tolkien, basta dar uma olhada nos diversos tópicos da área Tolkien para perceber que fulano entende a passagem X como A e ciclano como C. Eu não consigo ver a utilização da alegoria nessas situações. :think:

Já eu não acredito que uma obra desenvolvida utilizando-se linguagem alegórica não possua alegorias. Tanto que no conceito de alegoria que você colocou, o autor não separa "linguagem alegórica" de "alegoria".


Claro que cada um, com sua bagagem, consegue ver outras coisas.

Tá aí, é isso que eu acho também. Eu não fico procurando atribuir significados aos textos de Tolkien, mas não afirmo que ele não atribuiu nenhum. E se alguém acha que lá tem Hitler, ou qualquer outra coisa, tá no direito dele(a). Afinal, como a Katrina disse, a obra de Tolkien é mesmo riquíssima em detalhes, e como Tolkien disse, quanto mais "vida" uma obra tem, mais suscetível ela estará a interpretações alegóricas.
 
E se alguém acha que lá tem Hitler, ou qualquer outra coisa, tá no direito dele(a). Afinal, como a Katrina disse, a obra de Tolkien é mesmo riquíssima em detalhes, e como Tolkien disse, quanto mais "vida" uma obra tem, mais suscetível ela estará a interpretações alegóricas.

Realmente, se alguém acha que nas obras do Professor tem a alegoria para o Hitler, está no seu direito. Mas daí a falar que o Tolkien colocou isso lá... É uma grande diferença!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo