• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleitor de Marina tende a votar em Serra no 2º turno

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), cerca da metade dos eleitores de Marina Silva (PV) se diz inclinada votar no candidato tucano à Presidência.

Segundo projeções da última pesquisa Datafolha, divulgada ontem, 51% dos eleitores de Marina migrariam para a candidatura Serra caso haja uma segunda rodada eleitoral em 31 de outubro.

Dilma receberia o apoio de 31%. Outros 15% dizem que votariam em branco ou anulariam o voto. E 3% responderam ainda não ter decidido o que fazer em um eventual segundo turno.

10274173.gif


Ex-ministra do Meio Ambiente de Lula até maio de 2008, Marina Silva deixou o governo por discordar da política ambiental conduzida pelo governo.

Pouco mais de um ano depois, em agosto do ano passado, Marina anunciou sua saída do PT. Ela era filiada ao partido desde 1985, mas dizia militar na sigla há 30 anos.

Em maio deste ano, Marina anunciou o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência pelo Partido Verde.

VOTOS VÁLIDOS

Segundo a última pesquisa Datafolha, Dilma tem 52% dos votos válidos. Ela precisa de 50% mais um voto para vencer no domingo.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a petista pode ter entre 54% dos votos válidos e 50%.

Por isso, não se pode afirmar com segurança que Dilma não precisará enfrentar Serra novamente. O tucano tem 31% dos votos válidos.

Na projeção para o segundo turno, apesar do apoio maior dos eleitores de Marina a Serra, assim mesmo o tucano perderia a eleição. A pesquisa projeta vitória da petista por 53% a 39%.

Para derrotar Dilma, Serra teria de conquistar mais de sete pontos percentuais (já que a diferença entre os dois é de 14 pontos e, no segundo turno, cada ponto perdido por um candidato é ganho pelo adversário).

Em termos absolutos, Marina tem hoje o apoio de 19 milhões dos 135 milhões de eleitores do país.

Ela engordaria a votação de Serra no segundo turno com cerca de 9,7 milhões de votos. Dilma receberia cerca de 6 milhões.

Neste eventual segundo turno, do total de votos de Dilma, 8% viriam dos eleitores de Marina. No caso de Serra, seriam 18%.

Segundo a última pesquisa, encomendada pela Folha e pela Rede Globo, Dilma oscilou positivamente um ponto em relação ao último levantamento e tem 52% dos votos válidos na projeção para o primeiro turno.

Seu principal adversário, José Serra (PSDB), oscilou um ponto para baixo e tem 31% dos votos válidos. Marina Silva (PT) também variou negativamente um ponto, e está com 15%.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo