• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições de 2022

Em quem você vai votar no segundo turno?

  • Lula

    Votos: 28 90,3%
  • Bolsonaro

    Votos: 3 9,7%

  • Total de votantes
    31
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
O Brasil precisa urgentemente adoptar o voto ranqueado; doutra forma, tenderemos cada vez mais à bipolarização, seguindo o caminho vergonhoso dos EUA. Atualmente o único agente preservador da diversidade partidária em nosso país é o sistema proporcional para os representantes legislativos, e mesmo esse quase foi substituído pelo anencéfalo "distritão".
 
Atualmente o único agente preservador da diversidade partidária em nosso país é o sistema proporcional para os representantes legislativos, e mesmo esse quase foi substituído pelo anencéfalo "distritão".

Kobe Bryant What GIF
 
O Brasil precisa urgentemente adoptar o voto ranqueado; doutra forma, tenderemos cada vez mais à bipolarização, seguindo o caminho vergonhoso dos EUA. Atualmente o único agente preservador da diversidade partidária em nosso país é o sistema proporcional para os representantes legislativos, e mesmo esse quase foi substituído pelo anencéfalo "distritão".
Bipolizado!
🤨

Estamos vivendo no mesmo país ou na mesma época, você ainda está perdido na ditadura militar onde apenas tínhamos arena e mdb, não tenderemos a ter qualquer bipolazarização neste país, são muitas formas de pensar que não há retorno.
 
Com a possível (muito merecida) condenação do Bolsonaro, não me sentirei obrigado a votar nele por razões estratégicas; provavelmente a direita cristã terá melhores opções na próxima eleição, com uma concorrência mais igual, que diminuirá a polarização nacional e pode afastar o fantasma da contra-ofensiva comunista.

Só espero que, ao prenderem a cúpula bolsonarista (como é justo), prendam também o desgraçado do Lula, cuja liberdade é um insulto a todos os princípios da democracia.
 
direita ainda é capaz de fazer o lula ganhar no primeiro turno.

(ou mandar prender o cara como fizeram na outra eleição, vá saber.)
 
Votei pelo Pacheco para o Senado em 2018, e não teria muito problema em votar nele em 2022; o problema é que, no nosso sofrível sistema de voto majoritário, o poderoso efeito spoiler pode torná-lo opção inviável.
 
Ver anexo 91394


queria opiniões e não só provocar. @Eriadan o que tu acha disso? eu era cirista e estou bem decepcionada com essa guinada dele. vejo que existe uma estrategia interessante, mas acho que ele está errando a mão na hora de delimitar essa estratégia e executá-la.

obs. Moysés foi meu professor na UFRGS e é um baita doutrinador em criminologia e ciência política. Já foi citado pela Eliane Brum na coluna dela. E costuma ter uma visão muito razoável.

Acho que o comentário do Moysés Pinto Neto meio que tangencia o óbvio. Pra se viabilizar como uma candidatura competitiva, o Ciro precisaria buscar composições.

Em 2018, o Ciro até esteve perto de compor com o PSB e com o DEM. O PT conseguiu negociar pra afastar o PSB do Ciro; e a coisa com o DEM, onde o Ciro tinha uma boa interlocução com o Rodrigo Maia, também fez água. Pra 2022, com o Lula na parada, acho que o PT leva fácil o PSB; e o DEM nem existe mais, nem o Rodrigo Maia responde pelo monstrengo que se criou a partir da sua fusão com o PSL.

Vi alguma coisa sobre o Ciro - ou o PDT, na condução do Lupi - estar buscando, pelo menos em São Paulo, uma interlocução com o Alckmin, o Kassab, o França e até o Datena. Mas não sei o que há de concreto nisso.

Acho que até aqui eles estão jogando pesado no marketing, talvez com o objetivo de se consolidar como terceira força, para então se postularem como um polo de atração. Há efetivamente esse cálculo? Não sei. Talvez seja realmente apenas um erro de estratégia. De qualquer forma, se falharem em fechar algumas alianças estratégicas, o Ciro no máximo vai ficar flanando em torno dos 10% dos votos.

Ter projeto é uma virtude do Ciro. Mas ter projeto não basta. Precisa arregaçar as mangas, conversar com outras forças, buscar construir consensos - enfim, fazer política.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo