• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Eleições 2018] Em quem você pretende votar para Presidente?

Em quem você vai votar para a Presidência da República no SEGUNDO TURNO?

  • Fernando Haddad (PT)

    Votos: 20 60,6%
  • Jair Bolsonaro (PSL)

    Votos: 8 24,2%
  • Branco/Nulo

    Votos: 5 15,2%

  • Total de votantes
    33
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Vídeos indisponíveis, @Clara ... Poderia postar de novo, por favor?
É, já tinham tirado o vídeo completo, agora tiraram o resto. :(
Mas dá pra assistir no link que o Eriadan postou , @Seiko-chan , vale a pena assistir pra saber as ideias do homem.
E esse programa da bandeirantes ao que parece, pretende entrevistar todos os candidatos, o que deve ser bem interessante, vamos ver.
Acho que o próximo é o bousonário, mas não sei se terei paciência de ouvir aquele coisa falando. :-?
 
Vou votar no Dória. Ele pode ser controverso, mas desde que ele assumiu a prefeitura de São Paulo, eu que ando pela cidade toda, vejo melhorias em todos os cantos. Tem obra pra todo lado.

Tem seus defeitos, mas continua fazendo algo. Anular voto, infelizmente não muda nada, votar na esquerda não vai mudar, então que seja no menos pior, até que a população acorde e resolva mudar as coisas da única forma que é possível mudar, lutando.
 
Vou votar no Dória. Ele pode ser controverso, mas desde que ele assumiu a prefeitura de São Paulo, eu que ando pela cidade toda, vejo melhorias em todos os cantos. Tem obra pra todo lado.

Tem seus defeitos, mas continua fazendo algo. Anular voto, infelizmente não muda nada, votar na esquerda não vai mudar, então que seja no menos pior, até que a população acorde e resolva mudar as coisas da única forma que é possível mudar, lutando.

Então, converso com muita gente que deixei em Sampa e alguns gostam, outros não. A maioria das pessoas que conheço parece aprovar, embora a oposição e simpatizantes da oposição ainda insistam em procurar coisinhas na vida pessoal do cara.
Minha impressão superficial dele é que me pareceu um cara bastante interessado que a coisa saia um pouco do teatrinho eleitoral e finalmente ande. Um exemplo disso foi a visita que ele fez a Seoul para pesquisar sobre a mobilidade urbana e como a cidade resolveu a questão da despoluição de um dos rios que corta a cidade.

O cara é um chato marketeiro? Pra caramba. Chega a ser irritante mesmo. Mas eu pessoalmente não me importo com 'a pessoa', mas com a 'figura pública' do político enquanto gestor.
Eu não sinto necessidade de 'gostar' do político como pessoa, eu tenho necessidade de aprovar o que ele faz de forma prática, e de como emprega os recursos públicos no tempo que lhe foi dado. Se ele o político em questão é chato, se fuma maconha, se se veste de gorila em casa, se é burguês ou povão, fingido ou sincero - independente do partido ou ideologia, eu me interesso no trabalho que a pessoa pública vai desempenhar. Se tornar a cidade ou o país um lugar melhor sem usar de corrupção e roubo, mesmo que seja apenas por autopromoção ou vaidade, ótimo, não vejo problemas nisso se houver resultados positivos. Eu faço parte do coro que está de saco cheio de salvadores da pátria partidários cheios de carisma, boas intenções e palavras doces, mas pouco - ou nenhum - resultado.

Dória está ainda na fase da tentativa acerto-erro e todo político iniciante, sem exceção, tende a fazer merda ao longo do percurso. Acredito que seja para sair de parâmetros pré-construídos tanto por gestões anteriores quanto pelo próprio senso comum. Certamente vão discordar, mas entendo isso como um sinal positivo e um indício que ele está tentando sair do padrão. Vamos ver como ele se sai até o final do mandato.
 
Vou votar no Dória. Ele pode ser controverso, mas desde que ele assumiu a prefeitura de São Paulo, eu que ando pela cidade toda, vejo melhorias em todos os cantos. Tem obra pra todo lado.

Tem seus defeitos, mas continua fazendo algo. Anular voto, infelizmente não muda nada, votar na esquerda não vai mudar, então que seja no menos pior, até que a população acorde e resolva mudar as coisas da única forma que é possível mudar, lutando.

Por mais que eu torço pro Dória fazer um bom governo na prefeitura, penso que é um grande, senão um enorme blefe da parte dele querer agora alçar a presidência sem ter sequer um mandato completo, começando pelo fato que se manter no PSDB terá que primeiro bater de frente com Alckmin e caso pule fora de lá, se não for pra um partido de mesmo porte, sua visibilidade ficará bem mais reduzida. Só vejo uma grande viabilidade pra ele se buscar o governo estadual, já que pra esse cargo não há atualmente muitos nomes de peso.

E ainda assim pesa o fato que ainda mal completou o primeiro ano de sua primeira experiência na administração pública, onde tanto a população de São Paulo quanto mais o país inteiro ainda não tem uma noção plena e ampla do que ele realizou, o que é um fator bastante dificultador numa candidatura de maior envergadura como a de presidente.

Tentar uma candidatura de governador seria o que o bom senso pede, se bem que na real mesmo, o mais verdadeiro, coerente e melhor senso que existe é ter a dignidade de cumprir o mandato até o fim, procurando fazer desses quatros anos uma administração pra entrar pra história, pois se fizer será de verdade um grande fator que o levaria pra cargos maiores com muito mais lastro e respaldo popular, já que nunca é demais lembrar que a população da cidade jamais perdoou e nas urnas puniu o último prefeito que mal esquentou a cadeira no gabinete e em menos de dois anos o cargo de prefeito já não lhe interessava mais, no caso o José Serra.
 
Última edição:
Por mais que eu torço pro Dória fazer um bom governo na prefeitura, penso que é um grande, senão um enorme blefe da parte dele querer agora alçar a presidência sem ter sequer um mandato completo, começando pelo fato que se manter no PSDB terá que primeiro bater de frente com Alckmin e caso pule fora de lá, se não for pra um partido de mesmo porte, sua visibilidade ficará bem mais reduzida. Só vejo uma grande viabilidade pra ele se buscar o governo estadual, já que pra esse cargo não há atualmente muitos nomes de peso.

E ainda assim pesa o fato que ainda mal completou o primeiro ano de sua primeira experiência na administração pública, onde tanto a população de São Paulo quanto mais o país inteiro ainda não tem uma noção plena e ampla do que ele realizou, o que é um fator bastante dificultador numa candidatura de maior envergadura como a de presidente.

Tentar uma candidatura de governador seria o que o bom senso pede, se bem que na real mesmo, o mais verdadeiro, coerente e melhor senso que existe é ter a dignidade de cumprir o mandato até o fim, procurando fazer desses quatros anos uma administração pra entrar pra história, pois se fizer será de verdade um grande fator que o levaria pra cargos maiores com muito mais lastro e respaldo popular, já que nunca é demais lembrar que a população da cidade jamais perdoou e nas urnas puniu o último prefeito que mal esquentou a cadeira no gabinete e em menos de dois anos o cargo de prefeito já não lhe interessava mais, no caso o José Serra.

Concordo contigo. O PSDB tem um histórico triste de candidatos que entram e saem sem fazer nada grande, almejando ainda mais. O que é triste.
Acho que para o governo estadual, ele seria ainda melhor, especialmente se terminasse o mandato. Mas não nego, que entre ele, Alckmin e qualquer outro dessa leva de pré-candidatos, ainda é meu preferido. Todos tem seus defeitos, mas pelo menos, é como a @Seiko-chan disse, ele tenta fugir do teatrinho ridículo que se tornou a política nacional e executa algumas coisas.

Queria um candidato melhor, mas infelizmente, ele é o menos pior em que posso votar.
 
Eu só acho estranho vocês falando que ele tenta de alguma forma "fugir do teatrinho eleitoral". De todos, Dória é o mais eleitoreiro. Um cara que enriqueceu do lobby entre políticos e empresários se apresentar como um "anti-político" é ser muito hipócrita se aproveitando desse climão de ilusão com a política. E, uma vez eleito, já começa investindo na própria imagem com um marketing patético, já saindo como pré-candidato à presidência antes mesmo de sua primeira gestão pública ser colocada à prova.

Eu ouvi falar em coisas muito boas da sua gestão, como zerar filas de hospital etc. Não sei se é verdade, espero que sim. O meu medo é a que custo. Tenho a impressão de que Dória, levado por esse discurso de que "ah, o Estado é muito burocrático", está passando por cima de muita legislação que existe para garantir justamente um maior controle do Estado e isonomia entre os particulares. Por exemplo, vi muito liberal, que reconhece que é a defesa dos próprios interesses que garante o desenvolvimento (e não um altruísmo de quem quer que seja), acreditando nessa história de que "empresas DOARAM naoseioque à prefeitura". Sem contrapartida? É de se desconfiar, não acham?
 
Eu só acho estranho vocês falando que ele tenta de alguma forma "fugir do teatrinho eleitoral". De todos, Dória é o mais eleitoreiro. Um cara que enriqueceu do lobby entre políticos e empresários se apresentar como um "anti-político" é ser muito hipócrita se aproveitando desse climão de ilusão com a política. E, uma vez eleito, já começa investindo na própria imagem com um marketing patético, já saindo como pré-candidato à presidência antes mesmo de sua primeira gestão pública ser colocada à prova.

Eu ouvi falar em coisas muito boas da sua gestão, como zerar filas de hospital etc. Não sei se é verdade, espero que sim. O meu medo é a que custo. Tenho a impressão de que Dória, levado por esse discurso de que "ah, o Estado é muito burocrático", está passando por cima de muita legislação que existe para garantir justamente um maior controle do Estado e isonomia entre os particulares. Por exemplo, vi muito liberal, que reconhece que é a defesa dos próprios interesses que garante o desenvolvimento (e não um altruísmo de quem quer que seja), acreditando nessa história de que "empresas DOARAM naoseioque à prefeitura". Sem contrapartida? É de se desconfiar, não acham?

Sim, eu desconfio. Mas aí entra a questão: Que diferença fará se eu votar, por exemplo na Havanir, na Marina ou na Luciana Genro? Fará alguma diferença escolher novamente o Lula? Ele pode estar passando por cima de muita coisa, mas sei lá, eu moro em Sampa e tô sentindo os efeitos. Eu meio que perdi a noção do que vale a pena. Um cara que só rouba, ou um que rouba mas faz.
 
Um cara que enriqueceu do lobby entre políticos e empresários se apresentar como um "anti-político"

Acho que você quis dizer "não-político" né? porque "anti-político" é algo diferente.
E o "não-político" só colava razoavelmente enquanto a pessoa não passava até então de alguém com histórico absolutamente zero de cargos políticos. Agora esse discurso numa próxima campanha não pega mais.
 
Sim, eu desconfio. Mas aí entra a questão: Que diferença fará se eu votar, por exemplo na Havanir, na Marina ou na Luciana Genro? Fará alguma diferença escolher novamente o Lula? Ele pode estar passando por cima de muita coisa, mas sei lá, eu moro em Sampa e tô sentindo os efeitos. Eu meio que perdi a noção do que vale a pena. Um cara que só rouba, ou um que rouba mas faz.
Não contestei seu voto! Só levantei um ponto específico.

De qualquer forma, insisto que a gente não deve perder essas esperanças todas na política. Sempre vai ter alguém para exercer o poder político, e se não for alguém eleito, submetido às instituições, vai ser um déspota. E não concordo que estejamos tão órfãos assim de candidatos sérios para tomar conta de projetos de governo. Com a exceção de Lula (e mesmo ele ainda não foi condenado), ninguém da enquete responde a acusação de corrupção. E a maioria tem vasta experiência em cargos públicos, portanto, oportunidades não faltaram. A maioria também não enriqueceu da política, nem seus familiares, o que é um motivo para acreditar que concorrem de boa fé, concordemos ou não com suas visões ou acreditemos ou não que são capazes daquilo que propõem. E pelo menos alguns têm um histórico de boas ações enquanto desempenharam essas funções, e hoje demonstram conhecimento daquilo que é necessário para não fazer feio presidindo a República.

Enfim, acho que as opções não são tão assustadoras quanto se tivéssemos "Temer x Cunha x Maluf x Tiririca".
 
Última edição:
Eu só acho estranho vocês falando que ele tenta de alguma forma "fugir do teatrinho eleitoral". De todos, Dória é o mais eleitoreiro. Um cara que enriqueceu do lobby entre políticos e empresários se apresentar como um "anti-político" é ser muito hipócrita se aproveitando desse climão de ilusão com a política. (...)

Mas Dan, o "teatrinho eleitoral" a que me refiro é aquele do "vou fazer" (sendo que o figurão não fez quando teve chance nem vai fazer se tiver outra), "eu apoio" (muitas vezes, diz que apoia pra ganhar simpatia e voto, mas tá se lixando) e outras coisas bonitas e convenientes ditas em campanha. O que ele faz é teatrinho também, mas apresenta uma dinâmica diferente. Como você apresenta ao público um produto que todo mundo já conhece e sabe ser ruim? Reinventando-o. Ou ao menos reinventando a forma de apresenta-lo ao público.

O Dória é marketeiro por excelência. O teatro dele é diferente e, convenhamos, parece convincente. O cara não diz "vamos para Seoul para pesquisar..." ele diz "ESTOU em Seoul para pesquisar soluções de mobilidade urbana". Pode parecer apenas uma questão de assertividade apenas, mas a dinâmica é totalmente diferente aos olhos de pessoas comuns - e é justamente como o marketing de campanha age de forma eficiente. Deixa de ser uma promessa para ser o início de uma ação. Queiramos ou não, é algo diferente e novo, que diante desse climão ruim faz as pessoas terem vontade de apostar - seja pra ver ele dando certo, ou quebrando a cara pra rir depois. :lol:

E como marketeiro, está explorando um nicho pouco ou nada explorado que é justamente o daquele político que toma medidas consideradas "impopulares" (vide o caso da pintura sobre os grafites) contrariando alguma minoria superprotegida a favor da maioria. Porém, venho bater na mesma tecla: não tenho político de estimação, e por default espero tanto dele quanto de qualquer outro político. Não me interessa se ele fica ridículo de suéter amarrado no pescoço: é um nome novo e uma cara nova que está oferecendo um 'produto' que promete ser bom. Resta saber se no final do quarto ano de mandato nós compramos um bom produto ou somente a propaganda de um produto que não presta. Digo compramos pois apesar de hoje morar e votar em outra cidade, ainda sou paulistana e zelo pela minha cidade.

Eu ouvi falar em coisas muito boas da sua gestão, como zerar filas de hospital etc. Não sei se é verdade, espero que sim. O meu medo é a que custo.

Esse é um ponto interessante, totalmente válido e digno de investigação. Favores também me preocupam, pois nunca vem sem alguma compensação nefasta para alguém.

Ponto positivo: ele tem uma equipe engajada em, mesmo que por puro lobby entre políticos e empresários, conseguir algo concreto disso para a população, mesmo que simbólico. O que vimos até hoje de outros políticos foi só lobby e clubismo.
Ponto negativo: se esse lobby vier sujo de merda, ele não vai ser diferente de todos os outros que sentaram naquela cadeira. E com um "plus-desgraça": assim como aconteceu com o PT - a promessa milagrosa de uma vida melhor, e blablablá - esse tipo de campanha cai em descrédito com muito mais força e dificilmente se reergue pelos mesmos meios. Diferente de um Maluf da vida, que é pego roubando mas já não causa tanto furor justamente porque é o que se espera de gente da laia dele.
** Posts duplicados combinados **
Por mais que eu torço pro Dória fazer um bom governo na prefeitura, penso que é um grande, senão um enorme blefe da parte dele querer agora alçar a presidência sem ter sequer um mandato completo, começando pelo fato que se manter no PSDB terá que primeiro bater de frente com Alckmin e caso pule fora de lá, se não for pra um partido de mesmo porte, sua visibilidade ficará bem mais reduzida.

Se ele fizer isso, ele vai ser muito burro mesmo. Vai ser o mesmo tiro no pé que Serra deu em si mesmo. A não ser que Dória tenha cartas muito altas nesse jogo - ainda assim abandonar a Prefeitura pela mera tentativa não me parece inteligente, nem estratégico.
Porém, nesse clima de House of Cards que virou nossa política, não me surpreenderia o Dória, como marketeiro, criar uma oposição com uma suposta ruptura com o PSDB que na verdade não é oposição, é apenas a mesma turma sob outra legenda. Só sendo meio inocente pra não saber que os clubinhos continuam amiguinhos apesar desse teatro todo, e que grande parte da ideia de "oposição" é na verdade uma falsa ilusão de diversidade.
 
Última edição:
Entendi, @Seiko-chan. Nesse quesito, eu concordo plenamente com você: o candidato tem que se apresentar pelo exemplo, não por discurso oco. Daí minha aversão a Bolsonaro: nunca sequer tentou aplicar o plano que os eleitores acreditam que vai salvar o país da violência e da corrupção.

Porém, também cuidado quando o capricho de marketing faz parecer mais do que é. Dória está deixando a rotina da prefeitura para ir de lá pra cá, Coréia e não sei mais onde, quando poderia mandar uma equipe técnica, como governadores e prefeitos já fazem cotidianamente. Eu vejo como um exagero de autopromoção voltado a fortalecer essa imagem de (não)político diferente, empresário, etc, que não atende muito ao interesse público.

Eu gostaria de ter um tempo maior para avaliar Dória. Deixar completar o governo do município, depois disputar o governo do estado, e aí quem sabe me daria a confiança de um voto. Hoje, sentiria muito mais tranquilidade em votar num Alckmin.
 
Última edição:
Bolsonaro é um ponto tão fora da curva que, se ele conseguir uma votação minimamente expressiva como presidenciável, estaremos diante do conhecido "fenômeno Tiririca" novamente. :lol:

Estou nessa etapa de avaliar agora com o Ciro. É outro que tem atraído minha atenção graças à qualidade das postagens daqui.

EDIT: Do Ciro eu só conheço a famosa "reboladinha", hahahaha

anigif_enhanced-14569-1462293181-2.gif
 
Última edição:
Entendi, @Seiko-chan.
Porém, também cuidado quando o capricho de marketing faz parecer mais do que é. Dória está deixando a rotina da prefeitura para ir de lá pra cá, Coréia e não sei mais onde, quando poderia mandar uma equipe técnica, como governadores e prefeitos já fazem cotidianamente. Eu vejo como um exagero de autopromoção voltado a fortalecer essa imagem de (não)político diferente, empresário, etc, que não atende muito ao interesse público.

Eu gostaria de ter um tempo maior para avaliar Dória. Deixar completar o governo do município, depois disputar o governo do estado, e aí quem sabe me daria a confiança de um voto. Hoje, sentiria muito mais tranquilidade em votar num Alckmin.

Viajar é sempre uma faca de dois gumes.

Pelo lado positivo: se for uma vez ou outra visando buscar atrair parcerias para novos investimentos ou buscar conhecer e aplicar novas tecnologias como o caso do transporte público da Coréia, sim tem o seu lado importante, pois a figura do maior representante de uma importante cidade que administra uma população e PIB maior que vários países, confere mais peso, respeito e mais receptividade nas negociações do que a presença um secretário. Pegando um exemplo super clássico histórico, imagine se no final do período monárquico D. Pedro II tivesse enviado um representante de menor importância para a feira de Ciência e Tecnologia da Filadélfia? Duvido que o Brasil tivesse conseguido a façanha de ter sido a segunda nação do mundo a ter linha telefônica.

De negativo é claro que se for feito em demasia e fora totalmente do propósito dos interesses públicos, queimará completamente a imagem. Nesse aspecto o Dória precisa ter total noção que existe uma linha muito tênue entre viajar para buscar investimentos ou usar essas viagens para apenas fazer marketing inútil e/ou autopromoção pessoal.
 
Não contestei seu voto! Só levantei um ponto específico.

De qualquer forma, insisto que a gente não deve perder essas esperanças todas na política. Sempre vai ter alguém para exercer o poder político, e se não for alguém eleito, submetido às instituições, vai ser um déspota. E não concordo que estejamos tão órfãos assim de candidatos sérios para tomar conta de projetos de governo. Com a exceção de Lula (e mesmo ele ainda não foi condenado), ninguém da enquete responde a acusação de corrupção. E a maioria tem vasta experiência em cargos públicos, portanto, oportunidades não faltaram. A maioria também não enriqueceu da política, nem seus familiares, o que é um motivo para acreditar que concorrem de boa fé, concordemos ou não com suas visões ou acreditemos ou não que são capazes daquilo que propõem. E pelo menos alguns têm um histórico de boas ações enquanto desempenharam essas funções, e hoje demonstram conhecimento daquilo que é necessário para não fazer feio presidindo a República.

Enfim, acho que as opções não são tão assustadoras quanto se tivéssemos "Temer x Cunha x Maluf x Tiririca".

Eu sei que não contestou. Desculpe se pareceu que eu estava me defendendo, na verdade eu mesmo ataquei o meu ponto de vista, a partir da sua ótica. Realmente queria sentir confiança em um desses candidatos a ponto de votar com consciência, mas tudo que vejo é mais do mesmo e um incômodo crescente surgindo em mim. Dá uma vontade enorme de meter o louco às vezes e ir morar no meio do mato, longe dessa patifaria toda.



Se ele fizer isso, ele vai ser muito burro mesmo. Vai ser o mesmo tiro no pé que Serra deu em si mesmo. A não ser que Dória tenha cartas muito altas nesse jogo - ainda assim abandonar a Prefeitura pela mera tentativa não me parece inteligente, nem estratégico.
Porém, nesse clima de House of Cards que virou nossa política, não me surpreenderia o Dória, como marketeiro, criar uma oposição com uma suposta ruptura com o PSDB que na verdade não é oposição, é apenas a mesma turma sob outra legenda. Só sendo meio inocente pra não saber que os clubinhos continuam amiguinhos apesar desse teatro todo, e que grande parte da ideia de "oposição" é na verdade uma falsa ilusão de diversidade.

Sobre essas viagens e promoção da própria imagem, acho que ele está jogando o "Jogo dos tronos". Duvido que ele vá abandonar a gestão de SP, ele não tem a idade que a múmia do Serra tinha quando começou a fazer isso, então acho que ele está caindo em especulação para terminar o mandato por cima da carne seca e depois lançar a candidatura com força total. Tenho essa desconfiança, rs.
 
Última edição:
Alguém conseguiu assistir a entrevista completa da Mariana Godoy com o bouçonaro?
E só vi aquela parte em que ele diz que no período da ditadura não teve inflação e que uma das maiores obras de desenvolvimento dos milicos foi... a transamazonica!!!

"Oi? Não!"

bolsonaro-mariana-godoy.png
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo