• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Eleições 2018] Em quem você pretende votar para Presidente?

Em quem você vai votar para a Presidência da República no SEGUNDO TURNO?

  • Fernando Haddad (PT)

    Votos: 20 60,6%
  • Jair Bolsonaro (PSL)

    Votos: 8 24,2%
  • Branco/Nulo

    Votos: 5 15,2%

  • Total de votantes
    33
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
A grande verdade é que estamos sem opções. É um clima bem generalizado de desânimo em quem acompanha e se importa mesmo com o rumo político e econômico que o Brasil vem tomando. Não que isso seja novidade, a cada "ano de copa" vem um "7x1" cada vez pior pra cima da gente. Vejo que o povo se tomba mais para um lado ou outro mais por estar contra uma personalidade do que por acreditar nos valores que o candidato prega (e vive). Hoje eu tenho certeza em quem NÃO votar, mas se o número de possibilidades for tão grande, como é o que parece ser, nem mesmo por eliminação consigo chegar a uma conclusão sem ter aquela noção de "puxa vida, poderia ter aproveitado melhor isso". É uma merda.
 
O Bolsonaro não é contra os gays.
Ele é conservador apenas. Preza pelos valores tradicionais. Ele é contra essa ultra-valorização e exposição que estão fazendo nossos jovens progressistas cada vez mais libertinos. Só isso.
Mas o individuo em si pode ser gay a vontade.
"Ultra-valorização"? "Libertino"? Tenha dó, né. O que os gays querem é ter os mesmos direitos que os heteros têm. Direito de sair na rua de mão dada sem ser espancado até morrer.
 
'Saudade de Lula' pode ser componente eleitoral de 2018, sugere pesquisa.
"O estudo qualitativo não tem valor estatístico. Seus resultados não podem ser projetados para o conjunto do eleitorado ou interpretado como síntese de opiniões do grupo social investigado. Mas dão pistas a respeito do que pode estar passando pela cabeça de uma parcela dos brasileiros que tem alimentado o crescimento do petista nas pesquisas quantitativas."

Fonte

Ver anexo 72475 Ver anexo 72476
Uso aqui a afirmação, acho que, do Sakamoto; ninguém píorou de vida durante o governo Lula. Talvez algumas madames tiveram que pagar melhor às suas empregadas (melhor=não mais pagar um salário de fome), fazendeiros tiveram que melhorar as condições de trabalho de seus ex-quase escravos, mas de verdade ninguém piorou.

O Bolsonaro não é contra os gays.
Ele é conservador apenas. Preza pelos valores tradicionais. Ele é contra essa ultra-valorização e exposição que estão fazendo nossos jovens progressistas cada vez mais libertinos. Só isso.
Mas o individuo em si pode ser gay a vontade.
As palavras dele mostram o contrário. Quais valores tradicionais? Em que milênio esses valores foram tradicionais? Tu tava falando besteira sobre quem defende Lula ainda hoje e tá aí defendendo o Bolso. por que não votou nele na enquete? A parte em negrito é tão idiota que nem vou tentar argumentar já que o fcm não quer fazer isso mesmo, né?
** Posts duplicados combinados **
Acho que pra pessoa ser conservador em 2017 deve ser alguém muito triste com a vida, só consegue reclamar dos bons e velhos tempos sendo que nunca foram bons pra ninguém. Vai se divertir, do jeito que achar melhor, ser menos amargurado com a vida alheia.
 
Mas não acho razoável dizer que Bolsonaro é preferível ao molusco ou à Marina Silva.
O Lula pode ter mil defeitos, mas burro ele não é.

Desculpa, com todo o respeito a você e à sua opinião Merc... Eu ri do trecho negritado. :lol:

Lula não é inteligente, ele é esperto - e isso faz dele um excelente oportunista. Tudo o que ele fez foi ser esperto o bastante para reconhecer a própria burrice e prontamente se cercar de pessoas que pensassem por ele. Ele é simplesmente uma figura pública que incrivelmente inspira e tem carisma (seria uma porra de bardo com boost em carisma numa partida de RPG, certeza). E, acredite, acho isso admirável nele. De verdade. Se Dilma não fosse tão arrogante, teria feito o mesmo e teria se dado muito bem.

Eu não votaria no Lula porque ele e seu partido tiveram sua vez e foi desastroso, no final das contas. A máscara dele e de seu partido caíram, e o efeito foi oposto. Não sou fã do Bolsonaro, mas se ele tiver a mesma sagacidade de Lula em contratar as pessoas certas, não vejo por que não dar a ele uma chance - mas acho pouco provável que essa experiência seja positiva. Ele tem o carisma de um javali com dor de dente, têm se mostrado tão brilhante quanto um aluno mediano de escola pública cheio de C's no boletim e, sinceramente, penso que esse discurso ultraconservador dele vai ser sua ruína. Digo isso com a mesma convicção que eu diria, sendo de direita, que se Dilma ou Lula tivessem feito um bom trabalho eu não veria problemas na reeleição de ambos. :sacou:

Quanto a Dória, tudo o que vi até agora foi o hate dos saudosistas do Haddad, mas ele parece ser competente. Ele está preocupando Alckmin e isso, querendo ou não, significa alguma coisa - agora é observar o que ele vai aprontar até ano que vem.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Eu tenho nojo desse discurso "Não sou político" de Dória. Tentando iludir o povo aproveitando-se do descrédito geral na política. Ele é tão político quanto qualquer um que se dispõe a ocupar um cargo político, em que NÃO é possível ser apenas técnico, porque necessariamente você será eleito por representar um conjunto de interesses e terá que saber negociar com outros grupos que têm o seu próprio capital político. A gente tem que saber identificar as coisas que realmente nos causam repulsa no ambiente político - ladroeira, despreparo, nepotismo... - e combatê-las descartando os candidatos relacionados. Não faz sentido deduzir que quem está na primeira experiência em cargo público é menos corruptível ou terá maiores sucessos no cargo mais complexo do Executivo do que outros que sabem em que estão se metendo e provaram sua retidão pelos anos convivendo nesse ambiente sem envolvimento em falcatruas, como Ciro, Alckmin ou Álvaro Dias.

Bolsonaro, Caiado e Marina, apesar de também não terem os nomes envolvidos em grandes escândalos, eu tenho um pé atrás por nunca terem sido testados na gestão pública. Minha própria experiência de trabalho recente tem me convencido que é essencial que a pessoa que se arvora a gerir um organismo público qualquer saiba o que está fazendo. Não tem nem muita lógica na minha cabeça o cara que nunca foi nem prefeito querer assumir de logo uma Presidência da República. Por que não se testa com algo similar de menor complexidade primeiro? Sim, reconheço que Lula não foi um desastre, mas considero um ponto fora da curva. Dilma parece um exemplo mais lógico.

E, quanto ao velho Molusco, não terá meu voto, a não ser num 2º turno contra Bolsonaro e, talvez, Dória, minhas maiores rejeições. Não penso nem no mar de lama em que ele deve ter se envolvido, mas na necessidade que temos, hoje, de olhar pra FRENTE, pelo amor de deus! Um novo governo Lula empurraria esse clima odiento por mais não sei quantos anos de crise política e esquecimento daquilo que interessa para sairmos do buraco. O que eu mais quero é que a pessoa que assumir tenha como única preocupação do cargo levar a cabo o seu projeto, seja ele qual for, e tenha plenas condições políticas, além da competência, para fazer isso. Lula não terá isso.
 
Última edição:
não é inteligente, ele é esperto - e isso faz dele um excelente oportunista. Tudo o que ele fez foi ser esperto o bastante para reconhecer a própria burrice e prontamente se cercar de pessoas que pensassem por ele.
A perfeita definição que eu faço do doria aventureira (quer oportunismo maior do que a história de "não sou político" porque sabe que o povo tá com o saco cheio de político; ou mais escroto do que o vídeo em que ele fala mal da exposição no MAM?) com a exceção de que ele não se cerca de pessoas inteligentes como o lula fez em sua administração, mas de meros aspones que, imagino, só ficam lustrando suas bolas e dizendo que tudo que o imbecil prefeito fala é "top".
 
Desculpa, com todo o respeito a você e à sua opinião Merc... Eu ri do trecho negritado. :lol:

Lula não é inteligente, ele é esperto - e isso faz dele um excelente oportunista. Tudo o que ele fez foi ser esperto o bastante para reconhecer a própria burrice e prontamente se cercar de pessoas que pensassem por ele. Ele é simplesmente uma figura pública que incrivelmente inspira e tem carisma (seria uma porra de bardo com boost em carisma numa partida de RPG, certeza). E, acredite, acho isso admirável nele. De verdade. Se Dilma não fosse tão arrogante, teria feito o mesmo e teria se dado muito bem.

Eu não votaria no Lula porque ele e seu partido tiveram sua vez e foi desastroso, no final das contas. A máscara dele e de seu partido caíram, e o efeito foi oposto. Não sou fã do Bolsonaro, mas se ele tiver a mesma sagacidade de Lula em contratar as pessoas certas, não vejo por que não dar a ele uma chance - mas acho pouco provável que essa experiência seja positiva. Ele tem o carisma de um javali com dor de dente, têm se mostrado tão brilhante quanto um aluno mediano de escola pública cheio de C's no boletim e, sinceramente, penso que esse discurso ultraconservador dele vai ser sua ruína. Digo isso com a mesma convicção que eu diria, sendo de direita, que se Dilma ou Lula tivessem feito um bom trabalho eu não veria problemas na reeleição de ambos. :sacou:

Quanto a Dória, tudo o que vi até agora foi o hate dos saudosistas do Haddad, mas ele parece ser competente. Ele está preocupando Alckmin e isso, querendo ou não, significa alguma coisa - agora é observar o que ele vai aprontar até ano que vem.

Olha, Seiko... com todo o respeito, eu acho que você está muito enganada.
Me parece que é estar muito fora da realidade achar que Lula e Bolsonaro estão no mesmo patamar.
Sem fazer juízo de valor, vamos lá...

Me formei politicamente em proximidade com uma esquerda crítica ao PT - e, com o passar dos anos, fui me tornando mais e mais crítico ao lulopetismo.
Ainda assim, sempre achei despropositado o fato de certa imprensa pintá-lo como um ignorante semi-analfabeto. Isso ele não é...
Está longe de sê-lo. Lula tem 40 anos de vida pública, um nordestino que surgiu como liderança sindical no final dos anos 1970, tendo comandado centenas de greves contra os governos militares. À sua volta fundou-se um partido de massas que pouco a pouco passou a orbitar em torno da sua liderança.
Elegeu-se deputado constituinte e se tornou o principal líder da oposição por anos e anos, até que se elegeu presidente da República por duas vezes.
É hoje a última grande liderança da política brasileira em termos de expressividade e capital político.
Eu considero o governo dele um desastre, mas provavelmente não pelos mesmos motivos que você. O cara governou 8 anos, sobreviveu a todos os escândalos de corrupção e abandonou o segundo governo como o presidente mais popular da nossa história, com impressionantes 87% de aprovação. Um jornalista paulistano que entrevistei, ligado ao PSDB, me disse - está gravado - que, em 2010, toda a alta burguesia paulistana que ele frequentava era, citando textualmente, "mais lulista que o povão". E não, eu não desprezo nesse cálculo o fato de ele ter tido a sorte de uma conjuntura econômica internacional bastante favorável, com o boom das commodities e o efeito China, etc, etc, etc. Ainda assim há que se considerar aí a sua capacidade de articulação política, de ler o momento, de fazer composições...
Quando parte dos principais quadros do PT tinham se queimado por escândalos de corrupção e o PSDB ainda ficava pulando de Serra pra Alckmin, ele usou desse capital político para projetar novos quadros políticos - fabricou Dilma e Haddad e deu uma sobrevida ao partido.
O que você colocou não está errado no seguinte sentido: ele não deixa de ser um espertalhão, carismático e oportunista... mas não é só isso. É uma raposa política. É um político hábil e isso demanda uma certa inteligência.
Nesses 40 anos de vida pública, viu-se obrigado a debater publicamente com pessoas de formação acadêmica do mais alto nível. É um cara que se viu obrigado a debater com um acadêmico do quilate do Fernando Henrique Cardoso, um sociólogo que tem trabalhos de referência, ou um José Serra - contra o qual se elegeu - economista, professor universitário, com doutorado nos Estados Unidos, etc. O Lula não tem formação acadêmica, mas ele se formou na política. É um cara que vai saber discutir, em certo nível, questões relativas à economia nacional, política externa, questão agrária, políticas públicas; e é um cara que sabe ler o seu público, fazer discursos que dialogam com o povão, que mobilizam afetos.
Uns anos atrás, você deve se lembrar, o New York Times deu uma coluna mensal pra ele.
E aí, você vai me desculpar, o Bolsonaro não está no mesmo patamar. Daí eu repito o trecho negritado que te fez rir. Com todos os defeitos que o Lula tem, burro ele não é. Ele pode ser uma farsa, sob muitos aspectos, mas burro ele não é...

E invoco como testemunha da minha insuspeição o camarada @Felagund , que me acha um puta antipetista intransigente, e os demais colegas de forum que porventura tenham acesso às minhas postagens de facebook.
 
Última edição:
Uma coisa que sinceramente gostaria que fosse mais forte e competitiva no Brasil são as prévias partidárias. De modo geral quando um partido tem o seu grande cacique, já é uma regra velada que ninguém pode competir contra ele, (ou seu indicado(a) quando este não pode se reeleger mais) e por isso muitos pulam pra outros partidos menores ou em último caso até criam o seu próprio para poder manter viva a sua chance de disputa.

Uma disputa democrática e saudável deveria começar dentro dos partidos, onde seus filiados poderem ter o direito de ter as mesmas aspirações, senão pra mim perde-se o sentido do que é um partido e aí temos sempre uma disputa política de panelinhas hermeticamente fechadas.
 
Última edição:
Olha, Seiko... com todo o respeito, eu acho que você está muito enganada.
Me parece que é estar muito fora da realidade achar que Lula e Bolsonaro estão no mesmo patamar. (...)

Não, eu não pus Lula e Bolsonaro no mesmo patamar não. O que eu fiz foi uma equivalência. :lol:
Como concordamos anteriormente, Lula é um cara extremamente carismático e esperto. Porém, não acredito que isso faça dele necessariamente inteligente. Ele apenas teve o tino de reconhecer isso e se cercar das pessoas certas para que ele se concentrasse no que realmente ele sabe fazer, que é jogar o xaveco. Eu atribuo isso à sua inteligência emocional e interpessoal, além de ser um excelente orador quando quer. Lula pode perfeitamente estar cagando e andando para minorias, por exemplo, mas não é tão estúpido a ponto de dizer isso. Ao contrário do Bolsonaro.

Isso posto, Bolsonaro certamente é bem menos burro - afinal, ele tem mais escolaridade e alguma cultura - mas é inacreditavelmente pouco esperto e sem nenhuma habilidade para lidar com pessoas (como 99% dos militares, que são uns cavalos). E eu não falo apenas de carisma, eu falo é de completa ausência de inteligência emocional e interpessoal, além de total alienação a problemas humanos atuais. O cara é um rinoceronte, porém basta ouvir uma palestra dele e verificar que ele não é um cara ignorante em termos acadêmicos e científicos - o que falta a ele é esperteza, carisma e o calcanhar de Aquiles de todo político, chamado empatia. Uma mente engessada, arcaica, de oratória sofrível e conservadora presa a um discurso idêntico.

A meu ver, isso os coloca num patamar de equivalência, mas não de semelhança - a mesma equivalência racional que diz que eu posso admirar alguém que eu detesto por reconhecer suas qualidades.
A questão é que o que o povo elege não é a mente ou o potencial, mas a língua do candidato.


O que você colocou não está errado no seguinte sentido: ele não deixa de ser um espertalhão, carismático e oportunista... mas não é só isso. É uma raposa política. É um político hábil e isso demanda uma certa inteligência.

Então, com seu post vejo que concordamos em grande parte do raciocínio, porém há algumas dissonâncias que fazem com que a conclusão seja diferente. Uma delas é que eu faço distinção entre esperteza e inteligência.
Seria muita ignorância da minha parte negar tudo o que sua gestão fez em 8 anos. A diferença é que eu não creio que tudo isso tenha partido exclusivamente da cabeça dele. Assim como seria ignorância negar que há gente paga - e muito bem paga, diga-se de passagem - para se dedicar tanto aos planos públicos de governo quanto no urdir de toda essa rede de influência e, sim, pensar e até mesmo falar indiretamente por ele quando necessário.

A ele atribuído o trabalho de arrebanhar e convencer com esse carisma que, sinceramente, não sei de onde vem e como consegue afetar milhares de pessoas (mistério...). O trabalho da coxia consistiu tanto quanto construir essa imagem que conhecemos hoje de "herói do povo" quanto o de montar todos os esquemas que iriam garantir que seus planos a curto e longo prazo dessem certo. E, obviamente, blinda-lo da melhor forma possível contra possíveis ameaças. Outra diferença, queridão: eu não creio nisso de "gênio do crime", pois pra mim fede como aquele marketing bobo que fazem em cima do Marcola lendo Dante Alighieri na prisão (como se ler Dante fizesse dele um gênio). Isso é marketing, e faz parte de uma imagem hábil e propositalmente construída por sua equipe. Concordo que Lula até tenha um certo grau de inteligência como você diz, mas o perfil dele está mais pra esperto que para inteligente. É um cara safo, que além de bufar carisma também bufou percepção, pra usarmos um exemplo tosco. O que eu acredito de fato é em uma equipe competente, coesa e muito bem paga. Repito: se Dilma tivesse estudado com Lula, ela teria passado de ano. :lol:

Isso não significa que eu votaria em Bolsonaro como opção de candidato. Ele está muito aquém do que um presidenciável necessita, e isso não é novidade.

Porém, de forma equivalente, assim como Lula não passava de um sindicalista sarnento e descreditado em seu primeiro êxito como presidente eleito e conseguiu - apesar de todo o lodaçal resultante - mostrar alguns bons resultados, não há por que não crer que Bolsonaro também não use da mesma estratégia e tenha algum êxito. Veja bem, estou dizendo isso da forma o mais racional possível, pois temos o péssimo hábito de alinhavar "a pessoa pública" ao "indivíduo".
A Lula foi dada a chance de se provar, e ele se saiu relativamente bem. Portanto não há nada que prove que Bolsonaro, mesmo sendo igualmente execrável mas bem menos carismático, não possa também ser um bom administrador.

Nossa, num segundo turno entre Lula e Bolsonaro, eu voto no Lula de olhos fechados.

A gente sabe que não existe a menor possibilidade de isso acontecer. Se Bolsonaro for a segundo turno, eu irei duvidar seriamente da sanidade, ou do desespero, do povo brasileiro.
Mas se esse segundo turno hipoteticamente existir, ainda assim voto no Bolsonaro - não porque eu goste dele, mas por saber que ele não tem a menor chance de vencer. A ojeriza que vocês tem dele, eu tenho de Lula. :lol:
 
Com a complacência do Dória em relação a Temer e Aécio, só sobrou o Bolsonaro como candidato viável para o ano que vem.

E esse fórum continua cheio de comunista, hein? Ciro Gomes e Lula liderando?? Pelo amor de deus. Essa gente só pode estar doente mesmo. Meus pêsames ao Feanor, Furia, fcm, Pim e os poucos sensatos que ainda restaram por aqui.

1. Geraldo Alckmin ou Serra não têm a menor condição. São o retrato decadente desse PSDB, que por muitos anos nos enganou, mas que no fundo só tava interessado em fazer essa política do Café-Com-Leite da roubalheira com o PT.

2. Dória é um marketeiro farsante. Ganhou a vida fazendo dinheiro da aproximação do Público com o Privado, e fica pagando de Liberal. Agora tá lá namorando o Temer, e prestando conforto ao Aécio.

3. Ciro Gomes, Lula, Marina ou qualquer um do PSOL são tudo farinha do mesmo saco. Querem caçar os poucos honestos que sobraram no país, e continuarem com as agendas políticas favoráveis a Maduro e anti EUA e Israel. Sério... Se vão apoiar alguém da esquerda, que seja alguém descente, como o Álvaro Dias.​

Não sou conservador, mas o que sobrou foi o Bolsonaro mesmo. É o único que tenho certeza que vai fazer questão de deixar os corruptos do congresso à disposição para a Lava-Jato colocar atrás das grades, e que irá desemparelhar o Estado e quebrar essa agenda política idiota da esquerda. E o discurso econômico tá um tanto mais liberal. Instigando a competitividade no mercado nacional e quebrando o meta-capitalismo dessas Odebrecthes e JBSs já vai melhorar 1.000% no deserto que virou esse país.

Entrevista muito boa do Antagonista com o Jair:

 
Não sou conservador, mas o que sobrou foi o Bolsonaro mesmo. É o único que tenho certeza que vai fazer questão de deixar os corruptos do congresso à disposição para a Lava-Jato colocar atrás das grades, e que irá desemparelhar o Estado e quebrar essa agenda política idiota da esquerda. E o discurso econômico tá um tanto mais liberal. Instigando a competitividade no mercado nacional e quebrando o meta-capitalismo dessas Odebrecthes e JBSs já vai melhorar 1.000% no deserto que virou esse país.

Você realmente acredita nisso?

- Que ele vai ter tal atuação e em 4 anos ele vai "desempralhar" o estado?
- Que o discurso dele é realmente liberal na economia?E que isso fará com que grandes companhias e que dominam os mercados percam força?

Serrá que o Bolsonaro terá força para isso? Pois não basta vontade, o executivo não tem esse poder todo para criar essas revoluções.
 
bom, tecnicamente ele é. talvez o único ponto positivo é que seja ficha limpa. o negócio é que se alguma coisa ficou clara nas últimas décadas (sobretudo de 2014 para cá) é que você precisa agradar um grupo específico para conseguir não só o poder, mas a governabilidade. e é na tal da governabilidade que a coisa fede. essa matéria com o tiririca (!!!) é bem elucidativa >> http://politica.estadao.com.br/noti...-e-diz-que-deve-largar-a-politica,70001923989
 
Você realmente acredita nisso?

- Que ele vai ter tal atuação e em 4 anos ele vai "desempralhar" o estado?
- Que o discurso dele é realmente liberal na economia?E que isso fará com que grandes companhias e que dominam os mercados percam força?

Serrá que o Bolsonaro terá força para isso? Pois não basta vontade, o executivo não tem esse poder todo para criar essas revoluções.
Eu fiquei aqui "do que diabos você tá falando?" até perceber que tem conteúdo ignorado. Ainda cometi o vacilo de abrir por curiosidade. Parei em "esse fórum continua cheio de comunista", mas devia ter parado em "Bolsonaro único candidato viável".

Meu repúdio a Bolsonaro como presidente é menos por seus posicionamentos ideológicos infelizes e mais por seu completo despreparo. Eu não temo que ele chegue ao poder e consiga levar a cabo metade das inconstitucionalidades que seus apoiadores acham que ele conseguiria. A minha preocupação é que o cara não tem NENHUM predicado para estar ali. Ficha limpa, quase todos da enquete também são (na verdade Lula está sob fortes suspeitas, mas a rigor também é). Agora pergunte sobre problemas reais do Brasil e veja as respostas bostas que ele dá. Nunca se debruçou verdadeiramente sobre nenhum, nem sobre segurança pública e corrupção, que supostamente são seus grandes temas. O Rio é campeão nesses dois problemas e ele nunca se candidatou ou sequer foi secretário da prefeitura ou do estado para ter uma primeira experiência. Quase 30 anos como deputado e só aprovou 2 projetos sobre assuntos menores, em outras áreas.

Quem defende Bolsonaro gosta das coisas que ele fala. Tudo bem, democracia é isso. Mas esse tipo de representação é o que você deve querer no parlamento, não administrando o Executivo.
 
Última edição:
Depois da entrevista na Band, estou pensando seriamente na candidatura do Ciro Gomes.
Fiquei bem animada com o que ele disse nas duas partes abaixo em que ele fala principalmente sobre a candidatura do terrorista de quartel (e os prováveis motivos que faz tanta gente apoiá-lo, que vai bem ao encontro do que penso) base parlamentar, saneamento das contas públicas, a questão das drogas e impostos sobre grandes fortunas!
Como eu gostaria que o que ele fala fosse verdade.

(No youtube tem a primeira parte também, mais longa, nesse mesmo canal).


 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo