• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Eleições 2018] Em quem você pretende votar para Presidente?

Em quem você vai votar para a Presidência da República no SEGUNDO TURNO?

  • Fernando Haddad (PT)

    Votos: 20 60,6%
  • Jair Bolsonaro (PSL)

    Votos: 8 24,2%
  • Branco/Nulo

    Votos: 5 15,2%

  • Total de votantes
    33
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Bem, como a @Clara disse, quando nós dizemos que estamos preocupados com as minorias nós não queremos dizer que o Pocket quando for eleito vai mandar matar todo mundo, e sim que entre alguns dos seus apoiadores (alguns, não todos) a vitória dele significa carta branca pra expressar seu ódio por minorias sem maiores consequências.
A cada dia estou vendo mais e mais agressividade contra as pessoas LGBT e muitas vezes os agressores insinuam ou dizem explicitamente que quando o Pocket for eleito vai acabar a "mamata" (ou seja, o direito de ser quem são) de qualquer um que seja LGBT.

Repito o que sempre digo, NÃO estou dizendo que todo eleitor do Bolsonaro apoia esse tipo de comportamento, mas é absolutamente inegável que infelizmente tem muita gente por aí dizendo "espera só o Bolsonaro ser eleito pra vocês verem só".
A questão aqui não é se o Pocket é homofóbico ou não, e sim o quanto esse tipo de ódio tem se tornado aceitável entre a população com essa história de que ele "vai mudar isso aí".
A nossa preocupação não é a toa, quem aqui é ou tem uma pessoa amada que faz parte de uma minoria está sentindo na pele, os casos de humilhação, intimidação e até agressão estão se tornando cada vez mais comuns no dia a dia e infelizmente as pessoas estão fazendo vista grossa para comportamentos inaceitáveis como esses.
 
É importante lembrar que todos esses fatos lamentáveis que estão acontecendo não se resume apenas ao Bolsonaro, como se de repente ele fosse o único e primeiro.

O Brasil historicamente é cheio de redutos onde independente de etnia, religião, orientação sexual, etc, outras maiorias se impõem facilmente sobre as minorias e também ocorrem fatos violentos que muitas vezes não são divulgados na grande mídia.

Na eleição estadual das Alagoas, imagine alguém que é totalmente contra o Renan Calheiros com todo aquele longo histórico "maravilhoso" que ele possui, num estado em que ele domina totalmente e que tanto ele como seu filho se reelegeram com extrema facilidade? Lá com certeza nenhuma minoria que não se sente representada por eles teve vida fácil.
 
Bem, como a @Clara disse, quando nós dizemos que estamos preocupados com as minorias nós não queremos dizer que o Pocket quando for eleito vai mandar matar todo mundo, e sim que entre alguns dos seus apoiadores (alguns, não todos) a vitória dele significa carta branca pra expressar seu ódio por minorias sem maiores consequências.
A cada dia estou vendo mais e mais agressividade contra as pessoas LGBT e muitas vezes os agressores insinuam ou dizem explicitamente que quando o Pocket for eleito vai acabar a "mamata" (ou seja, o direito de ser quem são) de qualquer um que seja LGBT.

Repito o que sempre digo, NÃO estou dizendo que todo eleitor do Bolsonaro apoia esse tipo de comportamento, mas é absolutamente inegável que infelizmente tem muita gente por aí dizendo "espera só o Bolsonaro ser eleito pra vocês verem só".
A questão aqui não é se o Pocket é homofóbico ou não, e sim o quanto esse tipo de ódio tem se tornado aceitável entre a população com essa história de que ele "vai mudar isso aí".
A nossa preocupação não é a toa, quem aqui é ou tem uma pessoa amada que faz parte de uma minoria está sentindo na pele, os casos de humilhação, intimidação e até agressão estão se tornando cada vez mais comuns no dia a dia e infelizmente as pessoas estão fazendo vista grossa para comportamentos inaceitáveis como esses.

o mais daora é saber que quando confrontado sobre a violência que já está sendo praticada em seu nome, o hómi que diz que vai acabar com a violência no brasil dá de ombros e diz que não pode controlar seus apoiadores. assim é mole, né.

DpG_dwRWkAAC8xk.jpg


https://oglobo.globo.com/brasil/vam...cebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O Globo

ontem atacaram um cara na reitoria pq ele tava com um boné do mst. e já teve cretino dizendo "mas tb, pra que usar boné do mst". raciocínio que por si só já confirma que daqui para frente é abrir mão de liberdades mesmo, já que, como o candidato já disse, ele não tem controle sobre essa gente.

djóia.
 
Xi, acho que cometi um textão.

(Disclaimer: Valinorianos bolsonaristas, vou dizer muita coisa que vocês não vão gostar, mas atenção: quando falo de pessoas desequilibradas, não estou falando de vocês. Estou falando de uma minoria*1. A não ser que vocês digam ou hajam em contrário, não acredito que vocês participem de linchamentos reais ou virtuais, e acredito que vocês sejam a favor de uma imprensa livre, da democracia plena, do pluripartidarismo e da dignidade da pessoa humana independentemente de credo, etnia, gênero, condição física e social etc.)

*1 as minorias desequilibradas que cometem crimes não representam a maioria, óbvio, mas não pode ser desconsiderada (e há pessoas assim em todos os espectros político, óbvio). Este estudo argumenta que 1% da população é responsável por 63% dos crimes violentos cometidos. Desconheço algum estudo semelhante no Brasil, mas o site Politifact mostra que de fato, é uma minoria que comete a maioria das infrações e isso não se restringe ao contexto americano.

Na minha humilde opinião:

1) A galera de esquerda tem razão para estar assustada
A mensagem do Bolsonaro é, sim, concreta e objetivamente ameaçadora e intimidatória - e quem encontra o alvo nas próprias costas não pode ser dar o luxo de conceder o benefício da dúvida ao seu algoz (perdoe o meu francês, não encontrei um termo mais apropriado). Não é necessário ser de esquerda para entender isso. Entendo a galera de direita que se sentiu com o alvo nas costas por causa do "politicamente correto" e acho que a esquerda tem uma parcela de culpa muito grande nessa revolta contra o progressismo, pq cometeu erros grotescos*2. Mas ser xingado e menosprezado é uma coisa, outra coisa é ouvir verbatim que você vai morrer. Cara, quer xingar a esquerda de estúpida, corrupta, usar todo o baixo calão existente, você perde meu respeito, mas vai em frente, viva a liberdade de expressão. A arena pública é pra quem tem casco grosso mesmo. Mas um aspirante a chefe de Estado dizer que vai fuzilar seja quem for é inadmissível, mais inadmissível ainda quando não houve esforço algum para garantir que aquilo era figura de linguagem. Já que gostam tanto do Churchil, vão aprender com ele a arte do insulto.
Estou completamente aberta a quem discorde veementemente desse ponto. Aliás, se algum dos valinorianos bolsonaristas aceitarem o desafio, me provem que não há razão alguma para a esquerda estar preocupada, principalmente homossexuais, feministas e militantes do movimento negro. Eu não tenho problema nenhum em mudar de opinião e em reconhecer meus erros. Por exemplo, já fui a favor do aborto, não sou mais.

2) A coisa pode acabar muito ruim mesmo para a esquerda, mas não tão distópica quanto dizem (calma)
Acho que o @Haran Alkarin tem razão ao achar que a galera tá exagerando na análise.
Eu não garanto nada, óbvio. Mas o que vou escrever aqui nesse parágrafo é muito frio, objetivo e altamente concessivo, ok? Não pulem para conclusões ainda. Se o Bolsonaro ganhar, duvido que uma ditadura militar à moda de 64 entre em vigor um mês depois. Pode haver uma regressão do nosso status de democracia frágil para um estado de semiautoritarismo, mas acredito que pare por aí, pelo menos nos primeiros 4 anos. Ele vai sim descredibilizar a imprensa (já o faz), mas duvido muito que feche jornais. Ele pode sim, usar desinformação (já o faz, seja por ingenuidade, malícia ou simples omissão) e congelar o avanço da transparência, mas é muito improvável que a gnt deixe de ter acesso aos dados do governo. Acho que vai haver um pico de violência física e verbal após as eleições e aumento da hostilidade no geral, mas é provável que não haja qualquer tipo de política que faça a regressão dos direitos atuais de forma autoritária e inconstitucional. Policial vai ganhar direito de atirar primeiro e perguntar depois, tá no plano de governo - isso ultrapassa toda minha capacidade de conceder o benefício da dúvida ao Bolsonaro, e isso só já é suficiente para eu ser militante contra ele. Mas isso não é o 3º Reich, é só os Estados Unidos (de novo, estou sendo fria, calculista e altamente concessiva). Acho incrível como a esquerda brasileira não aprendeu nada com a eleição americana e tá fazendo questão de repetir os mesmos erros dos democratas, putz grila. @Haran Alkarin, pode botar isso no meu bolão de apostas para o próximo governo XD

(Se o Bolsonaro não ganhar, aí não sei. Eu pessoalmente acho que pode rolar golpe, sim, aí ferrou a parada toda, esqueçam tudo o que escrevi acima, qualquer concessão ou passapanagem.
Mas, @Thor, @Haran Alkarin, vocês acham que periga de ter golpe militar se o Bolsonaro perder a eleição? Vocês apoiariam de fato a instauração de uma ditadura liderada por Bolsonaro/Mourão? Vocês lutariam pela democracia num contexto desses?)

Agora, chegando às conclusões desse ponto: esse sistema é aceitável? Óbvio que não, não, mil vezes não. Um homossexual que morra, uma mulher que apanhe, qualquer violação dos direitos humanos que ocorra por causa de um desequilibrado que se sentiu validado por Bolsonaro já é ruim o bastante. Vejam: não acho que o cidadão comum vai, de repente, virar fascista. Acho que os fascistas e desequilibrados é que vão soltar a franga, e isso é ruim o bastante a ponto de eu não querer votar em quem abra a porta do galinheiro (é um trocadilho com o "soltar a franga"). É por isso que eu sou a retrô que teima em exigir sabedoria, diplomacia e sensatez de um chefe de Estado. Desequilibrados vão existir sempre, mas esse desequilíbrio ganhar força por causa da persona de um chefe de Estado é absolutamente inadmissível.

3) Bolsonaro pode ser traído
Os laços militares e militarizantes do Bolsonaro são tão claros quanto a luz do dia. A direita pode minimizar (e a esquerda, exagerar) esse aspecto, mas ele é inegável. Como tudo no mundo, isso pode trazer seus benefícios, sim. Mas lembrem-se que temos um capítulo grande na nossa história que inclui torturas e execuções. Os fins não justificam os meios. Da mesma forma que o progresso na China não justifica a repressão, tortura e execução dos chineses, e da mesma forma que qualquer progresso trazido pelos governos comunistas, nazistas e ditatoriais não justificam o genocídio causado, se o Bolsonaro resolver usar métodos de repressão condenáveis aos quais ele já declarou apoio (e quem o defende que tenha a honestidade de reconhecer que ele se declarou pró-tortura), já era. Mas aí já vai ser tarde demais.
O próprio Bolsonaro pode, ao chegar no governo, suavizar o tom e o flerte com a ditadura (duvido um pouco), mas quem garante que ele próprio não seja traído pelos militares que o apoiam? Vamos supor que a direita tome uma postura exemplar e de boa fé, e ainda hoje assegure aos esquerdistas por palavras e ações que essa militarização vai ter limites democráticos. Mas lá está o problema: depois de se aconchegarem confortavelmente em escolas e ministérios, e continuando donos da força bruta, quem é que vai conseguir dizer aos militares: "olha, já chega, vocês foram longe demais"? Quem garante que o Mourão não vai ser Temer II, a volta dos que não foram? E isso acontecendo, como é que fica? Esse risco não justifica o progresso, a não ser que a direita, de repente, ache o risco de comunismo justificável.

Pra concluir a parada toda: acho que a gente precisa ser mais honesto nos nossos diálogos. A esquerda precisa parar com essa palhaçada patronising (ai que fogo me sobe nas orelhas toda vez que eu leio "você não sabe interpretar texto?", ou quando encontro "religiousplaining" de gente que nunca leu a Bíblia inteira, nunca ouviu falar de hermenêutica e acha que o céu é literalmente rua de ouro. Haja paciência.), parar de "tirar a plataforma" de quem pensa diferente e tratar de ter argumentos melhores considerando o interlocutor à frente que funciona com uma lógica diferente. Bora tomar um suquinho de maracujá, meu povo. Do contrário, a esquerda vai se tornar (já está se tornando) exatamente aquilo que rejeita do outro lado. A direita, por sua vez, também tem que parar com essa palhaçada de passar pano pra qq idiota que apareça propondo avançar suas pautas ainda que isso fira a dignidade da pessoa humana (dignidade não é apenas integridade física) e parar de negar a certos aspectos da realidade também. (Fico fula com gente que é pró-vida até à morte, mas depois relativiza direitos humanos e não quer pagar o preço, literal e figurativo, de dar dignidade ao bebezinho que conseguiu salvar. Morrer na barriga não pode, mas matar fora dela talquei, né. Ahvá.) A direita é ótima em ver a crueza do mundo, mas acho uma lástima que só use essa capacidade no que lhes interessa.
Vou terminar com um exemplo: todo mundo odeia criminalidade, todo mundo quer justiça. Mas ninguém aceitar fazer concessão de bosta nenhuma pra chegar a esse objetivo, que raio. As nossas formas de olhar o mundo (direita/esquerda) não são mutuamente excludentes, são complementares. Punir bandido é indispensável, caraças. Ninguém é contra isso. Mas a esquerda enfatiza a prevenção e a reabilitação; a direita, o tratamento e a segurança imediata. Em vez de ficarmos batendo cabeça uns com os outros, bora arregaçar as mangas e trabalhar cada um na sua esfera, reconhecendo a contribuição do outro e remediando o ponto cego de cada um. Mas ninguém quer ser o primeiro a dar o braço a torcer.

Pois é, eu to fula, cuspindo bile. A gente se deixa polarizar por idiotice e, suprise, surprise, cria esse segundo turno dos infernos achando sempre que a culpa é do outro. Argh.

E que fique claro: quer me chamar de isentona, santarrona, caramba a quatro, chama. Isso diz mais sobre sua incapacidade de diálogo do que sobre a minha posição. Tenho bom grado em aturar ânimos exaltados num debate, só não tenho paciência pra continuar a conversa com quem ama mais o xingamento do que o progresso do país.

*2 eu vou me explicar no outro tópico, porque quero mesmo que a esquerda se aprume pra dar conta do que vem por aí.
 
JÁ COMEÇOU:

Mestre de capoeira é morto por eleitor de Bolsonaro após declarar voto no PT: https://odia.ig.com.br/brasil/2018/...or-de-bolsonaro-apos-declarar-voto-no-pt.html

Aula de história em Natal terminou com um professor ameaçado de morte por partidários de Bolsonaro: https://epoca.globo.com/aula-de-his...e-morte-por-partidarios-de-bolsonaro-23132882

Após matar homossexual, suspeito teria gritado 'viva Bolsonaro': https://www.noticiasaominuto.com.br...ssexual-suspeito-teria-gritado-viva-bolsonaro

JORNALISTA é agredida e ameaçada de estupro, por eleitores de bolsonaro: https://www.correio24horas.com.br/n...sao-contra-jornalista-nas-eleicoes-em-recife/

Eleitores de Bolsonaro publicam fotos de armas junto às urnas: https://vejasp.abril.com.br/cidades/eleitores-bolsonaro-arma-urna/

Irmã de Marielle relata agressão verbal por apoiadores de Bolsonaro: https://extra.globo.com/noticias/ex...bal-por-apoiadores-de-bolsonaro-23140281.html

Militante do PT é agredida durante ataque a carreata em Maringá: https://noticias.uol.com.br/politic...ue-a-carreata-em-maringa-e-pt-registra-bo.htm

Polícia investiga morte de cachorro a tiros durante carreata pró-Bolsonaro na Bahia: https://www.opovo.com.br/noticias/b...-durante-carreata-pro-bolsonaro-na-bahia.html
 
JÁ COMEÇOU:

Mestre de capoeira é morto por eleitor de Bolsonaro após declarar voto no PT: https://odia.ig.com.br/brasil/2018/...or-de-bolsonaro-apos-declarar-voto-no-pt.html
Eu mencionei essa tragédia outro dia aqui no fórum.

Xi, acho que cometi um textão.

(Disclaimer: Valinorianos bolsonaristas, vou dizer muita coisa que vocês não vão gostar, mas atenção: quando falo de pessoas desequilibradas, não estou falando de vocês. Estou falando de uma minoria*1. A não ser que vocês digam ou hajam em contrário, não acredito que vocês participem de linchamentos reais ou virtuais, e acredito que vocês sejam a favor de uma imprensa livre, da democracia plena, do pluripartidarismo e da dignidade da pessoa humana independentemente de credo, etnia, gênero, condição física e social etc.)

*1 as minorias desequilibradas que cometem crimes não representam a maioria, óbvio, mas não pode ser desconsiderada (e há pessoas assim em todos os espectros político, óbvio). Este estudo argumenta que 1% da população é responsável por 63% dos crimes violentos cometidos. Desconheço algum estudo semelhante no Brasil, mas o site Politifact mostra que de fato, é uma minoria que comete a maioria das infrações e isso não se restringe ao contexto americano.

Na minha humilde opinião:

1) A galera de esquerda tem razão para estar assustada
A mensagem do Bolsonaro é, sim, concreta e objetivamente ameaçadora e intimidatória - e quem encontra o alvo nas próprias costas não pode ser dar o luxo de conceder o benefício da dúvida ao seu algoz (perdoe o meu francês, não encontrei um termo mais apropriado). Não é necessário ser de esquerda para entender isso. Entendo a galera de direita que se sentiu com o alvo nas costas por causa do "politicamente correto" e acho que a esquerda tem uma parcela de culpa muito grande nessa revolta contra o progressismo, pq cometeu erros grotescos*2. Mas ser xingado e menosprezado é uma coisa, outra coisa é ouvir verbatim que você vai morrer. Cara, quer xingar a esquerda de estúpida, corrupta, usar todo o baixo calão existente, você perde meu respeito, mas vai em frente, viva a liberdade de expressão. A arena pública é pra quem tem casco grosso mesmo. Mas um aspirante a chefe de Estado dizer que vai fuzilar seja quem for é inadmissível, mais inadmissível ainda quando não houve esforço algum para garantir que aquilo era figura de linguagem. Já que gostam tanto do Churchil, vão aprender com ele a arte do insulto.
Estou completamente aberta a quem discorde veementemente desse ponto. Aliás, se algum dos valinorianos bolsonaristas aceitarem o desafio, me provem que não há razão alguma para a esquerda estar preocupada, principalmente homossexuais, feministas e militantes do movimento negro. Eu não tenho problema nenhum em mudar de opinião e em reconhecer meus erros. Por exemplo, já fui a favor do aborto, não sou mais.

2) A coisa pode acabar muito ruim mesmo para a esquerda, mas não tão distópica quanto dizem (calma)
Acho que o @Haran Alkarin tem razão ao achar que a galera tá exagerando na análise.
Eu não garanto nada, óbvio. Mas o que vou escrever aqui nesse parágrafo é muito frio, objetivo e altamente concessivo, ok? Não pulem para conclusões ainda. Se o Bolsonaro ganhar, duvido que uma ditadura militar à moda de 64 entre em vigor um mês depois. Pode haver uma regressão do nosso status de democracia frágil para um estado de semiautoritarismo, mas acredito que pare por aí, pelo menos nos primeiros 4 anos. Ele vai sim descredibilizar a imprensa (já o faz), mas duvido muito que feche jornais. Ele pode sim, usar desinformação (já o faz, seja por ingenuidade, malícia ou simples omissão) e congelar o avanço da transparência, mas é muito improvável que a gnt deixe de ter acesso aos dados do governo. Acho que vai haver um pico de violência física e verbal após as eleições e aumento da hostilidade no geral, mas é provável que não haja qualquer tipo de política que faça a regressão dos direitos atuais de forma autoritária e inconstitucional. Policial vai ganhar direito de atirar primeiro e perguntar depois, tá no plano de governo - isso ultrapassa toda minha capacidade de conceder o benefício da dúvida ao Bolsonaro, e isso só já é suficiente para eu ser militante contra ele. Mas isso não é o 3º Reich, é só os Estados Unidos (de novo, estou sendo fria, calculista e altamente concessiva). Acho incrível como a esquerda brasileira não aprendeu nada com a eleição americana e tá fazendo questão de repetir os mesmos erros dos democratas, putz grila. @Haran Alkarin, pode botar isso no meu bolão de apostas para o próximo governo XD

(Se o Bolsonaro não ganhar, aí não sei. Eu pessoalmente acho que pode rolar golpe, sim, aí ferrou a parada toda, esqueçam tudo o que escrevi acima, qualquer concessão ou passapanagem.
Mas, @Thor, @Haran Alkarin, vocês acham que periga de ter golpe militar se o Bolsonaro perder a eleição? Vocês apoiariam de fato a instauração de uma ditadura liderada por Bolsonaro/Mourão? Vocês lutariam pela democracia num contexto desses?)

Agora, chegando às conclusões desse ponto: esse sistema é aceitável? Óbvio que não, não, mil vezes não. Um homossexual que morra, uma mulher que apanhe, qualquer violação dos direitos humanos que ocorra por causa de um desequilibrado que se sentiu validado por Bolsonaro já é ruim o bastante. Vejam: não acho que o cidadão comum vai, de repente, virar fascista. Acho que os fascistas e desequilibrados é que vão soltar a franga, e isso é ruim o bastante a ponto de eu não querer votar em quem abra a porta do galinheiro (é um trocadilho com o "soltar a franga"). É por isso que eu sou a retrô que teima em exigir sabedoria, diplomacia e sensatez de um chefe de Estado. Desequilibrados vão existir sempre, mas esse desequilíbrio ganhar força por causa da persona de um chefe de Estado é absolutamente inadmissível.

3) Bolsonaro pode ser traído
Os laços militares e militarizantes do Bolsonaro são tão claros quanto a luz do dia. A direita pode minimizar (e a esquerda, exagerar) esse aspecto, mas ele é inegável. Como tudo no mundo, isso pode trazer seus benefícios, sim. Mas lembrem-se que temos um capítulo grande na nossa história que inclui torturas e execuções. Os fins não justificam os meios. Da mesma forma que o progresso na China não justifica a repressão, tortura e execução dos chineses, e da mesma forma que qualquer progresso trazido pelos governos comunistas, nazistas e ditatoriais não justificam o genocídio causado, se o Bolsonaro resolver usar métodos de repressão condenáveis aos quais ele já declarou apoio (e quem o defende que tenha a honestidade de reconhecer que ele se declarou pró-tortura), já era. Mas aí já vai ser tarde demais.
O próprio Bolsonaro pode, ao chegar no governo, suavizar o tom e o flerte com a ditadura (duvido um pouco), mas quem garante que ele próprio não seja traído pelos militares que o apoiam? Vamos supor que a direita tome uma postura exemplar e de boa fé, e ainda hoje assegure aos esquerdistas por palavras e ações que essa militarização vai ter limites democráticos. Mas lá está o problema: depois de se aconchegarem confortavelmente em escolas e ministérios, e continuando donos da força bruta, quem é que vai conseguir dizer aos militares: "olha, já chega, vocês foram longe demais"? Quem garante que o Mourão não vai ser Temer II, a volta dos que não foram? E isso acontecendo, como é que fica? Esse risco não justifica o progresso, a não ser que a direita, de repente, ache o risco de comunismo justificável.

Pra concluir a parada toda: acho que a gente precisa ser mais honesto nos nossos diálogos. A esquerda precisa parar com essa palhaçada patronising (ai que fogo me sobe nas orelhas toda vez que eu leio "você não sabe interpretar texto?", ou quando encontro "religiousplaining" de gente que nunca leu a Bíblia inteira, nunca ouviu falar de hermenêutica e acha que o céu é literalmente rua de ouro. Haja paciência.), parar de "tirar a plataforma" de quem pensa diferente e tratar de ter argumentos melhores considerando o interlocutor à frente que funciona com uma lógica diferente. Bora tomar um suquinho de maracujá, meu povo. Do contrário, a esquerda vai se tornar (já está se tornando) exatamente aquilo que rejeita do outro lado. A direita, por sua vez, também tem que parar com essa palhaçada de passar pano pra qq idiota que apareça propondo avançar suas pautas ainda que isso fira a dignidade da pessoa humana (dignidade não é apenas integridade física) e parar de negar a certos aspectos da realidade também. (Fico fula com gente que é pró-vida até à morte, mas depois relativiza direitos humanos e não quer pagar o preço, literal e figurativo, de dar dignidade ao bebezinho que conseguiu salvar. Morrer na barriga não pode, mas matar fora dela talquei, né. Ahvá.) A direita é ótima em ver a crueza do mundo, mas acho uma lástima que só use essa capacidade no que lhes interessa.
Vou terminar com um exemplo: todo mundo odeia criminalidade, todo mundo quer justiça. Mas ninguém aceitar fazer concessão de bosta nenhuma pra chegar a esse objetivo, que raio. As nossas formas de olhar o mundo (direita/esquerda) não são mutuamente excludentes, são complementares. Punir bandido é indispensável, caraças. Ninguém é contra isso. Mas a esquerda enfatiza a prevenção e a reabilitação; a direita, o tratamento e a segurança imediata. Em vez de ficarmos batendo cabeça uns com os outros, bora arregaçar as mangas e trabalhar cada um na sua esfera, reconhecendo a contribuição do outro e remediando o ponto cego de cada um. Mas ninguém quer ser o primeiro a dar o braço a torcer.

Pois é, eu to fula, cuspindo bile. A gente se deixa polarizar por idiotice e, suprise, surprise, cria esse segundo turno dos infernos achando sempre que a culpa é do outro. Argh.

E que fique claro: quer me chamar de isentona, santarrona, caramba a quatro, chama. Isso diz mais sobre sua incapacidade de diálogo do que sobre a minha posição. Tenho bom grado em aturar ânimos exaltados num debate, só não tenho paciência pra continuar a conversa com quem ama mais o xingamento do que o progresso do país.

*2 eu vou me explicar no outro tópico, porque quero mesmo que a esquerda se aprume pra dar conta do que vem por aí.
Concordo com tudo isso aí que você falou.
 
Xi, acho que cometi um textão.

(Disclaimer: Valinorianos bolsonaristas, vou dizer muita coisa que vocês não vão gostar, mas atenção: quando falo de pessoas desequilibradas, não estou falando de vocês. Estou falando de uma minoria*1. A não ser que vocês digam ou hajam em contrário, não acredito que vocês participem de linchamentos reais ou virtuais, e acredito que vocês sejam a favor de uma imprensa livre, da democracia plena, do pluripartidarismo e da dignidade da pessoa humana independentemente de credo, etnia, gênero, condição física e social etc.)

*1 as minorias desequilibradas que cometem crimes não representam a maioria, óbvio, mas não pode ser desconsiderada (e há pessoas assim em todos os espectros político, óbvio). Este estudo argumenta que 1% da população é responsável por 63% dos crimes violentos cometidos. Desconheço algum estudo semelhante no Brasil, mas o site Politifact mostra que de fato, é uma minoria que comete a maioria das infrações e isso não se restringe ao contexto americano.

Na minha humilde opinião:

1) A galera de esquerda tem razão para estar assustada
A mensagem do Bolsonaro é, sim, concreta e objetivamente ameaçadora e intimidatória - e quem encontra o alvo nas próprias costas não pode ser dar o luxo de conceder o benefício da dúvida ao seu algoz (perdoe o meu francês, não encontrei um termo mais apropriado). Não é necessário ser de esquerda para entender isso. Entendo a galera de direita que se sentiu com o alvo nas costas por causa do "politicamente correto" e acho que a esquerda tem uma parcela de culpa muito grande nessa revolta contra o progressismo, pq cometeu erros grotescos*2. Mas ser xingado e menosprezado é uma coisa, outra coisa é ouvir verbatim que você vai morrer. Cara, quer xingar a esquerda de estúpida, corrupta, usar todo o baixo calão existente, você perde meu respeito, mas vai em frente, viva a liberdade de expressão. A arena pública é pra quem tem casco grosso mesmo. Mas um aspirante a chefe de Estado dizer que vai fuzilar seja quem for é inadmissível, mais inadmissível ainda quando não houve esforço algum para garantir que aquilo era figura de linguagem. Já que gostam tanto do Churchil, vão aprender com ele a arte do insulto.
Estou completamente aberta a quem discorde veementemente desse ponto. Aliás, se algum dos valinorianos bolsonaristas aceitarem o desafio, me provem que não há razão alguma para a esquerda estar preocupada, principalmente homossexuais, feministas e militantes do movimento negro. Eu não tenho problema nenhum em mudar de opinião e em reconhecer meus erros. Por exemplo, já fui a favor do aborto, não sou mais.

2) A coisa pode acabar muito ruim mesmo para a esquerda, mas não tão distópica quanto dizem (calma)
Acho que o @Haran Alkarin tem razão ao achar que a galera tá exagerando na análise.
Eu não garanto nada, óbvio. Mas o que vou escrever aqui nesse parágrafo é muito frio, objetivo e altamente concessivo, ok? Não pulem para conclusões ainda. Se o Bolsonaro ganhar, duvido que uma ditadura militar à moda de 64 entre em vigor um mês depois. Pode haver uma regressão do nosso status de democracia frágil para um estado de semiautoritarismo, mas acredito que pare por aí, pelo menos nos primeiros 4 anos. Ele vai sim descredibilizar a imprensa (já o faz), mas duvido muito que feche jornais. Ele pode sim, usar desinformação (já o faz, seja por ingenuidade, malícia ou simples omissão) e congelar o avanço da transparência, mas é muito improvável que a gnt deixe de ter acesso aos dados do governo. Acho que vai haver um pico de violência física e verbal após as eleições e aumento da hostilidade no geral, mas é provável que não haja qualquer tipo de política que faça a regressão dos direitos atuais de forma autoritária e inconstitucional. Policial vai ganhar direito de atirar primeiro e perguntar depois, tá no plano de governo - isso ultrapassa toda minha capacidade de conceder o benefício da dúvida ao Bolsonaro, e isso só já é suficiente para eu ser militante contra ele. Mas isso não é o 3º Reich, é só os Estados Unidos (de novo, estou sendo fria, calculista e altamente concessiva). Acho incrível como a esquerda brasileira não aprendeu nada com a eleição americana e tá fazendo questão de repetir os mesmos erros dos democratas, putz grila. @Haran Alkarin, pode botar isso no meu bolão de apostas para o próximo governo XD

(Se o Bolsonaro não ganhar, aí não sei. Eu pessoalmente acho que pode rolar golpe, sim, aí ferrou a parada toda, esqueçam tudo o que escrevi acima, qualquer concessão ou passapanagem.
Mas, @Thor, @Haran Alkarin, vocês acham que periga de ter golpe militar se o Bolsonaro perder a eleição? Vocês apoiariam de fato a instauração de uma ditadura liderada por Bolsonaro/Mourão? Vocês lutariam pela democracia num contexto desses?)

Agora, chegando às conclusões desse ponto: esse sistema é aceitável? Óbvio que não, não, mil vezes não. Um homossexual que morra, uma mulher que apanhe, qualquer violação dos direitos humanos que ocorra por causa de um desequilibrado que se sentiu validado por Bolsonaro já é ruim o bastante. Vejam: não acho que o cidadão comum vai, de repente, virar fascista. Acho que os fascistas e desequilibrados é que vão soltar a franga, e isso é ruim o bastante a ponto de eu não querer votar em quem abra a porta do galinheiro (é um trocadilho com o "soltar a franga"). É por isso que eu sou a retrô que teima em exigir sabedoria, diplomacia e sensatez de um chefe de Estado. Desequilibrados vão existir sempre, mas esse desequilíbrio ganhar força por causa da persona de um chefe de Estado é absolutamente inadmissível.

3) Bolsonaro pode ser traído
Os laços militares e militarizantes do Bolsonaro são tão claros quanto a luz do dia. A direita pode minimizar (e a esquerda, exagerar) esse aspecto, mas ele é inegável. Como tudo no mundo, isso pode trazer seus benefícios, sim. Mas lembrem-se que temos um capítulo grande na nossa história que inclui torturas e execuções. Os fins não justificam os meios. Da mesma forma que o progresso na China não justifica a repressão, tortura e execução dos chineses, e da mesma forma que qualquer progresso trazido pelos governos comunistas, nazistas e ditatoriais não justificam o genocídio causado, se o Bolsonaro resolver usar métodos de repressão condenáveis aos quais ele já declarou apoio (e quem o defende que tenha a honestidade de reconhecer que ele se declarou pró-tortura), já era. Mas aí já vai ser tarde demais.
O próprio Bolsonaro pode, ao chegar no governo, suavizar o tom e o flerte com a ditadura (duvido um pouco), mas quem garante que ele próprio não seja traído pelos militares que o apoiam? Vamos supor que a direita tome uma postura exemplar e de boa fé, e ainda hoje assegure aos esquerdistas por palavras e ações que essa militarização vai ter limites democráticos. Mas lá está o problema: depois de se aconchegarem confortavelmente em escolas e ministérios, e continuando donos da força bruta, quem é que vai conseguir dizer aos militares: "olha, já chega, vocês foram longe demais"? Quem garante que o Mourão não vai ser Temer II, a volta dos que não foram? E isso acontecendo, como é que fica? Esse risco não justifica o progresso, a não ser que a direita, de repente, ache o risco de comunismo justificável.

Pra concluir a parada toda: acho que a gente precisa ser mais honesto nos nossos diálogos. A esquerda precisa parar com essa palhaçada patronising (ai que fogo me sobe nas orelhas toda vez que eu leio "você não sabe interpretar texto?", ou quando encontro "religiousplaining" de gente que nunca leu a Bíblia inteira, nunca ouviu falar de hermenêutica e acha que o céu é literalmente rua de ouro. Haja paciência.), parar de "tirar a plataforma" de quem pensa diferente e tratar de ter argumentos melhores considerando o interlocutor à frente que funciona com uma lógica diferente. Bora tomar um suquinho de maracujá, meu povo. Do contrário, a esquerda vai se tornar (já está se tornando) exatamente aquilo que rejeita do outro lado. A direita, por sua vez, também tem que parar com essa palhaçada de passar pano pra qq idiota que apareça propondo avançar suas pautas ainda que isso fira a dignidade da pessoa humana (dignidade não é apenas integridade física) e parar de negar a certos aspectos da realidade também. (Fico fula com gente que é pró-vida até à morte, mas depois relativiza direitos humanos e não quer pagar o preço, literal e figurativo, de dar dignidade ao bebezinho que conseguiu salvar. Morrer na barriga não pode, mas matar fora dela talquei, né. Ahvá.) A direita é ótima em ver a crueza do mundo, mas acho uma lástima que só use essa capacidade no que lhes interessa.
Vou terminar com um exemplo: todo mundo odeia criminalidade, todo mundo quer justiça. Mas ninguém aceitar fazer concessão de bosta nenhuma pra chegar a esse objetivo, que raio. As nossas formas de olhar o mundo (direita/esquerda) não são mutuamente excludentes, são complementares. Punir bandido é indispensável, caraças. Ninguém é contra isso. Mas a esquerda enfatiza a prevenção e a reabilitação; a direita, o tratamento e a segurança imediata. Em vez de ficarmos batendo cabeça uns com os outros, bora arregaçar as mangas e trabalhar cada um na sua esfera, reconhecendo a contribuição do outro e remediando o ponto cego de cada um. Mas ninguém quer ser o primeiro a dar o braço a torcer.

Pois é, eu to fula, cuspindo bile. A gente se deixa polarizar por idiotice e, suprise, surprise, cria esse segundo turno dos infernos achando sempre que a culpa é do outro. Argh.

E que fique claro: quer me chamar de isentona, santarrona, caramba a quatro, chama. Isso diz mais sobre sua incapacidade de diálogo do que sobre a minha posição. Tenho bom grado em aturar ânimos exaltados num debate, só não tenho paciência pra continuar a conversa com quem ama mais o xingamento do que o progresso do país.

*2 eu vou me explicar no outro tópico, porque quero mesmo que a esquerda se aprume pra dar conta do que vem por aí.
Um dos posts mais sensatos que já li por aqui.
 
No budismo e no hinduísmo a suástica é usada de forma "reta" enquanto que no nazismo ela é inclinada em um ângulo de 45 graus, que é como ela ficou marcada no corpo da moça.
Alguém me explica porque alguém faria um "símbolo budista" no corpo de uma jovem usando a camisa do #EleNão? De acordo com o texto os agressores questionaram o motivo por ela estar usando tal camisa e começaram a dar socos, e depois disso fizeram essa barbárie aí.
 
O que quis dizer sobre a tendencia de uma autoridade minimizar/ridicularizar ou simplesmente ignorar uma agressão.
"Simbolo budista, talquei?" :eek:
Num é? :/

Ta no G1 tbm:
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-...ir-camiseta-com-ele-nao-em-porto-alegre.ghtml

E aqui tem um histórico dos últimos dias:
https://noticias.uol.com.br/politic...iadores-de-bolsonaro-agressao-suastica-rs.htm

29/8/2018 – Em São Paulo, uma funcionária do comitê de campanha de Guilherme Boulos (PSOL) afirmou ter sido ameaçada com uma arma por um apoiador de Bolsonaro. Ele passou na porta do comitê de campanha e ofendeu a funcionária que respondeu. Em seguida, ele apontou uma arma para a funcionária, segundo o jornal O Globo.

6/10/2018 – Segundo a revista Época, em Natal, professor do Colégio Mirassol fala sobre a Lei Rouanet durante aula e é acusado por pais de fazer apologia ao expresidente Lula (PT). Um dos pais ligou para a coordenação dizendo que ia com "mais três pais armados" para dizer por que é para Bolsonaro ser presidente do Brasil.

6/10/2018 – Em Maringá, a militante petista Vera Lucia Nogueira teve que tomar pontos após um homem não identificado tentar tirar uma bandeira e quebrar vidros de uma carreata. O homem estava em uma moto com adesivos de Bolsonaro. Leia mais aqui (http://noticias.uol.com.br/politica...ue-a-carreata-em-maringa-e-pt-registra-bo.htm).

7/10/2018 – Em Salvador, uma jornalista foi agredida e ameaçada por dois homens, um deles vestindo a camisa de Bolsonaro. Após votar, ela foi abordada por dois homens que viram seu crachá e disseram que era "riquinha e de esquerda", e depois a marcaram com canivete e ameaçaram estuprá-la, segundo o jornal Correio da Bahia.

7/10/2018 – No Piauí, Lenilson Bezerra foi agredido por um grupo de apoiadores de Bolsonaro ao discutir com eles quando passava por uma manifestação. Ele vestia uma camisa vermelha, segundo o site Piauíhoje.

7/10/2018 – Em Maceió, Julyana Rezende Ramos Paiva foi agredida por um soco no rosto por apoiadores de Bolsonaro após dizer que votara em outro candidato. Eles desceram de um carro e agrediram na rua, de acordo com o site Maceió7segundos.

8/10/2018 – No Rio de Janeiro, Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, afirmou foi ofendida por quatro homens que usavam camisas e botons de Bolsonaro. Ela contou que eles a chamaram de "piranha", "esquerdista de merda" enquanto estava com a filha no colo. Leia mais aqui (https://noticias.uol.com.br/politic...r-sido-xingada-por-eleitores-de-bolsonaro.htm).

8/10/2018 – Em Porto Alegre, mulher não identificada acusa três agressores de marcarem com uma suástica sua pele em represália por ela usar camiseta com os dizeres #Elenão.

8/10/2018 – Em Salvador capoeirista Romuário Rosário da Costa, 63, foi assassinado a facadas em Salvador após discussão sobre Haddad e Bolsonaro. O acusado é Paulo Sergio Ferreira de Santana, que defendia o candidato do PSL. Leia mais aqui (https://noticias.uol.com.br/politic...ssinato-de-um-mestre-de-capoeira-na-bahia.htm).

9/10/2018 – Em Curitiba, um estudante da Universidade Federal do Paraná foi agredido por quatro membros de torcida organizada que gritavam "aqui é Bolsonaro". Ele usava um boné do MST. Leia mais aqui (https://paranaportal.uol.com.br/cid...mst-eagredido-aos-gritos-de-aqui-e-bolsonaro/). O candid
 
Minha nossa, como eu sempre digo aqui, eu não sou apoiador do PT, nem do PSOL, não sou de nada disso, mas caramba, em toda democracia deve existir o direito à se opor a um partido ou candidato, não é? Respeitar é diferente de concordar. Você não precisa concordar com a outra pessoa, mas ao menos respeite sem partir para a agressão, pois independente das diferenças quem está ali discordando é um ser humano, não uma coisa.

Não posso acreditar que isso esteja acontecendo no século XXI em um país que se diz civilizado e democrático. Quer dizer que se uma pessoa sair na rua com um boné ou uma camisa de um determinado partido ou movimento a pessoa corre o sério risco de se machucar? É isso mesmo o que está acontecendo? Isso é um pesadelo virando realidade. Eu não imaginava que eu algum dia fosse ver coisas assim no meu país. Que vergonha. E que tristeza.
 
Jovem que alegou ser agredida na Cidade Baixa desiste de representar criminalmente
O delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª DP da Capital, afirmou que está suspensa a investigação do caso em que uma jovem, de 19 anos, teria tido uma suástica desenhada a canivete em sua barriga. Segundo ele, a vítima se negou a representar criminalmente. Com isso, não existe crime e não há como prosseguir a investigação.

O caso teria ocorrido na rua Baronesa do Gravataí, no bairro Cidade Baixa, na última segunda-feira. A jovem chegou a registrar uma ocorrência na Polícia, mas voltou atrás. A vítima teria sido agredida a socos por três homens que a interpelaram após ela descer de um ônibus. Em seguida, foi ferida na barriga com um canivete.


Estranho ela desistir da representação.
Aparentemente, se trata de mais um caso de false flag. No Nordeste, tem até carreata de petista se passando por bolsonaristas, entregando capim para os nordestinos. É uma imundice completa esses sindicalistas e militantes petistas. Estão dispostos a fazer tudo por poder.
 
No Nordeste, tem até carreata de petista se passando por bolsonaristas, entregando capim para os nordestinos. É uma imundice completa esses sindicalistas e militantes petistas. Estão dispostos a fazer tudo por poder.

Verdade.
E não é só no Nordeste, não, no Rio isso aconteceu também, veja um vídeo que mostra o que só pode ser um militante-petista-doido-por-poder travestido de bouçonariano... :neutral:


Às vezes eu fico em dúvida se você, Thor, é realmente um apoiador do bouçonauro.
Porque ó, você escreve cada coisa que deuzolivre de te ter como cabo eleitoral. :roll:
 
Estranho ela desistir da representação.
Aparentemente, se trata de mais um caso de false flag. No Nordeste, tem até carreata de petista se passando por bolsonaristas, entregando capim para os nordestinos. É uma imundice completa esses sindicalistas e militantes petistas. Estão dispostos a fazer tudo por poder.

Na boa, cara, não seria melhor você condenar esses atos criminosos e se descolar de qualquer bandido que apoie o seu candidato, seja o bandido de direita ou esquerda?
A direita tá deixando esses desequilibrados criminosos tomarem conta da narrativa. Se os próprios bolsonaristas não fizerem alguma coisa, vai ser essa a narrativa que vai dominar, e vão dizer (com razão) que defender bandido não é mais privilégio de petista. Vão poder dizer na boa que paixão cega por ideologia/candidato deixou de ser coisa só de petista. Você não pode colaborar com isso, pô.
Como eu já disse antes, isso não é culpa sua, é desses desequilibrados que estão descaracterizando a campanha do Bolsonaro. Mas você mesmo cobrou posicionamento aqui no tópico de quem não disse nada sobre o ataque ao Bolsonaro (você disse ironicamente que o tópico tinha ficado quieto de repente). A Bel listou diversos atos de violência em nome do Bolsonaro e você escolheu comentar apenas sobre aquele em q podia reverter a culpa para o PT. Eu quero ser caridosa no debate, mas você também precisa dar uma mãozinha, pô. Assim fica difícil. Não colabora com essa narrativa, meu.

Sem falar que não tem nada de estranho em desistir da representação. A moça deve estar morrendo de medo de ser encontrada de novo pelos mesmos caras, ainda mais depois de o próprio delegado dizer que aquilo não é suástica. No lugar dela, eu estaria absolutamente aterrorizada de medo da represália.
 
Última edição:
Nossa, tô vendo todo mundo na internet falando que é fake, falando que "quem quer agredir não fica fazendo risquinhos" e outros dizendo que a própria moça deve ter se cortado. Os socos que ela levou foram fake também?
Eu gostaria que as pessoas parassem de idolatrar seu candidato de estimação e admitissem que isso foi um crime por motivos políticos. E não estou dizendo isso porque os agressores são bolsonaristas, não.
Se a moça fosse apoiadora do Bolsonaro e os agressores fossem do PT eu iria criticar com a mesma veemência porque essa violência toda é algo absolutamente abominável. A parte mais triste é ver a vítima virar a vilã da história ao invés dos agressores. Putz.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo