• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2010 - Segundo Turno: A Hora da Verdade

E aí, de quem é seu voto?


  • Total de votantes
    63
  • Votação encerrada .
Outra coisa que irritou no debate foi a Dilma. Ela não demonstra a segurança que tenta demonstrar. E tipo, TODA a resposta dela começava com um "Veja Bem". Porra, o "veja bem" é universalmente usado quando alguém quer enrolar outras pessoas! :lol:
 
Eu fiquei um pouco surpreso com a primeira pesquisa - achei que a Dilma ia sair muito na frente.

Tá apertado pra ela, hein?

Muito.

Ao contrário do que petistas tentam a todo custo repetir e repetir, a situação é crítica.

O debate de ontem demonstrou isso.

O PT é o único partido político no Brasil que tem simpatizantes na casa dos 30% do eleitorado, são esses 30% que se acanharam no primeiro turno perante uma campanha paz-e-amor que não respondeu as ditas "baixarias" da campanha José Serra.

Essa atitude de Dilma de partir para o ataque é sim arriscada, dizem que o picolé de chuchu perdeu em 2006 por bater demais... dizem que ela pode estar se sepultando... IMO, é uma atitude necessária para levantar o animo dos seus eleitores e para demonstrar que ela não é meramente um fantoche agarrado ao Lula.

O debate da Band teve baixa audiência, vai influenciar somente a parcela mais politizada da população... resta saber se essa vai ser a linha que Dilma vai usar em todo o segundo turno ou se esse debate foi aproveitado justamente para acordar a militância petista que estava adormecida.

Serra foi nocauteado por Dilma no debate, respondeu as questões de maneira fria, não se dignou a defender a própria esposa... Aloisio Nunes sai sorrateiro após primeiro bloco depois da questão dos 4 milhões levantada pela candidata petista.

Enfim, o tiro pode sim sair pela culatra... mas por ora é bom ver o Serra sentar no colo do Agripino Maia.


Outro fator que pode ajudar a petista no segundo turno é o fato da classe intelectual/artística estar dividida entre ela e Marina no primeiro turno... isso agora acabou... Chico Buarque, Oscar Niemeyer, Sader, Nepumuceno, Fernando Morais, etc... todos lançando manifestos em favor de Dilma Roussef.
 
A questão é: qual a porcentagem de pessoas que realmente assistem e questionam os debates? Vai fazer diferença no dia 31?
 
Outra coisa que irritou no debate foi a Dilma. Ela não demonstra a segurança que tenta demonstrar. E tipo, TODA a resposta dela começava com um "Veja Bem". Porra, o "veja bem" é universalmente usado quando alguém quer enrolar outras pessoas! :lol:

Hahaha....verdade! Cara, eu odeio ouvir essa mulher falando, os discursos dela são muito ruins. E na boa, no debate ela só faltou tirar uma pistola do bolso e começar a dar tiro em todo mundo. A mulher é muito hostil cara..rs

Eu sinceramente não vejo nenhuma vantagem em anular ou branquear. Isso apenas dá vantagem a quem está na frente. Não é um protesto, porque não conta pra nada.

E é até meio anti-democrático chamar o "povo" de "burro" só porque seu candidato preferido não passou pro segundo turno.

Concordo! Se se candidato não passou para o segundo turno a melhor coisa a fazer é estudar os candidatos que passaram e votar no que trará o melhor para o pais. Sei que isso parece demagogia, mas é melhor que demonstrar revolta votando no Tiririca.
 
Ontem o debate foi engraçado. A Dilma chamou o Serra de mentiroso o tempo todo. E o Serra chamou a Dilma de mentirosa o tempo todo. Daí acabou.

Só gostei de uma frase do Serra: "Estou com FHC e Itamar; Dilma, com Collor e Sarney"

Aí está uma coisa prosaica dessas campanhas eleitorais. De velho maluco que faz coisas controversas e foi vice do governo Collor, Itamar Franco tornou-se paladino de tudo que há de mais digno na política brasileira.

Eu fiquei um pouco surpreso com a primeira pesquisa - achei que a Dilma ia sair muito na frente.

Tá apertado pra ela, hein?

Essa eleição promete emoção. Pau a pau, US-style. Serra abrindo uma pequena vantagem com os votos do Sul e Sudeste, e depois cedendo pouco a pouco para a Dilma com o voto das outras partes, que demoram mais para divulgar a apuração.

Sob o ponto de vista de exposição das propostas, o debate foi horrível.

Mas o clima foi quente. Confesso que foi divertido ver o debate presidencial mais tenso das pelo menos últimas três campanhas presidenciais.

Serra talvez tenha ido menos pior, estava mais tranquilo, mas não se pode dizer que nenhum dos dois candidatos tenha ido realmente bem. Isso só favorece ao Serra, que precisa trazer a eleição para a mediana para depois disputar a liderança. Tudo isso considerando que todo mundo tenha assistido, mas a audiência foi mínima.

Aborto, privatizações, casos de corrupção de lado a lado. Foram os temas debatidos, e os candidatos usavam o tempo de maneira tão aleatória e picada que, no decorrer da resposta, o eleitor já havia esquecido qual era a pergunta inicial.
 
Eu infelizmente não pude assistir ao debate. Mas pelo que disseram, foi bem acirrado...e a petista foi pra cima. Achei essa charge aqui:

attachment.php


Fonte
 

Anexos

  • Alpino-000001931.jpg
    Alpino-000001931.jpg
    128,4 KB · Visualizações: 131
Muito.

Ao contrário do que petistas tentam a todo custo repetir e repetir, a situação é crítica.

O debate de ontem demonstrou isso.
Até que ponto tu acha que os altos números demontrados nas pesquizas que diziam que a Dilma ia levar no primeiro turnoi contribuíram para a desmobilização? Acho que o eleitorado estava levando a vitória da Dilma como uma barbada.
 
Até que ponto tu acha que os altos números demontrados nas pesquizas que diziam que a Dilma ia levar no primeiro turnoi contribuíram para a desmobilização? Acho que o eleitorado estava levando a vitória da Dilma como uma barbada.


A desmobilização ocorreu pela política paz e amor do PT no primeiro turno... não se respondeu as supostas "calunias" com o devido tom.

Isso se acumulou com a decepção de ter feito 47% dos votos válidos, quando se esperava conseguir 55%.

Ou seja, quase 8 milhões de votos a menos...

Quanto a Valinor, voz de Deus, etc... bem... eu tô achando até estranho essa enquete estar tão parelha... normalmente o povo aqui era muito mais anti-lula do que é agora.
 
Espero que a voz da Valinor seja a voz do povo. Serra ganhando.

Não dá para ter 100% certeza das capacidades dos candidatos serem bom presidentes até estarem lá, mas, pessoalmente, eu fico com receio de um candidato que vem de eixos neo-liberais governar o Brasil.

Por isso, eu não queria que o Serra ganhasse, ainda que, infelizmente, a Dilma não seria minha primeira escolha para ganhar.

Eu não sei se é verdade ou não, mas circula e-mails aí sobre o Serra desanimadores. Algumas das "notícias" sobre ele já se falavam muito antes das eleições, mas fiquei ainda mais com um pé atrás.

Basicamente dizem que durante sua estadia em São Paulo, a violência aumentou, ele gastou muito mais com propaganda sobre a própria imagem do que com Saúde, por exemplo. O que se pergunta é: Serra iria fazer pelo Brasil o que NÃO fez por São Paulo?

Aliás, a saúde é uma reclamação que eu ouço constante dele, mesmo antes das eleições. Parece que, ainda que ele diga o contrário e divulgue uma imagem positiva, a saúde pública de São Paulo não teve nenhum aumento expressivo, mesmo quando a receita da cidade aumentou. Ouvi ou vi muitas pessoas reclamando da saúde por lá.

Não sei até que ponto essas coisas são precisas, mas parece mostrar o lado neo-liberal da coisa: deixar coisas como saúde e educação sucatear, para depois dizer que não presta e que precisa privatizar.
 
é a Chuiça do Serra.

combinação do dinamismo econômico da China com o IDH da Suíça.

ou pelo menos é assim que ele quer que pareça.
 
Eu estou vivendo um período eleitoral surreal. Cada vez que eu converso com alguém da militância da Dilma me dá paura de votar nela por causa dos argumentos com que eles tentam me convencer, mas aí eu converso com um cabo eleitoral do Serra e ele tem os argumentos certinhos para me fazer votar na Dilma.

Isso é ridículo.
 
Última edição:
cara, eu juro que ja tentei entender o que faz as pessoas votarem na Dilma, mas depois que o Tiririca foi eleito com tantos votos, eu simplesmente desisti de tentar entender
mas mesmo com medo de acontecer com a dilma o mesmo q aconteceu com o tiririca, eu ainda tenho esperanças, meu voto vai pro serra
 
Recebi essa semana um e-mail em nome dos reitores das universidades federais do país elogiando a melhora da educação federal superior nesses últimos 8 anos.

Em primeiro momento me senti meio mal, pois já achei que era um puxa-saquismo pró-votos PT etc.

Depois fui conferir uns dados e ainda acho que a intenção é ganhar votos pro PT, mas não culpo os reitores nem um pouco, muito pelo contrário:

Nos 8 aos do Lula, 12 universidades federais foram criadas:

UFABC, FUFCSPA, UNIFAL, UFTM, UFVJM, Ufersa, UTFPR, UFGD, UFRB, Unipampa, Univasf e UFT.

No governo do FHC... é... hm... nenhuma.

Aproveitei o clima e pesquisei outros dados também. Há muitas coisas, então, se interessar a alguém as comparações entre os governos, só clicar no Spoiler:

A comparação entre 4 anos do governo Lula e 8 anos do governo FHC:

Número de policiais federais:
Lula: 11 mil
FHC: 5 mil

Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro etc.:
Lula- 183
FHC- 20

Prisões efetuadas:
Lula: 2.971
FHC: 54

Criação de empregos:
Lula: 6 milhões (4 milhões com carteira assinada)
FHC: 700 mil

Média anual de empregos gerados :
Lula: 1,14 milhão
FHC: 87,5 mil

Média mensal de empregos gerados:
Lula: 95 mil
FHC: 87 mil

Taxa de desemprego nas regiões metropolitanas:
Lula: 8,3%
FHC: 11,7%

Desemprego em SP:
Lula: 16,9%
FHC: 19,0%

Exportações (em dólares):
Lula: 118,3 bilhões
FHC: 60,4 bilhões

Balança comercial (em dólares):
Lula: 103,3 bilhões
FHC: – 8,4 bilhões

Transações correntes (em dólares):
Lula: 30,1 bilhões
FHC: – 186,2 bilhões

Risco-país:
Lula: 204
FHC: 2.400
* No governo Lula, o país atingiu o patamar mais baixo da história.

Inflação:
Lula: 2,8%
FHC: 12,53%

Dívida com o FMI (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 14,7 bilhões

Dívida com o Clube de Paris (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 5 bilhões

Dívida pública:
Lula: 34,2%
FHC: 35,3%

Dívida externa:
Lula: 2,41%
FHC:12,45%

Investimento em desenvolvimento (em reais):
Lula: 47,1 bilhões
FHC: 38,2 bilhões

Empréstimo para habitação (em reais):
Lula: 4,5 bilhões
FHC: 1,7 bilhões

PIB:
Lula: 2,6% ao ano (até 2005)
FHC: 2,3% ao ano

Crescimento industrial:
Lula: 3,77%
* O lucro líquido das grandes empresas com ações em Bolsa quase triplicou nos três anos e meio de governo de Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao período da segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002. Folha de S. Paulo (20/08/2006)
FHC: 1,94%

Produção de bens duráveis:
Lula: 11,8%
FHC: 2,4%

Lembrando: comparação entre 4 anos do governo Lula e 8 anos do governo FHC:

Aumento na produção de veículos:
Lula: 2,4%
FHC: 1,8%

Crédito para a agricultura familiar:
Lula: 6,1%
FHC: 2,4%

Crescimento real do salário mínimo:
Lula: 25,3%
FHC: 20,6%
* Ganho real de 25,7% em três anos

Valor do salário mínimo em dólares:
Lula: 152
FHC: 55

Poder de compra do salário mínimo em relação à cesta básica:
Lula: 2,2 cestas básicas
FHC: 1,3 cesta básica

Aumento do custo da cesta básica:
Lula: 15,6%
FHC: 81,6%

Índice de Desigualdade social:
Lula: 0,559
FHC: 0,573

Participação dos mais pobres na renda:
Lula: 15,2%
FHC: 14,4%

Número de pobres:
Lula: 33,57%
FHC: 34,34%

Número de miseráveis:
Lula: 25,08%
FHC: 26,23%

Transferência de renda (em reais):
Lula: 7,1 bilhões
FHC: 2,3 bilhões

Média por família:
Lula: 70 reais
FHC: 25 reais

Atendidos pelo programa Saúde da Família:
Lula: 43,4%
FHC: 30,4%

Atendidos pelo programa Brasil Sorridente (atendimento odontológico):
Lula: 33,7%
FHC: 17,5%
* 15 milhões de brasileiros foram pela primeira vez ao dentista.

Mortalidade infantil indígena (por 1000 habitantes):
Lula: 21,6
FHC: 55,7

Número de turistas que vêm ao Brasil:
Lula: 4,6 milhões
FHC: 3,8 milhões

Pró-jovem – estudo subsidiado
Lula: 93 mil (18 a 24 anos)
FHC: …
* 100 reais por mês de subsídio a cada estudante

Bolsa Família
Lula: 11,1 milhões de famílias
FHC: …
* Educação e subsídio alimentar

Incremento no acesso a água no semi-árido nordestino
Lula: 762 mil pessoas e 152 mil cisternas
FHC: zero

Distribuição de leite no semi-árido (sistema pequeno produtor)
Lula: 3,3 milhões de brasileiros
FHC: zero

Áreas ambientais preservadas
Lula: incremento de 19,6 milhões de hectares (2003 a 2006)
Do ano de 1500 até 2002: 40 milhões de hectares

Apoio à agricultura familiar
Lula: 7,5 bilhões (safra 2005/2006)
FHC: 2,5 bilhões (último ano de governo)
* O governo Lula investirá 10 bilhões na safra 2006/2007

Compra de terras para Reforma Agrária
Lula: 2,7 bilhões (2003 a 2005)
FHC: 1,1 bilhão (1999 a 2002)

Investimento do BNDES em micro e pequenas empresas:
Lula: 14,99 bilhões
FHC: 8,3 bilhões

Investimentos em alimentação escolar:
Lula: 1 bilhão
FHC: 848 milhões

Investimento anual em saúde básica:
Lula: 1,5 bilhão
FHC: 155 milhões

Equipes do Programa Saúde da Família:
Lula: 21.609
FHC: 16.698

População atendida pelo Prog. Saúde da Família:
Lula: 70 milhões
FHC: 55 milhões

Porcentagem da população atendida pelo Programa Saúde da Família:
Lula: 39,7%
FHC: 31,9%

Pacientes com HIV positivo atendidos pela rede pública de saúde:
Lula: 151 mil
FHC: 119 mil

Juros:
Lula: 16%
FHC: 25%

BOVESPA
Lula: 35,2 mil pontos
FHC: 11,2 mil pontos

Dívida externa:
Lula: 165 bilhões
FHC: 210 bilhões

Desemprego no país:
Lula: 9,6%
FHC: 12,2%

Dívida/PIB:
Lula: 51%
FHC: 57,5%

Eletrificação Rural
Lula: 3.000.000 de pessoas
FHC: 2.700 pessoas

Livros gratuitos para o Ensino Médio
Lula: 7 milhões
FHC: zero

Geração de Energia Elétrica
Lula: 1.567 empreendimentos em operação, gerando 95.744.495 kW de potência. Está prevista para os próximos anos uma adição de 26.967.987 kW na capacidade de geração do País, proveniente dos 65 empreendimentos atualmente em construção e mais 516 outorgadas.
FHC: APAGÃO

* Entre os anos de 2000 a 2005, as ações da Polícia Federal no combate ao crime cresceram 815%. Durante o governo do presidente Lula, a Polícia
Federal realizou 183 operações e 2.961 prisões? Uma média de 987 presos por ano. Já nos dois últimos anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas apenas 20 operações, com a prisão de 54 pessoas, ou seja, uma média de 27 capturas por ano.

Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado;
 
pois é... e eu também fico aqui tentando entender o que leva uma pessoa a votar na Dilma.

:think:
 
Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro etc.:
Lula- 183
FHC- 20

Prisões efetuadas:
Lula: 2.971
FHC: 54

Tem a fonte desse item em específico? Em 8 anos, apenas 54 prisões, contra 2971 do governo Lula? :rofl:
 
Tem a fonte desse item em específico? Em 8 anos, apenas 54 prisões, contra 2971 do governo Lula? :rofl:

Achei estranho também.
Mas no final tá explicando:

* Entre os anos de 2000 a 2005, as ações da Polícia Federal no combate ao crime cresceram 815%. Durante o governo do presidente Lula, a Polícia
Federal realizou 183 operações e 2.961 prisões? Uma média de 987 presos por ano. Já nos dois últimos anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas apenas 20 operações, com a prisão de 54 pessoas, ou seja, uma média de 27 capturas por ano.

Estranho você só comentar esse dado :D
 
Parei de ler nesse, já vi que era perda de tempo, já que as fontes são diversas, difícil de confiar.

E uma coisa que não concordo muito é essa exaustiva tentativa da campanha da Dilma de dizer que TUDO que o governo Lula fez, a Dilma fez também, e que TUDO que aconteceu no governo FHC teve participação do Serra.

Se o povo odiou tanto o FHC, por que ele foi reeleito?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo